Repository logo
 
Publication

Análise das interações sociais entre pais e professores de alunos com multideficiência num ambiente virtual de aprendizagem

dc.contributor.authorNunes, Clarisse
dc.contributor.authorPedro, N.
dc.date.accessioned2017-02-07T13:24:31Z
dc.date.available2017-02-07T13:24:31Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractO presente estudo analisa as relações de afiliação estabelecidas entre os utilizadores de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) constituído por pais e professores de alunos com multideficiência. Esse ambiente virtual procurou promover a interação e a partilha de experiências no domínio da multideficiência. O principal objetivo do artigo é estudar as características e a magnitude das relações de amizade estabelecidas no interior deste ambiente virtual, recorrendo para tal a métodos de análise de redes sociais (Social Network Analysis). Os resultados apresentados decorrem da recolha de dados existentes nas páginas pessoais dos participantes no estudo. Esses dados foram investigados tendo por base uma perspetiva essencialmente sociocêntrica, o que implicou uma pesquisa estrutural do grupo que esteve em interação durante oito meses. A densidade da rede fundada, o seu nível de centralidade, o grau de inclusividade, os participantes que se evidenciaram como mais influentes e com maior prestígio na rede, bem como os subgrupos que se identificaram no seu interior constituíram os indicadores analisados. Os resultados encontrados permitem afirmar que o ambiente virtual criado se relevou favorável à criação de relações afiliativas ou pro-sociais entre os participantes, sendo que teve maior impacto junto dos professores do que dos pais. Infere-se que as relações estabelecidas entre os participantes terão efeitos favoráveis na comunicação e na partilha de informação. Ainda que a extensão das interações estabelecidas entre os participantes não tenha sido muito elevada, particularmente entre os pais, entende-se que o projeto estudado se apresenta como inovador ao colocar em relação online elementos fundamentais ao desenvolvimento de crianças e jovens com multideficiência: os seus pais e os seus professores.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationNunes, C., & Pedro, N. (2012). Análise das interações sociais entre pais e professores de alunos com multideficiência num ambiente virtual de aprendizagem. Educação, Formação & Tecnologias, 5(2), 25-42.pt_PT
dc.identifier.issn1646-933X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/26415
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEducom - APTEpt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/265pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectAnálise de redes sociaispt_PT
dc.subjectAmbientes virtuais de aprendizagempt_PT
dc.subjectMultideficiênciapt_PT
dc.subjectRelações afiliativaspt_PT
dc.subjectPaispt_PT
dc.subjectProfessorespt_PT
dc.titleAnálise das interações sociais entre pais e professores de alunos com multideficiência num ambiente virtual de aprendizagempt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceMonte de Caparicapt_PT
oaire.citation.endPage42pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage25pt_PT
oaire.citation.titleEducação, Formação & Tecnologiaspt_PT
oaire.citation.volume5pt_PT
person.familyNamePedro
person.givenNameNeuza
person.identifier.ciencia-idE713-8A60-3628
person.identifier.orcid0000-0001-9571-8602
person.identifier.scopus-author-id56333352700
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication874b17e6-8ba4-4e49-a87a-e1a76042fd2f
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery874b17e6-8ba4-4e49-a87a-e1a76042fd2f

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Analise_das_interacoes_sociais_entre_pais_e_professores_de_alunos_com_multideficiencia.pdf
Size:
371.07 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.2 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: