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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente estudo analisa as relações de afiliação estabelecidas entre os
utilizadores de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) constituído por pais
e professores de alunos com multideficiência. Esse ambiente virtual procurou
promover a interação e a partilha de experiências no domínio da multideficiência.
O principal objetivo do artigo é estudar as características e a magnitude das
relações de amizade estabelecidas no interior deste ambiente virtual, recorrendo
para tal a métodos de análise de redes sociais (Social Network Analysis).
Os resultados apresentados decorrem da recolha de dados existentes nas páginas
pessoais dos participantes no estudo. Esses dados foram investigados tendo por
base uma perspetiva essencialmente sociocêntrica, o que implicou uma pesquisa
estrutural do grupo que esteve em interação durante oito meses. A densidade da
rede fundada, o seu nível de centralidade, o grau de inclusividade, os participantes
que se evidenciaram como mais influentes e com maior prestígio na rede, bem
como os subgrupos que se identificaram no seu interior constituíram os
indicadores analisados.
Os resultados encontrados permitem afirmar que o ambiente virtual criado se
relevou favorável à criação de relações afiliativas ou pro-sociais entre os
participantes, sendo que teve maior impacto junto dos professores do que dos pais.
Infere-se que as relações estabelecidas entre os participantes terão efeitos
favoráveis na comunicação e na partilha de informação. Ainda que a extensão das
interações estabelecidas entre os participantes não tenha sido muito elevada,
particularmente entre os pais, entende-se que o projeto estudado se apresenta como
inovador ao colocar em relação online elementos fundamentais ao
desenvolvimento de crianças e jovens com multideficiência: os seus pais e os seus
professores.
Description
Keywords
Análise de redes sociais Ambientes virtuais de aprendizagem Multideficiência Relações afiliativas Pais Professores
Pedagogical Context
Citation
Nunes, C., & Pedro, N. (2012). Análise das interações sociais entre pais e professores de alunos com multideficiência num ambiente virtual de aprendizagem. Educação, Formação & Tecnologias, 5(2), 25-42.
Publisher
Educom - APTE
