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- Custos dos estudantes do ensino superior português - Relatório CESTES 2: Para a compreensão da condição social e económica dos estudantes do ensino superiorPublication . Cerdeira, Luisa; Cabrito, Belmiro; Tomás Vargues Patrocínio, José; Machado, Maria de Lourdes; Brites, Rui; Curado, Ana Paula; Manso, Marta; Doutor, CatarinaO relatório do projeto CESTES 2 apresenta os resultados de um questionário aplicado em 2015/2016 a uma amostra representativa e estratificada de estudantes do ensino superior a nível nacional, envolvendo estudantes do ensino público, privado, universitário e politécnico. Neste estudo encontram-se dados que permitem caracterizar a condição socioeconómica dos estudantes do ensino superior e conhecer os custos de educação e de vida que os estudantes enfrentam durante a frequência do Ensino Superior, tendo em conta o impacto do tipo de instituição, curso, área científica e região onde o estudante se encontra inscrito.
- O desafio das Tecnologias Digitais no Ensino Superior – o Facebook como ferramentaPublication . Rodrigues, Ana Luísa; Tomás Vargues Patrocínio, JoséA utilização e a integração das tecnologias digitais no ensino superior assume-se como um importante desafio educativo da sociedade contemporânea, onde vivemos imbuídos em tecnologia e interagimos fortemente através desta, mediados frequentemente por redes sociais. Apesar das universidades terem sido pioneiras na utilização das tecnologias digitais continua a ser fundamental pensar em novas formas da sua inclusão no quotidiano académico, especialmente numa perspetiva pedagógica, para a construção da pessoa e cidadão digital da sociedade tecnológica globalizada. O estudo exploratório que se apresenta foi desenvolvido, no âmbito da formação inicial de professores, nas unidades curriculares de Iniciação à Prática Profissional do Mestrado em Ensino da Economia e Contabilidade do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, que confere habilitação profissional para a docência. O objetivo central desta investigação é avaliar um formato possível de integração das tecnologias digitais no ensino superior, pretendendo-se especificamente, através de uma metodologia de estudo de caso, testar a utilização de uma plataforma de gestão de aprendizagens, que é simultaneamente uma rede social – o Facebook – como ferramenta de b-learning no apoio e comunicação online durante o ano letivo de 2013/14. Como método de recolha de dados primários foi aplicado um inquérito por questionário à turma, que incluiu a sua caraterização socioprofissional, os seus hábitos de utilização do Facebook e de e-learning, tendo adicionalmente sido efetuada uma análise interpretativa das sessões síncronas em chat e videoconferência realizadas ao longo do ano letivo. Deste modo, pretendeu-se estudar a aplicabilidade da plataforma Facebook como instrumento de b-learning no ensino superior e verificar as suas potencialidades no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem e na promoção da cidadania digital.
- Facebook as a Learning Management System (LMS) in Higher EducationPublication . Rodrigues, Ana Luísa; Tomás Vargues Patrocínio, José; Curado, Ana Paula; Cabrito, Belmiro; Cerdeira, LuisaThe integration of digital technologies (DTs) and the growing use of social networks play a leading role in society, consequently affecting education and schools. In this sense, it is very important to include DTs in higher education, namely the Learning Management Systems (LMS) and Platforms, in order to boost their use and integration in the educational context, both by teachers and, through a formative process of isomorphism, by students. This study is being developed within the initial teacher’s training in a class of 22 students in the second year of the Masters in Teaching Economics and Accounting, at the Education Institute of the University of Lisbon. The main objective of this study is to evaluate a way of integrating DTs in the initial teacher’s training, with the specific aim of testing the use of a learning management platform (LMP), which is simultaneously a social network – Facebook – as an e-learning tool for online support and communication. We submitted an initial questionnaire to the class for primary data collection, which included a brief characterization of the habits and use of Facebook and e-learning. In the Facebook platform a closed group was created, having been provided with general information on the subject and related events, as well as news and articles on educational issues. We have also created common files, and synchronous sessions are also taking place, via chat and video call, for online clarifications and support. Thus, this study intends to check the applicability of a learning management platform, i.e. Facebook, as an innovative teaching tool in the e-learning process in the initial teacher’s training, seeking to ascertain its advantages and disadvantages and strengths and weaknesses, in order to face the challenge of integrating digital technologies in teaching.
- Metodologias de ensino, avaliação e aprendizagem na formação de professores: a construção do modelo de Formação AtivaPublication . Rodrigues, Ana Luísa; Tomás Vargues Patrocínio, JoséEm Portugal, no ensino superior, a formação inicial de professores do ensino secundário (ensino médio) obriga à realização de um Mestrado em Ensino numa área específica, após a realização de uma graduação, que conferem, no final, habilitação profissional para a docência. O objetivo deste artigo é apresentar algumas metodologias de ensino, avaliação e aprendizagem adequadas à formação inicial de professores, em particular, a designada Formação Ativa de professores. Pretende-se analisar a construção e desenvolvimento deste modelo de Formação Ativa, nomeadamente ao nível da interligação das metodologias de ensino e aprendizagem com o processo de avaliação, tendo subjacente a integração pedagógica das tecnologias digitais face ao peso que assumem na sociedade contemporânea. Para tal, foi desenvolvido um estudo empírico que consistiu num estudo de caso de uma turma, nas disciplinas de Didática e Iniciação à Prática Profissional, do Mestrado em Ensino de Economia e de Contabilidade do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Os resultados apontam para a importância da interligação dos processos de ensino, avaliação e aprendizagem, através sobretudo da utilização de metodologias ativas com eficaz integração das tecnologias digitais por parte dos mestrandos, nomeadamente com a experimentação e sua integração nestes processos, em que o feedback formativo assume um papel relevante.
