Browsing by Issue Date, starting with "2021-07-05"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- Ana e Mira : fios de escrita entre Ana Hatherly e Mira SchendelPublication . Palma, Alice Varginha Monteiro da; Maia, Tomás SantosThe present essay aims to investigate, with no intention of being exhaustive or categorical, the poetics of the artists Mira Schendel (1919-1988) and Ana Hatherly (1929-2015), trying to bring them closer through some central notions, such as: writing, gesture, letter, silence/emptiness/white, text/fabric, stain and illegibility. Both artists worked at the border of visual arts and poetry, image and writing, text and visuality. They shared a common desire for the between of image and writing; a poetic-visual thinking where to paint and to write – to think with one’s hands – is analogous to the work of Penelope, Ariadne and Arachne, ergo, to spin and to weave, to give form, manually, to existence. Finally, it is intended to put both artists in a possible love dialogue, opening small gaps – paths – that give view to new forms of seeing their works. This essay is a love letter.
- Reincidência : a aplicação de medidas de segurança em substituição da agravação da pena : uma reflexão ibéricaPublication . Francisco, Ana Tavares; Leite, Inês FerreiraA reincidência como agravante da pena é uma matéria muito controversa no campo académico, tendo a sua legitimidade sido muito discutida tanto na doutrina como na perspectiva político – criminal. O presente trabalho visa oferecer uma perspectiva diferente em relação ao agravamento da pena em casos de reincidência, encontrando na perigosidade criminal a base para aplicação de uma medida de segurança em substituição dessa agravação.
- ISBE & Cochrane Portugal Newsletter nº 126: Os testes rápidos de detecção de antigénios apresentam boas características diagnósticas em doentes suspeitos de infecção por SARS-CoV-2 - Em profissionais de saúde, a vacinação reduz significativamente a incidência de infecção (sintomática ou assintomática) por SARS-CoV-2Publication . Carneiro, António Vaz; Henriques, Susana OliveiraEsta Newsletter (NL) resulta de uma parceria entre o Instituto de Saúde Baseada na Evidência e a Cochrane Portugal, e tem como objectivo disponibilizar informação sobre áreas interessantes para a prática clínica, com base na melhor evidência científica. São incluídos estudos relevantes, criticamente avaliados pela sua validade, importância dos resultados e aplicabilidade prática, resumidos numa óptica de suporte à decisão. É dada prioridade a estudos de causalidade incluindo-se ainda, quando justificado, estudos qualitativos e metodológicos, assim como revisões científicas. O conteúdo da NL é da exclusiva responsabilidade do(s) seu(s) autor(es).
- Vida familiar e tecnologias de informação e comunicação num mundo globalizadoPublication . Casimiro, Cláudia; Barbosa Neves, BarbaraEste artigo contextualiza um dossiê que reúne pesquisa sobre Famílias e Tecnologias de Informação e Comunicação (tic) realizada em países de língua oficial portuguesa. Após uma introdução conceptual, onde se discute “família” e “tecnologia”, apresentamos os artigos, mostrando as lacunas que colmatam no conhecimento científico sobre vidas familiares e tic. Delineamos, ainda, as contribuições dos artigos em três dimensões: 1) perspetivas completivas sobre significados e práticas familiares, 2) inclusão de relações intergeracionais, e 3) contextos socioculturais diversos, incluindo países e regiões do Sul Global (Angola e Brasil). Embora os artigos antecedam a pandemia da covid-19, mostramos a sua relevância para se entenderem dinâmicas familiares e tecnológicas durante e após a pandemia. Concluímos com uma reflexão sobre as tic na conjuntura familiar pandémica, apontando novos estudos e sugerindo pistas de investigação. palavras-chave: famílias, relações intergeracionais, tecnologias de informação e comunicação, covid-19
- Knowledge Law Library: um projeto na CMS-Rui Pena & AdvogadosPublication . Albuquerque, Marla Filomena de; Silva, Carlos Guardado daO presente relatório de estágio resulta do trabalho que foi realizado no âmbito do estágio curricular do mestrado em Ciências da Documentação e Informação. O estágio curricular resultou da parceria estabelecida entre a Faculdade de Letras Universidade de Lisboa e a Sociedade de Advogados Rui Pena & Arnaut, e teve como propósito o desenvolvimento de uma biblioteca especializada na área do Direito, importante fonte de informação que pretende responder às necessidades informacionais dos seus utilizadores. Além deste objetivo, propusemo-nos ainda conhecer a estrutura orgânica da entidade produtora da informação, definir o perfil do utilizador de uma biblioteca especializada, identificar as características da coleção “Knowledge Law Library” e proceder à organização e representação dos recursos de informação (descrição catalográfica - ISBD 2011 e classificação - Classificação Decimal Universal). No que concerne à metodologia do relatório de estágio, optamos por uma abordagem qualitativa, que inclui, como técnicas de apoio, a pesquisa bibliográfica, que abrange a recolha e a análise da bibliografia (método de análise documental) sobre o tema em estudo, perspetivando o enquadramento teórico a revisão de literatura, e a análise e interpretação dos dados. A metodologia qualitativa foi ainda complementada com outras técnicas de investigação, como é o caso da recolha de dados através do inquérito por questionário e o método de estudo orgânico funcional. A efetivação destes objetivos levou-nos a concluir que a construção e o desenvolvimento de uma biblioteca especializada não é um processo fácil, no entanto, é essencial para o seu funcionamento e para a satisfação das necessidades dos seus utilizadores. Envolve, por isso, um conjunto de etapas que se iniciam no planeamento e findam na sua concretização. Neste processo, são considerados aspetos como a missão, a visão, os objetivos traçados pela biblioteca, a política de desenvolvimento das coleções, os recursos humanos, financeiros e técnicos afetos ao processo. A Organização do Conhecimento (OC) contribui para este processo, pois torna-se indispensável para a representação ordenada do conhecimento, o que implica também a escolha de um método de descrição, formalização e representação do conhecimento, que no contexto das bibliotecas processa-se por intermédio dos Sistemas de Organização do Conhecimento (SOC), que são desenvolvidos pela OC com o propósito de organizar os acervos da biblioteca e facilitar o seu acesso por parte dos utilizadores. Todos estes elementos influenciam a tomada de decisões no que se refere à construção e ao desenvolvimento da biblioteca especializada.
- Avaliação de risco cardiovascular associado à nutrigenética do metabolismo da homocisteína em diabetes do tipo 2Publication . Sá, Marina Lopes Vaz de; Valente, Ana Margarida Saraiva; Bicho, Manuel DiamantinoA Diabetes Mellitus do tipo 2 (DMT2) é uma desordem metabólica complexa e heterogénea, resultante de interações entre fatores genéticos e ambientais. A DMT2 é caracterizada pela incapacidade de as células responderem ao estímulo da insulina, que se denomina Resistência à Insulina. Em função deste estado de resistência, há um estímulo para o aumento da produção de insulina. Com o tempo, a produção inadequada de insulina resulta da menor produção de insulina pelas células pancreáticas. As doenças cardiovasculares (DCV) são a causa mais importante de morte entre pacientes de DM. Cerca de 60%-80% das pessoas com DMT2 desenvolvem, e eventualmente morrem de DCV. O objetivo deste estudo foi compreender o papel dos sulfatos derivados da Hcy para o desenvolvimento da doença cardiovascular em indivíduos com DMT2. Avaliar o contributo das variações genéticas da COMT e Heparanase para o desenvolvimento da doença cardiovascular em indivíduos com diabetes tipo 2; E Desenvolver um modelo predição de risco cardiovascular de indivíduos com DMT2, com base em dados bioquímicos, dietéticos e análises genéticas relacionados ao metabolismo da homocisteína. Foi realizado um estudo tipo caso-controlo com amostra constituída por 150 adultos Portugueses (n=75 DMT2 com angiopatia, n=75 DMT2 sem angiopatia) caucasianos, de ambos os géneros, na faixa etária (40-75 anos). Os polimorfismos genéticos foram avaliados por PCR, PCR-RFP e por real time PCR. O genótipo da COMT Val158Met e da HPSE (rs 4693608) foram determinados por eletroforese em gel de agarose. As demais variáveis foram obtidas por consulta da base de dados criada no âmbito do projeto “Hábitos alimentares, hiperhomocisteinémia e doença cardiovascular na diabetes do tipo 2”. A análise estatística foi realizada na linguagem python, considerando valores estatisticamente significativos para p<0.05. Os resultados demostraram que hiperhomocisteinémia e as concentrações de MAD estiveram associados ao maior risco de angiopatia em pacientes com DMT2. O polimorfismo da COMT Val158Met esteve associado à angiopatia em indivíduos com DMT2 e a valores mais elevados de MAD. O polimorfismo da HPSE foi relacionado às médias de CT e MAD. Os resultados obtidos na construção do modelo preditivo indicaram um bom desempenho, com exatidão de 0.80, precisão de 0.79, 0.80 de Recall e F1- Score de 0.79.
- A autoimagem do bibliotecário atuante no Ensino Superior no Espírito Santo, BrasilPublication . Oliveira, Elem Rodrigues de; Revez, Jorge Manuel RiasO estudo da autoimagem é um componente essencial do conhecimento sobre as profissões. A profissão de bibliotecário enfrenta muitos desafios, pelo desconhecimento e por não ser reconhecida como uma carreira de grande valor perante a sociedade. Por muito tempo, a imagem do bibliotecário foi associada a um conjunto de estereótipos negativos. No entanto, a profissão modificou-se bastante nas últimas décadas, pondo em questão a manutenção desse modelo. Diante disto, este estudo teve como objetivo conhecer a autoimagem do bibliotecário, com o intuito de refletir sobre suas práticas, seus saberes e sua identidade. Para tal, realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre o objeto de estudo, para obter referências teóricas e empíricas na literatura da área, abordando os assuntos considerados atinentes à temática da pesquisa. Relacionados com a autoimagem estão a identidade profissional, o perfil de competências, as representações sociais e os estereótipos, conceitos que foram explicados de forma a se entender melhor os contextos que envolvem o tema. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, tendo como método o estudo de caso. Para a sua operacionalização, foi utilizado o questionário como instrumento de coleta de dados. A população foi composta por bibliotecários atuantes em bibliotecas de instituições de ensino superior públicas e privadas do Estado do Espírito Santo, Brasil, com um total de 67 profissionais participantes. O tratamento e a análise dos dados se deram pela abordagem quantitativa. Os resultados expõem um perfil profissional relativamente jovem, porém com larga experiência. Bem capacitado, do ponto de vista da formação profissional. Bastante motivado e satisfeito com a profissão. Dedicado e comprometido com as suas funções e com uma autoimagem bastante positiva. Conclui-se que o profissional tem uma boa autoestima profissional, apesar de não se sentir devidamente valorizado pela sociedade, o que indica que a visibilidade e o reconhecimento da profissão têm ainda um longo caminho por percorrer.
- Xanthinuria secondary to allopurinolt therapy in dogs with canine leishmaniosis : current perspectives of the Iberian Veterinary CommunityPublication . Jesus, Laura Caparica Ferreira de; Leal, Rodolfo Assis OliveiraA xantinúria é o maior efeito adverso urinário em cães com leishmaniose tratados com alopurinol. Apesar das medidas preventivas e de maneio serem essenciais aquando desta terapêutica, a informação atualizada acerca do maneio da xantinúria é escassa. Este estudo visou investigar a abordagem médica da comunidade médico veterinária ibérica (IVC) na prevenção e maneio da xantinúria secundária ao tratamento com alopurinol na leishmaniose canina (CanLeish). Foi realizado um estudo transversal que teve como base o desenvolvimento de um questionário online e anónimo o qual foi difundido nas redes sociais da IVC. Este questionário detalhou as características gerais dos inquiridos; os regimes de prescrição do alopurinol; a interrupção do alopurinol e os seus efeitos adversos; a deteção, complicações e diagnóstico da xantinúria, assim como as medidas preventivas e reativas da xantinúria. Foram obtidas 230 respostas (131 de Portugal e 99 de Espanha). A maioria dos inquiridos segue as recomendações internacionais quando usa o alopurinol no tratamento da CanLeish. Um total de 54.6% destes afirmou já ter interrompido a terapêutica antes da sua duração ideal devido ao aparecimento de efeitos adversos além da xantinúria. Cerca de 71.6% dos inquiridos já detetou xantinúria, sendo o aparecimento de sinais clínicos urinários, a complicação mais comum. O método de diagnóstico mais usado para xantinúria é a urianálise. Considerando a prevenção da xantinúria, 75.1% dos clínicos informam os donos sobre a possibilidade de surgirem efeitos adversos associados ao alopurinol, mas apenas 28.4% consideram fazer a transição para uma dieta com baixo teor em purinas. A realização de urianálise e controlos imagiológicos é considerada por 71.2% e 31% dos inquiridos, respetivamente, para monitorizar o tratamento com alopurinol. Após ser detetada xantinúria, a abordagem terapêutica dos inquiridos consiste na interrupção do alopurinol, na diminuição da sua dose, no aumento da frequência de administração ou na sua substituição. Cerca de 72.1% tomam outras medidas, destacando-se a transição para uma dieta com baixo teor de purinas. A frequência estimada de xantinúria na prática clínica diária foi considerada inferior a 25% por 91.7% dos veterinários. Estes resultados revelam que a IVC está consciente da xantinúria como uma complicação comum do tratamento com alopurinol na CanLeish. Apesar das medidas preventivas serem por vezes negligenciadas, os Médicos Veterinários Ibéricos aparentam conhecer as diversas opções que podem ser usadas no maneio da xantinúria.
