Browsing by Issue Date, starting with "2023-11-22"
Now showing 1 - 10 of 28
Results Per Page
Sort Options
- Abordagem terapêutica no carcinoma hepatocelularPublication . Mendes, Ana Margarida Bravo; Rodrigues, Cecília Maria PereiraO carcinoma hepatocelular é o principal cancro primário do fígado, cujo desenvolvimento ocorre, maioritariamente, em contexto de cirrose hepática. Apesar da implementação de medidas preventivas e de vigilância, é expectável que o número de novos casos e mortes continue a aumentar na próxima década. A complexidade do carcinoma hepatocelular reflete ainda a dificuldade em definir uma estratégia terapêutica adequada a cada indivíduo. Contudo, existem ferramentas que permitem estabelecer um prognóstico e definir a estratégia terapêutica, em função do estadio tumoral, função hepática e estado geral do indivíduo. Na presente monografia pretende-se abordar as terapêuticas atualmente disponíveis para o tratamento do carcinoma hepatocelular, que têm vindo a alterar o paradigma terapêutico desta doença. De referir, no entanto, que o diagnóstico é geralmente realizado numa fase avançada da doença, como resultado do aparecimento tardio dos sintomas, dificultando o sucesso do tratamento. A evolução no panorama terapêutico do carcinoma hepatocelular é notória, uma vez que, atualmente, vários fármacos com diferentes mecanismos de ação estão aprovados para o tratamento do carcinoma hepatocelular em estadio avançado. Destacam-se aqui abordagens terapêuticas de primeira linha, como a associação de atezolizumab com bevacizumab, considerada a primeira opção terapêutica, durvalumab em associação com tremelimumab, sorafenib, o primeiro fármaco aprovado para o tratamento do carcinoma hepatocelular, e lenvatinib. Entre as opções terapêuticas de segunda e terceira linhas, incluem-se o regorafenib, ramucirumab e cabozantinib. Apesar dos avanços observados, as atuais opções terapêuticas disponíveis são limitadas e não alcançam os objetivos terapêuticos desejados, uma vez que se observam elevadas taxas de mortalidade. Considerando o dinamismo desta área e o facto de o carcinoma hepatocelular apresentar um dos prognósticos mais reservados, é fundamental o investimento e desenvolvimento de novos estudos e ensaios clínicos, que permitam avaliar novos potenciais regimes terapêuticos, capazes de maximizar a resposta clínica, bem como reduzir as taxas de recidiva e prolongar a sobrevivência.
- Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica : novas abordagens terapêuticasPublication . Azevedo, Ana Filipa Rodrigues Boaventura de; Duarte, Noélia Maria Silva DiasEsta monografia procura explorar de forma abrangente a Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica, focando-se nas suas características fundamentais e no impacto das estratégias terapêuticas para esta doença com morbilidade e mortalidade relevantes. Abrangendo um vasto espetro de tópicos, apresenta-se a epidemiologia, os aspetos clínicos, a etiologia e a patogénese da DPOC, examinando a rede de alterações inflamatórias, o stress oxidativo, a suscetibilidade genética e os factores epigenéticos que contribuem para as alterações estruturais no trato respiratório inferior e para o início e progressão da doença. Os factores de risco modificáveis, como o tabagismo e as várias formas de poluição atmosférica, são minuciosamente analisados. A revisão também explora a forma como a deficiência de alfa-1-antitripsina, o género, o envelhecimento e as exposições no início da vida acrescentam complexidade à compreensão da suscetibilidade à DPOC, fornecendo uma perspetiva abrangente sobre as diversas origens da doença. Para além da fisiopatologia, a revisão da literatura analisa as apresentações clínicas, comorbilidades, exacerbações agudas, prognóstico e a ligação entre a DPOC e o cancro do pulmão. É efetuada uma avaliação rigorosa dos métodos de diagnóstico, das abordagens de classificação e das ferramentas de avaliação do estadiamento e da gravidade. Nas abordagens terapêuticas, são exploradas intervenções não farmacológicas, como estratégias comportamentais, literacia em saúde, vacinação, reabilitação pulmonar e cuidados paliativos. As estratégias farmacológicas, incluindo os fármacos broncodilatadores, os corticosteroides inalados e os inibidores da fosfodiesterase-4, são analisadas no contexto das orientações de tratamento GOLD de 2023. A revisão conclui sublinhando as direções e os desafios futuros, enfatizando a necessidade imperativa de investigação e inovação contínuas na gestão da DPOC. De um modo geral, esta revisão da literatura oferece uma compreensão abrangente da DPOC, servindo como um roteiro para a integração de novas abordagens terapêuticas na prática clínica.
