Browsing by Issue Date, starting with "2010-08"
Now showing 1 - 10 of 19
Results Per Page
Sort Options
- Diagnóstico preliminar: Arquivos definitivos da UL (Relatório)Publication . Nogueira, Marta, 1977-; Vieira, Maria Leal, 1948-A necessidade de um diagnóstico preliminar da situação dos arquivos definitivos da UL surgiu no âmbito das Comemorações do Centenário da Universidade, por iniciativa do Professor José Pedro Sousa Dias e da Dra. Maria Leal Ramos Vieira. O diagnóstico iria ao encontro da necessidade de identificar os arquivos definitivos existentes como suporte à investigação no âmbito destas comemorações. No entanto, as situações e necessidades identificadas ultrapassaram este âmbito e enunciaram um estado geral de necessidade de tratamento físico e intelectual dos arquivos definitivos existentes e a definição de uma política de Arquivo para a UL. Este diagnóstico, juntamente com o diagnóstico realizado para a Reitoria , não constitui um guia, inventário ou catálogo dos arquivos da UL (impossível devido ao âmbito e realidade presente dos arquivos, tempo e recursos afectos para esta tarefa). Constitui antes um instrumento de trabalho que tem por objectivo criar condições para a salvaguarda desses arquivos e seu tratamento físico (higienização, acondicionamento, instalação, restauro, digitalização) e intelectual (guia, inventário, catálogo). Pretende também reunir informação e condições necessárias para uma articulação da Reitoria com os serviços detentores de arquivos definitivos. Apesar de destinado aos arquivos definitivos, o questionário prevê também questões relativas aos arquivos intermédios e a procedimentos de gestão documental. Estas questões justificam-se pelas implicações que têm na existência/inexistência desses arquivos e do seu estado de organização. Os objectivos gerais do diagnóstico são: - Identificar os arquivos definitivos existentes nas Faculdades e em outras unidades orgânicas da UL; -Identificar as unidades/serviços detentores dos arquivos definitivos; -Avaliar o estado de conservação e, quando possível, do estado de organização e volume aproximado dos arquivos definitivos; -Identificar as necessidades das Faculdades e de outras unidades orgânicas relativamente aos seus arquivos definitivos; - Identificar as acções ou projectos que estejam a decorrer nas Faculdades e unidades orgânicas relativamente ao tratamento e conservação dos seus arquivos definitivos; - Identificar a visão ou política de cada uma das unidades relativamente aos seus arquivos; - Identificar procedimentos seguidos pelas Faculdades e unidades orgânicas relativamente aos seus arquivos intermédios; - Localizar e identificar os depósitos que existem actualmente nas unidades; - Recolher elementos que possam a ser utilizados para medidas de preservação, material e intelectual (integridade dos arquivos), do património arquivístico da UL.
- Contagion effects of the subprime crisis in the European NYSE Euronext marketsPublication . Horta, Paulo; Mendes, Carlos; Vieira, IsabelThis paper presents three tests of contagion of theUS subprime crisis to the European stock markets of the NYSE Euronext group. Copula models are used to analyse dependence structures between the US and the other stock markets in the sample, in the pre-crisis and in the subprime crisis periods. The first test assesses the existence of contagion on the relevant stock markets’ indices, the second checks the homogeneity of contagion intensities, and the third compares contagion in financial and in industrial sectors’ indices. Results suggest that contagion exists, and is equally felt, in most stock markets and that investors anticipated a spreading of the financial crisis to the indices of industrial sectors, long before such dissemination was observable in the real economy.
- Endogenous timing in a mixed oligopoly with semipublic firmsPublication . Bárcena-Ruiz, Juan Carlos; Begoña Garzón, MaríaAn endogenous order of moves is analyzed in a mixed market where a firm jointly owned by the public sector and private domestic shareholders (a semipublic firm) competes with n private firms. We show that there is an equilibrium in which firms take production decisions simultaneously. This result is strikingly different from that obtained by Pal (Econ Lett 61:181–185, 1998), who shows that when a public firm competes with n private firms all firms producing simultaneously in the same period cannot be sustained as a Subgame Perfect Nash Equilibrium outcome. Our result differs from that of Pal (Econ Lett 61:181–185, 1998) for two reasons: firstly, we consider that there is a semipublic firm rather than a public firm. Secondly, Pal (Econ Lett 61:181– 185, 1998) considers that the public firm is less efficient than private firms while in our paper all firms are equally efficient.
