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  • A escrita do cinema : ensaios
    Publication . Rowland, Clara; Bértolo, José
    Organizado por Clara Rowland e José Bértolo, este volume reúne ensaios de Adrian Martin, Amândio Reis, Clara Rowland, Emília Pinto de Almeida, Fernando Guerreiro, Guillaume Bourgois, Hajnal Kiraly, Joana Matos Frias, Joana Moura, José Bértolo, Luís Mendonça, Maria Filomena Molder, Mário Jorge Torres, Pedro Eiras, Rita Benis, Rosa Maria Martelo, Sonia Miceli, Susana Nascimento Duarte, Timothy Corrigan e Tom Conley.
  • Imitações da vida – Cinema clássico americano: ensaios para Mário Jorge Torres
    Publication . Bértolo, José; Guerreiro, Fernando; Rowland, Clara
    O título deste livro, Imitações da Vida, é uma evocação evidente de Imitation of Life, filme de Douglas Sirk estreado em 1959 e que representa, para o professor e crítico de cinema homenageado neste volume, o paradigma por excelência do melodrama do Cinema Clássico Americano. Todos os ensaios aqui reunidos – com diferentes registos, temas e obsessões cinematográficas – são, é certo, ensaios para Mário Jorge Torres. E no entanto, sobretudo para aqueles que tiveram o privilégio de descobrir o cinema à luz dos seus ensinamentos, ou para os que durante anos a fio o leram nas páginas dos jornais, são também ensaios escritos a partir de Mário Jorge Torres, textos devedores do seu olhar revelador, do seu entusiasmo dramático onde habita essa ideia subversiva que antes de mais o título do livro desde logo sugere: são ténues as fronteiras entre a arte e a vida – imitamos, quase sempre, as projecções do grande ecrã.
  • A forma do meio : livro e narração na obra de João Guimarães Rosa
    Publication . Rowland, Clara; Gusmão, Manuel, 1945-; Baptista, Abel Barros, 1955-
    Este trabalho propõe uma leitura da obra de Guimarães Rosa de Corpo de Baile (1956) até Estas Estórias (1969), construída sobre a articulação entre duas dimensões, o livro e a narração. Interroga-se o modo como estes textos colocam em relação, na tensão entre escrita e oralidade que está na sua base, a representação do acto narrativo e a reflexão sobre a construção do livro em função de um questionamento da forma e da legibilidade. Descreve-se a resposta que a organização dos livros de Rosa oferece a problemas de representação e referência, através de uma atenção ao paratexto e à edição, e discute-se a releitura e a parábase como figuras da problematização da leitura.