Loading...
7 results
Search Results
Now showing 1 - 7 of 7
- Cidadania em espaços (sub)urbanos: o Teatro do Oprimido no Alto da Cova da Moura e no Vale da AmoreiraPublication . Carmo, AndreA partir do estudo das atividades desenvolvidas por dois grupos comunitários de Teatro do Oprimido – DRK (Alto da Cova da Moura, Amadora) e ValArt (Vale da Amoreira, Moita) –, procura- se compreender como pode a cidadania, através da arte, contribuir para a construção de cidades mais justas, e quais os desafios e limites que este processo enfrenta. A pesquisa desenvolvida juntamente com os jovens pertencentes a ambos os grupos mostra que é sobretudo através da revelação e valorização de suas experiências, histórias e narrativas pessoais e contextuais no âmbito de sua intervenção social e política através do teatro, que se combatem alguns dos efeitos nefastos da urbanização contemporânea e que se diluem as fronteiras que separam estes bairros do seu entorno.
- Isabel André, uma geógrafa inquieta: textos EscolhidosPublication . Estevens, Ana; Carmo, AndréHá dois tipos de geógrafos. Os especialistas, que o mundo académico contemporâneo parece privilegiar, e os generalistas, que parecem ser cada vez mais raros e invulgares, criaturas de um tempo outro que não aquele em que hoje vivemos. Mergulhadores em apneia, os especialistas, deslocam-se com dificuldade por locais onde a luz penetra pouco e são muitas vezes, pela elevada exigência da função que desempenham, mais individualistas e autocentrados. Focados em parcelas infinitesimais da realidade, os especialistas parecem muitas vezes menosprezar a importância e o valor intrínseco que uma perspetiva integrada encerra. São os geógrafos do tempo rápido e dos riscos calculados e a lentidão é, para eles, potencialmente fatal. Os generalistas, por seu turno, são verdadeiros navegantes que com audácia percorrem longas distâncias em águas pouco profundas, mas nunca superficiais, aproveitando as correntes e os ventos dominantes, sentindo-se mais realizados quando não se encontram confinados a espaços recônditos, exíguos e pouco ventilados. São os geógrafos do tempo lento, que saboreiam com deleite as luminosas paisagens que diante deles se vão sucedendo e constantemente buscam novos desafios, nunca se deixando vencer nem pela inércia nem pelo medo do desconhecido [...]
- Urban citizenship(s) in Lisbon: examining the case of MourariaPublication . Carmo, Andre; Estevens, AnaDuring the last couple of years it has been possible to witness the progressive commodification of Lisbon. The adoption of neoliberal strategies of urban development – oriented towards competitiveness and aimed at putting Lisbon at the forefront of the international metropolitan group – has contributed to the reshaping of its landscape. The organization of flagship events, privatization of public spaces and development of local policies oriented towards the promotion of creative industries, and the increasing relevance that various forms of tourism have assumed, illustrate well the path that has been followed. However, expressions of urban citizenship against this destructive trajectory have emerged, showing that the urban development of Lisbon is a contentious process and has to face multiple strategies of resistance. In this paper we look at three expressions of citizenship in Mouraria, a neighbourhood located in the historical centre of Lisbon, in which the tensions and contradictions between neoliberal urbanism and urban citizenship take place.
- Cidade & cidadania (através da arte) : o teatro do oprimido na região metropolitana de LisboaPublication . Carmo, André; Malheiros, Jorge Macaísta, 1966-Este projeto de investigação em geografia humana incide sobre as relações entre cidade e cidadania (através da arte). A partir do estudo das atividades desenvolvidas pelo Grupo de Teatro do Oprimido de Lisboa na Região Metropolitana de Lisboa, procuramos compreender melhor, e este é o fio condutor de todo este projeto, como (pode) contribui(r) a cidadania (através da arte) para a construção de cidades mais justas, e quais os desafios e limites que este processo enfrenta. Para cumprir este desiderato e sustentar empiricamente a nossa pesquisa, colocámos o enfoque no papel desempenhado pelos DRK e ValArt, grupos comunitários de Teatro do Oprimido constituídos, respetivamente, por jovens oriundos dos bairros do Alto da Cova da Moura (Amadora) e do Vale da Amoreira (Moita). Como se tem desenvolvido o Grupo de Teatro do Oprimido de Lisboa e de que modo intervém na Região Metropolitana de Lisboa? Serão o Alto da Cova da Moura e o Vale da Amoreira dois espaços urbanos injustos? Porquê? Quais os perfis e expressões de cidadania e cultura existentes nesses bairros? Como se processa a intervenção dos DRK e ValArt e quais os problemas abordados? Quais os limites e os desafios que enfrentam os seus protagonistas? Estas são algumas das perguntas a que este trabalho procura dar resposta. Não tendo a pretensão de considerar que as respostas encontradas encerram definitivamente um campo de investigação tão complexo quanto este, consideramos, no entanto, que representam já um início de conversa, um estímulo à continuação de um debate crítico e fundamentado acerca das relações entre cidade e cidadania; em suma, que abrem novos trilhos e possibilidades para futuras incursões geográficas.
