Browsing by Issue Date, starting with "2021-12-14"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- Análise intersecional de políticas públicas locais de acesso à habitação: o caso do FunchalPublication . Abreu, José Daniel Gouveia; Pinto, Maria Paula Pestana de Freitas da Silva Faria de Campos; Nogueira, Fernanda Maria DuarteO escasso compromisso político para repensar o modo tradicional de conceptualizar as políticas públicas de acesso à habitação tem obstaculizado o desenho e a implementação de soluções responsivas às necessidades da população mais vulnerável em Portugal. Estas políticas tendem a basear-se nas características e necessidades de destinatários-protótipos não representativos da heterogeneidade social da população que estas políticas servem, dificultando a produção de soluções informadas pelas vivências das pessoas posicionadas na interseção de múltiplos eixos de desigualdade. Considerando este contexto, esta investigação aborda referenciais teóricos que exploram alternativas para desconstruir o modo convencional de conceptualizar estas políticas. Partindo de um estudo de caso, aprofunda-se a discussão sobre as barreiras estruturais que moldam as experiências e oportunidades de cada indivíduo no acesso à habitação através da articulação dos princípios da Governance e da intersecionalidade. Tendo por enfoque o desenho e a implementação de políticas públicas locais de acesso à habitação do município do Funchal, nesta investigação analisa-se o modo como estas políticas abordam a perspetiva da intersecionalidade. Confrontam-se as perspetivas de pessoas que participam no desenho e implementação dos programas municipais com o texto dos diplomas legais que enquadram a abordagem ao problema social em análise, permitindo estudar incongruências e o conceito de discricionariedade. Evidenciam-se posições de desvantagem e de privilégio no acesso à habitação através de uma descrição sociodemográfica, e explora-se a capacidade de os servidores públicos locais percecionarem a interseção de múltiplas formas de desigualdade. Os resultados demonstram que os esforços do município do Funchal para combater desigualdades sociais cumulativas e sistémicas, que interagem com dificuldades no acesso a uma habitação adequada, tendem a abordar a perspetiva da intersecionalidade de forma inarticulada; e que a vulnerabilidade que resulta da interseção de diferentes dimensões de desigualdade não está codificada nos discursos dos servidores públicos nem nos textos dos diplomas analisados.
- Narrativas mediáticas sobre o femicídio na intimidade em Portugal - Implicações e desafiosPublication . Pinto Correia, Ariana; Neves, SofiaO presente artigo caracteriza o femicídio na intimidade em Portugal, na forma consumada e tentada, a partir da análise das narrativas mediáticas publicadas no jornal Correio da Manhã e no Jornal Público, entre 2000 e 2017. O corpus de análise, constituído por 853 peças noticiosas, corresponde a 644 casos de femicídio na intimidade. A partir de uma análise triangulada dos dados, ou seja, com recurso a uma análise quantitativa e qualitativa, emergiram diferenças na forma e conteúdo de ambos jornais, que se acentuaram na última década. Enquanto o jornal Correio da Manhã tende a narrar os crimes como reações passionais e imprevisíveis, associadas aos ciúmes e não aceitação da separação, recorrendo a narrativas paralelas que desresponsabilizam o perpetrador, o jornal Público apresenta, tendencialmente, o crime de forma contextualizada. Esta polarização, além de desconectada das diretrizes preconizadas pela Convenção de Istambul (2011), contribui para uma construção social do crime enviesada, com efeitos não só na opinião pública, mas nas vítimas e pessoas agressoras na intimidade.
