Browsing by Issue Date, starting with "2008-11"
Now showing 1 - 10 of 39
Results Per Page
Sort Options
- Outsourcing SI : riscos e benefícios para as organizaçõesPublication . André, Ana Paula Dias Martins; Sampaio, Maria FernandaFace a um ambiente de negocios em constante evolução, as organizações procuram adoptar modelos de funcionamento mais ágeis e capazes de potenciar a sua capacidade de resposta às exigências do mercado. Neste sentido o Outsourcing apresenta-se como uma opção estratégica para as organizações, tendo vindo a ganhar uma aceitação cada vez maior por parte dos gestores. O Outsourcing tem registado um crescimento a nível europeu e também em Portugal, o que é evidente pelo aumento da despesa em Outsourcing por parte das organizações. Apesar do seu crescimento, a verdade é que há ainda muitos contratos de Outsourcing que falham no final dos primeiros anos, tornando-se objecto de forte criticismo. Existem vantagens associadas ao Outsourcing, mas existem igualmente riscos não menosprezáveis, sendo o conhecimento de uns e outros de grande relevância. Com este estudo pretende-se contribuir para o conhecimento sobre os riscos associados ao Outsourcing de Sistemas de Informação (SI), os benefícios que se podem obter através da sua adopção e avaliar em que medida os grupos intervenientes no mercado português -Fornecedores do Serviço, Clientes e Influenciadores de Mercado - convergem nas suas visões sobre os mesmos. Para a prossecução daquele objectivo foi realizado um estudo Delphi on-line, combinado com a classificação Q-sort, o que permitiu obter as perspectivas de cada grupo sobre os riscos e sobre os benefícios do Outsourcing.
- Visualização de Informação Geo-Referenciada em Dispositivos MóveisPublication . Pombinho, Paulo; Afonso, Ana Paula; Carmo, BeatrizO número de dispositivos móveis e serviços disponibilizados tem recentemente crescido consideravelmente. Este crescimento tem vindo a mudar o modo como as pessoas acedem à informação. Os avanços tecnológicos dos dispositivos móveis oferecem novas oportunidades em domínios onde os dados geográficos têm um papel importante. Os PDA (Personal Digital Assistants), telemóveis e outros dispositivos portáteis, têm cada vez mais acesso à posição do utilizador através de dispositivos GPS. Estes avanços tornaram possível incorporar aplicações de visualização que mostram ao utilizador pontos de interesse relevantes na sua vizinhança. No entanto, os dispositivos móveis tem diversas limitações quando comparados com os computadores de secretária, sendo a mais importante o tamanho do ecrã. Este facto sugere que algumas técnicas de visualização podem não ser apropriadas para estes dispositivos. Neste trabalho é explorado o uso de mecanismos de filtragem, baseados em critérios semânticos, para reduzir o número de elementos a visualizar, o uso de operadores de generalização para tratar os restantes elementos que estejam sobrepostos, e o uso de múltiplas representações com diferentes graus de detalhe, que permitam gerar representações legíveis. Como prova de conceito, foi desenvolvido um protótipo de um sistema de visualização de informação geo-referenciada denominado MoViSys. Para avaliar os conceitos propostos, foi realizado um plano de avaliação. Os resultados desta avaliação sugerem que a combinação da função de filtragem com a utilização dos operadores de generalização permite aos utilizadores visualizar um mapa menos confuso, ajudando-os nas suas tarefas
- Avaliação de empreendimentos residenciais em Lisboa: estimativa de valor de um apartamento novoPublication . Reis, Ricardo Jorge Antunes; Neves, João Carvalho dasA avaliação imobiliária em Portugal teve um grande desenvolvimento profissional nas últimas duas décadas, mas apresenta ainda muito potencial de melhoria técnicocientífica. O objectivo deste estudo é desenvolver e aplicar um modelo econométrico a uma amostra de oferta de apartamentos em empreendimentos residenciais novos em Lisboa, de gama média e média/alta, considerando as principais características que influenciam a formação do valor. O Modelo de Regressão Linear tem sido testado e aplicado em outros estudos empíricos, sendo considerado que responde às necessidades dos avaliadores imobiliários com um grau de fiabilidade aceitável. A amostra consiste em 539 apartamentos distribuídos por 102 empreendimentos. Recorre-se a um modelo seccional (cross-section) em que a variável dependente é o valor de oferta por m2, e variáveis independentes são a área bruta do apartamento,nº de lugares de estacionamento, prestígio da zona, distância ao pólo primário, etc.. O modelo utiliza variáveis semelhantes às que um avaliador “tradicional” implicitamente utiliza na sua prática. A vantagem de usar uma técnica estatística como a regressão múltipla é a de oferecer uma base científica ao trabalho empírico quando tradicionalmente os avaliadores recorriam mais a pressupostos subjectivos, baseados essencialmente na sua experiência e sensibilidade.
- A construção de índices de preços imobiliários residenciais e de derivados sobre índices para PortugalPublication . Cardoso, Maria Isabel Carvalho; Luís, Jorge BarrosO stock de habitação constitui urna das principais componentes de riqueza das familias em Portugal, onde a percentagem dos imóveis residenciais ocupados pelo proprietário como residência habitual se tem revelado superior à média europeia. No acesso à aquisição de habitação foi essencial o financiamento obtido junto do sistema bancário português, tendo o endividamento crescido sobretudo a partir de meados da década de 90. Neste contexto, o conhecimento da evolução média dos preços dos imóveis residenciais, bem como a existência de instrumentos financeiros de gestão do risco imobiliário, assume especial importância, quer do ponto de vista macroeconómico, atendendo aos impactos das variações de preços do stock de habitação sobre as decisões de consumo e de poupança pelas famílias, quer em termos da gestão do risco imobiliário pelos proprietários dos imóveis e pelos bancos, e, por consequência, para a estabilidade do sistema financeiro português. No presente trabalho propõe-se a criação de índices de preços imobiliários residenciais para Portugal que possibilitem o conhecimento da evolução média dos preços dos imóveis residenciais e que possam servir de base à construção de derivados. Sugere-se a construção de índices de preços com base nos métodos hedónico ou híbrido - combinação do método hedónico com o método das vendas repetidas - e nos dados constantes das declarações fiscais sobre transacções e características dos imóveis residenciais que são centralizados pela Direcção-Geral dos Impostos. É realizada uma aplicação à Grande Área Metropolitana de Lisboa, para os anos de 2004 a 2007. Tendo por base a experiência da Chicago Mercantile Exchange, nos Estados Unidos da América, sugere-se por último a criação, para Portugal, de contratos de futuros sobre índices imobiliários residenciais.
- Conformidade com a S404 da lei Sarbanes Oxley no contexto nacionalPublication . Oliveira, David Elisiário de Matos Cardoso; Isaías, PedroA presente dissertação de mestrado expõe uma revisão bibliográfica sobre os antecedentes e os principais fundamentos da Lei Sarbanes Oxley (SOX), culminando com a apresentação de um caso de estudo sobre a conformidade com a secção com maior impacto nas organizações sujeitas a este normativo, a s404. São analisados os factos que conduziram à falência - e incentivaram a criação da Lei SOX - de duas das mais conceituadas empresas Norte Americanas, nomeadamente a adopção de práticas fraudulentas pela Gestão de Topo, e da eventual conivência entre estes e os auditores externos responsáveis pela certificação do reporte financeiro. As principais secções da lei são apresentadas quanto ao seu teor e impacto nas empresas, com especial enfoque na necessidade destas ajustarem o seu modus operandis de forma a responderem às novas exigências impostas pela lei. O caso de estudo, descreve a forma como uma empresa Multinacional sedeada em Portugal respondeu às exigências da s404 e em que medida converteu essa obrigação em valor acrescentado para a empresa e seus colaboradores, através da adopção de uma estratégia efectiva de gestão de risco. A conclusão expõe os principais aspectos do modelo de conformidade com a s404 da Lei SOX adoptado pela empresa em estudo, nomeadamente os relacionados com a gestão de projecto, metodologia seguida, General IT Controls e transição para Business as Usual.
- Electricity market interconnections and electricity price volatilityPublication . Fonseca, Nuno; Duque, JoãoIn this paper, we present a model of changes in electricity price returns in the context of interconnected electricity markets. This model predicts an inverse relationship between the increase in interconnection capacity and the volatility of price returns in the corresponding electricity markets. This means that an increase of interconnection between two markets leads to a decrease in the volatility of their prices. We support our model with empirical results from the Australian, European and USA electricity markets. The results suggest that this inverse relationship between interconnection and volatility exists, meaning that when markets tend to be physically interconnected, variance tends to be reduced.
