Browsing by Issue Date, starting with "2022-04-07"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- ISBE & Cochrane Portugal Newsletter nº 193: Glossário - termos comuns utilizados em diversos estudos (VI)Publication . Carneiro, António Vaz; Henriques, Susana OliveiraEsta Newsletter (NL) resulta de uma parceria entre o Instituto de Saúde Baseada na Evidência e a Cochrane Portugal, e tem como objectivo disponibilizar informação sobre áreas interessantes para a prática clínica, com base na melhor evidência científica. São incluídos estudos relevantes, criticamente avaliados pela sua validade, importância dos resultados e aplicabilidade prática, resumidos numa óptica de suporte à decisão. É dada prioridade a estudos de causalidade incluindo-se ainda, quando justificado, estudos qualitativos e metodológicos, assim como revisões científicas. O conteúdo da NL é da exclusiva responsabilidade do(s) seu(s) autor(es).
- A influência da perceção de risco decorrente da pandemia COVID-19 na comunicação interna das organizações: Casos do setor de Tecnologias da InformaçãoPublication . Rodrigues, Daniela Silva; Gonçalves, Sónia P.; Belim, CéliaO surgimento da pandemia da COVID-19 trouxe preocupações e novos desafios não só para as organizações, como também para os colaboradores. A comunicação interna nas organizações desempenha um papel fulcral de informar, acompanhar e ajudar o colaborador a navegar um contexto de incerteza e ansiedade. Este estudo tem como objetivo estudar a influência da perceção de risco decorrente da pandemia da COVID 19 e identificar boas práticas de comunicação interna no contexto de duas empresas portuguesas do setor das Tecnologias da Informação. Recorremos ao estudo misto sequencial dividido em duas fases. A primeira fase focou-se numa entrevista aos principais influenciadores da comunicação interna em cada organização com o intuito de compreender as suas perspetivas em contexto pré-pandémico e após o surgimento da pandemia da COVID-19. A segunda fase consistiu na realização de um inquérito por questionário, utilizando como base para as questões os resultados obtidos pelasentrevistas. O questionário foi aplicado aos colaboradores residentes em Portugal das duas empresas em estudo com o objetivo de apurar as perspetivas dos colaboradores acerca das práticas de comunicação interna da organização em que se inserem nos contextos de pré-pandemia e da pandemia COVID-19. Comparamos os resultados obtidos em cada fase por forma a sinalizarmos as melhores práticas de comunicação interna praticadas pelas organizações, esperando contribuir para a melhoria da comunicação interna organizacional em contextos de pandemia. Os resultados obtidos sugerem que, nas organizações estudadas, os canais de comunicação interna online são mais relevantes que os restantes, sendo mais utilizados pelas organizações e os preferidos dos colaboradores. Comprovamos, ainda, a importância de uma comunicação interna transparente, clara e inclusiva.
- Efect of a single intra‑articular administration of stanozolol in a naturally occurring canine osteoarthritis model : a randomised trialPublication . Alves, J. C.; Santos, A.; Jorge, P.; Lavrador, C.; Carreira, L.MiguelOsteoarthritis (OA) is a disease with a high negative impact on patient's quality of life and a high financial burden. It is a source of chronic pain and affects all mammals, including humans and dogs. As the dog is a common model for translation research of human OA, and exploring spontaneous dog OA can improve the health and well-being of both humans and dogs. To describe the effect of the intra-articular administration of stanozolol in a naturally occurring canine OA model, forty canine (N = 40) hip joints were randomly assigned to receive stanozolol or saline (control). On treatment day and at 8, 15, 30, 90, and 180 days post-treatment, several evaluations were conducted: weight distribution, joint range of motion, thigh girth, digital thermography, and radiographic signs. Also, synovial fluid C-reactive protein and interleukin-1 levels were evaluated. Results from four Clinical Metrology Instruments was also gathered. Results were compared with Repeated Measures ANOVA, with a Huynh-Feldt correction, paired-samples t-test, or Wilcoxon signed-rank test, with p < 0.05. OA was graded as mild (90%), moderate (5%), and severe (5%), including both sexes. They had a mean age of 6.5 +/- 2.4 years and a bodyweight of 26.7 +/- 5.2 kg. No differences were found between groups at treatment day in all considered evaluations. Weight distribution showed significant improvements with stanozolol from 15 days (p < 0.05) up to 180 days (p < 0.01). Lower values during thermographic evaluation in both views taken and improved joint extension at 90 (p = 0.02) and 180 days (p < 0.01) were observed. Pain and function scores improved up to 180 days. In the control group, radiographic signs progressed, in contrast with stanozolol. The use of stanozolol was safe and produced significant improvements in weight-bearing, pain score, and clinical evaluations in a naturally occurring canine OA model.