- A figura do herói guerreiro na declamação grega da antiguidade tardiaPublication . Fernandes, Ana Vanessa Gonçalves, 1995-; Hadjittofi, FotiniConcentrando-se nas obras de Libânio e Corício (retores do século IV e VI, respectivamente), este artigo tem como objectivo a exposição das diferentes facetas que a figura do herói guerreiro adquiriu nas declamações. Estas eram exercícios modelares compostos para uso em sala de aula, mas que, ao longo do tempo, adquiriram também um valor lúdico, sendo declamadas fora do contexto escolar. Embora a literatura grega da Antiguidade tardia esteja a tornar-se cada vez mais um objecto de estudo, os estudiosos não têm prestado muita atenção às qualidades literárias da declamação grega. Aqui destacam-se, nomeadamente, a sua capacidade de criar novos mundos, a absorção e apropriação de modelos literários (epopeia, drama e romance) e a crescente tendência de explorar o âmbito pessoal em vez do cívico ou político. Dividido em três secções, este artigo começa por contextualizar a prática da declamação dentro do panorama da educação da Antiguidade Tardia. Em seguida temos dois momentos de reflexão. Um primeiro considera a reformulação do herói iliádico por excelência, Aquiles, analisando a natureza controversa e ambígua do herói em dois progymnasmata de Libânio de Antioquia (8.3 e 9.1) e duas declamações de Corício de Gaza (Decl. 1 e 2). Num outro momento, abordam-se as conotações teatrais da declamação, analisando primeiro o herói guerreiro fanfarrão (Lib. Decl. 33) e depois o herói apaixonado (Chor. Decl. 5 e 6), explorando como ambas as figuras ecoam heróis análogos da Comédia Nova e do Romance Grego. Esta visão geral ilustra não apenas a evolução literária de tais personagens, mas também como essas figuras - e os géneros e autores principais anteriores nos quais estavam inseridas - moldaram a paideia da Antiguidade Tardia e, por sua vez, foram moldadas e adaptadas para se adequarem às expectativas sociais contemporâneas.
- Polifenóis e osteoartritePublication . Frias, Maria Beatriz Chaves de; Ribeiro, Maria Henriques LourençoA osteoartrite é a doença articular degenerativa crónica mais comum, sendo a principal causa de dor e incapacidade física, afetando milhões de pessoas em todo o mundo. É, principalmente, caracterizada por ser uma patologia que envolve toda a articulação, incluindo a degradação da cartilagem, a remodelação óssea, a formação de osteófitos e a inflamação sinovial, o que resulta em dor, rigidez, inchaço e perda da função normal da articulação. É uma doença multifatorial, com etiologia que varia desde o processo normal de envelhecimento, sexo, obesidade e até fatores físicos, como traumas e lesões nas articulações, existindo uma forte interação entre todos esses fatores. Apesar da alta prevalência da osteoartrite, ainda não existe um medicamento modificador da doença aprovado pelas agências reguladoras, que reduza os sintomas e atrase a progressão da doença. O tratamento atual inclui intervenções não farmacológicas, farmacológicas e cirúrgicas. Dado o facto de que os tratamentos farmacológicos existentes carecem de propriedades modificadoras da doença e o seu uso tem associado efeitos secundários significativos, os nutracêuticos com compostos bioativos constituem um campo relevante de pesquisa. Os polifenóis são metabolitos secundários que estão amplamente presentes nas raízes, caules, folhas, flores, frutos e sementes das plantas. Estes têm sido extensamente estudados devido às suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e imunomoduladoras em muitas condições crónicas inflamatórias. Tem sido demonstrado que os polifenóis têm diversos efeitos benéficos em várias doenças, como cancro, obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, distúrbios neurodegenerativos e, também, em doenças reumáticas. Nesta monografia, pretende-se apresentar uma visão geral da osteoartrite e obter um maior conhecimento sobre alguns dos polifenóis que apresentam potencial terapêutico no tratamento da osteoartrite, nomeadamente, a curcumina, quercetina, resveratrol e epigalocatequina galato.
- O papel mediador do stress parental na relação entre o envolvimento parental e a satisfação conjugal em pais e mães de crianças em idade escolarPublication . Rocha, Joana Filipa Esteves; Santos, Salomé Vieira, 1959-; Roberto, M. S.Na literatura na área da parentalidade salienta-se que a relação entre envolvimento parental, stress parental e satisfação conjugal tem sido contemplada em alguns estudos. Contudo, o papel mediador do stress parental na relação entre as outras duas variáveis está insuficientemente explorado do ponto de vista empírico. O presente estudo tem os seguintes objetivos: (1) analisar a relação bivariada entre as três variáveis num grupo de pais e num grupo de mães; (2) analisar o papel mediador do stress parental na relação entre o envolvimento parental e a satisfação conjugal em cada grupo. Participaram no estudo 438 indivíduos, pais (n = 218) e mães (n = 220) de crianças com idade escolar (5-12 anos). Utilizaram-se as versões portuguesas do Inventory of Father Involvement-Short Form, do Parenting Stress Index-Short Form, da Kansas Marital Satisfaction Scale, e um Questionário Demográfico e Psicossocial. Os resultados mostraram que, em ambos os grupos, o envolvimento parental se associou negativamente com o stress parental (rpais = -.19; rmães = -.19) e positivamente com a satisfação conjugal (rpais = .32; rmães = .29), e que o stress se associou negativamente com a satisfação conjugal (rpais = -.30; rmães = -.25). Verificou-se ainda que o envolvimento teve um efeito direto na satisfação e que o stress parental mediou a relação entre estas variáveis, no grupo dos pais (β = .05, EPBoot = .03, 95% ICBoot [.01, .11] e no grupo das mães (β = .04, EPBoot = .02, 95% ICBoot [.01, .07]. O modelo de mediação teve uma capacidade explicativa tendencialmente superior no grupo dos pais, apesar de o padrão de resultados ser idêntico em ambos os grupos. Os resultados contribuem para um melhor entendimento da relação de mediação testada (que carecia de estudo), bem como do impacto de variáveis da parentalidade na conjugalidade (menos investigado do que o seu inverso).
- Da educação à mediação e à curadoria participativa. Relatório de estágio curricular no Museu Calouste GulbenkianPublication . Roque, Mariana Casimiro Coelho dos Santos; Afonso, Luís Urbano de Oliveira; Hallett, JessicaO presente relatório de estágio foi elaborado para conclusão do Mestrado em História da Arte e Património na Universidade de Lisboa. O estágio foi realizado no Museu Calouste Gulbenkian, com foco nas áreas da educação, mediação e curadoria participativa. Durante o decorrer do estágio, a definição de “museu” emanada pelo ICOM foi alterada. As duas áreas principais em que o estágio se focou acompanharam de perto os pontos principais da nova definição. A criação de conhecimento e trabalho com a comunidade foram pontos essenciais do trabalho na área da curadoria participativa. Na área da educação e mediação destacam-se a acessibilidade, inclusão e diversidade de públicos e experiências. Desta forma, também o relatório se estrutura em duas partes, com a Parte 1 dedicada à área da educação e mediação e a Parte 2 à da curadoria participativa. Ambas incluem uma contextualização teórica acerca dos respectivos temas seguindo-se a descrição das actividades de estágio.