- Ferreira de Aves medieval. Identidade e memória (séculos XII-XV)Publication . Morais, Adelina Maria Ramos da Silva; Rodrigues, Ana Maria Seabra de AlmeidaCom a pesquisa que conduziu à apresentação desta dissertação visou-se conhecer o concelho medieval de Ferreira de Aves, território situado a nordeste do distrito de Viseu. O estudo consagra um processo histórico longo, conduzido diacronicamente desde o início do século XII até finais do século XV. Iniciaremos com a análise do território, a distribuição espacial do povoamento, falaremos dos edifícios coevos, da propriedade, faremos referência a quantitativos e tendências populacionais. Analisaremos o foral, um dos primeiros do condado Portucalense, concedido por D. Teresa. Tanto quanto possível, acompanharemos o desenvolvimento do sistema administrativo que inicialmente assentava no Direito consuetudinário e se vai complexificando. Veremos a sua autonomia ser limitada, pela estratégia dos monarcas que reforçam a sua autoridade, impondo regras gerais de administração no reino. Estudaremos as famílias nobres que se instalaram ali e foram detentoras daquele território. Cavaleiros oriundos de Ribadouro integrados no movimento migratório pela saturação demográfica a norte, pela motivação de enriquecimento pessoal e para a defesa do território conquistado aos muçulmanos. Neste arco temporal, estes Cavaleiros, tal como outras linhagens, serviram-se de estratégicas alianças matrimoniais para a ascensão nobiliárquica. Acompanhámo-los nessa elevação que culminou na posse de Ferreira de Aves, como senhorio, e posterior queda, resultante de atitudes comportamentais, no complexo xadrez político dos finais da Idade Média na Península Ibérica. Procurámos interpretar a atuação dos intervenientes à luz de duas noções dominantes no pensamento político comum da época, a pertença a uma comunidade humana restrita e fidelidade pessoal ao rei e a ausência de noção de pertença a um organismo que seria a Nação. A infidelidade da linhagem ao monarca português culminou na perda de Ferreira de Aves, que foi sendo, intermitentemente, entregue a outros senhores e recuperada, para a perderem definitivamente. Finalmente, elaborámos breves sínteses das outras famílias a quem os diversos reis entregaram aquele senhorio.
- Klebsiella pneumoniae and Colistin Susceptibility Testing: Performance Evaluation for Broth Microdilution, Agar Dilution and Minimum Inhibitory Concentration Test Strips and Impact of the Skipped Well PhenomenonPublication . Elias, Rita; Melo Cristino, José; Lito, Luís; Pinto, Margarida; Gonçalves, Luísa; Campino, Susana; Clark, Taane; Duarte, Aida; Perdigão, JoãoThe emergence of multidrug resistant Gram-negative pathogens, particularly carbapenemase producers, has forced clinicians to use last line antibiotics, such as colistin. Since colistin susceptibility testing presents several challenges, this study aimed at evaluating the performance of two alternative susceptibility methods for Klebsiella pneumoniae, namely, agar dilution (AD) and MIC test strips (MTS). These approaches were compared with the reference method, broth microdilution (BMD), and provide a quantitative description for the “skipped well” (SW) phenomenon. Colistin susceptibility was evaluated by BMD and AD in parallel and triplicate, using 141 K. pneumoniae clinical isolates while MTS performance was evaluated only for a subset (n = 121). Minimum inhibitory concentration analysis revealed that a substantial part (n = 26/141; 18.4%) of the initial isolates was deemed undetermined by BMD due to the following: discordance between replicates (1.4%); presence of multiple SWs (7.8%); and the combination of both events (9.2%). Both AD and MTS revealed a high number of false-susceptible strains (“very major errors”), 37.5% and 68.8%, respectively. However, AD agreement indices were reasonably high (EA = 71.3% and CA = 94.8%). For MTS these indices were lower, in particular EA (EA = 41.7% and CA = 89.6), but the approach enabled the detection of distinct sub-populations for four isolates. In conclusion, this study provides the most comprehensive study on the performance of AD and MTS for colistin susceptibility testing in K. pneumoniae, highlighting its limitations, and stressing the importance of sample size and composition. Further, this study highlights the impact of the SW phenomenon associated with the BMD method for K. pneumoniae.
