Browsing by Issue Date, starting with "2024-12-20"
Now showing 1 - 10 of 20
Results Per Page
Sort Options
- Projeto para a implementação de um pomar de pereiras S. Bartolomeu para produção de Pera Passa e sua unidade de transformaçãoPublication . Almeida, Rita Lavrador Sousa Coelho; Mota, Mariana Gomes; Wessel, Dulcineia Maria de Sousa FerreiraA presente dissertação foi desenvolvida com o objetivo de estudar e projetar a instalação de um pomar de pereiras São Bartolomeu na freguesia de Torroselo, concelho de Seia, para produção de Pera Passa e avaliar a sua viabilidade económica. Para o desenvolvimento do projeto a implementar numa área com cerca de 1,6 ha, estudou-se a região ao nível das principais componentes socioeconómicas, e realizou-se uma análise das condições climáticas, de modo a conhecer o potencial da região para a produção agrícola. Ao nível da exploração foram avaliadas as suas características edáficas. Estabeleceu-se contato com produtores de forma a conhecer e avaliar o modo de produção adotado atualmente, e compreender de que modo é feita a transformação. No decorrer do projeto, é desenvolvido o plano de exploração, no qual são propostas diversas soluções para a instalação do pomar nas condições existentes, abordando-se fertilizações, compasso de plantação, sistema de condução, porta-enxerto e sistema de rega. São também definidas as características do processo de transformação do produto. Através dos resultados obtidos na análise financeira, antes e após financiamento, confirma-se que este é um projeto que apresenta rendibilidade e viabilidade económica. Prevê-se um VAL de 410 044,6 €, no fim da vida útil do projeto, antes do financiamento, e de 416 947,6 €, após o financiamento. Este é um projeto que permite a valorização da produção tradicional e nacional, que prevê manter a qualidade e características de um produto ímpar, a Pera Passa, adaptando a sua produção para uma melhor otimização de recursos.
- Efeito da aplicação de 3 antagonistas/inibidores de giberelinas na síndrome de blossom-end-rot em tomateiroPublication . Carvalho, Luís Miguel Clemente; Mota, Mariana GomesA síndrome de BER (“Blossom-End Rot”, podridão apical) é uma das causas de perdas de produção mais significativas em culturas horticolas como pepino, tomate e melão. Na empresa Ana Carvalho procurou-se minimizar este distúrbio fisiológico na cultivar Cândido da variedade tomate rosa enxertado em Tro141 cultivada em estufa, recorrendo à aplicação de diferentes reguladores de crescimento (paclobutrazol, prohexadiona-Ca e ácido abscísico) que inibem a fitohormona giberelina e avaliando-se o seu efeito na incidência de BER e no desempenho produtivo e económico da cultura. Foram realizadas aplicações semanais de 200 mL por regulador de crescimento: paclobutrazol (40 mg/L), prohexadiona-Ca (300 mg/L), ácido abscísico foliar (208 mg/L), ácido abscísico na rega com a mesma concentração e uma mistura de ácido abscísico (208 mg/L) com prohexadiona-Ca (300 mg/L). O grupo controlo (sem regulador aplicado) registou cerca de 11,06% de incidência de BER, o paclobutrazol reduziu a incidência de BER para 0%, aumentando a produção viável em 0,5 kg/planta, apesar de causar encurtamento dos entrenós. A combinação de prohexadiona-Ca e de ácido abscísico foliar reduziu a incidência de BER para 0,42%, aumentando aumentou a produção viável em 1,18 kg/planta. O ácido abscísico foliar reduziu a BER para 1,12%, aumentando a produção viável em 0,75 kg/planta. A aplicação via rega do ácido abscísico, embora aumentasse a produção total em 1,04 kg/planta e a produção viável em 1,16 kg/planta, foi menos eficaz na redução da BER (7,16%). A prohexadiona-Ca aplicada isoladamente, além de não ser economicamente viável, diminuiu a BER para 7,34% e reduziu a produção total em 1,2 kg/planta e a produção viável em 0,9 kg/planta. Os resultados indicam que as fitohormonas como antagonistas das giberelinas podem atuar na redução de BER, devendo a escolha do regulador de crescimento e sua forma de aplicação considerar a cultura, as condições ambientais e os objetivos de produção.
