Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Perestrelo Favila da Cunha Paredes, Maria Luciana

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • História do ensino primário na Madeira
    Publication . Paredes, Luciana; Pintassilgo, Joaquim; Magalhães, Justino
    A Madeira manteve elevadas taxas de analfabetismo até meados do século XX, de forma ainda mais acentuada do que em Portugal continental. Este estudo pretende evidenciar aspetos que fazem a especificidade da História do Ensino Primário na Madeira. O acentuado relevo montanhoso da Madeira e o consequente isolamento das povoações, bem como a resistência da população rural à escolarização obrigatória, condicionaram o progresso da alfabetização. O desenvolvimento da rede viária e a evolução dos meios de comunicação tiveram impacto positivo nos níveis de alfabetização da população. Na Madeira a difusão do ensino primário ficou a dever-se muito mais à ação das estruturas administrativas regionais – Junta Geral do Distrito do Funchal, municípios –, de instituições e personalidades madeirenses do que ao empenho do Governo nacional. As disputas entre protestantes e católicos, passando também pela fundação de escolas, favoreceram a difusão do ensino primário na Ilha. Este estudo, que incide numa amostra de três concelhos selecionados – Calheta, Porto Moniz e Funchal –, segue a linha de pensamento da École des Annales, que sugeriu a aproximação da História a outras ciências sociais e fez uso de novas fontes. No que diz respeito à escala de observação, aplicou-se o princípio da variação de escala. Foram compulsados muitos e variados documentos de entidades oficiais e privadas, pelo que se deu particular atenção às operações historiográficas de heurística e hermenêutica, de modo a elaborar uma narrativa que assinalasse a evolução do ensino, cruzando com as circunstâncias geográficas, sociais, económicas e históricas da ilha. Arquivos fotográficos, a imprensa local e o romance de costumes foram também explorados.