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- Marcas que demarcam: tatuagem, body piercing e culturas juvenisPublication . Ferreira, VitorA difusão da tatuagem e do body piercing tem sido visível em Portugal, nomeadamente entre as gerações mais jovens. Não sendo recente, o culto destas formas de expressão corporal tem merecido, ao longo do tempo, mais atenção da psicologia ou da psiquiatria do que da sociologia. Marcas que demarcam propõe-se então compreender e interpretar sociologicamente os sentidos que os jovens de hoje investem na modificação do corpo através da tatuagem e do body piercing, deslindando o papel destes recursos na produção e manutenção de identidades e sociabilidades.
- Becoming a heavily tattooed young body: from a bodily experience to a body projectPublication . Ferreira, Vítor SérgioWhy some young people start to tattoo their bodies? And why some of them keep going on with this practice, until having all body tattooed? What doing so means to them? These are some of the questions that underlie a qualitative research project carried out in Portugal on heavily tattooed young people. In this article, the author discusses their embodied trajectory from the first experiences to their involvement in a body project, and explains the meanings involved in this extreme corporeality. The analysis takes into consideration the structural dynamics that define how young people live their transitions and their identity construction nowadays to contextualize what appears as individual experiences and projects without reifying the individual as a privileged site of knowledge. Based on in-deph comprehensive interviews, the author demonstrates that the engagement of young people in this permanent body modification project represents an embodied struggle for the maintenance of a desired subjectivity. In an increasingly liquid and uncertain society, some young people ink larges extensions of their bodies searching for social recognition as different, authentic, and autonomous individuals and trying to maintain their core identity during transitional turning points.
- Das belas-artes à arte de tatuar: dinâmicas recentes no mundo português da tatuagemPublication . Ferreira, Vítor SérgioPraticada em moldes amadorísticos, na viragem para o século XX a tatuagem começa a ser comercializada por entre meios de «[...] becos e de facadas [...]», descreve o dândi João do Rio na sua obra A Alma Encantadora das Ruas (1908, 18). Por aí, bairros pouco reputados onde as casas de tatuar tinham prostíbulos como vizinhança, se recrutava maioritariamente a sua clientela, figuras sociais associadas à boémia e à marginalidade: marinheiros, estivadores, prostitutas, reclusos, membros de gangs e máfias, a par de outro tipo de malandros (Atkinson 2003; Fisher 2002; Peixoto 1990). De estatuto social homólogo ao do seu público, eram rufiões oriundos de meios operários e populares que vendiam os seus serviços de tatuagem, prática que geralmente haviam aprendido no cárcere ou na vida militar.
- De ofício de periferia a arte periférica: a criativização da prática de tatuarPublication . Ferreira, Vítor SérgioSe a tatuagem começou por ser profissionalmente dispensada por rufiões tipicamente oriundos de meios operários e populares, ou por indivíduos provenientes de meios subculturais sem qualquer tipo de socialização artística, hoje em dia cada vez mais esta actividade é procurada por jovens detentores de trajectórias de formação artística na área das artes visuais. A entrada destes novos protagonistas no mundo da tatuagem propiciou um intenso processo de criativização desta prática, por via da integração de novos processos, técnicas, metodologias, valores e exigências de trabalho provenientes dessoutros mundos das artes visuais. O velho ofício de periferia vê, assim, elevar-se o seu estatuto simbólico à condição de arte periférica.
- A permanência da tatuagem na fugacidade do mundo contemporâneoPublication . Ferreira, Vítor Sérgio