Browsing by Issue Date, starting with "2010-05"
Now showing 1 - 10 of 36
Results Per Page
Sort Options
- Research note : General Motors CorporationPublication . Ribeiro, Pedro Miguel Fernandes; Bastardo, Carlos Manuel Costa
- O Mecanismo Africano de Revisão de Pares (MARP) no quadro da NEPAD: Oportunidade e Desafio para os Estados AfricanosPublication . Semedo, Felizberto; Torres, AdelinoA independência colonial e a consequente fundação das jovens nações africanas é, ainda hoje, uma das mais brilhantes conquistas do povo africano. Contudo, esses factos, dignos de história, vêm sendo acinzentados ao longo dos anos pelas situações conturbadas como a má governação, o respeito pelos direitos, liberdades e garantias fundamentais e as guerras intra e inter-Estados, tornando a África no continente menos desenvolvido à entrada do terceiro milénio. Após várias tentativas de resgatar o continente desse marasmo, através de políticas e estratégias de desenvolvimento desenhadas tanto a nível interno como pelos parceiros internacionais, e que nem sempre condizem com a situação real, instituiu-se a NEPAD e o seu mecanismo de revisão paritária (MARP), cuja exequibilidade é o objecto do presente trabalho. Analisando, porém, a experiência de três dos doze países até aqui avaliados pelos pares e comparando as normas e os padrões sob os quais se orientam com as de alguns mecanismos de revisão “paritária”, chegou-se à conclusão que a sua exequibilidade está garantida, desde que sejam atempadamente corrigidas as falhas procedimentais detectadas, assegurados os recursos financeiros necessários e aplicadas, em complemento, as estratégias de desenvolvimento que melhor se adequem à realidade de cada Estado participante.
- APD Portugal - PALOP : estratégia, determinantes e motivaçõesPublication . Cordeiro, José Pedro Lopes; Ferreira, Manuel EnnesOs fluxos de Ajuda Pública ao Desenvolvimento entre Portugal e os PALOP têm sido objecto de análise que, as mais das vezes, se fica pela leitura da evolução quantitativa dos seus valores. Partindo de uma observação da dinâmica da cooperação internacional e portuguesa e com apoio de dados estatísticos e modelos econométricos, a presente dissertação procura desvendar a estratégia, as motivações, os interesses e os determinantes que estão na origem de tais fluxos. Com base nos resultados atingidos, concluir-se-á acerca da importância de motivações humanitárias, económicas, comerciais, políticas, geoestratégicas e relacionadas com o passado colonial, bem como de questões transversais, na dinâmica dos fluxos de APD.
- Fundo especial de investimento : commodities agrícolasPublication . Barateiro, Ana Catarina Clemente; Bastardo, Carlos Manuel CostaO principal objectivo deste trabalho baseou-se na constituição de um Fundo Especial de Investimento composto por treze séries de futuros sobre commodities agrícolas e a sua posterior análise. A carteira foi constituída com base no modelo de Markowitz, assumindo a existência de um activo sem risco e sem restrições ao short-selling. Procedeu-se a um back testing do desempenho da carteira nos três anos anteriores à sua constituição (2006-2008), contemplando uma análise comparativa com o desempenho dos seguintes índices accionistas: MSCI Global (carteira de mercado); MSCI Emerging Markets; S&P 500; DJ Stoxx 600 e PSI 20. Verificou-se que, no período em análise, a correlação entre a carteira constituída e os índices accionistas estudados, foi bastante baixa, reforçando a ideia de que faz sentido investir no mercado de commodities agrícolas, como forma de diversificação dos investimentos. O facto de na constituição desta carteira não terem sido consideradas restrições ao investimento nas séries, levou a que fossem assumidas posições muito elevadas nas mesmas, aumentando o risco da carteira. Constatou-se que, na prática, a aplicação do modelo de Markowitz deve ser conciliada com uma gestão activa da carteira, atenta às evoluções do mercado, especialmente no caso concreto das commodities agrícolas que são muito sensíveis a factores externos ao mercado.
- Condições monetárias em Moçambique : evidências empíricasPublication . Francisco, Rafael; Pinheiro, MaximianoO sistema financeiro Moçambicano é pouco desenvolvido. 0 Banco Central tem como objectivo principal de política monetária, legalmente instituído, a preservação do valor do metical, economicamente traduzido como estabilidade de preços, e usa como instrumento de política as operações dos mercados monetário e cambial. Por ser uma economia pequena e aberta, o canal das taxas de câmbio no mecanismo de transmissão monetária tem sido importante. Daí a importância dos indicadores sintéticos que ponderam as contribuições das taxas de juro e de câmbio nas condições monetárias do país, os índices de condições monetárias (ICM). Uma etapa importante na construção dos ICM é a da estimação dos ponderadores. Neste estudo os ponderadores são calculados com recurso às funções de resposta a impulsos de um modelo VAR, tendo como variáveis endógenas o PIB, o IPC, as taxas de juro e de câmbio, cujos choques são identificados com recurso à decomposição de Cholesky. Obtidos os ponderadores, são construídos quatro ICM, dois estáticos e dois dinâmicos, para o período entre Janeiro de 2000 e Dezembro de 2009. Em geral, devido aos pesos dos ponderadores das taxas de câmbio no cálculo dos índices, estes seguem trajectórias próximas das seguidas pelas taxas de câmbios efectivas. Como consequência, são observados períodos em que os ICM estáticos indiciam comportamentos expansivos (restritivos) enquanto as taxas de juro de curto prazo indicam trajectórias restritivas (expansivas). As condições monetárias expandiram no primeiro semestre de 2000 e entre Janeiro e Setembro 2001, enquanto as taxas de juro estavam a seguir um movimento restritivo, e contraíram entre Agosto de 2004 e Fevereiro de 2005 e de Dezembro de 2007 à Novembro de 2008, com as taxas de juro a seguirem um sentido expansivo. Observa-se ainda que as trajectórias dos ICM dinâmicos são mais suaves, quando comparadas com as dos ICM estáticos, dada a contribuição dos efeitos desfasados, e que os índices estáticos antecipam com oito a doze meses de antecedência os principais pontos de viragem dos índices dinâmicos.
- Escalonamento de equipas de enfermagem de acordo com a previsão das necessidades de serviçoPublication . Dias, Henrique Jorge Carvalho; Moz, Margarida; Mourão, Maria CândidaEste projecto procura criar um sistema de apoio à decisão para afectação de equipas de enfermagem, constituídas por Enfermeiros, e atribuição de escalas de serviço. O objectivo deste sistema é o de auxiliar o responsável pelo escalonamento destas equipas. A experiência adquirida ao longo do tempo pelo responsável do escalonamento permitiu verificar que existe uma quantidade mínima de efectivos para assegurar os serviços mínimos. Por outro lado, uma das maiores dificuldades é a racionalização destes recursos, de modo a reduzir o sobredimensionamento das equipas de enfermagem que por vezes ocorre, evitando recursos sem tarefas atribuídas. Neste âmbito, desenvolveu-se um sistema baseado em folhas de cálculo Excel da Microsoft, criando-se um sistema de suporte à decisão, disponível em todos os sistemas informáticos existentes no hospital, com vista à obtenção de uma lista de elementos escalados para o serviço do dia seguinte, que optimize os custos e a equidade na distribuição das nomeações. Na primeira fase do estudo, determinam-se as necessidades de recursos de enfermagem, mediante o tipo de doentes e a gravidade das doenças apresentadas. No hospital em análise coexistem enfermeiros com várias situações contratuais. Os enfermeiros efectivos, e os enfermeiros em regime de prestação de serviços, que, por sua vez, se subdividem nos que têm carga horária contratada de 20 horas e nos que são remunerados de acordo com as horas efectuadas. Sendo a estes últimos que se recorre para cobrir necessidades não previstas, tal como se estivessem de prevenção, são estes os enfermeiros objecto do corrente estudo, formando o que se designa por pool de enfermeiros. Na segunda fase do estudo, realiza-se o escalonamento das equipas de enfermeiros da pool, optimizado de acordo com o levantamento de necessidades previamente efectuado. A abordagem efectuada passou por tratar o problema de revisão diária de escalas como um problema de transportes, onde a pool de enfermeiros é encarada como a oferta e a necessidade de enfermeiros nos turnos nos serviços como a procura, pretendendo-se minimizar os custos globais. Verificou-se uma redução de custo relativo à composição das equipas de enfermagem, em relação ao método vigente na unidade hospitalar.
- Social policy design and assessment : the choice of an equivalence scale for the assessment of efficacy and efficiency on poverty reduction based on the portuguese social insertion incomePublication . Nicola, Rui Miguel de Morais Zamith; Rodrigues, Carlos FarinhaIncome redistributive social policies aiming to reduce inequality and poverty have been submitted to more regular and in-depth analysis and assessment within the EU and OECD. The purpose of this dissertation is to investigate the consequences of assessing income support social policy measures using internationally defined equivalence scales instead of using the nationally defined equivalence scale embedded in each measure. The dissertation addresses two main questions: 1) what are the effects of assessing redistributive social policies with equivalence scales different from the ones incorporated in the respective policy measures? 2) would the assessment of redistributive social policies improve, in terms of poverty eradication and efficiency indicators, if the equivalence scales used for policy design and implementation and for evaluation are the same? On a first section of this text the conceptual and methodological framework regarding the assessment of redistributive policies is presented, focusing on the Foster-Greer-Thorbecke indicators and the efficiency model of Beckerman. Afterwards, the main characteristics of EU-SILC data and the rules for accessing the Portuguese Social Insertion Income (SII) are briefly considered. This redistributive program will be used on simulations with different equivalence scales. Thereafter, a theoretical policy measure incorporating the main operating logic of SII and a poverty eradicating goal is envisaged, simulated and discussed. Finally, bearing in mind the initial questions, the results are discussed and indications for future research are considered.
- Modelização da inserção profissional em contexto de formação qualificante : condicionantes e dispositivos : estudo de um caso.Publication . Santos, Miguel Justiniano Baião dos; Kovács, IlonaA inserção profissional após a formação é resultado de várias causas, sejam de índole inerente aos indivíduos ou de natureza exógena. Na presente dissertação identificam-se quais os condicionantes e que dispositivos são aplicados pelos ex-formandos, sinalizando-se algumas particularidades. Conclui-se que a idade, a nacionalidade, o nível de qualificação e de escolaridade dos pais e as características da formação profissional, têm conexão com o dispositivo pelo qual os ex-formandos logram a inserção profissional. Por outro lado, os condicionantes que mais participam na inserção dos ex-formandos são a experiência no sector e de trabalho em geral, o nível de qualificação, o itinerário e modalidade de formação e as características do emprego.
- Transferência de risco de crédito e estabilidadePublication . Aparas, Hugo Dinis; Borges, Maria RosaA compreensão da Transferência de Risco de Crédito (TRC), nomeadamente, os seus mecanismos e os seus efeitos para a estabilidade das instituições financeiras e do sistema financeiro como um todo, adquiriu uma importância acrescida nos últimos anos. Após fazer uma descrição das alternativas base para a TRC, apresenta-se uma aplicação empírica que estuda a relação entre a titularização de crédito hipotecário em Portugal e o risco de crédito do sistema bancário português numa perspectiva de mercado. Da aplicação resulta i) que existe uma relação com significância entre a titularização e o risco do sistema apercebido pelo mercado em Portugal com base nos dados mensais para o período de Dezembro de 2004 a Março de 2009; e ii) que a relação entre essas duas variáveis é negativa. Os resultados parecem sugerir que, em Portugal e no período em análise, a titularização e o risco do sistema deslocam-se em direcções opostas.
- A construção social da inovação : estudos de caso de organizações portuguesas de base tecnológicaPublication . Piteira, Maria Margarida Croca; Gomes, Jorge Filipe da Silva; Ferreira, José Maria Carvalho2009 foi declarado pela União Europeia o ano da criatividade e da inovação . Esta decisão foi orientada pela ideia de que a criatividade e a inovação contribuem para a prosperidade económica tanto quanto para o bem-estar social e individual. Um dos objectivos desta iniciativa é disseminar boas práticas que estimulem a educação e a investigação, e promover políticas de debate com assuntos que lhe estejam relacionados. Todavia, o desfecho da presente dissertação não poderia ter um cenário mais adequado. O incremento do estádio Português de inovação tem sido francamente salutar na primeira década deste milénio. Verifica-se a emergência de um importante nicho no sector de empresas tecnológicas. O saldo da balança tecnológica Portuguesa - as exportações de tecnologia foram superiores às importações - foi positivo, pela primeira vez, nos anos de 2007 e 2008. O trabalho que se apresenta descreve, em tom de louvor, quatro boas práticas Portuguesas que representam um pouco da história da inovação nacional, e que contribuíram - de certa forma - para este cenário. Estas organizações nasceram entre as décadas de 1980 e 2000, tendo sido consideradas pioneiras nos seus projectos de acção. Os trabalhos de investigação tiveram como ponto de partida inspiracional os contributos de Berger e Luckmann (1967), sobre a construção social da realidade; e do grupo MIRP (Minnesota Innovation Research Program - Van de Ven et al, 2000; 1999; 1993; 1990, 1986), sobre os processos de inovação e a sua gestão. Neste sentido, os objectivos propostos nesta análise agregam-se em três conjuntos: i) construir um modelo de análise para as práticas de inovação em contexto organizacional, ii) trilhar uma estratégia metodológica que permita o estudo da inovação como um processo de construção social dos seus actores, e iii) apresentar um conjunto de práticas, através da identificação de determinantes críticos de sucesso que possam, eventualmente, servir de roadmap para todos os que se interessam pelas problemáticas da inovação (investigadores, professores, estudantes, líderes, gestores, consultores). Neste contexto, o caminho metodológico empreendido foi o estudo de caso, seguindo as recomendações de Yin (1994) e de Eisenhardt (1989). Foram circunscritas boas práticas de inovação de organizações Portuguesas de base tecnológica e analisadas à luz do modelo C.R.A.N.I.O. Este modelo, como já se adiantou, foi gerado a partir de uma extensa revisão de literatura, e pretendeu analisar os processos sociais de inovação em contexto organizacional, via a interpretação colectiva dos seus actores e através de um processo de combustão accionado pela organização. Foi concebido como instrumento de recolha de dados e, simultaneamente, como um importante recurso na análise dos mesmos. Isto contribuiu, para que face à potencial simetria e flexibilidade interpretativa (Smith-Doerr et al., 2004; Bloor, 1991; Martin, 1991; Bijker, 1995; Callon, 1980) a que estão sujeitos os fenómenos de construção social, fosse possível uma análise integrativa dos estudos de caso. Por conseguinte, os principais resultados deste trabalho emergem sob as formas: i) teórica - é proposto um modelo de análise para a construção social da inovação, emergindo um novo conceito de inovação e isolando-se as suas dimensões; ii) metodológica - via as aprendizagens expostas à operacionalização do design metodológico; e iii) práticas - são apresentadas acções concretas de actores emblemáticos de inovação.
