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- Na minha cama com DürerPublication . caseirao, armandoIn the morning, I found myself staring at my undone bed… The draperies and cushions produced a series of rhythms, wrinkles, light and shadows that sent my imagination to rivers, mountains and hills, fantastic landscapes, textures of varying scales, a different world every day, the result of a different night all nights. The plasticity of the cloths as well as of the cushions makes the bed as a phenomenon to present itself as a novelty day after day. Sometimes still in the gloom, the morning daily ritual of awakening leads to a dazzle before the phenomenon of the rhythm of the folds, the shadows’ pleats and creases of the draperies and their textures. With a quick drawing we register the absence of the body, we register the impressions left by it
- :Estúdio, vol.10, nº28 (Out./Dez. 2019)Publication . Queiroz, João; Lopes, Almerinda; Hernández Simal, Iratxe; caseirao, armando; Rodríguez Cañestro, Sheila; Garcerá Ruiz, Javier; Cole, Ariane Daniela; Maneschy, Orlando; Stoco, Sávio Luis; Lesnovski, Ana Flávia Merino; Larín, Letícia; Cantalozella, Joaquim; Rodrigues, Teresa Palma; Padilla Machó, Oscar; Viruete, Joaquín Escuder; Linhares, Mário; Corujo, Cecília; Alberti, Raquel Sampaio; Esther Santamaría Fernández, AnaNunca como agora se conviveu com tanta invisibilidade: as imagens são hegemónicas, omnipresentes, e por isso invisíveis. Já não são dramáticas, são virais. São baratas, pervasivas, instantâneas. Aceites no seu valor micro, as imagens são monetizada, transformadas em liquidez. As imagens, cada vez mais visíveis, são por isso invisíveis. De certo modo poderemos acompanhar estas perplexidades na presente edição, onde os artistas são desafiados à visibilidade, através dos artigos aqui reunidos.
- XXI Desenhos: relatório do programa de pós-doutoramentoPublication . caseirao, armando
- O instrumento da PaixãoPublication . caseirao, armandoO presente artigo/comunicação insere-se na investigação prática do Desenho, tendo como resultado a realização de uma colecção de desenhos de objectos (imaginados). Será a segunda parte do diário ficticio de Otto Rahn, um oficial Alemão, que terá inspirado a personagem de Indiana Jones. A primeira parte intitulava-se: Das geheine Tagebuch von Otto Rahn, tendo como resultado a realização de uma colecção de desenhos de objectos que podem ter dupla leitura, consoante o eixo horizontal ou eixo vertical. A segunda parte, a zwiete Kollektion que foi apresentada em Múltiplas Expressões II, dezembro de 2018, intitula-se As armas da Paixão; Arma Christi, literalmente Armas de Cristo, ou Instrumentos da Paixão.
- Croma: vol.6, nº12 (Jul./Dez. 2018)Publication . Queiroz, João; Paiva, Francisco; García-Gil, Teresa Fernanda; Apolónio, Laura; Gonçalves, Sandra Maria Lúcia Pereira; Rauscher, Beatriz; Araújo, Viviane Gil; Nascimento, Cinthya Marques do; Martins, Tatiana da Costa; Viladomiu Canela, Àngels; Barachini, Teresinha; Makowiecky, Sandra; Venzon, André; Maio, Ana Zeferina Ferreira; Zanatta, Cláudia Vicari; Fandiño, Alba; Souza, Marise Berta de; caseirao, armando; Mello, Regina Lara Silveira; Campoy, RafaelA Inflação de imagens e as imagens armadilha. A formatação industrial de discursos, as crescentes movimentações de mercadorias e agências publicitárias fazem surgir novas autorias, imagens não artísticas mas muito persuasivas. São as imagens armadilha, imagens com uma capacidade bélica, imagens destruidoras, que vão ocupar todo o território do imaginário. A liberdade está ameaçada, o pensamento parece ser cada vez mais único, a criatividade exprime-se nos divertidos consumos.