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IE - GIETS - Artigos em Revistas Nacionais

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  • Modelo instrutivo 4C/ID: efeitos sobre as abordagens à aprendizagem de alunos do 9ºano
    Publication . Melo, Mário; Miranda, Guilhermina Lobato
    Este artigo tem como principal objetivo apresentar os resultados de uma investigação sobre o efeito da utilização de um ambiente de aprendizagem digital, destinado ao ensino dos circuitos elétricos e construído com base no modelo de Desenho Instrutivo de Quatro Componentes (4C/ID), sobre o tipo de abordagem à aprendizagem adotada por alunos do 9ºano. Constituímos dois grupos: um experimental (nE=76), no qual o tema circuitos elétricos foi ensinado com o ambiente digital (estratégia centrada no aluno) e um grupo de controlo (nC=49), no qual o tema circuitos elétricos foi ensinado com base num método convencional (estratégia centrada no professor). Para caracterizar o tipo de abordagem à aprendizagem adotado pelos alunos usámos o Inventário de Processos de Estudo (IPE) validado para várias amostras da população estudantil portuguesa. Os resultados revelaram: (1) equivalência no pré-teste entre os dois grupos ao nível das variáveis abordagens superficial e profunda; (2) no pós-teste, para o grupo experimental, ocorreu uma diminuição do uso da abordagem superficial e um aumento da pontuação para a variável abordagem profunda, não havendo alterações significativas nestas variáveis no grupo de controlo. A análise dos dados qualitativos da descrição do processo experimental, feita com base em observação das aulas e em entrevistas aos professores, permitiu-nos explicitar algumas características do ambiente de aprendizagem digital, tornando mais clara a interpretação dos resultados. O carácter multidimensional do constructo “abordagem à aprendizagem” evidenciou-se pelos valores de magnitude de efeito, que se mostraram globalmente baixos.
  • Adoção de uma plataforma de e-Learning no ensino superior – O fator institucional
    Publication . Campaniço, Bertolino; Pedro, N.
    As tecnologias de informação e comunicação (TIC) desempenham um papel central nas nossas vidas. A maioria dos processos que diariamente executamos passam por estes canais digitais. O espectro de aplicação destas tecnologias é infindável. A lógica de utilização subjacente às TIC está a impor-se aos modos tradicionais de organização da Sociedade. Em resultado, o desígnio de algumas Instituições está a enfraquecer face a esta demanda avassaladora. No caso especifico das instituições de Ensino Superior (IES), e em particular o Professor, estão a ser secundarizados nos processos de ensino-aprendizagem. O Aluno dispõe hoje de um número infindável de recursos e, por esse motivo, tem o poder de decidir quem ocupa o centro do seu universo de aprendizagem. As TIC podem servir de estímulo a processos de reinvenção da Instituição e do Professor. Neste contexto, as Plataformas de e-Learning assumem-se como uma tecnologia que pode atalhar e estimular essa viagem. Neste contexto, no segundo semestre do ano letivo 2010-11 teve inicio um projeto de implementação de uma Plataforma de e-Learning na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL). O presente artigo representa um resumo desse Projeto, que terminou no final do 1º semestre do ano letivo 2012-13. Neste Projeto optou-se por adotar uma abordagem sistémica sobre o e-Learning e, nessa medida, observá-lo como um processo composto por quatro elementos: o Aluno, o Professor, a Instituição e a Tecnologia. Aqui procurar-se-á dar especial destaque ao papel da Instituição, na promoção de um contexto organizacional favorável a processos desta natureza.
  • Satisfação docente e discente nos regimes presencial e a distância: estudo comparativo no contexto do Ensino Superior Politécnico
    Publication . Chagas, Laura; Pedro, N.
    Este artigo incide sobre a temática da satisfação dos estudantes e docentes do ensino superior, numa perspetiva comparativa da análise entre os regimes presencial e a distância. Através de um estudo de matriz quantitativa, de teor descritivo-correlacional, procura-se saber (i) quais os elementos que mais contribuem para a satisfação discente em ambos regimes e quais as diferenças encontradas nos dois, (ii) que fatores mais significativamente concorrem para a satisfação docente e que diferenças se registam entre as duas metodologias e (iii) de que modo se correlaciona a satisfação de estudantes e docentes. Os resultados encontrados evidenciam índices favoráveis de satisfação discente nos dois regimes, não se assinalando diferenças significativas entre os mesmos. As dimensões em que se verificaram índices mais elevados de satisfação global foram, no regime presencial, ‘infraestruturas tecnológicas’ e ‘corpo docente e tutores e, no regime a distância, ‘conteúdos’ e ‘serviços de apoio’. Por sua vez, o índice de satisfação mais reduzido recaiu sobre a dimensão ‘sistema de avaliação’, em ambos os regimes. Os docentes experienciam níveis moderados de satisfação, sobretudo em associação à subescala ‘instrutor’. Crê-se que as diversas Instituições de Ensino Superior que têm implementado iniciativas de Ensino a Distância podem beneficiar das sugestões veiculadas nas conclusões do estudo, as quais se pretende que contribuam para o aperfeiçoamento da oferta de cursos desta modalidade no contexto português.