- Reflexões sobre a implementação do confisco alargado no direito brasileiroPublication . Araújo, Marcilândia de Fátima; Pereira, Rui SoaresEste trabalho analisa o instituto do confisco alargado no contexto internacional, com base na incorporação de uma nova política criminal nos diversos instrumentos internacionais e documentos da União Europeia. Esta nova política, que é voltada à privação dos lucros obtidos pela criminalidade organizada e pela criminalidade econômico-financeira, tem como objetivo desencorajar a prática de novos delitos e evitar a reinserção do lucro ilícito no mercado financeiro. O novo modelo de confisco impõe a busca por sua natureza jurídica e a compatibilidade com princípios e garantias penais e processuais penais. A legislação referencial é a Lei n.º 5/2002 de Portugal e sua convivência com os princípios da culpa, legalidade, presunção de inocência, proporcionalidade e propriedade. A dissertação propõe verificar a possibilidade de o ordenamento jurídico brasileiro adotar o confisco alargado, seus limites e compatibilidade com os princípios constitucionais e, lege ferenda, propor minuta de projeto de lei sobre confisco alargado.
- A Transição da Vida Ativa para a Reforma em Portugal: Perspetiva dos indivíduos com mais de 55 anos.Publication . Almeida, Carolina Roça de; Gonçalves, Sónia Maria PedrosoEste estudo foi desenvolvido para investigar as perceções dos indivíduos com mais de 55 anos em relação à transição da vida ativa para a reforma. Também procurou identificar práticas organizacionais no âmbito da preparação para a reforma e sua importância, para além de fornecer um conjunto de sugestões e orientações para as empresas, de forma a ajudar quem se prepara para se aposentar. Esta pesquisa utiliza uma abordagem mista, dividida em duas fases diferentes. Na primeira fase, caracterizada pela abordagem quantitativa, utilizou-se os dados de um questionário disponibilizado pela Primusocial Academy, que foram determinados por frequências e análises descritivas, formando um retrato geral sobre as expectativas e vivências de indivíduos em transição ou já reformados. Para esta fase totalizou-se 152 respostas. Na fase 2, definida por uma abordagem qualitativa, os temas de pesquisa consistiram nas respostas dadas pelos participantes que responderam ao questionário, obtidos pela técnica de amostragem proposital, totalizando 10 pessoas. Os dados foram coletados usando técnicas de entrevista semi-estruturada e analisados por análise de conteúdo, para aprofundar as práticas organizacionais facilitadoras da transição para a reforma. Esta investigação concluiu que as expectativas sobre a reforma são otimistas, sendo encarada como uma oportunidade de descanso e permite realizar atividades de gosto pessoal. Também a satisfação com a reforma é positiva, apesar de não haver uma preparação prévia. O principal desafio é a reorganização do quotidiano e de um novo papel social. Relativamente às práticas organizacionais, este estudo descobriu que as empresas raramente apoiam quem se prepara para deixar a vida ativa. Embora os indivíduos estejam satisfeitos com o seu trabalho e com a sua última empresa, consideram fundamental um apoio a nível pessoal e psicológico para a reforma. É pretendido, principalmente, um reconhecimento e valorização por todos os anos de trabalho que dedicaram, valorizando os seus conhecimentos e experiências.
