IE - GIFA - Comunicações e Conferências
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Recent Submissions
- A formação profissional nas empresas portuguesas: entre a tradição e os desafios da competitividadePublication . Almeida, António José de; Alves, NatáliaA importância da formação contínua é objecto de um consenso generalizado quer junto da comunidade científica quer dos responsáveis pela sua implementação nos mais variados contextos organizacionais (Caetano, 2007). Todavia, em torno deste consenso, constroem-se significações e práticas distintas que nos propomos analisar nesta comunicação. Assim, num primeiro momento pretendemos dar conta das diferentes configurações semânticas que a importância atribuída à formação profissional assume. Para tal, tendo por base a proposta de Smith & Hayton (1999), analisamos o papel que lhe é atribuído no quadro da teoria do capital humano e das suas reformulações mais recentes, das teorias de GRH e da teoria crítica. Num segundo momento, são analisadas as práticas levadas a cabo pelas empresas portuguesas com base nos dados dos inquéritos do MTSS à execução das acções de formação profissional e ao impacto da formação profissional. Esta abordagem de natureza macro permite-nos identificar as especificidades do investimento em formação profissional por parte das empresas portuguesas com mais de 10 trabalhadores das quais se destaca o efeito da dimensão e do sector de actividade sobre o investimento na formação.
- Iniciativa Novas Oportunidades - Genealogia de uma política de educação de adultosPublication . Canário, Rui; Alves, Natália; Cavaco, Carmen; Marques, MarceloA comunicação visa apresentar uma análise crítica das orientações políticas subjacentes à Iniciativa Novas Oportunidades, no quadro da evolução das políticas públicas de educação de adultos em Portugal, na última década. Os dados empíricos que suportam a análise resultaram da revisão de literatura e da análise exploratória de um corpus documental, que inclui depoimentos orais de alguns decisores e executores da Iniciativa Novas Oportunidades. A Iniciativa Novas Oportunidades incorpora como lema – elevar a qualificação escolar dos Portugueses e contempla dois eixos de intervenção, o eixo dos adultos e o eixo dos jovens. Numa lógica semelhante à das campanhas de alfabetização, incorpora e expande orientações políticas e práticas pioneiras de educação de adultos, definidas pelo Grupo de Missão e pela Anefa. No caso dos jovens, na tentativa de resolver o problema do insucesso e abandono precoce, as orientações políticas são orientadas para a educação profissionalizante. Estas opções, influenciadas pela Agenda da União Europeia nas áreas da educação e formação, são marcadas por um conjunto de constrangimentos e de crenças.
- An open future: schooling experiences, academic difficulties and vocational dilemmas during the first year of universityPublication . Vieira, Maria Manuel; Alves, Natália; Almeida, Ana Nunes de; André, Isabel; Oliveira, Valentina