- Estudo tomográfico das alterações ósseas e dentárias na doença dentária dos coelhos de estimação (Oryctolagus cuniculus) : estudo restrospetivoPublication . Nascimento, Diogo Escudeiro Dias Mogo do; Jesus, Sandra de Oliveira Tavares de SousaA doença dentária é uma das doenças dos coelhos de estimação mais frequentemente observadas nos centros de atendimento médico-veterinários. É uma síndrome progressiva, que gradualmente provoca alterações dos dentes e dos tecidos vizinhos. O diagnóstico desta doença é baseado na observação da cavidade oral. No entanto, dadas as suas limitações deste tipo de diagnóstico, tornam-se necessários exames imagiológicos, tais como a radiografia e a tomografia computorizada. Estas modalidades imagiológicas fornecem informações sobre as alterações presentes, permitindo também estadiar a doença. A tomografia computorizada permite fazer uma reconstrução tridimensional da imagem, ultrapassando a sobreposição de estruturas anatómicas do exame radiográfico. O presente estudo teve como objetivo avaliar o contributo da tomografia computorizada no diagnóstico da doença dentária nos coelhos domésticos. Neste estudo realizado entre 2019 e 2020, foram incluídos 18 coelhos com doença dentária, sujeitos a um exame de tomografia computorizada à região do crânio, 10 dos quais foram sujeitos à administração de meio de contraste por via endovenosa. Os resultados demonstram que as alterações mais frequentemente observadas no exame tomográfico são o sobrecrescimento apical, osteólise e alteração da curvatura dos dentes no plano transversal. Alterações da estrutura anatómica do dente e sinais de infeção ocorrem apenas em estádios mais avançados da doença dentária. Foi também possível constatar que a densidade do tecido ósseo, na mandíbula (p=0,016) e maxila (p<0,001), tem uma tendência negativa com o estadiamento da doença dentária, sugerindo que existe uma perda de tecido ósseo à medida que a doença dentária progride. A concordância do estadiamento da doença dentária entre diferentes pares de quadrantes foi moderada (p<0,001), indicando uma assincronia no desenvolvimento desta doença nos coelhos. A tomografia computorizada é um exame complementar essencial para o diagnóstico da doença dentária nos coelhos, permitindo recolher muita informação útil, não só para o diagnóstico, mas também para procedimentos cirúrgicos ou prognóstico.
- Paisagem como salvação: Modernidade, Grande Guerra e Natureza perdidaPublication . Marques, Inês Castelhano de Sousa; Serrão, Adriana Conceição Guimarães VeríssimoTendo como pano de fundo o evento terrível da Primeira Guerra Mundial, a presente Dissertação procura indagar sobre onde será possível encontrar salvação para os traumas do indivíduo humano, projectado para uma Guerra criada por uma civilização moderna imparável. Nesta investigação irei defender que será a paisagem, como dimensão intermédia, o plano que oferecerá ao soldado, tanto abrigo, como uma profunda reconexão com uma Natureza ôntica, há muito perdida. A difícil noção de “paisagem” há muito é explorada na Filosofia e na Literatura. A originalidade do meu projecto, todavia, − e a investigação sobre a dimensão da paisagem − , reside no seu quadro cultural, social e, sobretudo, ontológico, especialmente quando combinado com o panorama enevoado e de delicado escrutínio que serve de fundo aos anos que albergaram a Primeira Grande Guerra. O indivíduo humano, num tempo e num espaço de matança industrializada e já tão distante da Natureza, viverá o trauma de uma forma, até então, nunca antes vista. A salvação de si próprio, quando tudo o mais cai por terra, residirá afinal no espaço exterior (que se tornará interior) como paisagem, agora reflexo de uma compreensão mais profunda sobre a condição humana. A metodologia que guiará esta investigação dirá respeito a uma constante interdisciplinaridade entre a Filosofia e a Literatura. No âmbito da Filosofia contaremos com o pensamento da paisagem de Joachim Ritter (1963), explorado sobretudo na Primeira Parte desta Tese, e com o qual aprofundarei a ideia de “paisagem como compensação”. A Segunda Parte pauta-se pelo desenvolvimento da proposta da “paisagem como salvação”, que defenderei paralelamente à investigação da filosofia da paisagem de Rosario Assunto (1973). Para esta Segunda Parte, farei uso de duas obras maiores da Literatura do século XX que, implícita e explicitamente, ajudaram a definir e expressar a consciência do indivíduo humano que de perto viveu o fenómeno da Grande Guerra. Jacob’s Room (1922), de Virginia Woolf, e Im Westen nichts Neues (1929), de Erich Maria Remarque, iluminarão de forma especial o problema da paisagem e da Natureza como busca eterna pela unidade, quando a Humanidade desmorona, e onde, em última instância, a salvação residirá em tempos de violência e destruição.
