CSG - Artigos em Revistas Nacionais / Articles in Portuguese Journals
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing CSG - Artigos em Revistas Nacionais / Articles in Portuguese Journals by Subject "Brazil"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Desenvolvimento da atividade turística : o caso do nordeste brasileiroPublication . Guimarães, Carla Regina F. Freire; Rissato, Denise; Silva, Joaquim Ramos| Este artigo tem como objetivo analisar o desenvolvimento da atividade turística da região nordeste do B Para a análise dos dados foi utilizado o método estatístico descritivo e o método comparativo. Através do PRODETUR/NE verificou-se uma redução das barreiras que dificultavam o desenvolvimento da atividade turística na região nordeste, sobretudo as relacionados com as infraestruturas turísticas.As principais capitais do nordeste, Salvador, Recife e Fortaleza, ocupavam, em 2003, a 3ª, 4ª e 5ª posições no ranking das cidades mais visitadas do Brasil. Houve um incremento no número de passageiros desembarcados nos aeroportos nordestinos, considerado como indicador do fluxo turístico. A ca pacidade instalada da rede hoteleira nas capitais do nordeste registrou um aumento de 94%, de 1996 a 2009, e a região apresentou uma taxa de ocupação superior a 63%, bastante próxima da média nacional. A receita turística no nordeste brasileiro aumentou, em média, 97% no período 2002-2008. Observou-se, ainda, que 43% dos investimentos portugueses no Brasil foram realizados na região nordeste do Brasil e que 69% das empresas portuguesas no Brasil atuam no setor de serviços, das quais 15% pertencem ao setor hoteleiro. A partir do cenário exposto, depreende-se que o turismo se tornou uma atividade estratégica para o nordeste, na medida em que atrai novos investimentos e cria novas oportunidades de negócios e de trabalho, permitindo compatibilizar o crescimento económico, o desenvolvimento social do seu povo, bem como a preservação dos recursos e belezas naturais da região
- Diferenças de salários, por género, no setor de turismo do BrasilPublication . Guimarães, Carla Regina F. Freire; Silva, Joaquim RamosO presente trabalho tem como objetivo analisar os diferenciais de salários, por sexo, nas atividades características do turismo no caso do Brasil, utilizando como base as variáveis da teoria do capital humano. Para tanto, utilizou-se os microdados da Pesquisa Nacional de Amostras Domiciliares (PNAD), disponibilizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no ano de 2012. Primeiramente, fez-se uma análise descritiva e comparativa dos (as) ocupados (as) nestas atividades. Em seguida, utilizou-se a decomposição de Oaxaca e Blinder (1973) aperfeiçoada por Jann (2008) para mensurar as diferenças de salários, por sexo. Os resultados obtidos permitem concluir que ocorre discriminação por sexo nas ACTs do Brasil, mostrando que as mulheres estão sendo menos valorizadas que os homens ainda que tenham as mesmas características.
- Turismo e geração de empregos formais: Um estudo sobre o Brasil e suas regiõesPublication . Guimarães, Carla Regina F. Freire; Silva, Joaquim RamosEste artigo tem como objetivo analisar o emprego no setor de turismo do Brasil, a partir de 2006 até 2014, com ênfase no emprego formal. Para a análise dos dados foi utilizado o método estatístico descritivo. Os resultados mostram um crescimento no emprego nas atividades características do turismo (ACTs). A maioria dos trabalhadores formais das ACTs possuía ensino médio completo ou nível superior incompleto e encontravam-se nas atividades de alimentação e alojamento recebendo menos e eram tipicamente femininas. A maior parte dos ocupados nas ACTs estava empregada há menos de 12 meses e era da região Sudeste, seguido da região Nordeste. Observa-se que a região Nordeste apresentou a menor remuneração média mensal. Conclui-se que apesar de ser um dos setores mais promissores da economia e que demanda baixo investimento na geração de emprego, ainda é incipiente quando comparado com outros países, sendo necessário melhorar seus indicadores econômicos e sociais para alcançar níveis mais elevados de desempenho e qualidade.