- Estado nutricional e robustez óssea em crianças e adolescentes portadores de Fibrose QuísticaPublication . Castanheira, Sofia Maria Soares; Moreira, Ana CatarinaIntrodução: A FQ é uma doença hereditária, com carácter autossómico recessivo, caracterizada por inflamação multisistémica permanente. De entre a ampla diversidade de manifestações clínicas que apresenta, a desnutrição é uma das mais comuns, resultante principalmente da má absorção, diminuição da ingestão energética e do aumento das necessidades. Adicionalmente, também o metabolismo ósseo nestes doentes pode vir a ser comprometido, observando-se uma baixa RO com consequente aumento do risco fratura. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo caracterizar o estado nutricional e avaliar a RO de crianças e adolescentes portadores de FQ. Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo observacional, analítico, transversal. O estado nutricional compreendeu a recolha da história clínica (tipo de mutação, terapêutica farmacológica e nutricional, FEV1 e parâmetros séricos) e de dados antropométricos (peso, altura e IMC). A RO foi avaliada através da avaliação da velocidade do som no rádio e na tíbia, com recurso ao aparelho de ultrassonografia óssea. Foi aplicado o questionário IPAC (versão curta) de modo a avaliar a prática de atividade física e foi considerado um tempo de exposição solar suficiente quando este foi igual ou superior a 30 minutos por dia. Foi estabelecido um nível de confiança de 95%. Resultados: Segundo o z-score IMC/I, 88% dos doentes apresentou um estado nutricional adequado, no entanto 2 crianças apresentaram comprometimento do peso e 1 criança de altura, quando avaliadas pelos z-score de peso e estatura para a idade, respetivamente. Apesar da maioria dos doentes apresentar RO adequada à idade e sexo, verificaram-se 35,3% e 16,7% casos de osteopenia, quando avaliados no rádio e na tíbia respetivamente. Não se verificaram correlações significativas entre a RO e o estado nutricional, no entanto quando comparado por grupos verificou-se que os valores de FEV1 foram significativamente menores no grupo de RO comprometida. Não foram observadas diferenças estatisticamente significativas de acordo com a RO e a prática de atividade física e o tempo de exposição solar. Conclusão: Embora os dados reflitam uma população que na sua maioria apresentava um adequado estado nutricional segundo IMC, alguns casos de osteopenia foram já verificados na população pediátrica. Torna-se assim imprescindível um acompanhamento em consultas especializadas de FQ que preste cuidados preventivos não só a nível do estado nutricional como também na promoção da saúde óssea desde a infância, promovendo o aumento da sobrevida e da qualidade de vida destes doentes.
- Condenações inovatórias em segunda instância: ponto de vista jurídico-processual do arguidoPublication . Vieira, Ruben Filipe Ferreira; Morão, Helena Marisa Pinheiro da CostaAlmejámos, com a presente dissertação, efetuar um trabalho atualista, eminentemente prático, sobre o direito ao recurso e suas limitações decorrentes das condenações inovatórias em segunda instância, a partir da posição processual do arguido, sujeito principal do processo, porquanto será sobre si que impenderão as consequências da decisão final proferida. Desta forma, percorrendo as hipóteses casuísticas potencialmente enquadráveis no artigo 400.º n.º 1 alínea e) do CPP, procedeu-se à sua análise, tendo por base, no essencial, a jurisprudência do TC, mas também, posições doutrinárias e jurisprudenciais do STJ e dos tribunais de segunda instância, concluindo-se com tomada de posição crítica sobre a constitucionalidade da norma em apreço para cada concreta situação. No sistema constitucional português os princípios conflituam entre si, oscilando a sua elasticidade, uns perante outros. Na tarefa de compatibilizar o direito ao recurso do arguido sobre condenações inovatórias em segunda instância com a necessidade de racionalizar o acesso ao STJ, louvam-se as alterações legislativas recentemente efetuadas, favor reo, parecendo-nos de concluir, todavia, face ao atual estádio, que a sociedade e os problemas nela emergentes exigem do legislador uma atitude ainda mais rigorosa e conforme à Constituição. No que diz respeito às garantias de defesa do arguido, mormente no que tange ao direito ao recurso de primeiras decisões que o privem da liberdade ou, no caso de decisões relativas a pessoas coletivas arguidas, primeiras decisões que apliquem a pena de dissolução, que subsistem irrecorríveis no direito vigente, conquanto não sucedam a uma decisão absolutória em primeira instância.
- A teoria na prática da monetização dos estilos de vida: modelo de açãoPublication . Sodré, Raquel Nogueira Caldas; Gomes, Nelson PinheiroAs novas tecnologias e, principalmente, a internet possibilitaram o surgimento de novas formas de trabalho — algumas delas criadas de maneira autônoma, a partir do próprio estilo de vida dos sujeitos. Este trabalho analisa as experiências de indivíduos que criaram modelos de negócios a partir dos seus valores, da sua ética pessoal, das suas necessidades e, em última instância, do seu estilo de vida, identificando os motivos que os levaram a essa decisão, as principais dificuldades que encontraram no caminho e a relação que estabelecem com os seus públicos. Além disso, a pesquisa analisa três metodologias de negócios e de branding, com o objetivo de compreender quais ferramentas podem ser utilizadas na monetização de estilo de vida. No fim do trabalho, a pesquisa apresenta uma proposta metodológica que oferece uma estrutura e um percurso que orienta e facilita o processo de tomada de decisão para aqueles que desejam criar os seus próprios modelos de negócio a partir do seu estilo de vida.