Browsing by Issue Date, starting with "2021-04-30"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Portraits of female musicians from the mid-16th and 17th centuries, in EuropePublication . Duarte, Sónia
- Fisiopatologia e diagnóstico do sistema endócrino associado ao eixo hipotálamo-hipófise-suprarrenalPublication . Mendes, Lúcia Sofia Laranjeiro; Silva, Maria João Monteiro dos Santos Ferreira daO estágio integrado no Mestrado de Análises Clínicas (MAC) decorreu no Laboratório de Análises Clínicas Dr. Joaquim Chaves (LACJC) no período de 03 de fevereiro a 05 de novembro de 2020, sob supervisão da Dra. Marina Pires, Farmacêutica Especialista em Análises Clínicas pela Ordem dos Farmacêuticos. O estágio englobou as seguintes valências e respetivos tempos de duração: Microbiologia (225 horas), Hematologia (185 horas), Genética (55 horas), Bioquímica (200 horas) e Imunologia (85 horas). Integrei em todas as valências nas rotinas diárias de trabalho, tomei conhecimento das metodologias utilizadas nos sistemas analíticos e técnicas manuais e acompanhei procedimentos de calibração; aprofundei conhecimentos relativos ao valor semiológico dos parâmetros determinados e quais os critérios de validação dos resultados através da avaliação presuntiva de que o erro associado aos resultados é inferior ao que foi definido como sendo o erro máximo admissível. Resumo da monografia Esta monografia pretende abordar o sistema endócrino, com ênfase no eixo hipotálamo-hipófise-suprarrenal. É efetuada uma descrição da anatomia e fisiologia de cada glândula, uma abordagem ao mecanismo de regulação, bem como as várias patologias associadas. Assim, as alterações descritas podem implicar a produção excessiva ou secreção deficiente de mineralocorticoides, glicocorticoides ou androgénios no córtex da glândula suprarrenal, originando doenças como, por exemplo, a síndrome de Cushing, a doença de Addison, a síndrome de Conn, entre outras, ou podem, ainda, estar relacionadas com a produção excessiva de catecolaminas na medula da glândula suprarrenal, contribuindo para a existência de tumores como o feocromocitoma. Por fim, será abordado de que forma o laboratório de Análises Clínicas contribui na avaliação e diagnóstico de algumas das patologias associadas.
- A perceção social do bibliotecário nos Estados Unidos da América no século XX: reflexos na literaturaPublication . Sousa, Maria Catarina Tavares Rodrigues de; Silva, Carlos Guardado daEsta Dissertação explora a perceção social do bibliotecário nos Estados Unidos da América, no século XX. Os objetivos desta investigação prendem-se com a identificação das dimensões percetuais da imagem social dos bibliotecários, bem como dos fatores que contribuem para a construção desta imagem; e, ainda, das implicações que decorrem do conteúdo e da estrutura da mesma, para os bibliotecários e para a biblioteconomia. Empiricamente são utilizados dados históricos, tendo por base fontes de informação literárias, cuja primeira publicação ocorreu no fim do século XX, designadamente as obras Duplicate Keys e The Giant’s House. A nossa investigação segue uma abordagem de natureza qualitativa e tem um caráter exploratório, assentando no método de pesquisa e análise documental, para a revisão da literatura, e no método de análise de conteúdo para a análise e interpretação das obras literárias. Os fatores que contribuem para a construção da imagem social dos bibliotecários são investigados através duma revisão de literatura e de um modelo causal, o qual testa a influência sobre o estereótipo dos bibliotecários de alguns dos fatores identificados na literatura. A discussão e interpretação dos resultados baseia-se em aspetos contextuais e em literatura das áreas da Biblioteconomia, Psicologia e Sociologia. São identificadas dimensões associadas à imagem social dos bibliotecários. A caracterização geral desta imagem social parece corresponder aquele com o coque, sapatos confortáveis e comportamento azedo. Os resultados enfatizam a perceção de um estereótipo profissional, dando suporte ao facto de que contextos sociais e culturais específicos influenciam a construção social da imagem dos bibliotecários. Verifica-se a existência de uma visão desta profissão, colonizada por pessoas com falta de conhecimento teórico; no entanto, os bibliotecários na literatura são muitas vezes descritos como adaptáveis, conhecedores, astutos, delicados, ternos e inteligentes, traços que os autores, e por extensão os leitores, procuram nos seus bibliotecários. Como processo exploratório, propõe-se uma análise de conteúdo conducente a uma taxionomia que pode ser usada e desenvolvida em futuras pesquisas nessa área e contribui para uma melhor compreensão do papel percebido da biblioteconomia e do posicionamento social dos bibliotecários em diferentes aspetos sociais, contextos económicos, políticos e culturais.
- A operação bancária abertaPublication . Mesquita, Leonor Ximenes de; Oliveira, Ana Perestrelo deNas últimas décadas, a interseção entre novas tecnologias e serviços de pagamento possibilitaram uma profunda mudança nos hábitos de pagamento e no paradigma das relações bancárias tradicionais. Fruto da digitalização dos serviços de pagamento foi a consagração de uma nova categoria de atores no mercado que apresentou serviços de pagamento baseados em soluções tecnológicas e passou a prestar serviços mais céleres, pouco onerosos e cómodos. A entrada em vigor da Segunda Diretiva de Serviços de Pagamento deu origem ao reconhecimento da existência e importância dos novos serviços de pagamento no mercado – o serviço de iniciação de pagamentos e o de informação sobre contas. O reconhecimento permitiu “abrir” o mercado, que até então pertencia primordialmente às instituições de crédito. O aparecimento de novos intervenientes provocou uma necessidade de alterar o ultrapassado modelo de negócio baseado na intermediação financeira, substituindo este por serviços de pagamento por meios digitais, inovadores, seguros e de fácil utilização. A partilha da quota de mercado alavancou, por sua vez, o surgimento de um clima de concorrência e eficiência dos agentes económicos. O fenómeno da “abertura” das instituições de crédito denomina-se Operação Bancária Aberta. No presente trabalho propomo-nos a aprofundar este instituto, o seu surgimento, a legislação aplicável, em que medida opera a operação de recolha, tratamento, agregação e disponibilização da informação bancária, os deveres que incumbem a cada uma das partes e ainda a determinação da responsabilidade no âmbito da partilha de dados.
- A percepção do profissional bibliotecário frente à Ciência AbertaPublication . Gomes, Rosangela da Silva; Revez, Jorge Manuel RiasTendo em vista que a Ciência Aberta é uma nova forma de fazer a ciência acontecer, desperta- se a necessidade de verificar como o profissional bibliotecário entende essa ciência. Além disso, a Ciência Aberta trata do livre acesso à informação, o que, para a investigação científica, representa o cerne da busca e da construção do conhecimento. Ao olharmos para a Europa, a Ciência Aberta no Brasil tem muito o que realizar, principalmente investindo em políticas públicas específicas de valorização da Ciência Aberta, estimulando as instituições de ensino e pesquisa a promover o acesso aberto e transparente nas fases da pesquisa. O profissional bibliotecário aparece como um dos facilitadores entre o pesquisador e a Ciência Aberta. No cenário acadêmico, fica evidente que o compartilhamento, o reúso e a forma colaborativa de fazer ciência são as maiores vantagens da Ciência Aberta. Sendo assim, esta investigação compreende a dimensão da Ciência Aberta e o bibliotecário universitário, a fim de entender como este profissional contribui para a Ciência Aberta. Para tanto, foi necessário analisar a literatura que trata sobre a Ciência Aberta e o bibliotecário, descrever as percepções do profissional bibliotecário atuante no Instituto Federal de São Paulo e caracterizar a realidade da Ciência Aberta no IFSP. Por meio de um estudo de caso, os 73 bibliotecários do Instituto Federal de São Paulo responderam a um inquérito por questionário com perguntas relacionadas à Ciência Aberta. A análise documental a partir do site das bibliotecas do IFSP foi outro instrumento utilizado na recolha dos dados. A investigação é de natureza exploratória com uma abordagem qualitativa. Diante disso, verifica-se que a maior parte dos bibliotecários tem conhecimento do que vem a ser a Ciência Aberta. O acesso aberto e os dados abertos são os termos mais conhecidos quando mencionado Ciência Aberta. Na prática, a Ciência Aberta ainda não é totalmente disseminada na instituição, ela ainda acontece ao nível do acesso aberto às publicações e às ferramentas de pesquisa. Isso quer dizer que os treinamentos e capacitações disponibilizados pelas bibliotecas, os dados abertos e a produção científica da instituição devem estar ao alcance da comunidade acadêmica, reforçando a necessidade de um repositório institucional para a divulgação de toda a produção científica institucional. Diante dessa realidade, torna-se imprescindível uma ação dos bibliotecários em direção à Ciência Aberta.
- Hospitais de campanha em medicina veterinária : proposta de adaptação da medicina humanaPublication . Carvalho, Francisco Maria Correia Soares da Silva; Villa de Brito, Maria Teresa da Costa Mendes Vítor; Maldonado, Ana Maria Martins de Oliveira Sacadura, tutoraOs hospitais de campanha (HC) de medicina humana foram criados durante a segunda guerra mundial e funcionavam como unidades de saúde móvel utilizadas para prestar serviços médicos aos soldados. Ao longo dos anos, os HC têm ficado cada vez mais autónomos e são, hoje em dia, uma ferramenta essencial para prestar assistência em catástrofes. Entre 2000 e 2019 registaram-se trinta catástrofes naturais em Portugal, resultando num total de 3417 vítimas mortais e com prejuízos a rondar os seis mil milhões de euros. No entanto, os danos causados não se limitam a atingir apenas a vida humana e a economia, também, os animais sofrem as consequências. Também eles precisam de assistência médica, razão pela qual a avaliação médico-veterinária das suas necessidades é um elemento essencial nas fases de resposta e de recuperação de uma catástrofe. Nos incêndios florestais de 2017, no norte de Portugal, estima-se que mais de 500 mil animais tenham morrido. Dada a emergência da situação e o elevado número de vítimas, foi construído um HC veterinário no município de Tondela. Contudo, a falta de diretrizes para a implementação de HC obrigou a que a instalação do mesmo tivesse sido feita num regime ad hoc, guiando-se não por protocolos formais, mas pela intuição dos membros da equipa presente. Ainda assim, foi possível montar um HC e prestar assistência às vítimas. No seguimento desta experiência, surgiu a necessidade de estabelecer um protocolo de planeamento com regras de funcionamento para um HC médico-veterinário, além de se elaborar um mecanismo coordenado, de modo a alcançar uma gestão padronizada, como acontece na medicina humana. Com este estudo propõe-se a criação de um modelo, através de adaptações dos princípios dos HC da medicina humana e de associações de proteção animal que realizam trabalham em catástrofes que possa, no futuro, vir a ser adotado na medicina veterinária
- (Re) Construção da memória: relatos de resiliênciaPublication . Becerra, Tânia Mayté Alva; Rafael, Sónia Isabel Ferreira dos Santos(Re)Construction of Memory: Reports of Resilience focuses on the importance of memory in preserving and building the identity of a society; the way it promotes reflective awareness of the past, of lived experience, of what we live and what makes us who we are. In this process, an image, as a record of an event, by itself, never completely corresponds to the past, either in documentary terms or by the subjectivity that we project on it. Likewise, remembering is not reliving experiences, since the memory that we construct is not an exact copy of what we lived, but rather the result of a selective process. Based on these assumptions, the project seeks to revive memory by gathering and contextualizing records of two major earthquakes in Mexico City, September 19, 1985, and 2017, respectively the same day, 32 years later. Taking this history, and temporal coincidence, as illustrative of the importance of memory, photographs of the Archives of the Nation were compiled, among other sources, which serve as a link between stories of those involved in both events, thus rescuing memories from their similarities. In this way (Re)Construction of Memory seeks to raise awareness of how material loss and death can be an agent for hope, for a new beginning, and thus a way of creating resilience for the future