Browsing by Issue Date, starting with "2020-02-14"
Now showing 1 - 10 of 24
Results Per Page
Sort Options
- A contribuição da Behavioural law and economics na definição das políticas públicasPublication . Alves, Ana Clara de Sousa; Saraiva, Rute Neto Cabrita e GilA investigação em apreço tem por objetivo analisar e constatar como e de que forma é que a utilização de uma abordagem comportamental nas políticas públicas pode contribuir para uma maior eficiência e eficácia das mesmas. Antes de mais, é necessário atentarmos às três principais funções do Estado e percebermos em que consistem e em que direção têm evoluído. A partir desta análise, importa sobretudo relacionar a intervenção estatal com essas mesmas três funções e em que medida a escolha pública é influenciada por essas nuances. Por outro lado, necessitamos também de conhecer os principais modelos teóricos relativos às escolhas públicas para que possamos perceber se os mesmos têm atingido os seus objetivos, quais as vantagens e desvantagens de cada um e se há uma verdadeira necessidade de se considerarem novas perspetivas. Posto isto, e antes de uma análise mais prática, importa conhecermos e descrevermos em que consiste a economia comportamental e a sua diferença da perspetiva mais racional e tradicional da economia, bem como o porquê de a considerarmos mais relevante e eficaz quando aplicada no que diz respeito às políticas públicas do que a perspetiva mais racional. Como tal, serão apresentados os princípios básicos de uma boa arquitetura da escolha bem como as principais vantagens de se aplicar uma perspetiva comportamental nas políticas públicas, contribuindo dessa forma para uma maior eficácia e eficiência das mesmas e uma melhoria das condições de vida dos indivíduos em geral. Seguidamente, e após este enquadramento mais teórico, verificaremos através de estudos e experiências realizadas quer por instituições internacionais de relevo quer pelos teóricos desta perspetiva, como, quando e em que tipo de políticas públicas a aplicação de uma perspetiva comportamental pode ser mais eficiente e eficaz no que diz respeito ao objetivo que determinada política pretende atingir. Por fim, a conclusão permitirá perceber se a aplicação de uma perspetiva comportamental nas políticas públicas tem trazido bons e promissores resultados e qual a direção que se prevê que perspetiva aqui em análise venha a seguir.
- Construir no (e com o) património militarPublication . Pereira, Mónica Gomes; Costa, José Manuel Aguiar Portela daO património militar marca de forma profunda as cidades que habitamos, estando espalhado por todo o território português. Muitas destas estruturas encontram-se obsoletas no seu uso, carecendo de urgente intervenção, quer no seu edificado como na narrativa que desenvolvem na cidade em que estão inseridas. Deste modo, procurou-se desenvolver uma análise e levantamento à escala territorial dessas estruturas, estudando o seu enquadramento e relevância histórica. O objeto de estudo desta tese, o Forte Presidio da Trafaria, é um lugar singular situado na Foz Tejo, que é resultado do conjunto de necessidades e camadas de acontecimentos que sucederam na Trafaria. Encontrando-se atualmente abandonado, surge o objetivo de refletir sobre a reabilitação deste edifício, preservar a sua memória e de o tornar num polo dinamizador na região da Trafaria, criando uma nova narrativa para esta vila, através dele. Desenvolveu-se, portanto uma reflexão teórica à cerca do património e o modo como devemos intervir nele. Paralelamente, procurou-se refletir também o poder que a criatividade pode ter no papel regenerativo de uma cidade, na criação de um uso que a promova. Desta reflexão resultou uma proposta de reutilização do antigo Forte, atribuindo a este objeto um novo uso incorporado na vida urbana da Trafaria.
- Do rural ao urbanoPublication . Rodrigues, Margarida Isabel Correia; Fonte, Maria Manuela Afonso da; Crespo, José Luís Mourato, coorientadorEsta dissertação tem como ponto fundamental discutir os conceitos de espaço urbano e espaço rural, a sua possível integração e conexão e como foram evoluindo, com uma proposta de aplicação em Bucelas. Esta localidade está inserida na Área Metropolitana de Lisboa mas apresenta características muito peculiares, ou seja, está próxima de áreas urbanas mas ainda detém um cariz rural. As transformações no mundo rural, designadamente, a perda (despovoamento) de população e o seu envelhecimento e a diminuição da população em idade ativa, apresentam-se como alguns dos fatores que influenciaram as mudanças do espaço rural. Estes territórios vão perdendo vivências e capacidades, sendo necessário estudarmos e analisarmos estratégias que as possam conter e inverter, potenciando uma correlação com o mundo urbano, contribuindo para uma ligação nestes dois espaços distintos, mas cada vez mais atenuados nas suas fronteiras. Nesta dissertação, e no estudo de caso, iremos analisar a freguesia de Bucelas, onde existem vários pequenos núcleos urbanos rodeados de ruralidade. Na análise desenvolvida discutiremos a qualificação habitacional, ambiental, patrimonial e paisagística, apostando no fortalecimento dos perímetros urbanos que correspondem aos aglomerados tradicionais e aos aglomerados rurais, de modo a que estes se possam tornar atrativos, para absorver a promoção de habitação em espaço rural, dos indivíduos residentes, de modo a precaver a degradação do património construído e reduzir os riscos naturais. Estudamos e apresentamos uma possibilidade de reestruturação e requalificação dos núcleos urbanos tradicionais, visando salvaguardar as áreas agrícolas que dão suporte à produção de qualidade, e criando condições para a expansão deste património imaterial relevante neste território.