- Evaluation of soil amendments used on the production of Eucalyptus globulus Labill. in marginal soils contaminated by a pyrite minePublication . Oliveira, Bruna Benvinda Câmara de; Alvarenga, Paula; Cortez, Nuno Renato da SilvaSoils affected by mining activities can be remediated in situ by the application of amendments, which improve soil properties, immobilizing contaminants and, eventually, with help of rhizospheric microorganisms, be used to produce plants with a valorization purpose. Some soil amendments can provide organic maxer, nutrients and correct soil acidity, while enhancing soil’s structure, root penetration and water retention on fine textured soils. This study aimed to evaluate the use of soil amendments and arbuscular mycorrhizal fungi (AMF) on the production of Eucalyptus globulus Labill. in marginal soils contaminated by a pyrite mine, assessing their effects on plant productivity and soil chemical and physical properties. A pot experiment was conducted using soils developed in mining wastes, collected from the Aljustrel mining area (Iberian Pyrite Belt, pH 3.9, total Cu and Pb concentrations of 698 mg/kg and 2382 mg/kg, respectively). Four replicates per treatment were used to test different amendments: biochar (64 g/kg), municipal solid waste compost (MSWC) (64 g/kg), their combination at the same doses (64 g/kg + 64 g/kg), and oyster shell powder (11.3 g/kg, with a liming capacity similar to calcium carbonate) combined with MSWC (64 g/kg). Additionally, an AMF species, Rhizoglomus irregulare, was inoculated in a replicated experiment. After five months, the combination of MSWC and biochar led to the highest increase in soil organic maxer (4-fold compared to untreated soil), resulting in the greatest plant biomass production. MSWC with oyster shell powder significantly increased soil pH to approximately 6.5. MSWC application also reduced Cu and Pb uptake in eucalyptus, suggesting its potential for phytomanagement of similar soils. Water retention at field capacity improved with biochar or MSWC, with the greatest effect observed when both were combined.
- Um rio de perguntas: os recursos hídricos em Portugal. Uma experiência didática no 10º AnoPublication . Matos, José Francisco de; Nunes, Sérgio Claudino Loureiro; Santos, Pedro Manuel PintoEste relatório aborda uma experiência profissional de um docente de geografia em formação, no Ensino Secundário, refletindo sobre a construção das aprendizagens pelos alunos e o papel do docente e dos recursos educativos na referida sequência. A sequência didática desenvolveu-se numa turma de 10ºano na Escola Secundária Rainha Dona Leonor, na freguesia de Alvalade, no centro de Lisboa, com alunos residentes, ou não, na mesma. Foi implementada em 2023/2024, na disciplina de Geografia A, ao longo de onze aulas. A temática lecionada, de acordo com as Aprendizagens Essenciais, foram “Os recursos naturais de que a população dispõe: usos, limites e potencialidades”, o subtema “Os recursos hídricos”, em particular os conteúdos que se debruçavam sobre “As disponibilidades hídricas em Portugal”. Foram realizadas fichas de atividades e de revisões, quizzes, jogo de palavras cruzadas e um trabalho de grupo. O trabalho de grupo revelou-se particularmente didático: os alunos aprenderam a interpretar os dados geográficos e a mobilizar corretamente conceitos geográficos sobre a disponibilidade hídrica. Os quizzes foram uma estratégia que permitiu não só por testar as aprendizagens dos alunos como ajudar o professor a identificar onde os mesmos têm maior ou menor dificuldade. Nestas atividades, a turma demonstrou um maior nível de interesse e de participação Os alunos tiveram uma participação diferenciada nas atividades. De forma simplificada, há um grupo mais empenhado entre as alunas e outro mais difícil de mobilizar, sobretudo entre os rapazes e os/as repetentes – o que nos alerta para a necessidade de aprofundamento do nosso esforço de mobilizar aqueles menos empenhados. A sequência letiva constituiu uma experiência de aprendizagem dos alunos mas, seguramente também, de crescimento das nossas competências docentes.
- A importância do desenho nas diversas fases do projeto em Arquitectura Paisagista: experiência de projeto no atelier TOPIARISPublication . Silva, João Mendes Ramos da; Ribeiro, Luís Paulo FariaO relatório de estágio aborda a importância do desenho e da representação gráfica no processo de projeto em Arquitetura Paisagista, com base nas atividades desenvolvidas no atelier TOPIARIS – Estudos e Projetos de Arquitetura Paisagista Lda. O estágio curricular foi realizado entre fevereiro e agosto de 2024. Além disso, o relatório inclui a apresentação de um projeto em que colaborei no verão de julho e agosto de 2023, que complementam a minha experiência de estágio no atelier. A aplicação de conhecimentos teóricos em contextos práticos permite compreender o papel central do desenho em todas as fases de um projeto, desde a análise inicial até à execução final. Utilizado tanto de forma manual quanto assistida por computador (CAD), o desenho serve como uma ferramenta essencial para explorar, comunicar e resolver problemas de design. Além de apoiar o processo criativo, contribui para uma comunicação eficiente entre a equipa de projeto, clientes e construtores. Durante o estágio, diversas atividades práticas são realizadas, abrangendo a produção de representações gráficas e técnicas, bem como a participação em reuniões e colaborações com arquitetos paisagistas e outros profissionais. O relatório estrutura-se em três partes principais: a primeira explora a relevância teórica do desenho ao longo das fases de projeto; a segunda descreve as atividades realizadas durante o estágio, destacando os tipos de trabalho de desenho desenvolvidos; e a terceira parte discute os resultados obtidos, refletindo sobre o impacto do desenho no sucesso dos projetos e propondo recomendações para a prática profissional. Conclui-se que o desenho é uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento de soluções criativas e técnicas em Arquitetura Paisagista, integrando-se de maneira eficaz em todas as fases do projeto e promovendo a colaboração entre os diferentes profissionais envolvidos.
