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- A cor e os revestimentos nas cidades coloniais Brasileiras de Minas Gerais : Estudo de caso em TiradentesPublication . Silva, Bárbara; Pernão, João Nuno de CarvalhoO tema da conservação do património no Brasil se tornou relevante no início do século XX, e neste contexto, foi especialmente importante a “redescoberta” das antigas vilas de Minas Gerais, que surgiram no início do século XVIII, em um período da história do Brasil e de Portugal conhecido como “ciclo do ouro”. Durante décadas, a arte colonial foi protagonista nas políticas patrimoniais, e antes da primeira metade do século XX, sete cidades coloniais de Minas Gerais já haviam sido classificadas. Considerando a reconhecida importância destas cidades, objetiva-se realizar uma investigação sobre as técnicas construtivas das mesmas, com ênfase para o estudo da cor e dos revestimentos. Será utilizado o conjunto arquitetónico e urbanístico de Tiradentes como estudo de caso, sendo esta escolha justificada pela sua importância histórica, pela qualidade do seu acervo artístico e arquitetónico, pela coerência de seu conjunto urbanístico e paisagístico e pela reconhecida pressão do fenómeno turístico, que pode alterar a imagem destas localidades no futuro. Ressalta-se ainda a problemática da conservação do património brasileiro como pertinência para a presente investigação, além da relevância da temática da cor e dos revestimentos, que é uma importante linha de investigação na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa. A originalidade da tese relaciona-se à escassez de informações sobre as cores e revestimentos no Brasil colonial e à inexistência da aplicação de estudos com esta temática no contexto dos núcleos históricos mineiros. Espera-se que os resultados colaborem para sustentabilidade do património luso-brasileiro, ao proporcionar recomendações e conhecimentos para os campos da conservação, do restauro e da história da construção. Por fim, considera-se que os resultados impactarão positivamente no contexto da cultura patrimonial global, tendo em vista que o conhecimento, sua transmissão e divulgação, são instrumentos de preservação e conservação.
