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- Transmissão monetária: resultados da aplicação de modelos VAR a Portugal e AlemanhaPublication . Janeiro, Eva Isabel Crisótomo; St. Aubyn, MiguelTendo em conta o enquadramento da Terceira Fase da UEM, este trabalho aborda a questão da transmissão da política monetária à economia real. São estimados modelos VAR que pretendem identificar os efeitos de choques de taxa de juro sobre o produto e preços de duas economias da UEM, Portugal e Alemanha, em dois contextos distintos, políticas monetárias independentes e política monetária única. Paralelamente, estuda-se a importância relativa dos vários canais de transmissão monetária para o efeito total registado (canais de taxa de juro, taxa de câmbio e crédito). Os resultados confirmaram, como seria esperado, a reacção negativa do produto e preços dos dois países a aumentos de taxa de juro. Na transmissão monetária do período pré-UEM foram encontradas diferenças entre os dois países, a nível da magnitude e do timingdos efeitos. Considerando os resultados no contexto de política monetária única, concluiu-se que parte dessas diferenças estaria associada às diferentes funções de reacção e não a diferenças nos mecanismos de transmissão. Adicionalmente, encontraram-se indícios de que o mecanismo de transmissão destes países não se tenha alterado, de forma significativa, a partir de 1999. Ainda no contexto da UEM, concluiu-se que Portugal ocupa uma posição vulnerável, como país pequeno e como detentor de um mecanismo de transmissão forte. Relativamente aos vários canais de transmissão, os resultados comprovaram a relevância do canal de taxa de câmbio para Portugal no período pré-UEM. O canal do crédito e o de taxa de juro foram considerados relevantes para este país em ambos os regimes de política monetária. Na Alemanha, a taxa de juro terá sido o principal canal de transmissão em funcionamento, tendo repartido parte do seu papel com o canal do crédito no contexto da UEM e, eventualmente, com o canal de taxa de câmbio no período pré-UEM.
- Organização do trabalho e novas tecnologias : que realidade pós-taylorista/fordista?Publication . Pinto, Alexandra Manuela Jorge Ferreira Teixeira; Santos, Maria João Nicolau dosHá muito que investir em tecnologias sem atender à (re)organização do trabalho e consequente (re)qualificação das pessoas deixou de ser "a melhor forma" para se enfrentar o mercado. Em boa verdade, não existe o "modelo ideal". O cenário é de complexidade e diversidade, sendo essa heterogeneidade de situações extensível à realidade interna de uma mesma empresa. Não obstante a diversidade de estratégias organizacionais, há combinações e modos específicos de organizar o trabalho que se vêm tornando predominantes na realidade pós-taylorist/fordista do mundo empresarial: para além de taylorista, cuja forte herança continua a marcar presença no actual contexto, destacamos o neo-taylorista, a lean production e o antropocêntrico. Efaxctuada a avaliação do cenário em que se estão a desenvolver novas formas de organizar o trabalho, procura-se, no estudo empírico, conhecer as acções que nesta matéria têm vindo a ser implementadas por um dos bancos com melhor posição no mercado financeiro nacional. Na óptica da organização do trabalho, as iniciativas empreendidas pela empresa estudada demonstram a existência de um modelo híbrido de organização do trabalho, que se inscreve no contínuo entre o neo-taylorismo e a lean production. Neste contínuo, as funções e os locais de trabalho que mais se regem por princípios chave da lean production são os que maior proximidade têm com o cliente - Gestores de Cliente e Agências.
- O pacto de estabilidade e crescimento, investimento público e o desempenho das políticas na União EuropeiaPublication . Alves, Maria Inês Marques Ferreira; St. Aubyn, Miguel Pedro BritoO Pacto de Estabilidade e Crescimento define o quadro para o funcionamento das políticas orçamentais na União Europeia. As suas regras têm sido alvo de diversas críticas, quer de natureza teórica, quer de natureza prática, na sequência das quais têm sido apresentadas várias propostas para regras alternativas. Este trabalho analisa a evolução das finanças públicas na União Europeia entre 1985 e 2002, com particular ênfase na evolução do investimento público, tentando avaliar a validade de uma das críticas que tem sido apontada ao actual quadro orçamental da União Europeia - a possibilidade de uma penalização do investimento público. Embora seja observável uma coincidência do processo de consolidação orçamental e da diminuição do peso do investimento público no PIB na União Europeia, a evidência empírica para alguns dos seus Estados-Membros não parece confirmar a existência de uma relação de causalidade entre a consolidação das contas públicas e a redução dos níveis de investimento público. A análise da regra de ouro das finanças públicas permite-nos identificar um conjunto de problemas associados que parecem não recomendar a sua implementação ao nível da União · Europeia. São ainda identificadas possíveis melhorias a introduzir no âmbito do Pacto de Estabilidade e Crescimento.
- General quadratic term structures of bond, futures and forward pricesPublication . Gaspar, Raquel M.For finite dimensional factor models, the paper studies general quadratic term structures. These term structures include as special cases the affine term structures and the Gaussian quadratic term structures, previously studied in the literature. We show, however, that there are other, non-Gaussian, quadratic term structures and derive sufficient conditions for the existence of these general quadratic term structures for bond, futures and forward prices. As forward prices are martingales under the T-forward measure, their term structure equation depends on properties of bond prices’ term structure. We exploit the connection with the bond prices term structure and show that even in quadratic short rate settings we can have affine term structures for forward prices. Finally, we show how the study of futures prices is naturally embedded in a study of forward prices and show that the difference between the two prices have to do with the correlation between bond prices and the price process of the underlying to the forward contract and this difference may be deterministic in some (non-trivial) stochastic interest rate settings..
- Papel do Estado na regulação da economia em Moçambique (1987-1999)Publication . Chipenembe, Maria Judite Mário; Ferreira, José Maria CarvalhoNo final da década de 80 a economia de Moçambique entrou numa crise profunda e sem precedentes. A posição que a FRELIMO ocupava na cena internacional, a instabilidade política, mas do que a prevalência do regime autoritário, e a maneira como as estratégias de desenvolvimento foram aplicadas são apresentados nos estudos moçambicanos como principais factores que contribuíram negativamente para a não concretização do projecto socialista de desenvolvimento económico. Não obstante a relevância destes factores, a organização burocrática colocada em segundo plano nas análises também revela-se como parte dos factores importantes. As reformas económicas, no âmbito do Programa de Ajustamento Estrutural ou Programa de Reabilitação Económica como é conhecido em Moçambique, redefinem o papel do Estado atribuindo a regulação de leis que permitam o surgimento e desenvolvimento do sector privado. Mas, como o aparelho de Estado moçambicano na configuração administrativa e burocrática, isto é, caracterizada pela excessiva centralização do poder, lentidão nos procedimentos administrativos, fraca capacidade de gestão das políticas públicas, corrupção e recursos humanos não qualificados constituiu e constitui elemento contingente negativo que afecta o funcionamento e desenvolvimento das actividades económicas. O papel do Estado na regulação da economia consistiu na criação de um conjunto de leis que permitiram a expansão do sector privado mas também, devido aos constrangimentos referidos, dificultou e tem dificultado o desenvolvimento do respectivo sector e do próprio processo de desenvolvimento económico.
- A China no Séc. XXI : a evolução do sistema bancário e o futuro das reformas económicasPublication . Dias, Margarida Maria Pinheiro Godinho; Serra, António M. de AlmeidaAs reformas económicas na China realizadas, depois de 1978, por Deng Xiaoping deram origem a um crescimento impressionante, no maior país do mundo em transição para uma economia de mercado. Embora a China tenha evitado o colapso cambial durante a crise asiática de 1997 (em parte, devido à não convertibilidade total do renminbi), o seu sector bancário é muito frágil, uma vez que os maiores bancos estatais – “The Big Four”- estão descapitalizados e detêm uma enorme percentagem de créditos irrecuperáveis nos seus balanços. Durante o período da reforma, a fragilidade financeira foi aumentando devido à evolução de relações triangulares entre o sistema fiscal, as empresas estatais e os bancos estatais que tinham por hábito conceder créditos de acordo com o Plano de Crédito imposto pelo governo. Para reduzir a crise financeira e tentar construir um sistema bancário sólido, o governo chinês introduziu um conjunto de medidas que incluíam melhoramentos na supervisão financeira e na regulamentação, recapitalização dos bancos estatais e criação de quatro AMCs (Companhias de gestão de activos) para gerir e reduzir o crédito malparado. Mas esta política não teve sucesso, não conseguindo resolver o problema dos NPL existentes ou evitar a criação de novos. Depois da adesão da China à OMC, em Dezembro de 2001, os “Big Four”, sofrerão a concorrência de instituições estrangeiras, às quais será permitido o exercício da sua actividade sem restrições. Enfrentando um novo enquadramento competitivo, os bancos estatais terão que solucionar três problemas principais: mudar a estrutura administrativa dos bancos transformando-os em sociedades anónimas (permitindo empresas não estatais e estrangeiras de participar no seu capital), reduzir o crédito malparado e recrutar pessoal especializado. Mas as reformas ainda vão a meio caminho...
- Restoration of a limestone quarry: effect of soil amendments on the establishment of native Mediterranean sclerophyllous shrubsPublication . Clemente, A. S.; Werner, C.; Máguas, C.; Cabral, M. S.; Martins-Loução, M. A.; Correia, O.Limestone quarries are spread over theMediterranean Basin and have a strong environmental impact on the landscape, causing vegetation losses and soil losses. A reclamation project was conducted in a limestone quarry, situated in Arra´bida Natural Park (southwest Portugal), that is dominated by mediterranean vegetation. Revegetation was conducted using three evergreen sclerophyllous shrub species (Ceratonia siliqua, Olea europaea, and Pistacia lentiscus), and new techniques were assayed to improve plant water status and nutrient status during the first phases after plantation. A water-holding polymer (gel), fertilizer, and mycorrhiza inoculum were applied in a factorial experiment in a randomized complete block design. The success of these techniques was evaluated during 1.5 years, through monitoring of growth and ecophysiology of plants. Plant survival was high, the lowest values (95%) being recorded in C. siliqua. There were species-specific responses to the treatments applied. Ceratonia siliqua showed the highest growth rates and was the only species with growth stimulated by fertilizer application. However, the application of fertilizer induced changes in leaf characteristics of the other two species, increasing chlorophyll and nitrogen contents. Mycorrhiza inoculumhad no effect on plant response. The addition of the water-holding polymer induced higher midday plant water potentials in C. siliqua, O. europaea, and P. lentiscus, but in the latter two species the simultaneous addition of gel and fertilizer induced the lowest water potentials. The addition of fertilizer and gel is recommended in future revegetation programs but not the combination of both when revegetating with O. europaea and P. lentiscus. The results of this experiment indicate that the use of these mediterranean species, adapted to nutrient and water stress, can circumvent harsh conditions of the quarry.
