Browsing by Issue Date, starting with "2024-11-18"
Now showing 1 - 10 of 16
Results Per Page
Sort Options
- Estruturas temporárias na Administração Pública : as estruturas de missãoPublication . Brito, Simão Pedro Brás de; Luís, Sandra Margarida LopesEsta tese tem como objetivo principal investigar o enquadramento das estruturas temporárias na Administração Pública, com um foco específico nas Estruturas de Missão em Portugal. Inicialmente, é realizada uma análise abrangente da organização administrativa do Estado português, explorando os princípios gerais e a estrutura da administração direta do Estado. Em seguida, aprofunda-se a análise através do enquadramento das Estruturas de Missão como uma forma de organização na Administração Pública, considerando a continuidade do serviço público, a temporariedade de determinadas funções e a gestão por projetos como elementos-chave para compreender o propósito e a eficácia dessas estruturas. Uma nota histórica é apresentada para contextualizar o surgimento e a evolução das Estruturas de Missão ao longo do tempo, destacando exemplos significativos e comparando-as com outras formas de organização temporária, como comissões e grupos de trabalho. Além disso, um estudo de caso detalhado da Estrutura de Missão "Recuperar Portugal" é realizado, examinando não apenas a sua função como entidade adjudicante e empregadora, mas também o impacto das suas atividades no contexto mais amplo da Administração Pública portuguesa. Procura-se com o presente trabalho identificar o papel das Estruturas de Missão num contexto mais vasto da tipologia das organizações administrativas, reportando em que condições e sob que pressupostos é admissível e adequado o recurso a estas estruturas. Ao abordar esses tópicos, esta tese visa contribuir para uma melhor compreensão do funcionamento e da importância das Estruturas de Missão na administração pública portuguesa. Através de uma análise detalhada e uma investigação aprofundada, procuro fornecer insights que possam informar políticas públicas, práticas de gestão e futuras pesquisas académicas nesta área.
- A modernização administrativa cabo-verdiana : o caso da Embaixada de Cabo Verde em PortugalPublication . Andrade, Rubem Jorge Pereira; Neves, Ana Fernanda, 1969-A modernização administrativa tem sido um dos principais objetivos do governo de Cabo Verde para melhorar a gesta o pública e oferecer uma melhor qualidade de serviços públicos aos cidadãos. Neste sentido, diferentes iniciativas te m sido implementadas para modernizar e simplificar as estruturas administrativas e operacionais das entidades públicas cabo-verdianas. Um exemplo emblema tico dessa modernização e a Embaixada de Cabo Verde em Portugal. No caso da Embaixada de Cabo Verde em Portugal, diversas medidas foram adotadas para modernizar e agilizar os procedimentos administrativos e melhorar a eficiência dos serviços prestados aos cidadãos.
- Determinação e espacialização das necessidades de rega com base em dados climáticos em grelhaPublication . Almeida, Maria Elvas Simão Tiago de; Paredes, Paula Cristina Santana; Lopes, João Rui Rolim Fernandes MachadoDevido à crescente escassez de água, torna-se fundamental implementar práticas que permitam a gestão eficiente da água na agricultura. Este estudo teve como objetivo desenvolver uma base de dados (BD) georreferenciada com características dos sistemas culturais, do solo e clima, para dois aproveitamentos hidroagrícolas (AH), o AH do Vale do Sorraia e Paúl de Magos (AHVSPM) e o AH dos Minutos (AHM). Analisaram-se as necessidades de rega (NR) das três principais culturas: milho, tomate e sorgo. Os dados meteorológicos foram obtidos de estações meteorológicas e de BD geoespacializadas (em grelha). Analisaram-se seis BD em grelha, concluindo-se que a reanálise AgERA5 (11 km x 11 km; 1979-2023) representava melhor as regiões em estudo, apresentando uma boa estimativa da evapotranspiração de referência (ETo). Contudo, a reanálise tende a subestimar a precipitação pelo que foi necessário realizar a correção do viés. A determinação das NR foi realizada para as unidades homogéneas de análise utilizando os dados corrigidos AgERA5 e o software AquaCrop-OSPy. Os resultados mostram que o AHM apresenta NR líquidas (NLR) superiores ao AHVSPM, devido a diferenças climáticas e edáficas. No AHVSPM as NR foram de 430-827 mm para o milho, 412-777 mm para o sorgo e 417-667 mm para o tomate, enquanto no AHM foram de 576-933 mm, 507-711 mm e 518-787 mm, respetivamente para as mesmas culturas. No AHVSPM, as necessidades de rega para o caso de seca extrema aumentam cerca de 9% (seca severa) e 11% (seca extrema), relativamente a um ano médio. No AHM as NR correspondem a um acréscimo de 7% (seca severa) e 10% (seca extrema) relativamente aos consumos médios. Como principais limitações é de referir a falta de dados disponíveis para a parametrização do modelo AquaCrop-OSPy, que condicionaram a seleção das culturas e consequentemente a sua utilização.
