Browsing by Issue Date, starting with "2023-11-29"
Now showing 1 - 10 of 17
Results Per Page
Sort Options
- A manutenção do futuro. Estratégias de melhoria contínua no departamento da manutenção de uma fábrica do grupo BIMBOPublication . Amaral, Sara Filipa Calado dos Santos; Raymundo, Anabela MoreiraA quarta revolução industrial marca um período de avanço tecnológico nas empresas, incluindo as do setor alimentar. Estas empresas, inseridas num ambiente altamente competitivo, enfrentam uma pressão constante para otimizar processos, mantendo a qualidade dos produtos e o foco na melhoria continua. Neste contexto, o Grupo Bimbo tem investido fortemente na transformação digital das suas fábricas, com o objetivo de impulsionar a inovação e aumentar a eficiência. Assim, este estágio de seis meses abordou dois desafios principais: - A melhoria do armazém de manutenção, no qual se analisou o fluxo interno do armazém de peças do departamento de manutenção para identificar oportunidades de melhoria. Dessa análise, identificou-se como problema principal as ineficiências operacionais existentes no armazém, como falta de espaço e gestão ineficiente de stock. Foram propostas melhorias, como reorganização do layout, aplicação de conceitos Lean, como as ferramentas 6S e análise ABC, e procedeu-se à transição do catálogo de peças existente no armazém para um Enterprise Asset Management (EAM), um software de gestão de ativos. Estas melhorias resultaram numa maior acessibilidade às peças existentes no armazém, numa redução do tempo despendido na procura das peças corretas e alicerçou uma gestão eficiente do stock. - A implementação de sensores nos contadores de água, luz e eletricidade para perceção de consumos em tempo real, permitindo o acompanhamento e histórico desses dados. Através da metodologia PDCA, no final do projeto os sensores irão possibilitar a tomada de decisões operativas que permitam o aumento do desempenho dos indicadores de sustentabilidade da empresa, com base na informação recolhida através da conectividade IoT em tempo real, bem como a deteção de anomalias e redução de excedentes de consumo. Foi também possível iniciar um projeto com o objetivo de implementar sensores nos ativos críticos das linhas de produção, assim como contribuir para uma auditoria interna.
- Desempenho tecnológico de farinhas de trigo para produtos tipicamente italianosPublication . Pedro, Ana Marta Martins; Sousa, Isabel Maria Nunes deA rica tradição alimentar italiana desempenha um papel fundamental na cultura gastronómica do país, e os produtos agroalimentares "Made in Italy" carregam consigo não apenas um sabor distinto, mas também uma história, cultura e tradição profundamente enraizadas. Nascida em Nápoles, a Pizza é nos dias de hoje, um dos pratos tradicionais mais consumidos em todo o mundo e apresenta diferentes tipologias e variantes. O objetivo central deste projeto foi desenvolver uma linha de farinhas para produtos italianos, nomeadamente Pizzas, com ênfase na qualidade e desempenho das farinhas e também na valorização do gérmen de trigo, de modo a que os produtos desenvolvidos pudessem competir com as farinhas importadas de Itália. O estudo abordou as diferentes tipologias de Pizza, com foco na Pizza Napolitana, Pizza Romana e na Pinsa Romana. No estudo laboratorial das características físico-químicas bem como da aptidão tecnológica das farinhas estremes, a amostra nacional T55FP2 destacou-se como a mais próxima da italiana T0CNv. No entanto, quando submetidas ao teste de forno, nenhuma das farinhas portuguesas conseguiu igualar o desempenho das italianas. Quanto às farinhas compostas, foi desenvolvido um conjunto de formulações com diferentes percentagens de gérmen, contudo, não foi possível determinar a percentagem ideal para obter resultados vantajosos na produção de Pizzas e Pinsas Romanas. Embora tenha havido avanços na procura por equivalências às farinhas italianas, ainda há desafios a superar na obtenção de um desempenho tecnológico igual ou superior. No futuro coloca-se a hipótese de adicionar malte diastásico à amostra T55FP2 para melhorar o seu desempenho em testes de forno e ainda, ajustar a porção de gérmen a acrescentar às farinhas compostas.
