Loading...
5 results
Search Results
Now showing 1 - 5 of 5
- Experimental customisation of the Versioning MachinePublication . Pereira, Elsa; Bleier, RomanThis paper deals with challenges in adapting the XML-TEI publishing framework Versioning Machine to compositional drafts of 20th-century literary works and describes the main customisations that have been implemented to suit a genetic edition of poetry by Pedro Homem de Mello. The case study emphasises that even minimal customisations require technical work that may go beyond an editor’s skill.
- Autoria, revisão colaborativa e apropriação cultural: para um modelo de edição da poesia de Pedro Homem de MelloPublication . Pereira, ElsaTomando como referência o modelo editorial que está a ser desenvolvido para a poesia de Pedro Homem de Mello (1904-1984), este trabalho procura refletir sobre o problema da atribuição crítica de autoridade, nos casos em que se documentam situações de revisão colaborativa e apropriação cultural. Em linha com as posições teóricas de James Thorpe (1972) e Siegfried Scheibe (1995), entre outros, defende-se que, do ponto de vista editorial, todos os testemunhos sancionados pelo autor estão em pé de igualdade, e por isso, em vez de fixar um texto, apresentando-o como a lição mais autêntica, a solução adotada passará por um tratamento não-hierarquizado de múltiplos estádios textuais. Este procedimento, designado de versioning ou multiple texts, beneficia especialmente das virtualidades do hipertexto eletrónico, para conciliar tipos variáveis de autoridade e percursos alternativos de leitura.
- Erros de autor em testemunhos dactilográficos: para uma edição digital da poesia de Pedro Homem de MelloPublication . Pereira, ElsaTomando como referência a edição crítico-genética atualmente em curso para a poesia de Pedro Homem de Mello (1904-1984), este artigo detém-se na especificidade dos erros de autor que ocorrem em testemunhos dactilográficos modernos. Depois de sistematizar os tipos de erros mais frequentes nos documentos deste poeta, procura-se refletir sobre o tratamento editorial mais adequado, tendo em conta questões como a granularidade da transcrição eletrónica e o eficaz processamento das variantes e correções da génese. Devido ao elevado número de testemunhos envolvidos e às condicionantes específicas da metodologia digital, defende-se uma regularização sistemática de toda a componente acidental dos textos, incluindo não só os erros mecânicos de execução, mas também erros de língua ao nível da grafia.
- O exercício da revisão e seu tratamento editorial: para uma edição da poesia de Pedro Homem de MelloPublication . Pereira, ElsaEste artigo debruça-se sobre alguns poemas de Pedro Homem de Mello (1904-1984) que foram sujeitos a processos de reescrita profunda. Segundo a argumentação aqui exposta, por mais divergentes que possam ser, essas versões, resultantes de revisão vertical, não podem ser separadas e devem editar-se em simultâneo. Neste sentido, as abordagens digitais surgem como as mais adequadas, para cotejar, editar e reorganizar automaticamente os testemunhos, explorando a natureza dinâmica da condição textual.
- Da revisão autoral na poesia de Valter Hugo Mãe: as edições de três minutos antes de a maré encherPublication . Pereira, ElsaÀ semelhança de outros autores que, ao longo do século XX, levaram ao extremo o exercício da revisão, Valter Hugo Mãe assume nos seus livros uma ânsia de reescrita, que o faz permanentemente transitar versos de um poema para outro e condensar, eliminar ou expandir poesias anteriormente vindas a lume. Situando-se ao nível da epigénese, este trabalho procura comparar as diferentes versões até agora publicadas do livro 'três minutos antes de a maré encher', evidenciando a adequação do hipertexto digital, para representar a mobilidade intrínseca à poesia deste autor.