- Pharmaceutical innovation in healthcare: exploring open innovation models and biotechnologyPublication . Fernandes, Pedro Gabriel Lopes; Reis, Ana Catarina Beco Pinto; Pais, António CarvalhoA produtividade em Inovação e Desenvolvimento (I&D) na Indústria Farmacêutica enfrentou um declínio constante entre 2010 e 2019, com o custo de desenvolver um novo medicamento a disparar para 2,3 mil milhões de dólares. Levar um novo medicamento ao mercado demora tipicamente entre 10 e 15 anos, e a realidade é implacável: mais de 96% dos projetos falham. No entanto, apesar destes obstáculos, a indústria continua a prosperar, graças à evolução dos modelos de negócio e a uma crescente adoção de estratégias de Open Innovation. A colaboração tornou-se uma “tábua de salvação” para superar desafios de produtividade e eficiência. As empresas biofarmacêuticas recorrem cada vez mais à inovação por fontes externas para preencher lacunas científicas, aleando métodos tradicionais com novas abordagens para otimizar a I&D. Os modelos de Open Innovation — incluindo Outsourcing, parcerias estratégicas, fusões e aquisições, In-licensing e capital de risco corporativo — são agora essenciais para as empresas manterem-se competitivas e transformar ideias inovadoras em resultados em saúde. A Biotecnologia, outrora recebida com ceticismo, evoluiu ao longo dos últimos 50 anos para se tornar uma força importante na saúde. Em 2023, os medicamentos biológicos representavam 70% dos 20 medicamentos mais vendidos no mundo, ilustrando a sinergia entre os setores de biotecnologia e farmacêutico, a qual contribuiu de forma significativa para a melhoria do desenvolvimento de medicamentos. Inovações recentes em biofarmacêuticos abrangem o espectro de "Diagnóstico Prevenção-Tratamento", exemplificado pelo desenvolvimento de vacinas contra a COVID-19 e avanços em proteómica em contexto da descoberta de biomarcadores. Abordagens como gene-modified cell therapy, RNA therapy, e oncolytic virotherapy estão a ganhar terreno, particularmente em oncologia e neurologia, que juntas representam mais de 54% dos ensaios clínicos em 2023 e as áreas de maior investimento. A aprovação pela FDA do LEQEMBI para a doença de Alzheimer ilustra, por exemplo, o potencial das startups para desenvolver terapias inovadoras, apesar dos desafios inerentes resultando em 90% das startups acabarem por falhar, frequentemente devido a capacidades de gestão inadequadas e capital insuficiente — dois fatores críticos que influenciam o seu sucesso. Assim, o objetivo desta tese é apresentar uma visão geral da inovação da indústria farmacêutica na saúde, examinando os papéis da Open Innovation e da biotecnologia.
