Browsing by Issue Date, starting with "2024-10-31"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- Memória e meio ambiente: identificação de mudanças ambientais em Alcácer do SalPublication . Ribeiro, Estefânia Camargo; Mourato, João Morais; Cruz, João Paulo Beles daIn this dissertation, memory emerges as fertile territory for questioning and proposing sustainable alternatives to the environment, with a focus on the city of Alcácer do Sal in Portugal. The study is part of contemporary discussions about environmental crises and their origins, considering the narratives of the Anthropocene and the Capitalocene, recognizing that these crises are not merely the result of an industrial age, but of a long history of exploitation and dissociation between humanity and nature. The research highlights the importance of memory in building a sustainable future, addressing how collective memory, captured through interviews based on oral history methodology, can reveal the environmental and social transformations that have taken place over the decades in the region studied. Using the Double Diamond methodology, this research organizes its stages into Discovery, Definition, Development and Delivery. Interviews with local residents revealed an insightful perception of changes in the ecosystem and biodiversity over time. It was suggested that the memories of the residents of Alcácer do Sal should be brought together with the practices of Transition Design, in order to design possible paths to a future where the human and the non-human can coexist in harmony. The dissertation suggests that memory, understood as a form of critical thinking, can be a catalyst for social and environmental transformation.By integrating local and scientific knowledge, the research promotes an interdisciplinary and intercultural vision, which is essential for tackling contemporary environmental crises.Despite the methodological challenges faced, such as the limitation of time and the difficulty in strictly following oral history methodology, the research contributes to the debate on sustainability by proposing a new approach to the interaction between humans and the environment.Ultimately, this work invites us to question how local narratives and memories can help to postpone the “end of the world” and imagine futures that are more collective and compatible with the continuity of our existences.
- ISBE & Cochrane Portugal Newsletter nº 307: Rentabilidade diagnóstica e impacto clínico da TC de corpo inteiro em doentes politraumatizadosPublication . Lupi Manso, Nuno; Rachadell, Juan; Carneiro, António VazEsta Newsletter (NL) resulta de uma parceria entre o Instituto de Saúde Baseada na Evidência e a Cochrane Portugal, e tem como objectivo disponibilizar informação sobre áreas importantes para a prática clínica, com base na melhor evidência científica disponível. São incluídos estudos relevantes, criticamente avaliados pela sua validade, importância dos resultados e aplicabilidade prática, resumidos numa óptica de suporte à decisão. É dada prioridade a estudos de causalidade incluindo-se ainda, quando justificado, estudos qualitativos e metodológicos, assim como revisões científicas. O conteúdo da NL é da exclusiva responsabilidade do(s) seu(s) autor(es).
- Developing tools to measure and communicate sustainable cosmeticsPublication . Costa, Ricardo Filipe Oliveira da; Marto, Joana MarquesAs estruturas de sustentabilidade atuais fornecem orientações valiosas, mas não cobrem adequadamente todas as dimensões - ambiental, social e governança - para este setor. Este trabalho de investigação aborda a necessidade crítica de uma ferramenta de sustentabilidade abrangente, especificamente projetada para a indústria cosmética. Através da avaliação das estruturas existentes e da realização de entrevistas com especialistas, foram identificados os principais desafios enfrentados pelas empresas de cosméticos na implementação de práticas sustentáveis. Estes incluem a redução do uso de água, eficiência energética, embalagens sustentáveis, educação do consumidor, impacto ao longo do ciclo de vida, desafios regulamentares e sustentabilidade social. Além disso, perceções de profissionais do setor destacaram tópicos essenciais que devem ser incluídos na ferramenta a ser desenvolvida, como práticas éticas, inovação, transparência e avaliações do ciclo de vida. O objetivo é criar uma ferramenta de sustentabilidade abrangente que aborde esses desafios e melhore a comunicação dos esforços de sustentabilidade aos consumidores. O objetivo da ferramenta deve ser fomentar uma maior conscientização e confiança do consumidor, promovendo, em última análise, uma indústria de cosméticos mais sustentável e transparente.
- O desenvolvimento da teoria da probabilidade e a sua relação com os jogos de azarPublication . Cardoso, Carla; Silva, Jorge Nuno Monteiro de Oliveira e; Freitas, Pedro Jorge SantosO objetivo deste documento de tese passa por estabelecer uma ligação entre o nascimento da Teoria da Probabilidade e os jogos de azar. Mas não serão apenas mencionados jogos de azar: serão igualmente estudados jogos como o Rithmomachia ou o Jogo Algébrico de Berkeley. Esta abordagem torna-se necessária pois os jogos não acontecem isolados de uma realidade cultural, social e histórica – percorrem séculos de civilização humana, estabelecendo relações que não podem ignoradas. No final desta tese, será possível compreender que o ser humano, dotado de racionalidade, inteligência e perspicácia, se apercebeu que os jogos podiam constituir um campo de aprendizagem para tarefas tão distintas como enfrentar inimigos em batalhas, aprender técnicas de cálculo ou desenvolver comportamentos virtuosos. Neste trabalho será ainda analisado o primeiro jogo cujas regras estão bibliograficamente documentadas, Ludus Regularis, desfazendo alguns dos mitos que o rodeiam. É também de destacar o estudo pormenorizado do tratado Liber de Ludo Aleae, de Cardano, e a análise do Jogo Algébrico de Berkeley. O aleatório fora do ambiente dos jogos foi também abordado neste documento. A sua origem milenar em diferentes geografias do globo terrestre permitiu o contacto com os deuses – essa dimensão superior que “religa” o ser humano ao transcendente. Cedo se percebeu que o aleatório também poderia ser um método para alcançar a justiça e a igualdade a nível terreno, tal como acontecia na Grécia Antiga, aquando da seleção de altos funcionários num estado democrático. No século XVI, Girolamo Cardano aponta o foco para a Probabilidade. Não esteve sozinho: muitos génios da Ciência e da Matemática o acompanharam. E se a viagem até aqui levou alguns milénios, em poucas décadas vimos estabelecer-se a Teoria da Probabilidade. A mesma que hoje é considerada indispensável à vida na sociedade ocidental.
