Browsing by Issue Date, starting with "2013-04-23"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Pesquisa de Coxiella burnetii em ixodídeos capturados em parques urbanos de LisboaPublication . Veloso, Ana Raquel Chilovo Morgado; Santos, Ana Sofia Pereira dos; Fonseca, Isabel Maria Soares Pereira daEstudos epidemiológicos e a investigação sobre surtos ocorridos nos últimos anos em vários países Europeus indicam que a Febre Q, cujo agente etiológico é Coxiella burnetii, deve ser considerada uma zoonose emergente, sendo os ruminantes domésticos considerados a fonte de infeção por excelência. Contudo, a ocorrência de casos humanos em ambiente urbano, sem um vínculo de exposição a ruminantes domésticos exalta a existência de vias alternativas de contágio. O contacto com ambientes naturais, tais como parques e outras áreas recreativas, tem vindo a ser descrito noutros países como uma forma de exposição a ixodídeos e agentes infeciosos a estes associados, inclusive C. burnetii. Neste trabalho pretendeu investigar-se o potencial papel dos ixodídeos na transmissão de C. burnetii em contexto urbano, rastreando três parques urbanos lisboetas, regularmente utilizados pela população em geral e seus animais de companhia: Parque Florestal de Monsanto (PFM), Jardim Vasco da Gama (JVG) e Jardim do Campo Grande (JCG) ao longo de um ano. Esta foi a primeira vez que um estudo deste género foi realizado em Lisboa. Apenas no PFM foram capturados ixodídeos na vegetação através da técnica de flagging, perfazendo um total de 138 exemplares pertencentes a oito das 21 espécies descritas no país. A presença de ADN de C. burnetii foi detetada em 4,35% (6/138) dos ixodídeos analisados por nested PCR. As infeções envolveram quatro espécies, Dermacentor marginatus (n=1), Ixodes ricinus (n=1), Ixodes ventalloi (n=3) e Rhipicephalus pusillus (n=1), tendo sido identificadas em diferentes alturas do ano. Na revisão da literatura, verificou-se que estas espécies de ixodídeos já haviam sido associadas a C. burnetii, com a exceção de I. ventalloi, o que parece tratar-se de um dado novo. Este trabalho confirma portanto a existência de focos ativo do agente nesta área de Lisboa reforçando a importância da vigilância epidemiológica de agentes transmitidos por ixodídeos e da implementação de medidas de prevenção para a exposição a estes artrópodes.
- Otimização da eficiência reprodutiva numa vacada no Alentejo : estudo de casoPublication . Palmeiro, António João Minhós; Martelo, Rui Jorge Batista; Stilwell, George ThomasA situação económica mundial criou nos produtores de bovinos de carne em regime extensivo a necessidade de utilizarem práticas de maneio eficientes para se aumentar a rentabilidade dos seus sistemas de produção. A eficiência reprodutiva afeta de forma considerável o resultado económico de uma exploração produtora de bovinos de carne em regime extensivo, Assim, surge a necessidade de identificar as causas responsáveis por uma baixa eficiência e possíveis medidas corretivas do maneio reprodutivo. A exploração em estudo, apresentou em anos anteriores, taxas de fertilidade abaixo do desejável e intervalo entre partos longos, tendo o produtor demonstrado junto do médico veterinário a vontade de melhorar estes indicadores no sentido de aumentar a eficiência produtiva da sua exploração. Neste âmbito, o estudo consistiu na aplicação de um protocolo de sincronização de estro no final da época reprodutiva após diagnóstico de gestação. Analisou-se a variação do intervalo entre partos e da taxa de gestação, bem como a forma como a alteração da época reprodutiva influencia a eficiência reprodutiva da vacada. O estudo possibilitou ainda a identificação das causas dos problemas reprodutivos e a sugestão de possíveis soluções. O protocolo foi aplicado a 24 fêmeas das quais 15 ficaram gestantes. A taxa de gestação do grupo sincronizado foi de 62%. A aplicação deste protocolo significou um aumento de 13% na taxa de gestação da amostra (122 fêmeas) de 53% para 66%. A média dos intervalos entre partos previsionais foi de 449 dias, havendo uma redução de 46 dias do último intervalo entre partos da amostra. Pode concluir-se deste modo que o controlo técnico reprodutivo pode efetivamente melhorar a performance reprodutiva dos efetivos, aumentando a sua eficiência e consequentemente a rentabilidade económica da exploração.