- Periodontal disease in dogs : an experimental approach towards prevention using antimicrobial peptidesPublication . Cunha, Eva; Oliveira, Maria Manuela Castilho Monteiro de; Veiga, Ana Salomé Rocha do NascimentoABSTRACT - Periodontal disease (PD) is one of the most widespread inflammatory diseases in dogs. This disease is initiated by a polymicrobial biofilm (dental plaque) in the teeth surface, along with a subsequent local inflammatory response leading to periodontium damage and systemic consequences. Enterococci are opportunistic bacteria that may be found in the plaque biofilm. Their ability to act as reservoirs of resistant determinants and their previously linkage to PD-systemic consequences, makes enterococci an interesting bacterial model for antimicrobial studies. Several strategies can be used for PD control, being the removal and inhibition of dental plaque the keystone for PD prevention. Antimicrobial peptides (AMPs) are promising compounds for the management of bacterial infections with low rate of resistance incidence. Nisin is an AMP with antimicrobial activity against Gram-positive and some Gram-negative bacteria, including periodontal pathogens. Considering PD high prevalence, its consequences, and the urgent need to control antimicrobial resistant (AMR) strains and develop new antimicrobial strategies, the main goal of this project was to evaluate the potential of the AMP nisin A for PD control in dogs. First, the antimicrobial activity of nisin and of nisin incorporated in two delivery systems (guar gum biogel and a veterinary toothpaste) were evaluated against a previously characterized collection of canine oral enterococci (n=20). Nisin and nisin-biogel were able to inhibit and eradicate all isolates tested in both planktonic and biofilm forms. Supplemented toothpaste was able to inhibit 95% of the isolates tested. As such, nisin-biogel was selected for the following assays, being observed that it also presented inhibition and eradication abilities against an in vitro multispecies biofilm. Then, nisin-biogel antimicrobial ability was evaluated in the presence of canine saliva and over a 24-month storage, as well as its safety towards eukaryotic cells. Saliva hampered nisin-biogel activity, but it maintained its antimicrobial activity over the storage period at freezing, cooling and room temperatures. In addition, nisin-biogel showed no cytotoxicity at concentrations up to 200 μg/mL. Later, nisin-biogel influence on the canine oral microbiome was evaluated by next generation sequencing, revealing that one dental application of nisin-biogel promoted a reduction in bacterial diversity. Still, a diversity recovery was detected after three applications, along with a reduction in some PD-related bacterial species. Finally, nisin influence in AMR development was evaluated by determination of the mutant section window, mutants AMR profiles and horizontal gene transfer (HGT). It was observed that nisin selective pressure may induce changes in the bacteria’s AMR profile, but not influencing vanA HGT between enterococci and staphylococci. Together, these results show that nisin-biogel seems to be an appropriate approach for PD control in dogs, being important to test this product in an in vivo controlled clinical trial.
- Infraestruturas de Transporte e Desenvolvimento Regional: o caso do AlentejoPublication . Vicente, Miguel Ângelo Martins; Silva, Jorge Baptista e; Vale, Mário Adriano Ferreira doAs infraestruturas de transporte são um importante motor para a circulação de pessoas e bens entre cidades, regiões, países ou continentes. Os conceitos de acessibilidade e mobilidade estão interligados e dependem das infraestruturas de transporte para proporcionarem um serviço rápido, seguro e com poucos custos para o utilizador. Esta performance poderá eventualmente constituir um fator acelerador do desenvolvimento das regiões, na medida em que a proximidade entre os territórios, ou o encurtamento das distâncias-tempo entre os mesmos, permitem que a economia regional se dinamize pelo volume de negócios, crescimento das trocas comerciais, produção de bens e crescimento da circulação de pessoas, que investem na região e aumentam o turismo. Todos estes fatores conduzem à modernização dos equipamentos, empresas e estimulam a fixação de população. Nesta dissertação serão abordados conceitos relacionados com a infraestrutura de transporte e a sua relação com o desenvolvimento regional, pelo que a análise será focada num território correspondente à NUTS II Alentejo, excluindo a NUTS III Lezíria do Tejo que passou a integrar a região após a reforma administrativa de 2013. Serão caracterizadas no seu estado atual, através de mapas, as redes de transporte rodoviário, ferroviário, marítimo, aéreo e a rede de plataformas logísticas. Nesse âmbito, serão enquadradas as políticas de transportes ao longo do tempo e esquematizados os investimentos no setor. Para estabelecer uma eventual relação entre os investimentos em transportes e o desenvolvimento socioeconómico de uma região, serão analisados em paralelo indicadores de performance dos transportes e indicadores socioeconómicos relevantes para o desenvolvimento. Concluiu-se que nos períodos de maior investimento europeu e público nacional, a área de estudo apresenta uma evolução positiva nos indicadores de transporte e nos indicadores socioeconómicos. Contudo, comparando com as restantes NUTS II do continente, apresenta-se pouco competitiva em alguns contextos e com discrepâncias internas pela dimensão dos núcleos urbanos ou de atividades económicas relevantes.