  • Tecnologias digitais na gestão escolar: Práticas, proficiência e necessidades de formação dos diretores escolares em Portugal
    Publication . Piedade, João; Pedro, N.
    O presente artigo apresenta os resultados de uma investigação de cariz descritivo, desenvolvida junto de 133 diretores de escolas e agrupamentos de escolas do ensino público de Portugal continental, onde se procurou analisar o índice de utilização das tecnologias digitais (TD) nas práticas de gestão escolar e o sentido de autoeficácia na utilização das mesmas, apresentados pelos diretores escolares. O processo de recolha de dados estruturou-se com base na aplicação de duas escalas organizadas num único instrumento disponibilizado online: a ‘Computer self-efficacy scale’ e a ‘Escala de utilização das TD nas práticas de gestão escolar’, no ano letivo 2012-2013. Os resultados tendem a evidenciar que os diretores escolares apresentam scores médios favoráveis de autoeficácia e de utilização das TD nas suas práticas profissionais. O estudo procurou ainda explorar as necessidades de formação na área das TD e, apesar dos scores favoráveis de proficiência e utilização das mesmas nas práticas profissionais, os diretores referem importantes necessidades de formação.
  • ‘Integração Educativa das TIC’: uma nova abordagem ao conceito
    Publication . Pedro, N.
    O presente artigo procura contribuir para o desenvolvimento de uma abordagem metodológica para analisar e compreender a utilização educativa das TIC, considerando o conceito sob uma perspetiva multidimensional de análise. Este corporiza-se na descrição e testagem de um instrumento de self-report, uma escala de utilização das tecnologias para professores, constituída por sete dimensões distintas. Ao longo do texto discutem-se os resultados relativos à aplicação do instrumento num grupo de 738 professores do ensino básico e secundário nacional, analisando-se os scores totais e parciais encontrados. Como principais conclusões, verifica-se a adequação do instrumento utilizado e constata-se a existência de um grau moderado de utilização das tecnologias por parte dos professores, com uma diferenciação entre níveis elevados e níveis reduzidos de utilização das TIC em função da dimensão em análise.
  • Análise das interações sociais entre pais e professores de alunos com multideficiência num ambiente virtual de aprendizagem
    Publication . Nunes, Clarisse; Pedro, N.
    O presente estudo analisa as relações de afiliação estabelecidas entre os utilizadores de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) constituído por pais e professores de alunos com multideficiência. Esse ambiente virtual procurou promover a interação e a partilha de experiências no domínio da multideficiência. O principal objetivo do artigo é estudar as características e a magnitude das relações de amizade estabelecidas no interior deste ambiente virtual, recorrendo para tal a métodos de análise de redes sociais (Social Network Analysis). Os resultados apresentados decorrem da recolha de dados existentes nas páginas pessoais dos participantes no estudo. Esses dados foram investigados tendo por base uma perspetiva essencialmente sociocêntrica, o que implicou uma pesquisa estrutural do grupo que esteve em interação durante oito meses. A densidade da rede fundada, o seu nível de centralidade, o grau de inclusividade, os participantes que se evidenciaram como mais influentes e com maior prestígio na rede, bem como os subgrupos que se identificaram no seu interior constituíram os indicadores analisados. Os resultados encontrados permitem afirmar que o ambiente virtual criado se relevou favorável à criação de relações afiliativas ou pro-sociais entre os participantes, sendo que teve maior impacto junto dos professores do que dos pais. Infere-se que as relações estabelecidas entre os participantes terão efeitos favoráveis na comunicação e na partilha de informação. Ainda que a extensão das interações estabelecidas entre os participantes não tenha sido muito elevada, particularmente entre os pais, entende-se que o projeto estudado se apresenta como inovador ao colocar em relação online elementos fundamentais ao desenvolvimento de crianças e jovens com multideficiência: os seus pais e os seus professores.
  • Integração educativa das TIC: proposta de um instrumento e de uma nova abordagem ao conceito
    Publication . Pedro, N.
    O presente artigo procura contribuir para o desenvolvimento de uma abordagem metodológica para analisar e compreender a utilização educativa das TIC, considerando o conceito sob uma perspetiva multidimensional de análise. Este corporiza-se na descrição e testagem de um instrumento de self-report, uma escala de utilização das tecnologias para professores, constituída por sete dimensões distintas. Ao longo do texto discutem-se os resultados relativos à aplicação do instrumento num grupo de 738 professores do ensino básico e secundário nacional, analisando-se os scores totais e parciais encontrados. Como principais conclusões, verifica-se a adequação do instrumento utilizado e constata-se a existência de um grau moderado de utilização das tecnologias por parte dos professores, com uma diferenciação entre níveis elevados e níveis reduzidos de utilização das TIC em função da dimensão em análise.