- Corso e pirataria no atlântico sul português : o Brasil, 1570-1600Publication . Dias, Duarte Martins; Domingues, Ângela Maria VieiraEsta dissertação tem como objetivo aprofundar o estudo do corso e pirataria nos primórdios da Era Moderna, durante o século XVI. Estas atividades foram transversais a várias formações políticas europeias envolvidas no processo de Descobrimentos e Expansão europeia, podendo ser consideradas também como um fenómeno global, ocorrendo em diversos tempos e espaços. A constatação de que, apesar de ser global, este fenómeno apresentava características e motivações muito distintas, levou a que optássemos por circunscrever a análise ao Atlântico Sul e ao litoral brasileiro. O nosso tema central e a cronologia incidem nas atividades referidas praticadas por ingleses, no arco cronológico correspondente ao contexto histórico da União Ibérica e da Guerra Anglo-Espanhola. Apesar de especificarmos os casos de estudo da presença de corsários e piratas ingleses no Atlântico Sul e no litoral brasileiro nas últimas três décadas de Quinhentos, procuramos entender melhor como estas estavam intrinsecamente ligadas aos processos e dinâmicas das formações estatais europeias, tanto dos pioneiros portugueses, como mais tarde, dos britânicos.
- Efeito de redes extracelulares de neutrófilos em espermatozóides de burroPublication . Correia, Inês Botelho Pargana; Roig, Jordi Miró; Dias, Graça Maria Leitão FerreiraA melhoria da eficiência reprodutiva na espécie asinina exige uma melhor compreensão da sua estratégia reprodutiva. A seleção espermática que ocorre no útero da burra conta com a ação de neutrófilos (PMN) capazes de formar redes extracelulares (“Neutrophil Extracellular Traps”; NETs), que permitem capturar espermatozóides (SPZ). Destes, alguns são mais tarde libertados, por ação de uma DNAse presente no plasma seminal, exibindo excelentes movimentos. Assim, este pode constituir o processo de seleção espermática desta espécie. Esta dissertação teve com objetivos (i) a formação in vitro de NETs por neutrófilos quando em presença de espermatozóides de burro; (ii) a avaliação do efeito da formação de NETs nos espermatozóides e (iii) quando submetidos à ação de uma DNAse. Para isto foram recolhidos ejaculados de burro e isolados neutrófilos a partir do sangue de burra de modo a formar cinco grupos de estudo: Sémen, SPZ-PMN, SPZ-PMN-DNAse, SPZ-PMN-DNAse-EP, SPZ-PMNEP. Aos grupos “SPZ-PMN-DNAse” e “SPZ-PMN-DNAse-EP” foi adicionada uma DNAse, enquanto que nos grupos “SPZ-PMN-DNAse-EP” e “SPZ-PMN-EP, as suspensões de SPZ e PMN foram filtradas pelo filtro de sílica EquiPure. Para cada grupo experimental, ao fim de 1 e 2 horas de incubação a 37ºC, foram analisados a viabilidade espermática através da coloração eosina-nigrosina e os parâmetros de movimento através do sistema de análise espermática CASA, a diferentes tempos de incubação. Depois da junção dos espermatozóides com os PMNs foi confirmada a formação de NETs, através da observação microscópica de halos e agregados de espermatozóides em redor dos PMNs. Após o contacto com as NETs, a viabilidade espermática diminuiu na presença de uma DNAse, em conjunto com a utilização do filtro de sílica EquiPure (EP), ao fim de 1h de incubação (p<0,05). Também neste grupo experimental se verificaram os valores mais elevados de VSL, LIN, STR e o menor valor de ALH (p<0,05), caracterizando este como o grupo com maior velocidade e linearidade, após 1h de incubação. Os restantes grupos não diferiram entre si no que concerne a sua viabilidade. O grupo espermatozóides-neutrófilos mostrou ser o menos veloz e menos linear de entre os restantes. Este estudo preliminar sugere a continuação da investigação no âmbito da endometrite fisiológica, de modo a melhor compreender o seu papel na seleção espermática e a sua importância para a fertilidade em burros, bem como o efeito da formação das NETs nos espermatozóides
