Loading...
4 results
Search Results
Now showing 1 - 4 of 4
- Desenho antigo : na colecção da Faculdade de Belas Artes da Universidade de LisboaPublication . Arruda, Luisa; Faria, Alberto; Bernardo, José Viriato
- Convocarte, nº2 (Set. 2016): Arte e GeometriaPublication . Dias, Fernando; Palmeirim, Simão; Mai, James; Wijnhorst, Inez; Araújo, António Bandeira; Lopes, Vasco Mendes; Casimiro, Luis Alberto; Cabeleira, João; Carvalho, Alda; Santos, Carlos Pereira Dos; Silva, Jorge; Teixeira, Ricardo Cunha; Ribeiro Grimaldi, Madalena; Collier, Delinda; Duarte, Eduardo; Trindade, António Oriol; Revez, José Manuel; Rodrigues, Maria Helena Wyllie; Rodrigues, Daniel Wyllie Lacerda; Palaré, Odete; França, José-Augusto; Chicó, Silvia; Serrão, Vitor; Silva, Maria Arlete Alves da; Tavares, Cristina; Silva, Raquel Henriques da; Baião, Joana; Coimbra, Filipa; Faria, Alberto; Pena, MadalenaOrganizando-se agora no formato de número duplo, de modo a comportar dois números por ano, a revista digital Convocarte – Revista de Ciências da Arte mantém o mesmo propósito de promover o debate e edição de questões artísticas no espaço universitário, mantendo as coordenadas dominantes: convocar um número de especialistas em torno de um tema do mundo das artes, integrar trabalhos relevantes desenvolvidos nas fases curriculares e de projecto em mestrados e doutoramentos, sobretudo da FBAUL, e publicar trabalhos desenvolvidos em linhas de investigação do CIEBA. Assim, embora de funcionamento afecto à área científica de Ciências da Arte e do Património a Convocarte está aberta a outras especialidades interessadas em contribuir para a reflexão sobre as artes em geral, incorporando ensaios de predomínio teórico enraizado nos mais predominantes modos de discurso sobre arte, tais como História da arte, Crítica de Arte, Estética, Teorias da Arte ou Curadoria. (...) O nº2 organizou-se em torno de uma homenagem a uma figura importante das teorias da arte em Portugal, estratégia que Convocarte procurará manter nos próximos números. A intenção será deixar estudos sistematizados, entre o depoimento ou o ensaio, a memória e a reflexão, que estudem figuras marcantes da cultura portuguesa. (...) Neste número essa pasta foi dedicada a Rui Mário Gonçalves. Os textos são o resultado de uma sessão especial alargada a 2 de Maio no âmbito dos 2ºs Encontros com Críticos de Arte, com organização e coordenação de Fernando Rosa Dias, Cristina Tavares e Viviane Soares Silva, e decorridos ao longo das segundas do mês de Maio de 2016 na FBAUL (http://convocarte.belasartes.ulisboa.pt/index.php/2016/04/29/2o-encontros-com-criticos-de-arte/#more-325). A partir destes trabalhos reuniu-se um conjunto de estudos em torno de Rui Mário Gonçalves, com depoimentos e estudos sobre as mais diferentes facetas desta importante figura da cultura portuguesa: crítico de arte, historiador de arte, curador artístico, pedagogo e professor, político e activista, etc. A Convocarte orgulha-se de publicar os textos dessas comunicações, acrescentado de outros estudos, agradecendo a todos os colaboradores deste evento, que consideramos uma pasta que adianta contributos dando continuidade a estudos no catálogo de homenagem e no âmbito de apresentação da colecção do crítico de arte na SNBA, realizada pouco antes na SNBA.
- Arte Teoria, nº16/17 (2013/14)Publication . Ortigão, Maria João; Duarte, Eduardo; Faria, Alberto; Alves, Alice Nogueira; Marques, Ana Luísa; Nolasco, Ana; Sousa, Ana Matilde; Trindade, António Oriol; Marcelino, Américo; Nogueira, Isabel; Pereira, José Carlos Francisco; Silveira, Maria de Aires; Calado, Margarida; Mendonça, Ricardo; Leandro, Sandra; Rodrigues, Sofia; Santos, Teresa Sequeira; Lopes, Vasco Mendes
- A coleção de litografia antiga da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (1840-1911). Dois métodos da cópia de estampas.Publication . Faria, AlbertoA Coleção de Litografia antiga da Faculdade de Belas-Artes de Lisboa (FBAUL) reúne mais de quinhentas obras, datadas entre 1840 e 1911, da qual fazem parte litografias copiadas a partir obras de Grandes Mestres; Lições de Desenho de professores da antiga Academia de Belas-Artes de Lisboa (1836) e Cursos de Desenho franceses da segunda metade do século XIX. Este estudo identifica os métodos utilizados no desenho de cópia a partir de litografias na Academia a partir de duas abordagens: 1) reconstituição de uma litografia da Coleção que reproduz a figura de Nossa Senhora a partir do quadro de Pompeo Batoni (1708-1787) - Madonna con Bambino (1725-49); 2) estudo comparado, entre desenhos de José Luís Monteiro (1848- 1942) e Ezequiel Bandeira (1876-1917) e litografias da Coleção, no sentido de reconhecer dois métodos da Cópia: observação direta e o método da quadrícula.