- Habitar Uba BudoPublication . Almeida, Rita Lobo de; Farias, Hugo José Abranches Teixeira Lopes; Gomes, Joana Raquel de Sousa Bastos Malheiro Carola, coorientadoraO presente trabalho procura a simplicidade do habitar, reflete sobre a melancolia da memória e entrega-se ao pensamento de fazer arquitetura. Lida com opassado e procura escrever um futuro. “Navega até um lugar distante e perdido no tempo”. Este lugar é São Tomé e Príncipe que reflete o seu passado na fragmentação de uma herança colonial e é com esta herança que convive diariamente, em que a memória é a realidade e o presente. O futuro é incerto. Falar em São Tomé e Príncipe é encontrar o significado da palavra roça e compreender a sua importância na identidade e cultura deste território tropical. O que uma vez funcionou como um eficaz modelo de penetração e ocupação do território, atualmente, estas estruturas apresentam vulneráveis condições, quer seja no edificado como na infraestrutura urbana. A floresta que outrora favoreceu a riqueza de quem a explorava, hoje, envolve uma comunidade carenciada e esquecida no tempo. Uba Budo encontra-se adormecida no interior desta floresta. Na procura de acordar Uba Budo, este trabalho constitui uma oportunidade na idealização de uma nova visão das diferentes escalas do habitar, sem esquecer a história e a memória segundo os princípios da arquitetura tropical. Procura gerar novos modelos urbanos e novas formas de habitar, sem deixar de considerar o espírito do lugar e a cultura construtiva local. Procura valorizar a reserva natural, onde esconde algumas espécies únicas no mundo. O trabalho procura Habitar Uba Budo.
- Reconstrução, tradição e memóriaPublication . Antão, Sara Mónica da Luz; Afonso, José Manuel dos Santos; Guerreiro, Ana Cristina dos Santos, coorientadoraO território sírio em 2011 entra numa guerra civil brutal desencadeando-se uma crise humanitária que resulta em mais de cinco milhões de refugiados sírios. Como consequência o país entrou em ruptura material, patrimonial e social ficando sem serviços básicos como água potável, electricidade, medicamentos, hospitais e escolas. Desde o início do conflito que os equipamentos escolares foram alvos de bombardeamentos ou transformados em abrigos. Isto levou ao desaparecimento do sistema educativo do país e a que milhares de crianças perdessem o acesso à educação. Mesmo as que conseguiam continuar a frequentar escolas, muitas infraestruturas eram improvisadas e não reuniam as condições necessárias para um ensino de qualidade. As infraestruturas e os professores eram insuficientes, para além do risco iminente de bombardeamentos. Grande parte das crianças e jovens perderam o acesso à educação durante o conflito. Neste contexto, propomos o desenvolvimento de um projecto para uma escola básica para Alepo, integrada na malha antiga da cidade de Alepo; uma escola que recupere os valores de tradição e da cultura multicultural da cidade, respeitando a sua identidade e a memória do lugar. O estudo de caso desta investigação foi a cidade de Alepo, onde observamos as suas origens e o seu desenvolvimento urbano, assim como o contexto social e cultural. A cidade é considerada uma das mais importantes da história tanto do Médio Oriente como do mundo islâmico. Dada a sua localização estratégica é um território com vestígios de vários povos, culturas e religiões. No entanto é a ocupação Islâmica que vai deixar vestígios com maior impacto na estrutura da cidade com a sua malha urbana de ruas estreitas e quebradas. Verificamos as consequências do mandato e planeamento francês para a cidade antiga e examinamos as origens do conflito assim como as suas consequências. O contexto educativo, e o ensino primário da cidade é também analisado para compreendermos as rotinas destas crianças assim como as suas necessidades. Alguns temas foram estruturais para esta investigação e o desenvolvimento da escola primária: A arquitectura vernacular e os seus aspectos de tradição e sustentabilidade, assim como, a materialidade e a integração deste tipo de arquitectura, no território, foram importantes de compreender para o desenvolvimento do nosso projecto, nomeadamente a construção em taipa. O bem-estar na arquitectura foi uma importante análise para compreendermos como criar uma escola que permitisse que estas crianças se sentissem acolhidas, protegidas, e livres, de forma a terem a melhor experiência educativa possível que