- Desafios regulamentares na sustentabilidade de produtos cosméticosPublication . Boto, Ana Teresa Barroso dos Reis; Marto, Joana MarquesDe acordo com a legislação da União Europeia aplicável aos produtos cosméticos, um cosmético para ser colocado no mercado tem de ser seguro, eficaz e de qualidade comprovada. No entanto, a legislação atual aplicável a estes produtos é omissa relativamente à sua sustentabilidade. No seguimento do compromisso da União Europeia com o desenvolvimento sustentável, estão previstas várias alterações legislativas de modo a dar cumprimento aos objetivos traçados para as metas de sustentabilidade. Estas alterações serão transversais a todos os setores da União Europeia, incluindo o setor cosmético. Adicionalmente, prevê-se também uma revisão do Regulamento (CE) Nº1223/2009, relativo aos produtos cosméticos. Deste modo, torna-se essencial o estudo e seguimento destas alterações legislativas de modo que as empresas do setor cosmético possam dar cumprimento às suas obrigações legais. Esta dissertação pretende sumarizar as principais alterações previstas neste âmbito, com vista à elaboração de um plano de comunicação que permita promover e facilitar o alinhamento das empresas do setor com as novas exigências regulamentares.
- Co-precipitation as an amorphization process for “Brick Dust” APIsPublication . Almeida, Pedro Miguel de Oliveira; Pinto, João F.; Neto, Rodrigo T.; Silva, Nuno H. C. S.As dispersões sólidas amorfas são uma estratégia eficaz para melhorar a solubilidade e a dissolução de substâncias ativas com baixa solubilidade. Um tipo específico de substâncias ativas com baixa solubilidade em água conhecidas como “brick dust”, caracterizam-se por apresentar baixa solubilidade na maioria dos solventes e pontos de fusão superiores a 200ºC, causando desafios adicionais na escolha do método mais apropriado para a produção de dispersões sólidas amorfas. Neste sentido, foi investigada uma nova metodologia de co-precipitação como uma abordagem promissora para produzir dispersões sólidas amorfas, com o intuito de melhorar a solubilidade destes compostos. A Curcumina e a Griseofulvina, conhecidas pela sua baixa solubilidade em água, foram utilizadas como fármacos modelo em combinação com vários polímeros para produzir dispersões sólidas amorfas. Os co-precipitados obtidos foram caracterizados por calorimetria diferencial de varrimento, difração de raios X e um método de quantificação espectroscópico para avaliar a quantidade de substância ativa presente. Os difratogramas e os termogramas obtidos indicaram uma obtenção de co-precipitados amorfos, com a Curcumina a apresentar resultados mais promissores que a Griseofulvina. Adicionalmente, relativamente aos biopolímeros utilizados, apesar destes não serem frequentemente utilizados em métodos de co-precipitação, o Pululano e a Maltodextrina demonstraram ser alternativas promissoras para a produção de dispersões sólidas amorfas. Além disso, a homogeneização a alta pressão acoplada à co-precipitação, revelou-se uma alternativa valiosa em comparação aos métodos convencionais de co-precipitação. De forma geral, os resultados destacaram as vantagens da metodologia de co-precipitação proposta, demonstrando o seu potencial como uma técnica alternativa para a produção de dispersões sólidas amorfas.