- Decolonising the earth: Anticolonialism in the soil of empirePublication . Carreira da Silva, Filipe; Davidson, Joe P.L.The relationship between humanity and the soil is an increasingly important topic in social theory. However, conceptualisations of the soil developed by anticolonial thinkers at the high point of the movement for self-determination between the 1940s and the 1970s have remained largely ignored. This is a shame, not least because theorists like Eric Williams, Walter Rodney, Suzanne Césaire and Amílcar Cabral were concerned with the soil. Building on recent work on human-soil relations and decolonial theory, we argue that these four thinkers conceptualised the connection between soil, empire, and anticolonial revolt. Williams and Rodney ground understanding of soil degradation in global relations of economic power, while Césaire and Cabral reconceptualise postcolonial nationhood in terms of the mutability and diversity of the soil. The article concludes by suggesting that these two anticolonial counterpoints, global connectivity and more-than-human identification, anticipate and deepen contemporary attempts to decolonise ecological thinking.
- Development of hybrid lipidic-polymeric nanoparticles with hyaluronic acid encapsulating Dimethylfumarate and Rutin by modified nanoprecipitationPublication . Morais, Adriana Reis; Serri, Carla; Almeida, António José Leitão das NevesContexto: O fumarato de dimetilo, fármaco utilizado na esclerose múltipla, e a rutina, um bioflavonóide, são ambos agentes anti-neuroinflamatórios relacionados a doenças degenerativas, apresentando, porém, uma fraca solubilidade e uma limitada biodisponibilidade. Para contornar estas questões, a nanotecnologia tem feito avanços notáveis na melhoria de tais problemas. Assim, nanopartículas híbridas lipídico-poliméricas foram sintetizadas, aproveitando o benefício de ambos os componentes para melhorar o efeito terapêutico e facilitar a administração por via intranasal, uma vez que existe uma ligação anatómica entre a cavidade nasal e o sistema nervoso central. Objetivo: O propósito deste estudo é avaliar como diferentes quantidades de diversos excipientes na formulação afetam a caracterização físico-química, bem como determinar a técnica de preparação mais eficaz. Métodos: Nanoprecipitação modificada, em que o componente orgânico consiste em fosfatidilcolina ou num lípido peguilado dissolvido em etanol, enquanto o componente polimérico é representado pelo ácido hialurónico dissolvido em água. As duas primeiras formulações foram produzidas apenas com o recurso ao sonicador, enquanto as restantes formulações foram produzidas com o método da bomba de seringa de perfusão, envolvendo a adição gradual de gota a gota de óleo na água. Ambas as abordagens foram seguidas de evaporação do solvente e caraterização físico-química, juntamente com a eficácia do aprisionamento das substâncias ativas. Resultados: A nanoprecipitação modificada feita com o sonicador produziu nanopartículas maiores do que as feitas com o auxílio da bomba de seringa de infusão e a distribuição de tamanho foi heterogénea na maior parte das formulações. Em geral, a percentagem de poloxâmero, colesterol, palmitoiletanolamida, a escolha do componente lipídico e a ausência de ácido hialurónico afetam o tamanho das partículas das formulações. A formulação de 8 poderá ser a mais adequada para a administração intranasal de fumarato de dimetilo, enquanto as formulações 13 ou 14 poderiam transportar rutina pela mesma via.