  • Satisfação profissional e auto-estima em professores dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico
    Publication . Pedro, N.; Peixoto, Francisco
    A relevância e o interesse acerca da satisfação profissional dos professores surge pelo facto de a ela aparecerem associadas variáveis tão importantes como a auto-estima, o bem-estar físico e mental, a motivação, o empenho, o envolvimento, o stresse, absentismo/abandono, o sucesso, a realização profissional dos professores. De igual modo, sabemos também que sentimentos de insatisfação e mal-estar afectam não só professores mas também os alunos, pois o desinvestimento e a falta de motivação dos professores contribui directamente para o desinteresse dos alunos na sala de aula e consequentemente, para a menor qualidade do processo de ensino-aprendizagem. O objectivo deste trabalho é tentar perceber quais os níveis de satisfação profissional evidenciado pelo professores portugueses, bem como os factores que estão por detrás da verdadeira satisfação profissional, analisando também os efeitos que poderão ter variáveis como o grupo disciplinar a que pertencem os professores e os anos de docência que possuem. Visamos ainda perceber se a satisfação/insatisfação na dimensão profissional do sujeito se repercute na sua auto-estima. Para tal foram utilizados dois instrumentos, a Rosenberg self-esteem scale e o Questionário de Satisfação no Trabalho para Professores. Participaram no presente estudo 79 professores de cinco escolas dos 2.º e 3.º ciclos da região de Vale do Tejo. A partir dos resultados encontrados concluiu-se que os professores apresentavam baixos níveis de satisfação profissional, sendo essa insatisfação justificada predominantemente por factores socio-políticos. Encontraram-se igualmente diferenças significativas associadas às variáveis em estudo, os Anos de docência e o Grupo disciplinar dos docentes, sendo respectivamente os professores a meio da carreira (7 a 15 anos) e os professores de Educação Artística e Físico-motora, quem revelou níveis superiores de satisfação profissional. No mesmo sentido, foram encontradas fortes correlações entre a satisfação profissional e a auto-estima dos docentes. Concluiu-se igualmente que grande parte da variação registada na auto-estima se associava à dimensão "Alunos".
  • Um estudo para a identificação das áreas de investigação em ensino a distância consideradas prioritárias em Portugal
    Publication . Martins, Dércio; Jorge, Idalina
    Muitos investigadores consideram que conhecer as tendências da investigação em ensino a distância é importante para fazer avançar o conhecimento e a prática no campo. O presente estudo do tipo Delphi procura identificar e categorizar as áreas prioritárias a investigar em ensino a distância em Portugal. Para tal, foram consultados especialistas em investigação e ensino a distância portugueses, tendo-se recolhido as suas opiniões através de dois questionários online, distribuídos em duas rondas. Este estudo recorre a uma categorização criada por Zawacki-Richter em 2009, de áreas de investigação em ensino a distância, em três níveis: macro (sistemas e teorias de ensino a distância); meso (gestão, organização e tecnologia); e micro (ensino e aprendizagem). Os resultados, segundo a opinião dos especialistas consultados, demonstram que todas as áreas merecem ser investigadas. No entanto, existem seis áreas muito importantes a investigar em ensino a distância em Portugal, correspondendo às subcategorias: 1) avaliação da qualidade; 2) interação e comunicação; 3) conceção do ensino; 4) teorias e modelos, 5) inovação e mudança, 6) desenvolvimento profissional dos docentes. A construção de um quadro referência sobre a investigação no ensino a distância em Portugal permite a organização do conhecimento, e procura ajudar na identificação de áreas prioritárias ou lacunas de investigação, como forma de desenvolver a investigação de forma válida, coerente e sistemática
  • E-Learning no ensino superior - Satisfação dos estudantes e perspetivas para uma melhor aprendizagem
    Publication . Lima, Wannise; Cabral, Pedro; Pedro, N.
    No presente artigo, apresentamos os resultados da investigação sobre Satisfação com a aprendizagem mediada por Plataformas de e-Learning, enquanto suporte ao Ensino Superior presencial. Foram eleitos como objetos de estudo os estudantes que tiveram oportunidade de explorar os Fóruns de Discussão, enquanto ferramenta de interação online existentes em plataformas LMS, nos cursos de licenciatura e mestrados integrados da Universidade de Lisboa, durante no ano letivo 2012/2013. Com uma abordagem metodológica quantitativa, o estudo foi feito a partir de um questionário online disponibilizado aos 3740 estudantes de 40 disciplinas. Foram analisadas 604 respostas que permitiram conhecer a opinião dos estudantes relativamente ao uso destes sistemas de suporte a e-Learning por parte dos professores, o grau de satisfação dos mesmos com o uso de tais ferramentas de interação em particular, bem como a medida que estes consideram que o uso de tais sistemas contribui para melhorar os seus processos de aprendizagem. Os resultados evidenciaram que os estudantes revelam elevado grau de satisfação com o uso das plataformas, reconhecendo que o uso de tais ferramentas de interação melhoraram o seu estudo e que aprenderam mais nas disciplinas onde os docentes tiram partido destes sistemas online.