contribuísse para o seu bem-estar físico e psicológico. Exploramos ainda o tema da memória e da sua importância para a preservação da identidade desta população através do património construído. Os casos de estudo foram uma grande fonte de inspiração para as soluções projectuais. Todos os quatro casos, com diferentes contextos sociais, culturais e urbanos, englobam uma série de questões humanas e soluções arquitectónicas que nos interessava explorar no projecto para a escola básica. O principal objectivo da investigação foi criar um equipamento educativo com espaços de qualidade, que proporcionasse aos alunos uma experiência arquitectónica que contribuísse para um processo de aprendizagem de sucesso. Espaço este que inclui soluções espaciais inspiradas na cidade, nas suas ruas e nos seus pátios, na sua abordagem à intimidade. Criou-se uma escola pensada para as crianças de Alepo, a primeira geração adulta após o conflito. A sua educação é extremamente importante para o futuro da sociedade síria, pelo que é essencial que cresçam e aprendam num edifício que lhes ofereça um sentimento de pertença, um espaço onde podem sentir-se seguras, livres, motivadas e com esperança no futuro.
- A água e a cidadePublication . Joaquim, Pedro Miguel Henriques; Mateus, Nuno Miguel Feio Ribeiro; Nunes, Jorge Luís Firmino, coorientadorApesar da inevitabilidade natural do seu território, o Vale de Alcântara foi alvo de um processo de modernização descontrolado que levou a que a sua paisagem se encontre hoje em rutura permanente. As infraestruturas ali instaladas provocaram a segregação de bairros inteiros da cidade e impossibilitam a apropriação plena do vale, que historicamente sempre foi descrito como pitoresco e aprazível. Partindo da reconfiguração da rede viária ali existente, foi pensada a revitalização daquele território e a sua articulação com a cidade já consolidada. Esta operação permite que seja reconquistada uma área superior a três vezes o bairro de Campo de Ourique. Revitalizando este espaço através da sua renaturalização parcial é possível criar um corredor verde com a extensão do Central Park. A sua ribeira - trazida à superfície - é bordejada por terrenos agrícolas e de lazer onde o contacto com a água é incentivado. Este território reapropriado permite que a cidade estabeleça uma relação privilegiada com um espaço natural de excelência que prepara a paisagem para lidar com fenómenos meteorológicos extremos ou com o efeito ilha-de-calor – que se esperam mais intensos graças às alterações climáticas – invertendo ao mesmo tempo o sedentarismo da população e criando novas centralidades urbanas
- Paisagem e identidade ruralPublication . Santos, Ana Luísa de Almeida; Jesus, Daniel Maurício Santos de Jesus; Crespo, José Luís Mourato, coorientadorA gestão territorial apresenta-se atualmente como um dos principais meios de atuação perante a fragmentação e deterioração do território. Desta fragmentação, exponenciada pela adoção privilegiada do modelo urbano-industrial, resultam zonas marginalizadas e abandonadas com repercussões ao nível social, económico e ambiental. No contexto português, essas áreas - maioritariamente rurais - representam mais de metade do seu território o que torna imperativo redirecionar olhares e procurar soluções que respeitem e valorizem os seus recursos endógenos. A diferenciação desses recursos locais revê-se nas formas da paisagem que moldam o lugar e, na identidade que o cria e dá continuidade - duas faces estritamente relacionadas. São duas componentes territoriais que permitem reconhecer o espírito do lugar e, assim, atuar conscientemente no mesmo. O trabalho propõe responder a esta problema através do desenho arquitetónico e, tendo como local de estudo o concelho de Resende, situado no Vale do Douro. A esse desenho precede uma análise atenta do lugar, partindo dos conceitos citados, na procura de o descodificar no presente e perspetivar no futuro. Materializa-se através da conceção de um centro polivalente cuja localização o torna ponto de ligação e coesão territorial. Além de encurtar a distância e acesso ao centro da vila, exponencia a acessibilidade da zona pela ligação à linha férrea do Douro. A proposta programática adotada procura diferenciar o cais relativamente aos outros dois pertencentes ao concelho, consolidando a frente ribeirinha em toda a extensão do mesmo e, consequentemente, fornecendo pontos de atratividades distintos.