- Acquisition of english fricatives by vietnamese users of the ELSA app : an acoustic studyPublication . Pinto, Filipa Isabel Filipe; Moniz, Helena Gorete Silva; Girard, RaphaelO principal objetivo desta tese é analisar a produção de fricativas não vozeadas, por utilizadores da aplicação ELSA Speak. Esta tese teve por base o estágio realizado na empresa para obtenção do grau de mestre em Linguística. O trabalho realizado ao longo do estágio teve como finalidade ajudar e melhorar a aprendizagem dos falantes de uma segunda língua, neste caso a língua vietnamita. Ao entender as produções dos falantes, torna-se mais simples proporcionar um melhor feedback, o que consequentemente, deixa o utilizador mais satisfeito e oferece uma melhor experiência ao utilizador da aplicação. De forma a melhorar a deteção de erros da aplicação, a cobertura e precisão de exemplos e estruturas a anotar tinha de ser melhorada, assim como as anotações necessitavam de ser mais específicas e de terem rótulos que fossem para além de “OK” ou “ERRO”, inicialmente utilizadas. Assim sendo, a anotação fonética foi a principal tarefa deste estágio. Outro dos motivos para esta análise, foi a relevância académica sobre o assunto, uma vez que existem alguns estudos conhecidos sobre as características acústicas de fricativas (Stevens, 1999; Jongman et al., 2000), porém há menos estudos sobre aquisição de L2 de fricativas de inglês (Kitikanan, 2016), particularmente sobre a língua vietnamita. Deste modo, este trabalho pode ser dividido em três grandes partes. A primeira parte é uma parte teórico-prática (capítulo 2) aborda a empresa em que o estágio foi realizado, a ELSA Speak. Nesta parte analisam-se tanto as equipas que constituem a empresa, bem como a aplicação desenvolvida pela mesma. Esta parte também se destaca por uma explicação dos vários trabalhos desenvolvidos ao longo do estágio e observações quanto ao que foi realizado durante esse período. De modo a realizar esta análise foram ouvidos e anotados vários áudios. Primeiramente e numa fase de aprendizagem, foram analisados vários fones, desde oclusivas a ditongos, e posteriormente o grupo de fones para análise mais aprofundada, as fricativas não vozeadas. Estes fones foram escolhidos para uma maior análise devido à dificuldade de aquisição que os falantes vietnamitas demonstram para a sua produção. A segunda parte é teórica e aborda a revisão da literatura (capítulo 3). Primeiramente, é realizada uma análise sobre as fricativas em contraste com outras classes de sons, seguido de uma breve revisão das fricativas na língua inglesa, variante de inglês americano padrão. De seguida, é efetuada uma pesquisa sobre análise acústica e aprofunda-se o que as várias medidas acústicas podem revelar sobre as fricativas, sendo que este aprofundamento tem como base os dados encontrados na língua inglesa. Consequentemente, é efetuada uma análise relativamente à língua vietnamita: começando com uma breve explicação do que constitui a língua, ou seja, o inventário fonético correspondente a consoantes e vogais, uma breve explicação dos tons existentes em vietnamita, passando depois para uma análise fonotática da língua e terminando com uma revisão sobre as dificuldades até hoje encontradas pelos falantes nativos de vietnamita, quando produzem as fricativas inglesas. Finalmente, esta segunda parte termina com um olhar para três modelos de aquisição de segunda língua: a Hipótese da Análise Contrastiva (HAC), (Lado, 1957); o Modelo de Aprendizagem da Fala (Speech Learning Model: SLM), (Flege, 1987); e o Modelo de Assimilação Perceptual (Perceptual Assimilation Model: PAN-2), (Best & Tyler, 2007). Após a revisão da literatura, foram elaboradas as hipóteses e metodologias de trabalho (capítulo 4 e 5, respetivamente). A terceira parte deste relatório (capítulo 6 e 7) é prática e debruça-se sobre as fricativas não vozeadas e sobre a análise que é realizada, alinhado com o que foi anteriormente explorado na revisão da literatura. Os áudios analisados são de falantes autodeclarados nativos vietnamitas e foram analisadas apenas fricativas em posição inicial de palavra. Para este estudo, o contexto vocálico escolhido foi a vogal /æ/, que existe na língua inglesa, no entanto, não faz parte do inventário vietnamita. As