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  • O ver e o olhar da loucura, materialidade e a imaterialidade no discurso plástico em William Blake e Goya
    Publication . Mendes Lopes, Vasco
    Observando algumas obras de William Blake como experiência da imaginação “interior” e visionária, e Goya através da experiência de uma imaginação “exterior”, resultante do encontro com o horror do real, questiona-se a construção plástica segundo os modos de discurso que derivam de uma visualidade e de um olhar que se estabelece a partir do confronto entre imagem e imaginação, entre o discurso plástico e a sua materialidade, onde esse discurso plástico se materializa como expressão semântica da mania. Neste contexto ocorre a ambi- valência entre o ver e o olhar, que incide tanto sobre a imagem plástica como sobre a imagem mental. Blake configura o espaço da representação como expressão de uma imaterialidade não gravítica que transcende a sua presença, e Goya, a presença de uma materialidade gravítica, de uma queda transcendental em relação à sua condição humana. Em ambos, a configuração dos ex- tremos, entre equilíbrio e absurdo, entre razão e loucura perfaz-se numa linha muito ténue. A loucura “aceite” em Blake como modo descontrolado da imaginação em que o discurso plástico evoca um discurso para o seu interior. A loucura “rejeitada” controlada de Goya que vincula a imaginação a ser expressa plasticamente nas suas formalizações num discurso para o seu exterior.
  • «Las Meninas de Velásquez. O jogo de personagens, a obra, o artista, o espetador, no circuito da simulação»
    Publication . Mendes Lopes, Vasco
    Las Meninas, is a painting that goes beyond the limits of the temporality of its production. The plastic dimension of the picture construction as narrative process offers an approach that inflates the viewing process by the spectator to an anachronic dimension, that both, artist and spectator, exists in the same temporality, this experience function hermeneutically like a game. The construction of mental images derived from the levels of consciousness that are established from the idea of reflected image, the self-representation, the reflected image and the mirror image, drives the spectator to be involved in the enactment, on a mental projection he sees himself reflected, as in the myth of Narcissus, he experience the role of each characters like a role play game. The ultimate reenactment focuses on Velasquez himself, the role of the creator, the circle finally reaches its end, embedded on the dimension of image/painting, the spectator assumes his role, as a product of the artist imagination.
  • A Anunciação. Narrativa visual, espaço e tempo
    Publication . Mendes Lopes, Vasco
    A Anunciação é um pequeno trecho narrativo relatado no Envagelho Segundo São Lucas. A emotividade dramática do relato do encontro e diálogo entre a Virgem Maria e o anjo Gabriel manifestou-se no campo da representação pictórica como modelo temático amplamente explorado. A cadência ritmica da narrativa que se subdivide em fragmentos temporais, porporciona ao nível da leitura das imagens a exploração de diferentes modos expressivos de narratividade visual, onde ocorrem ficções sobre o tempo, onde passado, presente e futuro coabitam numa mesma temporalidade. O discurso narrativo oriundo do texto verbal relaciona-se com o discurso plástico na conceção de uma narrativa visual, onde a intervenção plástica do artista combina com a imaginação do espetador na construção expressiva de uma sensação de temporalidade.