Loading...
3 results
Search Results
Now showing 1 - 3 of 3
- “Perseguindo os ventos do tempo”: Jovens, pasado composto e futuros possíveisPublication . Pàmpols, Carles Feixa; Pais, José MachadoPor ocasião da publicação do mais recente livro em espanhol de José Machado Pais - Juventud y creatividad, 2020 -, esta conversa com Carles Feixa revê a carreira pessoal e intelectual deste sociólogo português, uma das referências em estudos da juventude na Europa e América Latina. Depois de evocar a adolescência e a juventude do protagonista em Portugal na década de 1970 - por volta da Revolução dos Cravos Vermelhos de 1974 que encerrou a ditadura salazarista - e revisar suas influências académicas, o texto centra-se nas suas contribuições para o estudo da juventude portuguesa e posteriormente europeia, bem como nas suas conexões com pesquisadores do Brasil e da América Latina. Na parte final do artigo, expõe-se a origem e o conteúdo do último de seus livros, o qual reúne cinco ensaios fundamentais sobre a criatividade dos jovens. Esta busca dos "ventos do tempo" não implica nenhum juízo de valor sobre os jovens em geral ou sobre uma geração em particular, mas uma aposta epistemológica no desvendamento dos rostos ocultos de uma emergência social, projetando-se para o futuro - ou para o não futuro -as complexidades do passado.
- O mundo em quadradinhos: o agir da obliquidadePublication . Pais, José MachadoNo final de uma tarde de Outono, quando me dirigia à Brasileira do Chiado para tomar um café, mesmo em frente da Livraria Bertrand sou abordado por uma jovem que, com um sorriso amigável, me questiona: «gosta de poesia»? Balbuciei um sim hesitante enquanto, no íntimo, me interrogava: «E esta, que quer?» Quando, adivinhando as minhas suspeitas, me disse o que queria desafiando o meu próprio querer – «quer ler um poema meu»? – fiquei sem saber o que lhe dizer. Não se deixando perturbar pelo meu silêncio, puxou de uma pasta de plástico cheia de folhas de papel e, estendendo-me uma delas, suplicou: «Veja se gosta. Leia, por favor.» Depois, baixando o tom de voz, segredou-me como se estivesse revelando um delito: «estou desempregada». Num impulso mergulhei na leitura do poema cujo ojecto era o silêncio. Disse-lhe que era bonito e a jovem respondeu-me que o poderia guardar. Se lhe pudesse dar um ou dois euros agradecia. Autografou o poema (Nair Leonora Correia) e colocou a data do dia que corria (20-10-10). «Tem mais poemas? Posso levar mais um?» À sorte, calhou-me Curva Oblíqua. Atravessei a rua e dirigi- me então para a Brasileira, onde, junto à estátua de Fernando Pessoa, li o poema da jovem desempregada. Logo me lembrei da poesia interseccionista de Pessoa: de Chuva Oblíqua (Orpheu), Paisagens Oblíquas (Livro do Desassossego), Oblíqua Madrugada (Ode Marítima).
- Criatividade & Profissionalização: jovens, subjectividades e horizontes profissionaisPublication . Almeida, Maria Isabel Mendes de; Pais, José MachadoNum tempo em que novos desafios se colocam à sociedade contemporânea, este livro contribui de forma valiosa para a análise das transformações nas subjectividades dos jovens, sugerindo novas concepções sobre a criatividade e a profissionalização. De que modo os jovens conseguirão potenciar a sua criatividade para responder aos desafios profissionais? É em torno desta questão que se centram os contributos deste livro, a partir de pesquisas de campo, realizadas em Portugal e no Brasil, com jovens que actuam em áreas empresariais, artísticas e culturais. Estarão em foco os redesenhos e os dilemas da criatividade contemporânea; as artes de tatuar como design corporal; a profissionalização da criatividade na internet (talentos on-line); a alquimia da interconectividade entre os jovens criadores de histórias em quadradinhos; as vivências do hip-hop entre o amadorismo e a profissionalização; enfim, a orquestração do tempo nas práticas profissionais contemporâneas.