Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 4 of 4
  • Como evoluíram as famílias em Portugal
    Publication . Atalaia, Susana; Wall, Karin; Cunha, Vanessa; Marinho, Sofia; Ramos, Vasco
    Em Portugal a dimensão média das famílias reduziu-se significativamente em 50 anos, passando de 3,8 pessoas por família, em 1960, para 2,6 pessoas, em 2011. O casal (com e sem filhos) continua a ser a forma predominante de organização da vida familiar (62% das famílias em 1960 e 59% em 2011). Nos últimos 50 anos assistiu-se ao aumento do peso relativo dos casais sem filhos (de 15% em 1960, para 24% em 2011), dos núcleos familiares monoparentais (de 6% em 1960, para 9% em 2011) e das pessoas que vivem sós (de 12% em 1960, para 20% em 2011) e à diminuição do peso das famílias complexas (de 15% em 1960, para 9% em 2011).
  • Políticas de família em 2014 e 2015: principais desenvolvimentos. Observatório das Famílias e das Políticas de Família - Relatório 2014-2015
    Publication . Wall, Karin; Leitão, Mafalda; Correia, Sónia Vladimira; Ramos, Vasco
    À semelhança dos relatórios anteriores, também este quinto relatório anual do Observatório das Famílias e das Políticas de Família (OFAP) é inteiramente dedicado à monitorização do desenvolvimento das políticas de família na sociedade portuguesa. Apresenta informação relativa a 2014 e a 2015 (apenas nos indicadores já disponíveis) e mantém como objeto de análise o enquadramento das políticas de família (programas, objetivos, organismos), tendo em conta duas grandes áreas de atuação: apoio económico e apoio na conciliação entre a vida familiar e a vida profissional.
  • Vida familiar e papéis de género: atitudes dos portugueses em 2014
    Publication . Ramos, Vasco; Atalaia, Susana; Cunha, Vanessa
    Com base na análise dos resultados do ISSP – Family and Changing Gender Roles (2014), este research policy brief dá a conhecer as atitudes dos portugueses face à vida familiar, aos papéis de género e às alterações legislativas introduzidas recentemente no âmbito das políticas de família.
  • As Crianças nas Famílias em Portugal
    Publication . Almeida, Ana Nunes de; Ramos, Vasco
    Como tema autónomo de investigação, as crianças – comparativamente a outros grupos etários (como os idosos e os jovens) - surgem tarde no campo das ciências sociais. Estudar a vida social a partir do seu ponto de vista e experiências, considerando-os tão importantes e válidos como os dos adultos, resultou de um processo de rearranjo dos problemas teóricos e metodológicos no interior da ciência, mas, sem dúvida também, traduziu as preocupações que as sociedades envelhecidas do ocidente europeu trouxeram, a partir da década de 80 do século passado, aos decisores políticos. Como pensar o futuro quando a renovação das gerações está longe de ser assegurada com a queda significativa de nascimentos? E como pensar o presente, também, já que sociedades onde as crianças se tornam raras devem ajustar as suas estruturas e modos de vida a novas realidades e desafios?