- Fontes ambientais de infeção por Cryptosporidium parvum em vitelos leiteiros recém nascidosPublication . Rodrigues, Maria Leonor Frangão Rézio Falcão; Bexiga, José Ricardo Dias; Guerreiro, Dário Alexandre Nunes de Sá (tutor)Cryptosporidium parvum é um protozoário parasita responsável pela infeção intestinal de humanos e animais, causando alta morbilidade e morte em hospedeiros imunocomprometidos, e é considerado uma das principais causas de diarreia em vitelos. A principal via de transmissão dos oocistos é fecal-oral. Este parasita representa um problema relevante tanto para a saúde e produção animal como para a saúde pública, uma vez que alguns genótipos são zoonóticos. O presente trabalho visou avaliar possíveis fontes de contaminação por C. parvum em vitelos numa vacaria leiteira, o que pode ajudar a desenvolver estratégias mais eficazes para prevenir e controlar a disseminação do parasita, protegendo a saúde e o bem-estar tanto de animais como de humanos. Amostras fecais de vacas adultas foram recolhidas nos períodos pré-parto (n=6) e pós parto (n=7), assim como ao parto (n=7). Foram colhidas diariamente amostras de fezes dos respetivos 7 vitelos desde o nascimento até ao 21º dia de vida. As amostras ambientais incluíram luvas, cama da maternidade, placas de Petri para recolha de aerossóis da limpeza com água a alta pressão e zaragatoas de diversos materiais como botas, jaulas, baldes, tetinas, comedouros e sondas esofágicas. A metodologia baseou-se na identificação de oocistos de Cryptosporidium spp. pela coloração de Ziehl-Neelsen e imunofluorescência direta. Foi extraído DNA das amostras ambientais e das amostras fecais dos vitelos ao 10º dia e analisado por PCR 18S rRNA para confirmar a presença de Cryptosporidium spp. Algumas jaulas pré-entrada (4/6), baldes de água (2/5), tetinas (1/5), comedouros (4/5), placas de Petri (2/7), cama da maternidade (1/1), todos os bezerros (7/7), jaulas de saída (7/7), luvas (2/2) e botas (2/2) testaram positivos. A presença de Cryptosporidium parvum foi confirmada por RFLP. A análise da sequência do gene gp60 confirmou o genótipo como IIaA15G2R1. Dado que as amostras das 7 vacas revelaram-se negativas, podem ser excluídas como uma potencial fonte de contaminação para os vitelos. No dia 6, 4 de 7 vitelos estavam positivos e ao 7º dia todos testaram positivo, sugerindo que a infeção ocorre entre os dias 0 e 4, considerando um período pré-patente de 3 a 6 dias. Cryptosporidium spp. foi detetado em todos os tipos de amostras ambientais (exceto nas sondas esofágicas), suportando a hipótese de que o problema está nas estratégias de maneio e limpeza. Nestas condições, os vitelos recém-nascidos são expostos ao parasita desde o dia 0, o que pode justificar a alta prevalência da infeção e doença em vacarias leiteiras
- Good food good loop : combate ao desperdício alimentar em contexto escolarPublication . Coutinho, Inês Sofia Santos; Sousa, Joana; Nogueira, TelmaAs interligações entre a saúde ambiental e a saúde humana nunca foram tão valorizadas. A alimentação desempenha um papel essencial neste contexto. Os sistemas alimentares atuais são insustentáveis. A redução do desperdício alimentar é crucial para alcançar sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis. As refeições escolares são um desafio para a sustentabilidade ambiental e uma oportunidade para combater o desperdício alimentar. Parte substancial das refeições escolares são desperdiçadas, pelo que a educação das crianças e jovens poderá contribuir para a mudança comportamental necessária para garantir a sustentabilidade dos sistemas alimentares. O presente trabalho teve como objetivo avaliar uma intervenção com metodologia de investigação participada de base comunitária no combate ao desperdício alimentar em contexto escolar. Realizou-se um estudo intermunicipal em duas escolas públicas do ensino básico portuguesas. Auscultou-se as comunidades escolares e capacitou-se alunos do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário para dinamização de sessões de educação alimentar dirigidas aos alunos do 1º ciclo do ensino básico e para participação ativa na avaliação do desperdício alimentar no refeitório escolar. Avaliou-se o desperdício alimentar dos alunos de 11 turmas do 1º ciclo do ensino básico, antes e após a intervenção. Adicionalmente, recolheu-se dados de avaliação de processo. Identificou-se desperdício alimentar médio de 29,4% ± 11,22% antes da intervenção e de 30,1% ± 9,58% após a intervenção, não se constatando variação significativa entre os dois momentos de avaliação (p > 0,05). No que respeita à avaliação de processo, de modo geral, tanto os alunos como os professores, ficaram satisfeitos com este modelo de intervenção. Os resultados do presente estudo reforçam a necessidade de mitigar o desperdício alimentar, com o intuito de alcançar as metas do Acordo de Paris e da Agenda 2030 e, concomitantemente, promover a saúde populacional e ambiental.
