Browsing by Issue Date, starting with "2022-03-04"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- O desenvolvimento das competências comunicativas em aulas de PLE: uma experiência na Casa do Brasil de Cluj-Napoca, RomêniaPublication . Alves, Vinicius Guarilha; Correia, MargaritaA aula de LE é um espaço de encontro com o outro e tem como interesse o de fazer evoluir em sentido positivo as representações iniciais dos alunos. Aprender uma língua estrangeira implica a receptividade ao conhecimento e abertura ao outro, ao contato com o mundo, a outras regras gramaticais. O aprendizado de uma língua passa por construir uma imagem dessa mesma língua em relação a outras, em termos do seu estatuto, funções, locutores, história, utilidade e particularidades. Através do Programa Estágio Erasmus+ atuei como professor de português como língua estrangeira na Casa do Brasil de Cluj-Napoca, Romênia, teve a oportunidade de observar a importância do desenvolvimento das competências comunicativas e cultura no ensino-aprendizagem de PLE em contexto não imersivo, considerando que o fenômeno da linguagem é um repositório de valores e significados culturais conforme pontua Stuart Hall (1997). As metas do estágio foram auxiliar a professora principal Cristina Petrescu no curso de português, criando um programa e estratégias de ensino mas também dinamizar, modernizar e internacionalizar a Casa do Brasil de Cluj-Napoca por meio da elaboração de um material digital que ficará disponível para os futuros alunos e professores que por lá passarem e também por meio de eventos online com participantes internacionais que têm relação com o mundo brasileiro e lusófono. Esse foi o caso dos eventos que propus juntamente com o Centro Cultural Brasil-Itália, afiliado à Embaixada do Brasil em Roma e com diversos professores de PLE de universidades em Portugal, Brasil, Japão e Guiné-Bissau, além de diversos músicos, escritores e sociólogos que se dispuseram a participar de tais eventos. Essa dissertação tem como objetivo averiguar de que forma a aquisição das competências comunicativas e culturais podem contribuir para o ensino-aprendizagem do PLE em contexto não imersivo para alunos romenos, até que ponto é importante a relação e a comunidade e a aula de PLE e em qual medida a comunidade está ávida a receber a contribuição do professor de PLE.
- Global geographical range and population size of the habitat specialist Codonoblepharon forsteri (Dicks.) Goffinet in a changing climatePublication . Callaghan, Des A.; Aleffi, Michele; Alegro, Antun; Bisang, Irene; Blockeel, Tom L.; Collart, Flavien; Dragićević, Snežana; Draper, Isabel; Erdağ, Adnan; Erzberger, Peter; Garcia, César; Garilleti, Ricardo; Hugonnot, Vincent; Lara, Francisco; Natcheva, Rayna; Németh, Csaba; Papp, Beáta; Sabovljević, Marko; Sergio, Cecilia; Sim-Sim, Manuela; Vanderpoorten, AlainIntroduction. Codonoblepharon forsteri (Dicks.) Goffinet is a rare epiphytic moss characteristically associated with water-filled holes in trees. We reviewed its range and population and assessed effects of climate change. Methods. An inventory of sites from where Codonoblepharon forsteri has been recorded was compiled. Extent of occurrence (EOO) and area of occupancy (AOO) were calculated. Population size was estimated, treating an occupied tree as an ‘individual-equivalent’ of the moss. Climatic conditions of the species’ current distribution were characterised, and an ensemble model of its distribution was generated. The latter was projected onto present and future climatic layers. Key results. Codonoblepharon forsteri has been recorded from 19 countries and 205 sites in Europe, North Africa and Southwest Asia. It has been undergoing an overall decline. Most sites have few occupied trees, and a world population of 1000–10,000 individual-equivalents is estimated. Model projections suggest that the species will experience a range increase of +0.36–0.65 by 2050 and +0.35–0.68 by 2070, especially in its northwest range, particularly across France and the UK. Range loss is predicted to be between –0.20 and –0.39 in 2050 and –0.21 and –0.65 in 2070, affecting the driest areas of the current range around the Mediterranean, especially in North Africa. Conclusions. Codonoblepharon forsteri has a relatively large EOO but relatively small AOO, probably due to habitat specialism. A major reason for recent declines appears to be widespread abandonment of traditional ‘pollarding’ of trees. The potential climatic range of the species will shift significantly northwards over the next few decades.