- Régions et villes socialement créatives: étude appliquée à la Péninsule IbériquePublication . André, Isabel; Carmo, AndreLa créativité est perçue actuellement comme étant un des facteurs décisifs pour le développement territorial. Dans ce cadre, les thèses de Richard Florida ou de Charles Landry sur la classe et la ville créatives ont une large influence sur les stratégies de développement urbain et régional. Toutefois, ces modèles produisent fréquemment l’exclusion sociale et des espaces urbains fragmentés. Les effets adverses de ces modèles ont fait émerger le concept de territoire socialement créatif (région, ville ou quartier), où l’innovation est promue dans une perspective intégrée, c’est-à-dire, combinant la technologie, l’économie, la culture et les relations sociales et politiques. En nous basant sur l’information disponible pour les régions et villes de la Péninsule Ibérique, nous traitons, dans cet article, deux aspects que nous considérons pertinents au débat sur la créativité des territoires. Le premier concerne l’hétérogénéité de la « classe créative », un groupe qui inclut des segments socio-professionnels ayant des valeurs, des attitudes et des sociabilités très diverses. Le second se rattache aux conditions définissant un milieu socialement créatif – diversité socioculturelle, tolérance, participation civique et capital social approprié collectivement. Les données analysées permettent de vérifier qu’il n’y a pas une corrélation étroite entre milieux socialement créatifs et expression géographique de l’emploi créatif, à l’exception de certaines régions espagnoles (Pays Basque, Aragon, Baléares et Canaries) où semble exister une corrélation positive entre les deux, certainement générant de nouvelles opportunités pour le développement des territoires.
- Regeneração urbana através da cultura e das artes: o caso do BarreiroPublication . Carmo, André; Matos, Filipe; Pereira, SóniaAdoptando uma perspectiva eminentemente hermenêutico-interpretativa, centrada na análise do discurso e das representações, este artigo pretende contribuir para a compreensão do actual processo de regeneração urbana do Barreiro. Se, por um lado, coloca a tónica no papel que nele desempenham a cultura e as artes, por outro, procura também descrever e interpretar as relações que se estabelecem com a memória e a identidade, enquanto traços constitutivos e definidores de um território profundamente marcado pelo seu passado. A partir da leitura crítica de um conjunto de 15 entrevistas realizadas a actores-chave que possuem um conhecimento aprofundado da realidade local, presente e passada, procura-se reconstituir uma narrativa inteligível que nos ajude a interrogar, a problematizar e a dar sentido ao processo investigado, designadamente ao nível das inter-relações e dinâmicas socioterritoriais existentes e dos discursos subjacentes.
- Learning for and from the city: the role of education in urban social cohesionPublication . André, Isabel; Carmo, Andre; Abreu, Alexandre; Estevens, Ana; Malheiros, JorgeLearning is a central factor of social and spatial cohesion. Educational institutions play a significant role in the reproduction or transformation of social relations by conveying values and practices that either sustain or contradict the dominant societal structures. Learning is also crucial for the enhancement of urban governance, insofar as it is associated with the promotion of critical thinking, access to information and participation in collective decision-making processes. This article discusses how education contributes to inclusive urban development and local collective identities through the responses it provides to three issues – innovation and creativity, citizenship, and cultural diversity – that have become crucial challenges to urban social cohesion. The last section aims to materialise this discussion around two concrete urban processes : the development of local learning communities – learning from the city ; and the role of educational institutions in socially inclusive urban regeneration processes – learning for the city.