- A Importância da Pedagogia na Qualidade das Instituições de Ensino SuperiorPublication . Rodrigues, Ana Luísa; Tomás Vargues Patrocínio, JoséA pedagogia no ensino superior tem, ao longo dos anos, sido desvalorizada, aprendendo-se a ser professor sobretudo usando a experiência de quando se foi aluno, em que se coloca a ênfase nos conhecimentos científicos. Se por um lado, verifica-se uma carência de pedagogia, a menorização da componente do ensino não tem permitido o seu desenvolvimento em prol de uma cultura académica que valorize as dimensões da docência e da pedagogia. Neste artigo pretende-se analisar a importância da pedagogia, nomeadamente ao nível das metodologias e atividades pedagógicas desenvolvidas, na qualidade das Instituições de Ensino Superior (IES), especificamente na qualidade dos processos de ensino-avaliação-aprendizagem desenvolvidos pelos docentes. Numa abordagem qualitativa, o trabalho empírico tem suporte num estudo de caso, com base na investigação da própria prática, numa turma de formação inicial de professores nas disciplinas específicas do Mestrado em Ensino de Economia e de Contabilidade, em Portugal. Os resultados apontam para a relevância que a pedagogia e as metodologias de ensino, avaliação e aprendizagem podem desempenhar na qualidade do processo educativo nas IES, designadamente no que se refere à motivação dos estudantes e ao sucesso das aprendizagens. Salienta-se ainda a importância da utilização de metodologias ativas, que potenciaram a efetiva e eficaz utilização das tecnologias digitais, através da experimentação e sua integração, assim como, a construção e o incremento de competências, associadas aos conhecimentos adquiridos destes futuros professores, atestando a viabilidade da metodologia de Formação Ativa.
- Higher Education In Portugal between 1995-2015 and possible futuresPublication . Cabrito, Belmiro; Cerdeira, Luisa; de Lourdes Machado, Maria; Tomás Vargues Patrocínio, José; Mucharreira, Pedro Ribeiro
- O papel do professor cooperante na formação inicial de professoresPublication . Rodrigues, Ana Luísa; Tomás Vargues Patrocínio, José; Ribeiro, Ana; Couto, SaraO presente estudo pretende analisar o papel do professor cooperante, ou orientador cooperante, como elemento fundamental da supervisão pedagógica na formação inicial de professores assumindo como suporte do processo uma perspetiva de trabalho colaborativo. Partindo do pressuposto de que a colaboração pode fomentar o desenvolvimento profissional dos professores, considera-se essencial proporcionar situações de aprendizagem mútua e potenciar reflexões individuais e conjuntas, no sentido da interação partilhada contribuir para a co-construção do conhecimento e desenvolvimento profissional e humano dos intervenientes. Com foco nos contributos para o formando, futuro professor, pretende-se descrever e analisar o processo e respetivas interações sob diversos ângulos: o do formando/mestrando, o do professor cooperante e o do professor da instituição de ensino superior (IES). Em termos metodológicos trata-se de um estudo de caso com observação participante, desenvolvido numa escola secundária da Grande Lisboa, no âmbito do Mestrado em Ensino da Economia e Contabilidade do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Os instrumentos de recolha de dados serão sobretudo documentais, constituídos por diversos documentos de trabalho, como o projeto educativo da escola, planificações, planos de aulas e pelas notas de campo dos professores cooperante e da IES e diários de campo dos mestrandos. A prática de ensino supervisionada ou processo de supervisão inicia-se no primeiro ano do mestrado com uma primeira abordagem à escola através de observação do trabalho desenvolvido pelo professor cooperante, entrevistas e assistência do mestrando a algumas aulas deste e desenvolve-se, sobretudo no segundo ano ao longo de dois semestres, com a assistência e lecionação de aulas de duas unidades curriculares do professor cooperante pelo mestrando, assumindo este progressivamente o exercício mais completo das funções de professor. O trabalho desenvolvido pelo mestrando procura a apropriação por parte deste de conhecimentos e o desenvolvimento das suas capacidades profissionais relativas à prática letiva, através de atividades de planificação, lecionação, reflexão e avaliação, sendo suportado num diário de campo que inclui uma componente de descrição das observações e uma componente reflexiva sobre estas. Deste modo, com este estudo pretende-se delinear as principais funções de um professor cooperante como parte fundamental do processo de supervisão colaborativa, desenvolvido com base na triangulação das perceções de todos os intervenientes no processo, no contexto do atual modelo de formação de professores.