- New advances in pharmacological treatment of depressionPublication . Simões, Matilde Vicente Nunes Dias; Sampayo, Cristina de MelloO presente trabalho explora os avanços recentes no tratamento farmacológico da depressão, com um foco particular na Perturbação Depressiva Major. Sendo uma das condições de saúde mental mais prevalentes em todo o mundo, a depressão afeta milhões de indivíduos, impondo uma carga substancial à saúde pública, tanto em termos de qualidade de vida reduzida como de custos económicos aumentados. Apesar da disponibilidade de vários tratamentos, incluindo antidepressivos e intervenções psicoterapêuticas, uma proporção considerável de doentes não responde adequadamente, sublinhando a necessidade de fármacos mais eficazes e de ação mais rápida. Este trabalho revisa os mecanismos de ação, eficácia clínica e efeitos adversos de vários novos medicamentos, incluindo escetamina, gepirona, zuranolona, brexanolona, a combinação de dextrometorfano e bupropiom, toludesvenlafaxina e psilocibina. É dada especial atenção à psicoterapia assistida por cetamina e ao uso de psicadélicos, que têm despertado interesse pelo seu potencial em tratar a depressão resistente ao tratamento. Os desafios no desenvolvimento de novas terapias antidepressivas também são explorados, incluindo questões como o efeito placebo, a variabilidade nas respostas dos doentes e a falta de biomarcadores para diagnóstico e eficácia do tratamento. Uma revisão dos ensaios clínicos destaca a promessa destas terapias emergentes, que mostram potencial para um alívio mais rápido dos sintomas e uma eficácia terapêutica mais ampla. No entanto, continuam a existir lacunas significativas na otimização dos resultados do tratamento, particularmente na gestão de doentes com depressão resistente ao tratamento. A monografia conclui enfatizando a necessidade de inovação contínua, especialmente no desenvolvimento de tratamentos mais personalizados e de ação rápida, para atender às necessidades não satisfeitas dos doentes que sofrem de depressão.
- Drug release of flufenamic acid from mesoporous silica based systemsPublication . Roberto, Ana Sofia Piteira; Vraníková, Barbora; Salústio, PauloUm dos maiores desafios das substâncias ativas em desenvolvimento é a sua baixa solubilidade em água e baixa taxa de dissolução no trato gastrointestinal, levando a uma baixa biodisponibilidade oral. A formulação de fármacos pouco solúveis em água com nanopartículas de sílica mesoporosa tornou-se um campo de sucesso da indústria farmacêutica. Este estudo investigou a carga e libertação do ácido flufenâmico, um fármaco modelo anti-inflamatório não esteroide com baixa solubilidade, quando incorporado na Neusilin®US2 pelo método Impregnação de Humidade Incipiente. Neste estudo foram realizados testes de HPLC, dissolução e XRPD para avaliar a melhoria da solubilidade do ácido flufenâmico. Quando os sistemas de 5%, 10% e 20% (m/m) foram analisados, através de testes de dissolução, foi notória uma melhoria na taxa de dissolução quando comparadas as libertações do fármaco puro com o fármaco incorporado nos sistemas. Os resultados do estudo indicaram que as nanopartículas de sílica mesoporosa melhoraram a taxa de dissolução do ácido flufenâmico e que a incorporação do fármaco nos poros da Neusilin®US2 levaram à perda da sua forma cristalina, o que é preferível para aumentar a sua solubilidade.