- Risco de liquidez vs risco de crédito : Análise Empírica das Yields da Dívida Corporate e dos Spreads dos CDSPublication . Pereira, Patrícia Alexandra Gomes; Gaspar, Raquel M.Este estudo evidencia o impacto e a relevância do risco de liquidez sobre as yields da dívida corporate europeia, durante o período da crise do subprime.O prémio de liquidez estimado por comparação do spread das yields das obrigações corporate com o prémio dos credit default swaps, cresceu consideravelmente, em valores absolutos, nos meses de maior perturbação nos mercados financeiros. Em termos relativos, a importância do prémio de liquidez também observou uma tendência crescente, com algumas oscilações significativas, ao longo do período em análise, representando em média, aproximadamente 40% da yield corporate spread. Neste sentido, em períodos de stress dos mercados, este estudo advoga a necessidade de se considerar um prémio de liquidez adicional na taxa juro de desconto, utilizada no âmbito das metodologias de avaliação mark-to-model dos activos financeiros, propondo uma estimativa do respectivo valor, por sector de actividade
- Entraves à adesão do ENUM em PortugalPublication . Ribeiro, Rui Alexandre Clemente; Godinho, Manuel MiraO ENUM é uma tecnologia que possibilita a integração e a convergência das redes de telecomunicações tradicionais e de nova geração. Foi desenvolvida no final da década de 90 do século XX, e apresenta o potencial de redução de operação de custos das redes de telecomunicações, ao mesmo tempo que permite novas funcionalidades e serviços. A crescente aceitação de tecnologias VoIP, a disseminação de banda larga por todo o território nacional e a potencial redução de custos seriam, à partida, factores suficientes para a utilização desta tecnologia. Após dez anos, verifica-se que o ENUM seguiu em duas direcções: o "Carrier ENUM", utilizado por operadores e o "User ENUM" orientado para utilizadores de redes VoIP abertas. O primeiro começa agora a dar os primeiros passos, mas o segundo aguarda ainda suporte por parte dos stakeholders. O presente trabalho caracteriza o ENUM nas suas diversas vertentes, identifica os factores potenciadores e inibidores da sua difusão e descreve os entraves que se levantam à sua implementação em Portugal. Numa análise comparada, verifica-se que o ENUM apresenta, em Portugal, o mesmo tipo de desafios e problemas verificados no resto do mundo. Existem entraves de cariz comercial, regulador e técnico que devem ser consciencializados ao nível político de forma a permitir uma difusão eficaz da tecnologia ENUM em ambientes abertos.
- Barreiras na Difusão de Inovação BiofarmacêuticaPublication . Capão, Pedro Tiago Madeira Esteves Canteiro; Godinho, Manuel MiraA biotecnologia farmacêutica tem provocado algumas desilusões quanto aos resultados produzidos nos últimos anos. As primeiras descobertas, nomeadamente de técnicas como o ADN recombinante, faziam prever uma revolução na saúde das populações mas o que se regista hoje é uma biotecnologia ainda dominada pela tecnologia química anterior, representando apenas 10% do mercado farmacêutico e sem conseguir atingir as patologias com maior prevalência. As principais causas do atraso do sucesso da biotecnologia farmacêutica podem estar em diversas fases do percurso do medicamento, desde a investigação de novos alvos terapêuticos e novos princípios activos até à difusão dos novos medicamentos no mercado. Este estudo foca o processo de difusão de inovações biofarmacêuticas em Portugal e as barreiras que possam existir no acesso óptimo dos doentes a estas terapêuticas. Para isso recorreu-se a uma recolha de dados primários através de inquérito a um painel de peritos de diversas áreas de especialidade directamente relacionadas com produtos farmacêuticos biotecnológicos. As questões incidiram sobre seis temas de possíveis barreiras na difusão de inovações biofarmacêuticas: oferta, regulamentação, distribuição, prescrição, administração e segurança. A análise dos dados recolhidos permitiu concluir que existem barreiras na difusão de inovações biofarmacêuticas em Portugal. As barreiras identificadas como as mais relevantes assentam nas características da oferta dos produtos inovadores, o preço elevado e a oferta para poucas indicações terapêuticas. Os resultados também revelaram uma dicotomia entre maior segurança e melhor acessibilidade presente também na regulamentação farmacêutica portuguesa que incute regimes de exclusividade e heterogeneidade na disponibilidade e acesso de doentes a estas inovações com consequências também nas práticas de prescrição. Por fim, conclui-se que o mercado ainda não está completamente preparado para receber a biotecnologia como tecnologia farmacêutica dominante devido, principalmente, à complexidade da biotecnologia e aos investimentos na reorganização de processos e desenvolvimento de tecnologias complementares necessários para a mudança do paradigma tecnológico farmacêutico.
- Os determinantes da capacidade de reembolso dos beneficiários do micro-crédito em Cabo Verde no período de 2007 a 2008Publication . Andrade, Jacqueline da Cruz Silva; Albuquerque, PaulaA presente dissertação tem por objectivo apurar os determinantes da capacidade de reembolso atempado dos beneficiários de micro-crédito, em Cabo Verde. Sucintamente, o micro-crédito é um tipo de intermediação financeira (crédito de investimento) projectado e oferecido, especialmente, para o nicho populacional excluído da banca tradicional, tais como, as pessoas pobres com capacidade empreendedora e os micro-empresários do sector informal da economia. A capacidade de reembolso atempado do valor das prestações do crédito contraído pelos beneficiários do micro-crédito é relevante tanto para as famílias suas beneficiárias, como para as Instituições Micro-Financeiras - IMF's. No presente estudo, na parte empírica, focamos no arquipélago de Cabo Verde e fazemos uma análise econométrica, de dados primários recolhidos de um inquérito realizado em Janeiro e Fevereiro de 2008, a 102 beneficiários dos programas de MC de duas IMF's - MORAB1 e FAMT-Picos. A análise é realizada com recurso ao modelo Logit, por meio do software STATA. Os resultados deste estudo demonstram que a probabilidade da capacidade de reembolso atempado do crédito pelos seus beneficiários, no arquipélago de Cabo Verde, é influenciada pela experiência profissional destes no ramo de actividade do seu negócio, pela sua formação profissional, pelo acompanhamento dos agentes de crédito ao negócio, pelo número de colaboradores remunerados pelo negócio e pelo local de residência dos beneficiários do micro-crédito.
- The information content of reorganization procedures : contagion or competitive effects?Publication . Tseng-Chung, TangBased on a consideration of the whole process from reorganization filing to confirmation, this paper examines the impact of corporate reorganiza- tion on both filing firms and industry rivals, and how it changes the competitive landscape of the industry. Results show that there exist intra-industry informa- tion transfers throughout the whole course of the reorganization proceedings that result in an incessant downward revaluation of the rival firms’ values. Specifically, the market reassesses the prospects of not only the filer but also of its industry rivals simultaneously. Results also show that whether a rival firm has a contagious or a competitive reaction is largely decided by firm-specific rather than industry-specific characteristics.
- What can we learn from the distribution of trade patterns?Publication . Amador, João; Cabral, Sónia; Maria, José R.This paper proposes an empirical framework for analyzing the dynamics of trade specialization, using a symmetric transformation of the standard Balassa (Manch Sch Econ Soc Stud 33(2):99–123, 1965) index and the conditional density estimation methods suggested by Hyndman et al. (J Comput Graph Stat 5(4):315–336, 1996). The framework is implemented using data on the cross-sector export and import specialization of the four initial EU Cohesion countries over the last 40 years. We discuss the importance of studying both the distribution’s external shape and the intra-distribution dynamics and why it is interesting to include imports in the analysis. We find a reduction of the overall degree of export specialization in Portugal,Greece and Spain. Conversely, Ireland has the strongest export specialization and there is evidence of an increase over time. The export intra-distribution dynamics reveal persistence of the specialization status in the four countries, especially for high values of the index. In all countries, the degree of specialization is higher for exports than for imports and intra-distribution dynamics reveal more mobility of import specialization than that of exports.
- Cabo Verde e União Europeia: os potenciais efeitos na economia Cabo-Verdiana de uma integração económica com a União EuropeiaPublication . Cabral, Dilva Helena Vaz; Fontoura, Maria Paula; Estêvão, JoãoOs factores de ordem económica têm vindo a assumir, cada vez mais, um papel relevante na explicação da necessidade de integração económica internacional, principalmente no que se refere aos Países em Vias de Desenvolvimento. Este trabalho procura analisar os possíveis custos e benefícios, inerente ao processo da integração económica, para a economia de Cabo Verde com uma eventual adesão à União Europeia através da constituição de uma das formas de integração económica, nomeadamente zona de comércio livre ou união aduaneira. Para isso, numa primeira análise, propomos uma breve apresentação do processo da integração económica internacional. Procedemos com uma análise da economia cabo-verdiana e o seu modelo de integração económica internacional, assim como uma breve caracterização da União Europeia, com principal enfoque no seu processo de integração económica, tendo em conta a possibilidade de estes virem a representar mercados potenciais ou concorrentes. Finalmente, prosseguimos com a análise da viabilidade da integração económica de Cabo Verde na União Europeia, isto é, analisamos os potenciais efeitos, custos e benefícios do ponto de vista económico, para a economia cabo-verdiana com uma eventual integração no espaço europeu. Os resultados mostram que Cabo Verde não tem muito a perder com essa eventual integração, na qual os efeitos dinâmicos assumem uma importância relevante, mediante a adopção de uma estratégia de integração de zona de comércio livre com os países da UE. Esta revela-se eficaz, assim como a adopção de importantes políticas económicas e a criação de condições para um ambiente mais competitivo.