- A meta-analysis of the biomarkers in late-onset Spinal Muscular Atrophy patients treated with NusinersenPublication . Silva, Beatriz Pereira e Vila-Verde da Costa e; Fernandes, Adelaide; Gomes, Rita LauA Atrofia Muscular Espinhal (AME) é uma doença neuromuscular hereditária caracterizada pela degeneração dos neurónios motores no corno anterior da medula espinhal, levando à fraqueza muscular progressiva e atrofia. O Nusinersen, um oligonucleótido antisense desenvolvido para aumentar os níveis da proteína SMN, demonstrou eficácia na melhoria da função motora em doentes com esta condição. No entanto, os biomarcadores moleculares específicos que preveem e monitorizam a resposta ao tratamento, particularmente na AME de início tardio, continuam pouco estudados. Esta meta-análise tem como objetivo analisar o papel de vários biomarcadores na avaliação dos resultados clínicos em doentes com AME de início tardio tratados com Nusinersen. A Creatinina demonstrou uma associação positiva significativa com melhorias nos resultados clínicos, sugerindo a sua utilidade no acompanhamento da progressão da doença e da eficácia do tratamento ao longo do tempo. Por outro lado, o miR-206, CK e Tau apresentaram associações negativas com a resposta ao tratamento, indicando que níveis elevados destes biomarcadores podem refletir um estado de neurodegeneração mais avançado ou uma menor resposta ao tratamento. Uma limitação relevante deste estudo prende-se com o número reduzido de estudos disponíveis para cada biomarcador, o que pode ter limitado o poder estatístico e a generalização dos resultados. É necessário que seja desenvolvida mais investigação nesta área, aumentando o número de estudos para cada biomarcador, permitindo assim comparações mais robustas e conclusões mais confiáveis. Esta meta-análise destaca o potencial de biomarcadores específicos para a monitorização da resposta ao tratamento em doentes com AME de início tardio tratados com Nusinersen. A identificação de marcadores com associações negativas aponta para a importância de estratégias de tratamento personalizadas. É essencial a condução de estudos futuros com maiores conjuntos de dados para validar estas observações e otimizar a gestão clínica destes doentes.
- A função compensatória dos danos agravados (aggravated damages) na responsabilidade civil em Brasil e PortugalPublication . Itagiba, Sérgio Ulpiano Kopp Ivo; Martins, João José MarquesEm um atual contexto no qual a responsabilidade civil é muito questionada frente às necessidades advindas do sistema social, propostas de seu retorno ou aproximação a uma função punitiva são comumente formuladas e têm sido postas em prática, nomeadamente no domínio dos danos não patrimoniais, sem que, todavia, se tenha vislumbrado que tais propostas tenham resultado em uma maior efetividade do sistema de responsabilidade civil nos ordenamentos português e brasileiro. Em atenção a esta situação, a presente dissertação propõe o aproveitamento dos “danos agravados” (aggravated damages), derivados do precedente inglês de Rookes v. Barnard, como um mecanismo compensatório acessório às indenizações por danos não patrimoniais, tendente a viabilizar a correção dos atuais problemas que impedem uma efetividade plena da responsabilidade civil e a conciliação de sua estrutura com as atuais aspirações punitivistas que, nas últimas décadas, perturbaram a natural estrutura compensatória através da qual foi erigida a responsabilidade civil nos ordenamentos jurídicos romano-germânicos, dos quais o português e o brasileiro são tributários.
- Restoration after wildfires in Vale do Sousa, Portugal. A proposal and test of a participatory multi-criteria approachPublication . Gómez, Sara María Casados; Borges, José Guilherme Calvão; Coll Mir, LluísThis thesis aims to gain insights into the selection and evaluation of criteria and sub-criteria for prioritizing critical areas for restoration through engagement with experts from the Instituto Superior de Agronomia (ISA) at the University of Lisbon and consultation with an expert from the Centre de Ciència i Tecnologia Forestal de Catalunya (CTFC). For that purpose, this thesis considers both the burned area in in Vale do Sousa, a Living Lab within the FIRE-RES project, and a participatory approach involving experts in the academia. This research evolves a Multi-Criteria Decision Analysis (MCDA) approach to elicit criteria and sub-criteria to be considered when defining the areas within wildfire perimeters where restoration is more pressing. This approach allows the integration of diverse opinions and criteria, which are weighted based on their importance to inform restoration actions in burned areas. The process includes defining the metrics for each criterion and sub-criterion during stakeholder interactions. These metrics will help identify priority areas to be ecologically restored, based on stakeholder´s preferences elicited by the MCDA approach. Specifically, the Analytic Hierarchy Process (AHP) is used within a Geographical Information System (GIS) environment, which provides a spatially explicit framework that considers multiple preferences as well as social and ecological drivers. Firstly, the information gathered namely the one that reflects stakeholder´s preferences and weights associated each criterion and sub-criteria is normalized into the same scale. Afterwards, it is combined to generate individual maps of priorities for each criterion. Finally, a prioritization map is developed that categorizes areas by restoration priority levels, from lowest to highest. This map is an influential tool for the effectiveness of restoration decision-making processes, emphasizing regions where restoration will have the most substantial impact.