- A cólera de Aquiles e a Guerra de Tróia na literatura bizantina: da épica e da historiografia do século XII ao romance dos séculos XIV e XVPublication . Fonseca, Rui Carlos Reis, 1984-Neste artigo, pretendo analisar representações de Aquiles, da sua cólera e da Guerra de Tróia em algumas obras da literatura bizantina. A análise incidirá na épica, na historiografia e no romance, especialmente nos Carmina Iliaca de João Tzetzes, na Crónica de Constantino Manasses, na Alexíada de Ana Comnena e nos romances anónimos Aquileida e Ilíada Bizantina. Aquiles surge nestes textos bizantinos de acordo com o retrato convencional que dele se faz na poesia homérica: o herói por excelência, possante e implacável, que excede todos os outros combatentes na guerra. Dos epítetos que recebe, uns são de uso homérico, outros, construções eruditas posteriores. O relato selectivo que Homero fornece da Guerra de Tróia difere, porém, da visão alargada apresentada pelos escritores bizantinos, pois episódios fundamentais da Ilíada, como a cólera de Aquiles, a disputa com Agamémnon e o “rapto” de Briseida, são referidos de modo sucinto e/ou irrelevante. Nas obras mencionadas, ganham maior destaque episódios como a morte de Palamedes, a inimizade com Ulisses, o romance com Políxena e a morte às mãos de Páris e Deífobo. Os escritores bizantinos imitam Homero, ao mesmo tempo que recontam a Guerra de Tróia, adaptando-a às circunstâncias da sua época. No entanto, não deixam de reconhecer a autoridade do poeta arcaico. É essa combinação deliberada entre aproveitamento e afastamento da tradição homérica que se procurará enfatizar a propósito da representação literária de Aquiles entre os Bizantinos.
- Antibioticoterapia em consulta de estomatologia: estudo clínico retrospetivo no Centro Hospitalar Lisboa Norte (HSM) referente ao ano 2022Publication . Francisco, Inês Santos; Pereira, Cristiana Maria Palmela; Silva, Francisco Salvado eIntrodução: Na medicina dentária, a prescrição de antibióticos perante infeções odontogénicas é frequente na prática clínica diária. No entanto, sabe-se que os critérios de prescrição diferem entre profissionais de saúde e instituições, existindo assim uma necessidade de consciencialização para a prescrição responsável. Objetivo: Caracterização da situação atual referente à prescrição de antibióticos em infeções odontogénicas, em meio hospitalar, de acordo com a etiologia, princípio ativo, via de administração e esquema terapêutico. Materiais e Métodos: Realizou-se um estudo epidemiológico observacional retrospetivo a 1 ano com uma amostra de 1084 indivíduos, que recorreram ao serviço de estomatologia por infeções odontogénicas no ano 2022, aos quais foram prescritos antibióticos, sendo os dados analisados e tratados posteriormente. Resultados e Discussão: Este estudo demonstrou que o motivo mais prevalente foi o abcesso/inflamação dentária. Relativamente à intervenção farmacológica, a antibioticoterapia e analgesia via oral foi a mais comum e do ponto de vista cirúrgico, a drenagem intra-oral do abcesso foi a mais prevalente. A prescrição mais frequente foi a amoxicilina associada ao ácido clavulânico 875 + 125 mg, 8 em 8 horas, 8 dias, com 2 embalagens de 16 unidades e 1 comprimido por toma. A via oral foi a via de administração de eleição, existindo, no entanto, diversos casos da associação da via endovenosa, sendo então a associação mais comum a amoxicilina e ácido clavulânico, 1000 + 200 mg, pó e solvente para solução injetável, via endovenosa. Os resultados do presente estudo estão de acordo com as normas de prescrição da Direção Geral da Saúde, sendo que, o contexto de urgência em meio hospitalar onde os indivíduos foram observados poderá justificar a prescrição menos conservadora. Conclusão: O fármaco mais frequentemente prescrito foi a associação de amoxicilina e ácido clavulânico, 875 + 125 mg, de 8 em 8 horas, 8 dias, com 2 embalagens de 16 unidades e 1 comprimido por toma, via oral.