- Cis-platin derivatives and their PAMAM G2 complexes in the treatment of female cancers – in vitro studiesPublication . Antunes, Mariana Esmeralda Sobral Pereira; Marcinkowska, Monika; Reis, Catarina PintoOs cancros femininos, incluindo o cancro da mama, cérvix e ovário, constituem um problema importante para a Saúde Pública (incidência crescente nas últimas décadas e causa de mortalidade relevante). Apesar da utilidade da quimioterapia, esta está associada a fortes efeitos secundários, limitando ou impedindo o tratamento. A cis platina está aprovada contra o carcinoma do ovário, testículo e bexiga, mas também tem sido utilizada “off-label” noutras neoplasias malignas. Este fármaco atua através da citotoxicidade, ligando-se ao ácido desoxirribonucleico em formação, provocando “crosslinks” que levam à morte celular. Alguns fatores limitam a utilização da cis platina contra o cancro, tais como a baixa seletividade (levando a efeitos secundários adversos), resistência, e consequentes recidivas. Assim, é necessário encontrar agentes mais seletivos e eficazes que possam ser utilizados. Esta dissertação propôs-se à preparação de derivados de cis-platina livres (M-cis platina, D-cis-platina e Ac-cis-platina), seguida da complexação com dendrímeros de poliamidoamina de geração 2. Foi utilizada uma razão molar fármaco:dendrímero de 10:1 para todos os derivados investigados. Os complexos foram caracterizados em termos de tamanho, carga superficial e morfologia. A eficácia foi testada recorrendo a duas linhas celulares cancerígenas (HeLa e MCF-7) e numa linha celular não cancerígena (HMEC-1). Nestes ensaios foi medido o potencial de membrana mitocondrial e os níveis de espécies reativas de oxigénio (ROS) para estudar o mecanismo de ação dos derivados. Por fim, a citometria de fluxo analisou os principais mecanismos de morte celular. Os resultados mostraram que os complexos têm uma citotoxicidade comparável ou superior à da cis-platina e maior seletividade em relação às células cancerígenas. A D cis-platina complexada parece ser o complexo mais interessante, com maior seletividade em células HeLa. A hiperpolarização da membrana mitocondrial ocorreu para esta linha celular e na linha MCF-7. No que diz respeito ao ensaio das ROS, os derivados livres foram responsáveis por um aumento sustentado e os derivados complexados apresentaram um aumento gradual e controlado destas (em HeLa). Em termos de mecanismo de morte celular, a apoptose foi o principal mecanismo de morte celular, observado pela citometria de fluxo. Este estudo concluiu que os derivados de cis-platina têm citotoxicidade comparável ou superior ao fármaco comercial. A Ac-cis-platina foi particularmente citotóxica para as células cancerígenas (embora pouco seletiva). A complexação dos derivados resultou numa significativa maior toxicidade e seletividade contra as células cancerígenas. O complexo D-cis-platina:PAMAM aparenta ser o mais interessante ao mostrar maior seletividade contra células HeLa, um dos principais problemas da terapêutica convencional com cis-platina.
- Advancing lung cancer diagnosis and treatment: a comprehensive overview of nanomedicine innovationPublication . Pinto, Sofia Galamba; Reis, Catarina Pinto; Afonso, RicardoNo mundo atual, o cancro do pulmão continua a desempenhar um papel preponderante como uma das principais patologias que impacta a saúde a nível global. É não só é um dos três tipos de cancro mais comuns, como o responsável pelo maior número de mortes por cancro, com 1,8 milhões de mortes no mundo em 2022. Os seus métodos de diagnóstico e terapêuticas convencionalmente utilizados têm-se verificado insatisfatórios ou limitantes para a gestão eficaz do cancro do pulmão enquanto doença fatal. Não só os métodos de diagnóstico falham em diagnosticar o cancro em estadios precoces onde o combate à doença torna a probabilidade de sobrevivência maior, como os tratamentos conhecidos como mais eficazes têm ainda muitas limitações que precisam de ser ultrapassadas para uma melhor qualidade de vida do doente. A nanotecnologia é, assim, uma estratégia empregue de forma promissora na área da saúde, um novo ramo conhecido como nanomedicina, na tentativa de apresentar soluções à escala nanométrica. Estas opções de diagnóstico e terapêutica são desenvolvidas com vista a obter, essencialmente, maior seletividade dos agentes de contraste e dos fármacos anticancerígenos para as células tumorais e, consequentemente, maior biodisponibilidade local e diminuição dos efeitos adversos sentidos no organismo humano. A presente dissertação explora de forma genérica a aplicação de nanoestruturas no diagnóstico e no tratamento do cancro do pulmão, e aborda exemplos de nanoestruturas que podem ser utilizadas em simultâneo neste sentido, reportadas na literatura desde o início do século XXI até à atualidade, abordando também o conceito “theranostic”. Apesar dos bons resultados desta aplicação em ensaios pré-clínicos, verifica-se uma crescente necessidade de maior investimento e regulamentação para assegurar a realização de ensaios clínicos em maior quantidade e com maior rigor que validem a translação dessas inovações para humanos.
