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- ISBE Newsletter Saúde Digital nº 289: ECG potenciado por Inteligência Artificial parece reduzir a mortalidade por todas as causasPublication . Rachadell, Juan; Lupi Manso, Nuno; Carneiro, António VazEsta Newsletter (NL) surge de uma colaboração entre o Instituto de Saúde Baseada na Evidência (ISBE) e a Cochrane Portugal com o objetivo disponibilizar informação sobre a área da saúde digital, com base na melhor evidência científica disponível. Tratando-se de uma área recente e em constante evolução, esta publicação quinzenal inclui a análise de um estudo relevante, criticamente avaliados pela sua validade, importância dos resultados e aplicabilidade prática, tal como a explicação de um termo técnico e a referência a uma ou duas notícias relevantes. A NL inclui ainda a divulgação de atividades do ISBE que possam ser do interesse dos leitores. O objetivo é de permitir a atualização de conhecimentos na área. O conteúdo da NL é da exclusiva responsabilidade do(s) seu(s) autor(es).
- Emerging posthuman identities : from ontology to praxisPublication . Barcaro, Andrea; Mendes, Ana Cristina FerreiraThis dissertation is a study of identity as a key category of analysis in need of reinvention. Questioning late modern approaches to critical theory that see the Other as the constitutive outside of the self, I propose a pluralist-monist approach whereby the self is the Other within. Through the lens of posthumanism, I describe identity as discursively embodied and materially embedded, emerging from dialogue with our human and non-human others. Such concept of identity opens up opportunities for a deconstruction of the binary logic prevalent in western philosophy and humanist thought, highlighting the potential for emerging posthuman identities at the levels of ontology and praxis. I examine this potential through two separate but interconnected case studies. The first part of this text is a speculative experimentation where I “make friends” with an algorithm, the Midjourney Bot, prompting it with quotes by scholars in the field of the digital and environmental posthumanities and other branches of critical theory, to collaboratively develop AI-generated artwork exploring key themes around the emergence of identity. The second part engages with the work of Arca, a Venezuelan singer, music producer, and multimedia artist whose work focuses on the relationship between technology and the human body. Analyzing two of Arca’s recent music videos, Nonbinary (2020) and Prada/Rakata (2021), I concentrate on her use of references to ancient Greek and indigenous Venezuelan mythologies in the construction of queer new visions of identity that undermine the oppressiveness of sexual and gendered regimes. Throughout this study, I make use of the Situationist concept of détournement as a methodological tool to misappropriate, divert, and hijack established truths, reevaluating notions of authorship, agency, and accountability, as a way to shed light on the emergence of posthuman forms of identity.
- La cuestión antropológica del Primer Alcibíades a la luz de sus paradigmasPublication . Castro Toro, José Sebastián; Mesquita, António PedroLa presente tesis aborda la cuestión de la naturaleza humana en el diálogo platónico Alcibíades I o Primer Alcibíades, centrando la atención en el uso de paradigmas como herramientas dialécticas usadas de forma implícita para guiar la investigación. Inicialmente, se establece el contexto del diálogo y se justifica una interpretación hermenéutica que lo considera auténtico y perteneciente a la etapa tardía de Platón. Luego, se explora la noción de paradigma en la dialéctica platónica, diferenciándola del ejemplo simple y situándola como una herramienta para descubrir similitudes estructurales entre diferentes dominios de la realidad. A continuación, se analiza detalladamente el texto del Alcibíades I, identificando y examinando los paradigmas utilizados para investigar la naturaleza humana a partir de la confluencia de tres elementos: el alma, el cuerpo y su relación. Se concluye que estos paradigmas usados para investigar la naturaleza humana pueden reunirse como una familia de antropologías característicamente platónicas. Esta familia de antropologías contrasta con las concepciones antropológicas de la época, como las de Homero o las órfico-pitagóricas, al interpretar el cuerpo como un instrumento que el alma está en capacidad de usar para hacerse virtuosa y ejercer la política.
- A outra margem. O e-book e a transformação do livroPublication . Pereira, Ana Matilde Gomes de Jesus; Correia, ÂngelaHá décadas, o livro deixou de estar confinado ao suporte de papel, e a edição de texto expandiu-se além dos limites tradicionais. No entanto, entre os agentes do livro, a terminologia relacionada com as novas realidades do livro permanece em discussão, e as fronteiras entre alguns conceitos demoram a clarificar-se. Por outro lado, embora a construção do livro tradicional tenha sido aprimorada ao longo de muitos séculos, adaptando-se à reação dos leitores, a produção dos e-books, que podem oferecer inúmeras potencialidades, revela-se ainda bastante dependente da prática habitual dos livros tradicionais. Nesta dissertação, abordar-se-á a questão da transição do livro em suporte de papel para o suporte eletrónico, procurando definir caraterísticas identificadoras e, portanto, distintivas do e-book, a sua receção pela sociedade, um conjunto de recomendações ou princípios de construção do livro digital, tendo em consideração o que o aproxima e o afasta do livro em papel, e levantar questões sobre o horizonte do livro digital.
- Decolonizing art and videogamesPublication . Arvers, Isabelle; Gouveia, Patrícia Cristina e Silva FigueiraPara celebrar duas décadas de curadoria de arte e videojogos, embarquei numa digressão global por 17 países do Sul em junho de 2019, com o objetivo de celebrar as práticas femininas, queer, feministas e descoloniais. A minha viagem levou-me a conhecer e entrevistar cerca de 300 artistas e designers de jogos e a organizar seis exposições, que giram em torno de temas como a descolonização de imaginários, a exploração de contra-ficções políticas e sociais através da arte e dos videojogos, o tecnofeminismo, a imersão em imaginários interespécies e o diálogo entre conhecimentos ancestrais e digitais. Embora em 2019 a indústria dos videojogos ainda fosse dominada pelos EUA, pela Europa e pelo Japão, o mercado dos videojogos sofreu alterações significativas nos últimos quatro anos. As regiões do Sul tornaram-se os novos mercados fortes para os videojogos, caracterizados pelas suas populações jovens e pelo aumento do consumo de entretenimento em linha. Esta evolução permitiu a um sector de produção independente recuperar a sua identidade, a sua narrativa e as suas representações. Também deu origem à contra-ficção a partir das margens. Utilizando estratégias como o contra-jogo, a desidentificação e a desculonización, as novas gerações ocupam o espaço digital para amplificar a sua voz nas lutas em curso para reclamar corpos e territórios. Mais do que questionar a sub-representação de vozes marginalizadas em conteúdos digitais, este projeto propõe uma perspetiva queer, feminista e descolonial da geografia da arte e dos videojogos. Apresenta cerca de 150 jogos e criações digitais que nos mergulham em universos, narrativas, ambientes e cosmogonias alternativos. Estas contra-ficções dissidentes abordam o conceito de vida de um ponto de vista diferente, utilizando estrategicamente os jogos e a arte para sensibilizar para os desafios ambientais, políticos, sociais e económicos associados à produção e ao consumo de jogos de vídeo. O projeto defende o ativismo educativo através de "jogos verdes" como forma de abordar estas questões prementes
- Indústria 4.0 em Portugal: uma Análise à transição industrial através de indicadores de PotencialPublication . Santos, Francisco Mota Grilo; Morgado, Paulo; Vale, MárioAs Revoluções Industriais tiveram um impacto crucial na história da humanidade, impulsionando mudanças significativas nos métodos de produção, nas relações sociais e no desenvolvimento económico. A evolução das diferentes regiões durante essas revoluções pode ser explicada por fatores como recursos naturais, localização geográfica, estrutura social, políticas governamentais e níveis de investimento regionais. Esta nova Revolução Industrial, a Indústria 4.0, é fundamentada na IoT, Big Data, Inteligência Artificial e ciência de dados, destacando assim a importância do ‘Onde’ e ‘Quando’ como um novo modelo de negócios e gestão de ativos, incluindo a informação espacial. Nesse contexto, os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) são ferramentas privilegiadas para integrar, analisar e visualizar grandes volumes de dados espaciais, proporcionando uma compreensão aprimorada e facilitando a criação de conhecimento sobre dinâmicas complexas. Através dos SIG, surgem questões importantes sobre as nossas interação e compreensão do ambiente, influenciando assim as decisões futuras. Esta dissertação visa identificar os determinantes geográficos que podem contribuir para a implementação da Indústria 4.0 (i4.0) em Portugal e propor um indicador de potencial geográfico para a transição industrial. Com essa finalidade, serão realizadas análises exploratórias de dados, utilizando métodos de modelação. Os resultados mostram a importância da i4.0 em Portugal, destacando a necessidade de investimentos equilibrados e estratégias regionais para aproveitar seu potencial transformador. A inclusão dos SIG é essencial para a análise de dados espaciais, facilitando decisões informadas. A implementação eficaz da i4.0 pode impulsionar o crescimento económico e a criação de empregos, especialmente em regiões desfavorecidas. A transição para uma economia digital requer um alinhamento estratégico de educação, inovação e políticas de desenvolvimento regional, assegurando benefícios equitativos em todo o país. Assim, a i4.0 representa uma revolução tecnológica e uma oportunidade para construir um futuro inclusivo e sustentável.