- Aplicação de um modelo hedónico de avaliação a edifícios habitacionais no Concelho de GaiaPublication . Neto, Fernando da Silva; Neves, João Carvalho dasA aplicação da Teoria dos Preços Hedónicos tem permitido a construção de inúmeros modelos visando, no essencial, explicar o comportamento dos consumidores face às características dos imóveis disponíveis, bem como a um conjunto de outros factores inerentes, quer aos compradores, quer aos mercados, e que influenciam directamente a formação de preços. Assim, o desenvolvimento e aplicação de Modelos Hedónicos para o Mercado Habitacional encontram múltiplos exemplos na literatura. Com o presente trabalho pretendeu-se sobretudo construir um modelo-base em que a maior parte das variáveis utilizadas fossem generalizáveis a todo o Território Nacional, e que, caso a caso, adoptasse ainda variáveis características de cada local. Por outro lado procurou suprimir-se a excessiva simplicidade que usualmente é utilizada para avaliar a qualidade da construção. Os modelos obtidos apresentam resultados interessantes explicando o comportamento da variável dependente escolhida (preço/m²) em percentagens em torno dos 95%, e evidenciando também uma capacidade de prever o valor médio dos imóveis com um erro máximo de cerca de 5% (nos testes efectuados). Apesar de estes bons resultados poderem não ser considerados completamente conclusivos, tendo em conta, quer a instabilidade actual dos mercados, quer o facto de ter sido inviável conseguir incluir em todos os modelos, todas as variáveis explicativas que se pretendiam incluir (fruto eventualmente, de limitações resultantes da dimensão da amostra), pode-se, no entanto, concluir que o mesmo é adequado, face aos resultados obtidos nos mercados analisados, à zona onde o estudo foi desenvolvido e tem potencial para poder ser replicado em outras zonas do país. Na base dos resultados muito interessantes obtidos estará eventualmente a opção de se ter apenas estudado um tipo de habitação (imóveis em edifícios multifamiliares) e em edifícios novos ou em construção. A generalização do modelo às situações em que não foi testado (edifícios unifamiliares e habitações usadas) constitui a par da aplicação a novas zonas, uma das linhas de desenvolvimento do modelo.
- Interactions between private and public sector wagesPublication . Afonso, António; Gomes, PedroWe analyse the interactions between public and private sector wages per employee in OECD countries. We motivate the analysis with a dynamic labour market equilibrium model with search and matching frictions to study the effects of public sector employment and wages on the labour market, particularly on private sector wages. Our empirical evidence shows that the growth of public sector wages and of public sector employment positively affects the growth of private sector wages. Moreover, total factor productivity, the unemployment rate, hours per worker, and inflation, are also important determinants of private sector wage growth. With respect to public sector wage growth, we find that, in addition to some market related variables, it is also influenced by fiscal conditions.
- O turismo como instrumento da cooperação.Publication . Sarmento, José Miguel Bruno da Costa de Moraes; Silva, José Sancho de Sousa e; Guimarães, Adelino Augusto TorresA "abordagem horizontal" do turismo dificulta a assumpção do sector como motor do desenvolvimento, apesar de ser cada vez mais reconhecido a sua importância económica, sodal e cultural. Não obstante, tratar-se de um sector sensível às alterações contextuais, sejam conflitos políticos ou problemas de saúde pública, o certo é que se tem revelado com grande capacidade de recuperação e de resistência. Apesar dos acontecimentos que marcam os dias da globalização, os fluxos turísticos têm crescido, mantendo as projecções da Organização Mundial de Turismo para 2020. A crise de paradigmas promoveu novas concepções de turismo baseadas numa visão holística do homem e do mundo. Desenvolvimento e ambiente caracterizam as novas ideias. Neste sentido, o turismo tem vindo a relacionar-se com o desenvolvimento sustentável, chegando a adoptar este adjectivo. Mais recentemente, evolui-se para a noção de turismo responsável, cujo conceito considera o turismo como necessidade básica das sodedades. Mais do que um instrumento, o turismo é um órgão de cooperação para o desenvolvimento. Com a nova ordem política e económica e a globalização das sociedades, a cooperação também necessitou de encontrar nova formulação. Neste sentido, foram definidos os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) que recentrou a cooperação no combate à pobreza e fez do desenvolvimento sustentado eixos principais do consenso internacional. Para além destes aspectos, a paz e a segurança são vertentes desse consenso. No presente trabalho, descreve-se a influência que a turismo pode ter na cooperação internacional e, especialmente, nas relações entre os países de língua portuguesa. Elabora-se ainda uma matriz sobre o impacto do turismo nos ODM de forma a mostrar como o sector pode ser charneira no cumprimento destes objectivos.