- Anticancer properties of astaxanthinPublication . Reis, Paulo Miguel Nunes; Oliveira, Nuno G.O cancro é uma das causas de morte mais prevalentes em países desenvolvidos, colocando um peso significativo nos seus sistemas de saúde e tendo um grande impacto na qualidade de vida da população. As estratégias de terapêutica atuais incluem ressecção cirúrgica, quimioterapia e radioterapia, entre outras. Embora todas estas opções melhorem a taxa de sobrevida do doente, frequentemente apresentam desvantagens, tais como efeitos secundários que afetem a capacidade de o doente realizar as suas atividades de vida diárias, toxicidade, ou falências secundárias. A astaxantina (ASTX) é um carotenoide xantófilo frequentemente encontrado em algas e animais aquáticos, frequentemente usado como corante em peixes e comida para animais. Vários estudos demonstraram que, além dos seus efeitos benéficos ao nível da saúde da pele, ocular, cardiovascular e neurológica, demonstrou resultados promissores no tratamento do cancro. A ASTX apresenta vários mecanismos anticancerígenos, incluindo efeito anti-proliferativo, anti-apoptótico e anti-invasivo. Doentes suplementados com ASTX não reportaram efeitos secundários, o que a torna ainda mais apelativa como terapêutica para o cancro. Esta dissertação tem como objetivo fazer uma revisão dos potenciais usos da ASTX no combate ao cancro e ilustrar os seus principais mecanismos de ação.
- Novel genetic strategies for the characterization of Familial Hypercholesterolemia phenotypePublication . Medeiros, Ana; Bourbon, Mafalda; Enguita, Francisco; Alves, Ana CatarinaFamilial Hypercholesterolemia (FH) is the most common genetic lipid disorder with increased risk of atherosclerotic cardiovascular disease due to lifelong elevated low density lipoprotein cholesterol (LDL-C). FH is known to be caused by pathogenic/likely pathogenic (P/LP) variants in LDLR, APOB, PCSK9 genes, but remains underdiagnosed worldwide due to lack of clinical identification. In 40-70% of the clinical FH cases, depending on clinical criteria applied, no P/LP variants are found in FH genes. An extended next generation sequencing (NGS) panel was developed and divided in three genetic strategies to characterize the FH phenotype in individuals of the Portuguese FH cohort. In a first approach, a virtual FH panel was analysed, covering 8 genes and a polygenic risk score (PRS). FH was genetically confirmed in 42% of the cohort. In the FH-negative individuals, other causes were identified, as hyper-lipoprotein(a) (30%), high PRS (16%), other monogenic lipid metabolism disorders (1%) and heterozygous pathogenic variants in FH-phenocopy genes (2%). In a second approach, SNPs within 3’-UTR sequence of FH genes (LDLR and PCSK9) were analysed in FH-negative individuals. These SNPs were predicted to disturb miRNA:mRNA interactions, potentially affecting the post-transcriptional regulatory effect of miRNAs, and possibly contributing to hypercholesterolemia in 6,4% of FH-negative individuals. These individuals had a higher frequency of SNPs within miRNA-binding sites in PCSK9 3’-UTR (4.2%), which can lead to an increase in PCSK9 expression. In a third approach, a virtual NGS panel covering 27 candidate lipid genes associated to hyperlipidemia was explored. An accumulation of rare variants was identified in 51% of the FH-negative individuals, suggesting top 5 relevant genes that could potentially disrupt lipoprotein metabolism. This work unravels other genetic causes of the FH phenotype. Understanding the genetic background of FH-negative cases is crucial for an accurate disease diagnosis and to tailor the treatment for the specific affected pathway.