anotações estavam divididas em três categorias diferentes (“OK”, “ERRO”, “FORA”). Na categoria “ERRO” era possível escolher uma subcategoria que consistia numa classificação de fones específicos a partir do Alfabeto fonético internacional. Os fones foram categorizados e posteriormente anotados por um segundo linguista. Cada fone tinha um total de 1000 áudios para anotar, de forma a criar um conjunto de dados equivalente. No total, 5000 áudios foram anotados pelos dois anotadores. Depois de anotados os áudios, estes foram analisados acusticamente com diferentes medidas: quatro pistas espectrais (centróide, variância, assimetria e curtose), localização do pico, medidas de transição da informação (frequência de F2 em onset, intercetação, inclinação) e medidas de amplitude (amplitude normalizada e relativa). De seguida, foi realizada uma análise de aquisição de L2 em que foram analisadas as produções dos falantes vietnamitas e possíveis explicações para essas produções. Esta análise foi efetuada nas fricativas que foram anotadas manualmente. Esta tese testa duas principais hipóteses sobre a deteção acústica. O centróide, a localização do pico, a frequência de F2 em onset, a intercetação e a inclinação devem distinguir fricativas em termos de modo e ponto de articulação relativamente à localização da constrição como anterior vs. posterior. Portanto, devem distinguir algumas fricativas produzidas na frente da cavidade oral (ɸ, f, θ, s̪, s̻, s, ʃ, ʂ) de algumas fricativas produzidas na parte posterior da cavidade oral (ç, x, χ, ħ, h) (hipótese 1 e 4). Variância, assimetria, curtose, amplitudes normalizadas e relativas devem distinguir fricativas quanto ao grau de constrição. Portanto, devem distinguir entre uma constrição mais estreita (s̪, s̻, s, ʃ, ʂ) e uma constrição mais ampla (ɸ, f, θ, ç, x, χ, ħ, h) (hipótese 2 e 6). Consequentemente, também são testadas quais as medidas acústicas mais eficientes para distinguir as diferentes fricativas. Este relatório testa também duas hipóteses nas fricativas analisadas quanto à aquisição de segunda língua. Primeiro, os falantes da língua vietnamita não devem ter dificuldades ao pronunciar os fonemas /f, h/ na posição de onset (início de sílaba), uma vez que estes fones existem no inventário da língua e podem ser produzidos na posição de onset (hipótese LA_1). Também se prevê que os falantes da língua vietnamita terão dificuldades com /θ, s, ʃ/ (hipótese LA_2) na posição de onset, já que estes não existem no inventário vietnamita. Logo, prevê-se que os falantes irão mapear estes fonemas para o modo articulatório e propriedades acústicas mais próximos permitidos na língua vietnamita. A fricativa interdental /θ/ deverá ser substituída pelos fonemas /t, tʰ, t̪, t̪ʰ/ ou /s̪/. No caso da fricativa alveolar /s/, prevê-se que o fone será pronunciado como /s̪/ e /ʂ/. No caso de /ʃ/, prevê-se que o fone será pronunciado como /s/ ou /ʂ/. Neste estudo, foi possível provar que existem várias medidas acústicas robustas e que fornecem informação sobre as fricativas e as diversas formas de articulação, independentemente da variação por falante. Foram ainda confirmadas várias das hipóteses sobre a deteção acústica e as hipóteses de aquisição da língua. A tese mostra que as propriedades espectrais e medidas de amplitude distinguem com sucesso uma ampla variedade de fricativas, o que é confirmado por estudos anteriores. No entanto, estes estudos anteriores concentraram-se num conjunto limitado de fricativas (e.g., Jongman et al., 2000; Nirgianaki, 2014; Wikse Barrow et al., 2022). As medidas de transição de informação (frequência de F2 em onset, intercetação e inclinação) foram as medidas em que houve menos diferenças significativas entre fricativas não vozeadas. Os falantes vietnamitas tendem a utilizar estratégias percetivas e articulatórias da sua própria língua ao produzir tanto os sons conhecidos quanto os sons desconhecidos, do inventário da primeira língua. A influência do alfabeto vietnamita é visível na produção de fricativas como /f/ e /θ/. Como era esperado, as fricativas interdental (θ) e pós-alveolar (ʃ) representam os maiores desafios para os falantes. Algumas das substituições mais comuns foram por fones do inventário fonético vietnamita, tais como /s̪, tʰ, ʂ, x/.