- Arquitetura e território em SimbiosePublication . Martins, José Miguel Esteves; Mateus, Nuno Miguel Feio Ribeiro; Gama, Miguel, coorientadorO projeto insere-se no contexto do paradigma da arquitetura contemporânea, em que face às alterações climáticas a sustentabilidade é o principal motor de projeto. Partindo do caso do Vale de Alcântara, o projeto urbano e arquitetónico fundem-se numa simbiose com o território, procurando tirar partido da sua génese natural. Através de um parque urbano é criado um novo corredor verde na cidade que pretende dialogar com o sistema natural da cidade, fazendo parte de uma visão holística que começa na arquitetura sustentável, passa pelo urbanismo verde e culmina num impacto à escala global. O presente documento propõe como as dimensões da sustentabilidade podem guiar as escolhas de projeto. A proposta pretende investigar como o uso de materiais reciclados e ecoeficientes potenciam uma arquitetura mais consciente, mas igualmente bela e funcional. O projeto final de mestrado propõe argumentar a tese de que o urbanismo e a arquitetura sustentável podem melhorar a qualidade de vida.
- Da montanha ao marPublication . Coelho, Maria Inês dos Santos Aires; Oliveira, Francisco Carlos Almeida do Nascimento eNas ilhas de São Tomé e Príncipe manifesta-se uma cultura única que tem como palco a beleza natural de um relevo irregular em imensidão verde com uma afinidade singular com o mar e envolvendo praias paradisíacas. No entanto, o desenrolar da sua história desencadeou uma estagnação dos vários sectores do país e uma debilidade nas condições de vida da população local, particularmente das comunidades mais isoladas e distantes da cidade, como é o caso da ponta sul da ilha. Este projeto foi pensado pelo seu impacto económico e social e pretende ser o motor de desenvolvimento de um turismo sustentável na região sul e de outras atividades associadas, como o comércio e a educação. Implantado o eco-resort na encosta montanhosa da Roça Porto Alegre, a estratégia urbana também incorpora uma intervenção no edificado da roça e em duas praias da costa, pretendendo-se sustentar de forma coesa o turismo local. A vontade de intervir em plena natureza, numa montanha com vista para o mar, num local onde o clima é quente e o espírito é livre, partiu de fazer do meio ambiente o protagonista do hotel. A arquitetura surge como veículo para as pessoas poderem percorrer e sentir livremente o meio natural. Como resultado, o projeto pretende contribuir para a visão de que a arquitetura permite promover a integração harmoniosa entre civilização e natureza, e que também, pelo seu alcance e intenção, pode ser um motor de desenvolvimento e progresso local e regional, contribuindo de forma agradável, para uma mudança e prosperidade de uma vida feliz em sociedade.
- Da marginalidade à valorização artísticaPublication . Rodrigues, Priscila de Freitas; Quintas, Maria Alexandra Salgado AiA Arquitetura e em particular, a observação das formas de apropriação dos dispositivos construídos no seu âmbito, acabam por indiciar valores de identidade local e traduzir através das transformações orgânicas do espaço construído, a especificidade de uma dada comunidade. Algumas dessas transformações ou apropriações, mesmo sem adquirir classificação patrimonial, acabam por perpetuar-se na memória coletiva de um bairro. A reabilitação da Casa Senhorial Quinta das Veigas e da devoluta Escola Industrial Afonso Domingues, pela importância relativa que acabam por adquirir no contexto expresso, será entendida neste trabalho como instrumental para a conceção de um plano para potenciar a regeneração urbana numa parcela da freguesia de Marvila. As ocorrências de transgressões e a quantidade de graffiti na zona demonstram uma iminente capacidade artística da comunidade jovem residente. Devido à falta de oportunidade na região, a maioria da população migra para outros lugares em busca de melhores condições de vida e habitabilidade. Sendo que, uma parte vital dos jovens habitantes que ali permaneceram acabam por devolver na forma representada de um clamor aquilo que recebem da sociedade: originalmente, como enunciado político, que eventualmente se faz acompanhar de um intuito artístico ou que demonstra o potencial para tal. A realização bem-sucedida do Muro-Festival de Arte Urbana (2017), transformando dezassete empenas cegas das edificações do bairro em telas monumentais, viria a cristalizar a energia própria a múltiplas ações espontâneas num projeto integrado de reabilitação urbana através da intervenção artística pictórica. É nesse sentido, reconhecendo o poder transformador da arte e o seu potencial contributo para uma inclusão social, que se desenvolve esta temática como catalisador para a proposta de reabilitação inscrita no presente trabalho final de mestrado.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »
