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- Mobile phones, batteries and power consumption: An analysis of social practices in PortugalPublication . Horta, Ana; Fonseca, Susana; Truninger, Mónica; Nobre, Nélia; Correia, AugustaThe article examines how social practices of charging and managing the power of mobile phones are formed. The usefulness of the concept of distributed agency as a tool for the understanding of the dimensions that constitute social practices related to energy consumption is explored. Based on findings from interviews and a survey conducted with adolescents, three moments in the formation of these practices are identified: emergence of elementary battery use, acceleration of rhythm and establishment of links, and normalization. The article provides empirical evidence of the distributed agency of bodies, objects, and socio-cultural contexts in the development of these practices.
- Em busca de práticas sustentáveis: a influência das crenças, dos valores e das atitudes ambientais nos comportamentos de uso de energiaPublication . Rebelo, Margarida; Menezes, Marluci; Caeiro, Tiago; Schmidt, Luísa; Horta, Ana; Correia, Augusta; Fonseca, SusanaO estudo que se apresenta é parte integrante do projeto Net Zero Energy School: Reaching the community, cujo objetivo é identificar como as perceções e os comportamentos relativos à energia, conjuntamente com a caracterização de parâmetros físicos do espaço, podem contribuir para uma maior eficiência no consumo de energia numa escola secundária de Lisboa, recentemente requalificada. Os principais resultados, obtidos através de um inquérito por questionário aplicado a uma amostra representativa de 731 estudantes do 3º ciclo e do ensino secundário, mostram a forte influência do género, da idade e da classe social nas representações e práticas de uso de energia. As raparigas apresentam uma representação mais tradicional da energia, sobretudo associada à luz e à eletricidade e ao uso de equipamentos domésticos, atribuem maior importância à conservação de energia e uma maior preocupação com o ambiente e com a diminuição do consumo de energia no país. Por outro lado, os rapazes têm um conhecimento mais preciso sobre o uso e as fontes de energia, mas parecem menos sensibilizados em relação ao tema em contexto doméstico. A dimensão central de explicação das práticas de eficiência energética, identificada através de um modelo de equações estruturais, refere-se às atitudes pró-ativas de conservação dos recursos naturais e de prevenção das alterações climáticas as quais, por sua vez, são formadas a partir da influência do contexto familiar na exposição ao tema da energia e nos valores altruístas e tradicionais. O planeamento da intervenção escolar para a mudança de comportamento deve tomar em conta estes resultados, nomeadamente, a necessidade de continuadamente expor os alunos a informação precisa sobre a energia, de fomentar uma monitorização ativa dos consumos e das formas eficientes de uso deste recurso.
- Rotinas, reflexividade e mudança no consumo de energia associado ao uso dos media eletrónicos pelos adolescentes em tempo de escassezPublication . Horta, Ana; Correia, Augusta; Fonseca, Susana; Nobre, Nélia; Truninger, Mónica
- Crescente consumo de energia associado às tecnologias de informação e comunicação exige mais eficiência energéticaPublication . Horta, Ana; Fonseca, Susana; Nobre, Nélia; Truninger, Mónica; Correia, AugustaOs impactos ambientais das tecnologias de informação e comunicação têm sido desvalorizados, mas tendem a agravar-se devido à sua crescente massificação e integração na vida quotidiana dos utilizadores. Níveis de utilização muito intensiva destas tecnologias são considerados normais pelas gerações mais jovens. Apesar de em muitos casos as práticas de utilização dos mais jovens implicarem desperdício de energia, observa-se que em determinadas circunstâncias (necessidade de prolongar a bateria do telemóvel, p. ex.) estes desenvolvem um considerável know-how relativamente ao que fazer para gastarem menos energia. Recomendam-se medidas que: i) sensibilizem os jovens e outros utilizadores para o problema; ii) aumentem o conhecimento do que podem fazer para desperdiçar menos energia durante e após a utilização destas tecnologias; e iii) reforcem a regulamentação do seu fabrico de modo a facilitar a integração da eficiência energética nas rotinas de utilização.
- Energia: das fontes à eficiência energéticaPublication . Delicado, Ana; Horta, Ana; Fonseca, Susana