- O arquivo do Centro de História da F.L.U.L.: memória institucional e catálogo (1954-1995)Publication . Pinto, Tiago Alexandre Palaré Barros; Matos, Sérgio Campos; Matos, António GilEste trabalho teve como objectivo a reconstituição do arquivo definitivo do Centro de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com vista à organização e realização do seu catálogo. Neste intuito dividiu-se o trabalho em duas fases. O primeiro momento do trabalho empreendeu o estudo da instituição. Iniciou-se com um estudo sobre o Curso Superior de Letras e a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa de forma a compreender a relação entre o ensino da História e a investigação, que posteriormente irá dar lugar ao aparecimento do Centro de História. Estudaram-se, também, os organismos que tutelaram a investigação científica em Portugal, como o Instituto de Alta Cultura. O estudo destas instituições torna-se indispensável para a compreensão da dinâmica do Centro, sempre condicionado por estas, ao nível da tutela científica e financeira. Por fim foi apresentada a evolução orgânica do Centro de História, com base na bibliografia, e recorrendo, pontualmente, à documentação tratada. Numa segunda fase procedeu-se ao reconhecimento de toda a documentação para aferir o seu conteúdo, bem como o seu estado de conservação. Efectuada a classificação, que permitiu a subsequente construção do quadro de classificação, foi depois elaborada a descrição documental e a construção do catálogo. Finalmente realizou-se a higienização dos documentos e a sua carimbagem.
- Aquisição do sujeito nulo por parte dos alunos chineses que adquirem português europeu como língua segundaPublication . Zeng, Yi; Matos, Gabriela; Madeira, Ana MariaNos últimos anos, os linguistas têm investigado, entre outros aspectos, o aspecto sintáctico e o aspecto pragmático-discursivo da aquisição da língua segunda. Segundo a Hipótese de Transferência Completa e Acesso Completo (Full Transfer and Full Acess) de Schwartz & Sprouse 1994, 1996, os aspectos sintácticos são adquiríveis, mesmo que não sejam apresentados na língua materna. Segundo a Hipótese de Interface de Sorace & Filiaci 2006, os aspectos pragmático-discursivos são mais dificeis de adquirir. Este trabalho visa investigar a aquisição do sujeito nulo por parte dos aprendentes chineses que adquirem o português europeu como língua segunda. O chinês e o português são ambas línguas de sujeito nulo. No entanto, os sujeitos nulos destas duas línguas divergem em termos sintácticos, assumindo as hipóteses de J. Huang 1984, de J. Huang, Li & Li 2009, de Roberts 2010 e de Holmberg 2010. Este trabalho vai mostrar que os sujeitos nulos das duas línguas divergem também em termos pragmático-discursivos. Por isso, é particularmente interessante investigar a aquisição de uma segunda língua como o português por falantes nativos de uma língua como o chinês. Este trabalho vai investigar tanto o aspecto sintáctico como o aspecto pragmático-discursivo da aquisição do sujeito nulo do português europeu por falantes chineses. Isto é, vai testar a Hipótese de Transferência Completa e Acesso Completo e a Hipótese de Interface. Solicitámos a vários falantes nativos chineses que aprendem o português europeu a sua participação num questionário sobre o uso e compreensão do sujeito nulo e realizado no português europeu. Os resultados do questionário confirmam ambas as hipóteses.
- The art of security:human security and why China needs itPublication . Cunha, André Emanuel Valente Roseta; Lara, António de SousaA China é um país em transição. Depois de o Partido Comunista Chinês ter tomado controlo do aparelho de Estado em meados do século XXI, a China passou de um país relativamente imprevisível e turbulento para uma das maiores economias mundiais no início do século XXI. Mas à medida que crescem os receios regionais quanto à modernização das forças armadas Chinesas e da sua ascensão aparente ao estatuto de superpotência, descontentamento interno relativamente ao papel do PCC na tomada de decisão, poluição descontrolada, tensões étnicas e corrupção política ameaçam atingir aquilo que a elite mais deseja: estabilidade social. Usando uma perspectiva da Segurança Humana filtrada de contradições metodológicas, esta tese procura agregar, descrever e analisar os riscos de uma vasta gama de vulnerabilidades que ameaçam as aspirações de longo-prazo da China, os seus imperativos de segurança, a legitimidade política da elite, o modelo de transição e, sobretudo, as expectativas da população.