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- Produtividade dos montados em Portugal no período 1984-2017Publication . Paulo, Joana Amaral; Aubard, Valentine; Silva, João
- Gestão Hospitalar em Portugal: Resultados Comparados entre Hospitais com Gestão Pública e em Parceria Público-PrivadasPublication . Matos, Andreia Afonso de; Nunes, Alexandre MoraisEm um mundo globalizado e em crescente competitividade, os hospitais têm que encontrar formas de melhorar continuamente em todos os setores: público, privado e social. Em Portugal, a prestação de cuidados de saúde nos hospitais públicos é globalmente realizada sob o regime jurídico de Entidade Pública Empresarial (hospital EPE) e em regime de Parceria Público Privada (hospital PPP). O papel e a importância da inovação, em todos os processos, são reconhecidos internacionalmente como um dos principais motores do desenvolvimento e da sustentabilidade em várias áreas de atividade. O presente artigo trata de um estudo de caso que descreve os processos de inovação aplicados à gestão dos hospitais do setor público português e estabelece-se uma comparação entre os principais indicadores de acesso e qualidade entre os hospitais de gestão pública empresarial e os hospitais públicos com gestão em parceria com um parceiro privado, entre os anos 2013 e 2016. Como resultado da análise, verifica-se que a inovação já influenciou positivamente as organizações tanto no modelo EPE como no PPP, tornando-as mais competitivas. No entanto, ambos os modelos apresentam pontos fortes e fracos e por esse motivo ainda é necessário repensar os modelos para melhorar os seus resultados de acesso e qualidade.
- Modelo de habitação turistica : Torre de Palma Wine HotelPublication . Fonseca, Francisca Cipreste Moreira da; Parra, Paulo, 1961-; Ribeiro, João Mendes, 1960-This theoretical-practical dissertation, presented to the Faculty of Fine Arts of the University of Lisbon, had, as proposal, the development of a touristic accommodation for the Torre de Palma Wine Hotel, located at Monforte, Alto Alentejo, Portugal. The model of touristic housing presented here intends to cover the need of increasing the number of rooms available for reservation and booking at the hotel. The concept of prefabricated construction proposed, fits well with the preexisting touristic model - countryside tourism, beyond providing the advantages of its reduced cost, sustainability of materials and manufacturing processes, as well as the advantage of fast construction and implementation, when compared to more traditional construction models. The practical execution of the project was built on a theoretical basis and background, with the objective of not only to consolidate the technical aspects of this type of construction, but also to recontextualize and update the fundamentals of the concept of prefabricated housing, via analysis of the main references and events, that have boosted the use of pre-fabricated housing solutions through time. Regarding the theoretical contextualization, the site selected for the implementation of the project is also studied, in what concerns the area available for construction, along with the reconversion to housing tourism of the Torre de Palma Wine Hotel, and of the Alentejo area itself. The housing model proposed here not only responds to the need of expanding the accommodation area, but also adds value to the enterprise, such as the appropriation and optimization of space resources and bonding to nature elements, also answering to environmental and eco-sustainable demands. The proposal of living in a prefabricated house also offers guests a unique and distinctive accommodation experience, away from the more common brick-built housing spread worldwide
- Mulheres fotógrafas em Portugal (1844-1918) : Maria E. R. Campos - 1ª photogrpha portuguezaPublication . Viegas, Paula Cristina de Pinho Coelho Cintra; Serrão, Vitor Manuel Guimarães Veríssimo; Vicente, Filipa LowndesEsta dissertação tem como premissa explorar o papel das fotógrafas em Portugal de Oitocentos, através de uma abordagem interdisciplinar, que envolve as diferentes, mas articuláveis, áreas da História da Fotografia Portuguesa, da História da Arte, e uma perspectiva de Estudos de Género; com vista em elaborar um estudo do que seria a prática fotográfica, do ponto de vista feminino, no século XIX, em Portugal. Desde o advento da fotografia em 1839, várias mulheres em todo o mundo dedicaram-se à fotografia de forma continuada, seja de forma artística, como passatempo, ou mesmo como meio de subsistência. Embora não haja nada de invulgar em afirmar a existência destas mulheres em Portugal, a historiografia apropriada para as incluir permanece ausente, e elas parecem ter sido descartadas para um notório esquecimento. Como estudo de caso principal foi escolhida, a fotógrafa profissional, Maria Eugenia Campos, quase inédita a nível de publicações, uma vez que a investigação em curso consiste, sobretudo, na análise visual e formal das suas provas fotográficas em papel, constituída principalmente por cartes de visite (e alguns cabinets), da década de 1880. As cartes de visite eram simultaneamente uma lembrança da pessoa retratada, para ser distribuída a familiares e amigos, e o cartão de visita do fotógrafo, e hoje demonstram ser uma fonte crucial de informação sobre a época. Maria Eugenia Reya Campos auto-denominava-se de primeira fotógrafa portuguesa na década de 1870, ainda que fosse oriunda de Valência de Alcântara em Espanha, filha de pai português e mãe espanhola. Esta pioneira abriu estúdios profissionais de fotografia no Alentejo, nomeadamente ateliers provisórios em Beja, Elvas e Évora (e provavelmente em Portalegre, onde residiu). Foi em Lisboa que se estabeleceu num estúdio de forma permanente entre 1882 e 1917. Nesta dissertação foram consideradas todas as mulheres fotógrafas identificadas no período entre 1844 e 1918, de nacionalidade portuguesa ou estrangeira, amadoras ou profissionais, quer pela sua relevância cultural e artística, quer pelos seus atributos profissionais. O principal objectivo deste estudo é atenuar a ausência bibliográfica existente sobre o assunto, numa época em que existe uma crescente sensibilização para a temática das mulheres artistas e do seu papel na sociedade.