Browsing by Issue Date, starting with "2024-01-03"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- A Instabilidade Política no Vanuatu: um Estudo de CasoPublication . Cabral, Maria Helena Resende; Andreia Mendes Soares e Castro; Sofia BatalhaO presente relatório serve como registo descritivo da prossecução da componente não letiva do mestrado em Ciência Política desenvolvida no âmbito de um estágio profissional, realizado entre outubro de 2021 e abril de 2022 nos Serviços da Ásia e Oceânia da Direção-Geral da Política Externa, do Ministério dos Negócios Estrangeiros. O relatório divide-se em duas partes. A primeira parte aborda o funcionamento do departamento governamental onde foi realizado o estágio, assim como faz uma análise crítica e descritiva das atividades desenvolvidas ao longo do estágio. Numa segunda parte, o relatório desenvolve-se numa análise científica e revisão literária subordinada ao Vanuatu, um dos países da Ásia e Oceânia que foi objeto de elaboração de uma ficha descritiva, que foi escolhido como estudo de caso com o objetivo de compreender as razões da sua instabilidade política. Evidencia-se assim a ligação entre a teoria e a prática. Com o recurso às teorias que se focam no processo de democratização, que destacam certos fatores como elementos negativos que dificultam a transição e a formalização deste processo, da análise feita, destacam-se estes três fatores – a herança colonial, a fragmentação sociocultural e a fragmentação partidária – como os instigadores da instabilidade política no Vanuatu, não se expressando como obstáculos ao respetivo processo de democratização. Não obstante a sua análise individual, estabelece-se igualmente uma conexão entre os três fatores, percebendo os fundamentos da sua criação, na dimensão da instabilidade política.
- Acompanhamento de famílias em luto em medicina geral e familiar : práticas e atitudes do médico de famíliaPublication . Costa, Fábio Rafael Leite; Barbosa, Miguel Marques da GamaOs médicos de família (MF) têm o potencial de fornecer um importante apoio aos familiares enlutados após a morte de um paciente. Objetivos: Este estudo tem como objetivo analisar as atitudes dos MF em relação às famílias enlutadas, compreender o impacto das experiências pessoais e valores nesse acompanhamento e avaliar a sua preparação na abordagem do tema em consulta. Método: Um questionário online foi partilhado com os médicos de família com prática clínica em Portugal. Resultados: Participaram 210 médicos de família, 84.3% do sexo feminino. Os profissionais relataram acompanhar poucas situações de final de vida de que têm conhecimento, sendo que a notificação do óbito é transmitida principalmente pela família (74.2%). Existe a perceção de que o acompanhamento dos MF aos familiares enlutados ajuda a aliviar o sofrimento (88.6%). Os participantes relatam sentir-se preparados e confortáveis para abordar o tema (72.9%), sendo que o luto pessoal tem um impacto positivo na abordagem em consulta (78.6%). Conclusão: As práticas dos MF em relação às famílias enlutadas não são padronizadas e variam entre os profissionais. O acompanhamento de pacientes no final de vida pelo médico de família é reduzido, tanto no número de situações de fim de vida, quanto na abordagem dessas situações. O investimento em formação sobre luto e a criação de protocolos para abordar as famílias enlutadas são essenciais na melhoria dos cuidados prestados.
- Educação e felicidade em São Tomás de AquinoPublication . Moreira, Margarida Moniz; Xavier, Maria LeonorTodos os homens têm uma tendência natural para um bem transcendente e absoluto e nesta inclinação fundamenta-se o seu desejo natural de felicidade que se apresenta como algo necessário, quer dizer, o homem é naturalmente vocacionado para a felicidade. O presente trabalho tem como objetivo principal investigar a possibilidade do ensino da felicidade por parte de um mestre (humano) a um discípulo. Partindo do pensamento de São Tomás de Aquino (1224/25-1274), no que diz respeito à teoria e prática da educação, a partir da sua teoria do conhecimento, bem como no caminho da felicidade ou bem-aventurança humana, pretende-se compreender qual o papel do mestre e do discípulo, assim como a relação entre ambos no processo de aquisição do conhecimento e no caminho para a bem-aventurança humana, identificada como o fim último da vida humana. Deus inscreveu no homem as sementes do conhecimento ou princípios universais do conhecimento, as sementes das virtudes e um desejo natural de felicidade, razão pela qual é possível justificar uma ligação entre o ensino, a virtude e a felicidade.
- Tolerância da diversidade sexual : uma análise da comparação da presença da população homossexual entre o Brasil e a ChinaPublication . Yan, Mi; Pina-Cabral, João deA homossexualidade é um fenómeno de abrangência universal, sem se limitar a um tempo ou território em particular. Este trabalho tem como objetivo fazer um perfil da presença da população homossexual no Brasil e na China comparativamente. No âmbito da dimensão histórica, a existência de população homossexual torna-se patente sempre que a sociedade permite maior liberdade de expressão, tanto no Brasil quanto na China. É de ressaltar que, o movimento homossexual se desenvolveu em circunstâncias adversas em ambos os países, na medida em que alguns aspetos, particularmente a religião no Brasil, afetam as atitudes do povo brasileiro em relação às pessoas homossexuais, provocando várias ocorrências homofóbicas. Já na China, a ideologia de raiz histórica confuciana ("Piedade Filial", "Cortesia" e "Moderação") ganha mais terreno na vida do povo chinês, sendo um elemento contrário à presença pública da homossexualidade entre chineses. Para além de uma breve reflexão sobre a produção discursiva dos autores profissionais referente a esta área, este trabalho tem ainda o objetivo de analisar outro fator, nomeadamente os meios de comunicação que, nestes dois países, fazem com que a homossexualidade seja menos sujeita a discriminação do que antes. Este trabalho, de âmbito comparativo, mostra que, se bem que os dois países sejam muito distintos, é semelhante a persistência das pessoas homossexuais em fazer ouvir as suas vozes e o seu desejo de plena participação na vida social.