- Examining the role of market access in the pharmaceutical industry : a scoping review of european practicesPublication . Pereira, Carolina Soares Santos Marques; Lega, Federico; Torre, Carla de MatosNo contexto evolutivo da indústria farmacêutica, o acesso ao mercado surge como um parâmetro crítico da prestação de cuidados de saúde, dos resultados para os doentes e de considerações económicas. Com o título "Examining the Role of Market Access in the Pharmaceutical Industry: A Scoping Review of European Practices", esta monografia pretende explorar a complexa rede de conceitos que moldam o panorama do acesso ao mercado farmacêutico no contexto europeu. Objetivos: Esta monografia segue o protocolo de uma scoping review e fornece uma análise abrangente do Acesso ao Mercado no sector farmacêutico europeu, centrando-se na análise de três dimensões essenciais: Atividades de Acesso aos Mercado, Avaliação do Desempenho e Evolução das Estratégias de Acesso aos Mercado. Metodologia: O estudo seguiu o protocolo de uma scoping review, que se focou em analisar a função de acesso ao mercado na indústria farmacêutica, destacando para isso uma variedade de atividades e estratégias e evolução da função. Resultados: Foi destacado o papel crucial da colaboração interfuncional nas empresas farmacêuticas. Além disso, a criação estratégias de inteligência do consumidor, o envolvimento com stakeholders, a análise regulamentar, a transmissão de conhecimentos, a investigação em economia da saúde e o desenvolvimento de propostas de valor podem ser considerados parte das principais atividades chave da função. No que diz respeito à avaliação do desempenho, o nosso estudo sugeriu indicadores-chave de desempenho para medir o sucesso das iniciativas de acesso ao mercado. Estes abrangem o tempo de colocação no mercado, as taxas de inclusão em formulários, o número de parcerias estratégicas, a penetração no mercado e a prevalência de acordos de partilha de riscos. Além disso, a nossa investigação analisou a evolução de estratégias de acesso ao mercado, desde a gestão tradicional das vendas até às abordagens baseadas no valor. Conclusões: Esta evolução exige uma abordagem estratégica e multifacetada do acesso ao mercado. Este estudo oferece informações pertinentes sobre as suas atividades, os critérios de avaliação do desempenho e a evolução das estratégias da função. Compreender a natureza multifacetada do acesso não é apenas uma questão de conformidade, mas um imperativo estratégico que guia a alocação de recursos em saúde.
- Fatores de prognóstico em cadelas e gatas com piometraPublication . Carreira, Marta Correia Rebelo; Mateus, Luísa Maria Freire LealA piometra é uma doença multifatorial e multissistémica muito comum em cadelas e gatas inteiras. É uma infeção que se desenvolve em diestro, por vezes diagnosticada no início do anestro, que se carateriza pela acumulação de exsudado inflamatório a nível do lúmen uterino. A infeção pode ter manifestação local e/ou sistémica, sendo que fêmeas com envolvimento sistémico, ou seja, quando desenvolvem síndrome de resposta inflamatória sistémica (SIRS), têm pior prognóstico. Os objetivos do trabalho foram determinar quais os principais fatores de prognóstico em cadelas e gatas com piometra, fazer uma descrição da amostra e fazer um estudo comparativo entre as duas espécies em estudo. Para tal, foram recolhidos casos do programa “Guruvet” entre as datas de 1 de janeiro de 2016 até 30 de setembro de 2022. Os critérios de inclusão foram: (1) diagnóstico definitivo de piometra; (2) acesso aos resultados das análises sanguíneas – hemograma e bioquímicas; (3) citologia vaginal de diestro. No total, o estudo contou com 223 fêmeas, 175 cadelas e 48 gatas. Consoante o exame físico e as análises sanguíneas, foram ainda classificadas como SIRS positivas ou SIRS negativas. Para determinar os fatores de prognóstico nos casos de piometra foi avaliado se as variáveis em estudo tiveram associação com os dias de internamento e/ou a morte. Por isso, dividiu-se as fêmeas em dois grupos distintos: internadas 2 ou menos dias e nternadas mais de 2 dias. As variáveis em estudo foram: sinais clínicos, exame físico, análises sanguíneas (hemograma e bioquímicas), presença de SIRS e presença de rutura uterina. Após uma análise univariada, nas variáveis em que se observou associação, foi feita uma análise multivariada para determinar os odds ratio. Nas cadelas, observou-se uma associação entre o aumento dos dias de internamento e a prostração, a presença de SIRS, a presença de doença renal (aguda ou crónica) e a presença de rutura uterina (p<0,05). Para além disso, a morte esteve associada com a presença de doença renal e a não realização de cirurgia (p<0,05). Nas gatas, o aumento dos dias de internamento não esteve associado com nenhuma das variáveis estudadas. No entanto, a presença de mucosas pálidas, a presença de anemia e a não realização de cirurgia apresentaram associação com a morte (p<0,05). Comparou-se ainda vários fatores entre as duas espécies e conclui-se que a prostração, a presença de PU/PD, a presença de anemia e a presença de SIRS foram mais comuns em cadelas. Por outro lado, a desidratação foi um achado mais comum em gatas. As gatas foram diagnosticadas em idades mais jovens em comparação com as cadelas. Em ambas as espécies, a não realização de cirurgia relacionou-se com um pior prognóstico
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »