Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Correia Martins, Marina Filipa

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Analysis of Petiole Sap Nutrients Using Rapid and Standard Methods and Its Relation to Leaf Analysis of Fertilized Malus domestica cv. Gala
    Publication . Mota, Mariana; Martins, M.; Sprey, Layanne; Maurício, Anabela; Rosa, Cristina; Faria, João; Martins, Miguel; Sousa, Miguel L. de; Santos, Ricardo; Sousa, Rui M. de; Ribeiro, Henrique; Oliveira, Cristina M.
    Currently, fertilization decisions in apple orchards are based on soil and leaf analyses while the leaf material is sampled after the growing season, usually in June–July (90–110 days after full bloom). This approach is inefficient, as the information becomes available later than the growing season and is therefore only useful in supporting fertilization decisions for the next year, not the current one. To establish a method that provides useful information for fertilization decisions earlier in the growth cycle, our research focused on the assessment of the nutrient content of petiole sap using different methods, the standard method and the rapid method using a reflectometer. For this study, in 2021, four ‘Gala’ orchards were fertilized with different N–P–K levels. Macro and micronutrients were determined in leaves and petiole sap at 45 and 90–110 days after full bloom (DAFB) using standard laboratory methods and the reflectometer. When leaf analysis at 45 and 90–110 DAFB was compared with petiole sap analysis at the same time point, no significant correlations were found between the nutrient contents in leaf material and petiole sap, with the exception of calcium. However, positive results were obtained regarding the correlation between reflectometer determination and standard laboratory analyses. The regression analysis revealed high determination coefficients for N-NO3 − (R2 = 0.703), K+ (R2 = 0.705), Ca2+ (R2 = 0.715), and Mg2+ (R2 = 0.780) between standard laboratory methods and the reflectometer. These results suggest that the reflectometer enables a real-time diagnostic tool for monitoring nutrient status throughout the growth cycle, particularly key nutrients related to fruit quality. The N–P–K fertilization strategies had no influence on the nutrient content of leaves or petiole sap. The nutrient content of both sample types varied depending on the orchard.
  • A mentira na adolescência : reconhecimento e avaliação no contexto português
    Publication . Martins, M.; Carvalho, Carolina, 1960-
    A presente investigação destaca a relevância do reconhecimento, por parte do agente educativo, dos contextos promotores de mentira durante a adolescência. Vários estudos têm focado a questão da mentira na perspetiva da Psicologia mas poucos têm abordado a questão do ponto de vista do educador ou explorado especificamente a incidência desse fenómeno no período da adolescência. Assim, no âmbito da Psicologia da Educação, desenvolveu se um trabalho de reconhecimento e interpretação dos principais alvos, conteúdos e motivações da mentira dos adolescentes portugueses, com vista ao delinear de estratégias de intervenção na ação educativa que permitam contribuir para a mitigação deste problema, que se revela um obstáculo ao estabelecimento de relações saudáveis entre pares e com o adulto, culminando com frequência em consequências danosas também para o próprio adolescente. A investigação compreende duas etapas consequentes: a primeira consiste no estudo de desenvolvimento e validação do Instrumento de Avaliação da Mentira na Adolescência (IAMA); a segunda, na administração do referido instrumento a uma amostra nacional representativa da população (constituída por 871 adolescentes, 381 rapazes (43.74%) e 490 raparigas (56.26%) com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos (X=13.8; SD=1.6), sendo 543 frequentadores do 7ºano (62.34%) e 328 do 10ºano (37.66%) de escolaridade de instituições de ensino públicas, aleatoriamente selecionadas num processo de estratificação multi-etapa ao nível das regiões NUTS II de Portugal continental), com o intuito de reconhecer as respetivas conceções de mentira – a quem mentem, sobre o que mentem, porque mentem – em função de variáveis como a idade, o género, o capital sociocultural e os estilos educativos parentais, considerados na literatura como influentes no processo. Formularam-se hipóteses de investigação relativas à inexistência de diferenças estatisticamente significativas em cada uma das conceções entre as variáveis consideradas, as quais se testaram por meio de análises estatísticas adequadas, recorrendo-se ao programa SPSS Amos 22.0. Os resultados revelaram a existência de diferenças estatisticamente significativas na maioria das conceções estudadas relativamente à idade, ao género e ao estilo educativo parental, mas não relativamente ao capital sociocultural, sustentando as teorias que apontam a influência dos contextos pessoais e familiares no recurso à mentira e permitindo o ensaio de conclusões e implicações do estudo tanto para a investigação como para a prática educativa.