- Estudo retrospetivo das necrópsias forenses realizadas na Faculdade de Medicina Veterinária-ULisboa (2014-2022)Publication . Rafael, Maria Inês Correia; Moreira, Anabela de Sousa Santos da Silva; Pissarra, Hugo Abel Correia Sampaio Monteiro Martins (Tutor)Em Portugal, os maus-tratos a animais de companhia são considerados crime desde 2014, quando foi implementada a Lei n.º 69/2014, de 29 de agosto. Desde essa data, foram realizadas 406 necrópsias forenses no Laboratório de Anatomia Patológica da Faculdade de Medicina Veterinária – Universidade de Lisboa, um dos 7 laboratórios pertencentes a uma rede identificada pela Ordem dos Médicos Veterinários e comunicada à Procuradoria-Geral da República. De forma a melhor perceber e caracterizar crimes relacionados com animais na região jurisdicional servida por este laboratório, foi conduzido um estudo retrospetivo de todos os casos forenses recebidos entre 2014 e 2022. Um total de 406 relatórios de necrópsias forenses foram analisados, dos quais 138 (34%) foram compatíveis com morte violenta, 168 (41,4%) foram classificados como morte natural, e 100 (24,6%) permaneceram indeterminados. Dos relatórios analisados, os canídeos e felídeos domésticos são os mais frequentemente envolvidos em casos de suspeita de maus-tratos, representando 323 (79,6%) e 64 (15,8%) dos casos, respetivamente. Para além dos carnívoros domésticos, foram ainda identificadas outras 12 espécies, maioritariamente da fauna selvagem, distribuídas por 19 casos (4,7%). O sexo mais representado em todos os animais foi o masculino (250/406, 61,57%). As causas de morte, associada a mortes violentas, mais comuns foram traumatismo (85/138, 61,6%) – maioritariamente contundente (51/85, 31,8%) – e envenenamento (47/138, 34,1%). Foram ainda contabilizados 236 (58,1%) casos cuja suspeita inicial foi maus-tratos por omissão de cuidados, e a ocorrência de omissão de cuidados foi relatada em 166 (40,9%) casos, incluindo situações de acumulação e reprodução não planificada com fins comerciais. A maioria das denúncias foi feita por terceiros (38,3%) do sexo feminino (35,6%), e o suspeito mais comum era o próprio detentor (36%), do sexo masculino (38,3%). O número de casos demonstra que a violência contra animais é uma realidade, e a sensibilização crescente da população é refletido no número de denúncias submetidas às autoridades competentes. A cooperação entre as autoridades judiciárias e os médicos veterinários, patologistas e/ou clínicos é imprescindível para a resolução de casos legais. A contínua melhoria do quadro legal para acomodar a realidade do país, bem como o reforço dos diversos recursos são fundamentais para uma resposta adequada aos crimes cometidos contra animais
- Tenossinovite inflamatória num cavalo de desporto : relatório de casoPublication . Varandas, Marta Conceição; Lamas, Luís Ressano Garcia Pardon; Lamas, Manuel Maria Guerreiro Ressano Garcia (Tutor)A bainha do tendão flexor digital é uma estrutura sinovial na face palmar/plantar do membro, que contém os tendões flexores digitais, a manica flexoria e três ligamentos anulares no seu interior. Lesões do tendão flexor digital profundo nos membros anteriores de cavalos de Salto de Obstáculos e da manica flexoria nos membros posteriores de póneis e cavalos Cob Irlandês são as causas mais comuns de tenossinovites inflamatórias desta bainha. O paciente deste caso é um cavalo de Ensino, raça Puro Sangue Lusitano, que apresentava claudicação de aparecimento súbito, edema da bainha, dor à palpação proximalmente ao boleto e na quartela, e dor à flexão do boleto no membro anterior direito. Nas ecografias, foi possível visualizar efusão, lesão extensa do tendão flexor digital profundo, espessamento do ligamento anular palmar e rotura da manica flexoria. Após falência do tratamento conservador, o animal foi submetido a cirurgia endoscópica num hospital de referência e, posteriormente, internado num centro de reabilitação física equina durante 15 semanas. O cavalo fez uma recuperação total, não tendo tido recidivas até um ano e seis meses após a alta. Esta tenossinovite é pouco frequente em cavalos de Ensino e, neste caso, poderá estar relacionada com alguns comportamentos exibidos pelo paciente. O processo de diagnóstico pode ser complementado com outras técnicas, mas a ecografia é o primeiro passo a tomar perante suspeitas de tenossinovite. Se não ocorrer resolução com tratamento médico, a cirurgia é obrigatória, seguida por um programa de fisioterapia. Nas tenossinovites agudas e simples o prognóstico é geralmente bom, enquanto que nas mais complexas ou com envolvimento do tendão flexor digital profundo, o prognóstico é mais reservado