- Traduzibilidade e intraduzibilidade no processo de tradução — Relatório de Estágio na Fidelidade – Companhia de Seguros S.A. com foco na tradução e revisão de texto de PT-CN e CN-PTPublication . Pinto, Sara Loureiro; Barrento, António Eduardo HawthorneO presente relatório tem por objetivo apresentar o contexto e trabalho desenvolvidos durante o período de estágio feito na Fidelidade – Companhia de Seguros, S.A, no departamento de Branding e Comunicação, no âmbito do Mestrado em Tradução, da Faculdade de Letras Universidade de Lisboa. Uma vez que se pretende justificar as escolhas tradutórias dos textos trabalhados durante o estágio de acordo com os conhecimentos adquiridos durante o mestrado, o relatório divide-se em cinco partes principais. Estas correspondem à contextualização do ambiente e local em que o estágio se realizou; à definição dos conceitos de tradutor e tradução acompanhada por uma breve abordagem sobre as teorias de traduzibilidade e intraduzibilidade; a uma reflexão sobre os principais problemas de tradução encontrados durante o estágio e as respetivas medidas adotadas de acordo com os métodos de tradução convencionados; a uma reflexão dedicada a enaltecer outras competências, externas à tradução per se, que foram desenvolvidas durante o estágio; e uma última parte dedicada às considerações finais que visam ponderar todo o trabalho desenvolvido não só durante o estágio mas também durante a execução deste relatório. A relevância do documento aqui elaborado reside no contributo que este pode vir a dar aos futuros estagiários como forma de lhes apresentar a realidade de estágio e prepará-los para os novos contextos e desafios com que terão de se deparar. Ao me debruçar sobre a reflexão do papel e importância que o estágio tem para o desenvolvimento das competências do aluno, pretendo também enaltecer a relevância curricular que o estágio apresenta, procurando instigar ao aumento de currículos de formação na área de tradução que incluam, imprescindivelmente, momentos de estágio.
- Pro-Environmental Messages in Job Advertisements and the Intentions to Apply—The Mediating Role of Organizational AttractivenessPublication . Pinto Coelho, Mafalda; Cesário, Francisco; Sabino, Ana; Moreira, AnaEnvironmental sustainability is a concept with increasing importance in the way organizations think and outline their cultures, practices, and business strategies to become more attractive. In this sense, the present study aims to understand whether organizations that publish job advertisements regarding sustainable culture and ecological concerns are perceived as more attractive and generate higher intentions to apply. A quantitative study was made with a sample comprising 443 participants. The results suggested that job advertisements with pro-environmental messages generate a higher organizational attractiveness. In addition, organizational attractiveness does not mediate the relationship between the type of advertisement (green vs. non-green) and intentions to apply. Additionally, the results suggested that individuals with greater individual environmental responsibility and intentions of pro-environmental behavior have a greater intention to apply, facing green job advertisements. The role of organizations in adopting green practices to attract and retain the best talent is also discussed, as well as suggestions for future studies.
- Utilização de contratos futuros e forwards como estratégia de cobertura de risco no mercado europeu de bovinos de carnePublication . Machado, Tomás da Cruz; Fontes, Magda Alexandra Nobre Martins Aguiar de Andrade; Vieira, Pedro Nuno Rino CarreiraO risco associado à produção de carne de bovino, está sempre dependente de cenários não passíveis de controlo humano, como é o exemplo das alterações climáticas que causam fenómenos cada vez mais drásticos e imprevisíveis. Para além destes fenómenos climáticos, os produtores estão, nalguns casos, mal preparados para lidar com a gestão do risco e são muitas vezes afetados por variáveis financeiras e económicas que tornam as explorações inviáveis. Para reverter esta realidade, de forma a auxiliar os produtores, pretendeu-se neste trabalho avaliar o interesse que os produtores demonstram relativamente à utilização de contratos futuros e contratos forward como estratégias de cobertura de risco no mercado bovino europeu, e ainda determinar os fatores que influenciam este interesse. De forma a responder a esta questão de investigação, caracterizou-se o setor bovino europeu e português para identificação dos principiais condicionalismos que têm impacto negativo nas explorações, em especial na resiliência socioeconómica das explorações. Além disto, uma análise orientada para esta estratégia de cobertura de risco e a sua aplicação em países terceiros (Austrália, Brasil, Chile e EUA), foi elaborada de forma a caracterizar o funcionamento de mercados futuros de bovinos nestes países, bem como os benefícios e as desvantagens decorrentes da sua aplicação para os seus produtores. Foram inquiridos 101 produtores de bovinos de carne de diferentes países com o objetivo de perceber as principais diferenças associadas à relação entre as características produtivas e a gestão do risco existente nas explorações de bovinos de carne. O nível de recetividade para a utilização destes contratos também foi objeto de estudo. Foi possível classificar os produtores em dois grupos diferentes, os produtores Gestores Qualificados e os produtores Gestores Desinteressados. Concluiu-se ainda que existem diferenças entre produtores portugueses e de outros países europeus, no âmbito da produção de bovinos de carne e na utilização de mecanismos de gestão de risco. Não foi possível concluir que fatores determinam o interesse dos produtores europeus pela utilização de contratos futuros e forward.
- Sistema inteligente de predição espaciotemporal para avaliação de risco no combate ao SARS-CoV-2 em Portugal ContinentalPublication . Silva, Melissa Miriam David; Capinha, César Dinis; Silva, Rita Roquette eA COVID-19 foi declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como doença pandémica a 12 de março de 2020. Atualmente a doença causada pelo SARS-CoV-2 continua a constituir um dos maiores problemas de saúde pública a nível mundial. Apesar de terem sido desenvolvidas vacinas para o SARS-CoV-2, estas ainda não garantem imunidade total à doença. Este trabalho de investigação tem como principal objetivo auxiliar na tomada de decisão para combate ao SARS-CoV-2. Deste modo, é fundamental a aplicação de métodos que possibilitem um melhor conhecimento sobre os processos de difusão do vírus não só a nível espacial, como também a nível espaciotemporal. Neste sentido, procurou-se compreender a distribuição espacial da patologia COVID-19 em Portugal Continental a nível municipal e entender de que modo a mobilidade humana influencia os processos de difusão do vírus; identificar os padrões espaciotemporais de propagação; efetuar uma análise de risco através da determinação da probabilidade de densidade de casos de infetados por SARS-CoV-2 por setor de atividade; e determinar o possível comportamento futuro da incidência de casos. Assim, verificou-se que a maioria dos hotspots dos casos de infetados por SARS-CoV-2 ocorrem nos municípios das Áreas Metropolitanas (AMs). No entanto, após a aplicação de medidas de restrição à mobilidade estes ocorrem em municípios do interior. No que diz respeito à análise espaciotemporal, esta identificou a maioria dos municípios como oscillating hotspots, o que corrobora a ideia apresentada anteriormente. A função utilizada para definir a probabilidade de densidade de casos por setor de atividade apresentou um bom ajuste. O modelo de predição do número de casos apresentou um erro reduzido, e prevê que o número de casos continue a oscilar.
- Geografia e uso sustentável da água em Portugal: uma experiência didática numa turma do 1ºano do curso profissional de turismoPublication . Abrantes, Maria Inês Melo Vaz Sampaio; Esteves, Maria Helena Mariano de Brito Fidalgo; Hortas, Maria João de Oliveira Antunes BarrosoEste relatório, que faz parte da componente de trabalho autónomo supervisionado com que culmina o Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário, do IGOT-IE da UL, pretende mostrar o contributo do estudo do tema “A Água”, para o desenvolvimento de competências para o seu uso sustentável. O projeto desenvolveu-se numa turma do 1.º ano do Curso Profissional de Técnico de Turismo, da Escola Secundária D. Pedro V, em Lisboa. Teve início em E@D com quatro aulas de 90 minutos (45 min síncronos seguidos de 45 min assíncronos) e terminou em sala de aula, em regime de distanciamento social. Centrou- -se na exploração do primeiro organizador do Módulo 3 – A Água – A Rede e as Principais Bacias Hidrográficas, em sintonia com a UGI-CEG e as Aprendizagens Essenciais, que orientam a abordagem numa perspetiva de sustentabilidade, enquanto recurso escasso e mal distribuído de que todos têm direito a usufruir e o dever de a devolver ao ambiente em condições que permitam a sua posterior utilização. A experiência pedagógico-didática aproximou os conteúdos do currículo de situações próximas da realidade e dos interesses dos alunos, recorrendo a vídeos e a notícias atuais e de diferentes fontes e ancorando, sempre que possível, os novos conhecimentos nos conhecimentos já detidos pelos alunos. Com base na perspetiva geográfica sobre o uso sustentável da água em Portugal, observou-se que a boa utilização da água doce pode ter diversas perspetivas, nem sempre compatíveis com a sua sustentabilidade, e mostrou-se que educação geográfica proporciona aos alunos capacidades e competências essenciais para conhecerem e compreenderem o mundo e a importância dos recursos hídricos nacionais como recursos com interesse turístico. Colabora, desta forma, para a construção de cidadãos de plenos direitos e mais interventivos, conscientes de que as suas atitudes, quando fundamentadas importam e têm impacto, nomeadamente ao pensar o uso turístico da água numa perspetiva de sustentabilidade.