- Importância terapêutica dos hemoderivados : perspectivas actuais e futurasPublication . Costa, Ana Paula Coisinha da; Silva, Isabel Bettencourt Moreira daO plasma humano contém muitas proteínas que são de grande importância médica. Após o fraccionamento de pools de plasma, proveniente de milhares de dádivas, obtém-se os medicamentos derivados do plasma, também designados por hemoderivados. Estes medicamentos são cruciais na profilaxia e tratamento de doentes com deficiências imunológicas, doenças autoimunes e inflamatórias, distúrbios hemorrágicos e uma variedade de deficiências congénitas. Todo o processo de produção de hemoderivados leva a que no final, estes produtos reúnam três premissas essenciais: eficácia terapêutica, tolerância clínica e segurança viral. Devido a possíveis problemas relacionados com transmissão de doenças infecciosas, a prescrição, dispensa e administração é muito rigorosa, sendo controlada por normas legais em todo o mundo, permitindo uma rastreabilidade destes produtos. Esta monografia aborda a importância terapêutica de cada um dos hemoderivados utilizados em Portugal, explicando o seu mecanismo de acção e caracterizando sumariamente a patologia envolvida. Os medicamentos derivados do plasma incluem a albumina humana, as proteínas de coagulação, as proteínas de anti-coagulação, a imunoglobulina humana e as imunoglobulinas específicas. A utilização de hemoderivados é cada vez maior e uma vez que o plasma é um bem escasso, abordaremos as diferentes técnicas de produção de medicamentos não derivados do plasma que tenham a mesma função.
- Contar, recontar, incluir : uma leitura de Anne with an EPublication . Caxiano, Luiza Nardi; Soares, Luísa AfonsoO presente trabalho propõe uma leitura da série de TV Anne With an E na intercessão de duas perspectivas de análise: os Estudos da Adaptação e os Estudos de Género. As adaptações audiovisuais podem proporcionar novas visões de um mesmo texto, mas a possibilidade de reescrevermos o passado com olhos do presente, a fim de as tornar mais inclusivas e alinhadas às discussões sociais do presente são aqui o foco da inclusão dos Estudos da Adaptação. A construção social do que é compreendido como “ser mulher” e “agir como mulher” tem por trás questões discutidas pelos Estudos de Género. A articulação das duas perspectivas com os novos meios de comunicação e distribuição audiovisual resultam na leitura da série Anne With an E, adaptação de um romance infantil que atingiu novos públicos e objetivos de conscientização por meio de suas três temporadas. Utilizando também noções sobre identidade, cultura, distribuição audiovisual, os media e o movimento feminista, este trabalho trará reflexões sobre as necessidades ou não de uma adaptação ser fiel, ao que foi necessário para refletir os movimentos sociais do século XXI por meio das personagens e quais as leituras que a série permite.
- Psicólogos em início de carreira : equilíbrio entre vida pessoal e profissionalPublication . Maurício, Tatiana Filipa Santos; Silva, Ana Catarina Nunes daOs psicólogos clínicos em início de carreira encontram-se numa situação desafiante, já que, para além de enfrentarem os múltiplos stressores específicos desta profissão, que são acrescidos pela sua inexperiência, estão também inseridos numa cultura em que se espera que cuidem dos outros sem que eles próprios sejam cuidados. Assim, torna-se essencial, particularmente em início de carreira, realçar a importância do autocuidado, de forma a que os profissionais previnam o sofrimento que pode prejudicar a sua capacidade de fornecer serviços competentes e eficazes, alcançando uma maior satisfação no trabalho e na vida. Deste modo, o presente estudo visa compreender os desafios que psicólogos clínicos em início de carreira enfrentam na sua vida pessoal e profissional, bem como as estratégias que utilizam para lidar com estes, e, ainda, a fronteira que percecionam entre as suas vidas pessoal e profissional e como é feito o equilíbrio entre as duas. Os dados foram recolhidos a partir de entrevistas semiestruturadas, realizadas a 14 psicólogas clínicas portuguesas, e, posteriormente, analisados através de uma análise temática com recurso ao software QSR Nvivo 14. Os resultados indicam a importância da consciencialização para um autocuidado proativo e a contribuição deste para um equilíbrio bem-sucedido entre a vida pessoal e profissional, resultando não só num bem-estar geral destes profissionais, mas também numa maior eficiência profissional dos psicólogos clínicos em início de carreira.
