Browsing by Issue Date, starting with "2002-09"
Now showing 1 - 10 of 15
Results Per Page
Sort Options
- O problema da supressão na protecção de informação confidencial: formalizações e algoritmos.Publication . Duarte De Carvalho, Filipa; Almeida, Teresa Chaves de
- O prémio de risco de mercado histórico em Portugal no período 1993 - 2001Publication . Pimentel, Pedro Miguel Silva Gonçalves; Neves, João Carvalho dasThe following empirical study does a criticai analysis to the major ex-post and exante forecast methods of expected equity risk premium. The historical or ex-post risk premium is estimated to the Portuguese market between 1993 and 2001, using naïve techniques, reward-to-risk ratios ( Merton, 1980) and models for markets with little background ( Damodaran, 2002). The outcome of the three methodologies point out to an historical equity risk premium as the best forecast for the expected risk premium in order of 6,5%. There is also empirical evidence that in the past investors presented behaviour towards the expected risk premium, which reinforces the theory of its stability throughout the time. Furthermore, it was confirmed the necessity to include a nonnegativity restriction of the risk premium in the specification of Merton's models (1980) and the importance of the superior limit of this restriction. Whichever method used, the accuracy of the estimative revealed to be directly dependent on the historical period dimension available.
- Plataforma desenvolvimento em set top box iDTVPublication . Cardoso, José Alexandre; Carriço, Luís
- As actividades da cultura e a competitividade territorial: o caso da África Metropolitana de LisboaPublication . Costa, Pedro Miguel Alves Felício Seco da; Ferrão, João Manuel MachadoEste trabalho analisa o papel das actividades culturais na promoção da competitividade e do desenvolvimento territoriais, centrando-se no caso da Área Metropolitana de Lisboa. Num primeiro momento enquadra-se a problemática em discussão em relação aos diversos debates sobre as actividades da cultura e a sua importância nas sociedades actuais, procurando operacionalizar um conceito para a sua análise noterreno. É particularmente enfatizada a relação deste "cluster" com a organização espacial e com a promoção do desenvolvimento ao nível regional e local. É então abordado panoramocamente o "cluster" da cultura em Portugal (a oferta cultural, as práticas, as políticas), procurando entender as suas dimensões e a forma como se relacionam como território. A atenção é de seguida focalizada na Área Metropolitana de LIsboa, sendo estudada informação empírica sobre a zona e esboçada uma tipologia de espaços intra-metropolitanos no que concerne à sua relação com as actividades culturais. Finalmente analisam-se as dinâmicas locais de base territorial no funcionamento destas actividades, a partir do estudo empírico de um bairro cultural na cidade de Lisboa: a zona do "Bairro Alto - Chiado". São destacados os "efeitos de meio" no seu funcionamento, sendo equacionada a sustentabilidade da exploração deste recurso como estratégia de desenvolvimento local.
- O desinvestimento directo do estrangeiro em Portugal no período pós-adesão à União EuropeiaPublication . Silva, João Pedro Salvador da Conceição; Fontoura, Maria PaulaSendo o desinvestimento directo do estrangeiro um fenómeno actual e importante, procuramos neste trabalho defini-lo e explicá-lo à luz das teorias conhecidas. Concluímos que não existe um campo teórico que se adeqúe directamente à explicação do fenómeno, podendo contudo ser encontrados diversos contributos seja em teorias que visam explicar o investimento directo do estrangeiro, seja nas teorias da gestão. Procuramos ainda sintetizar diversos contributos que influenciam a decisão de desinvestir num quadro de referência que englobe as determinantes do fenómeno identificadas no estudo que aqui desenvolvemos. De forma a identificar tendências do desinvestimento directo do estrangeiro em Portugal, analisamos as estatísticas disponíveis no período mais importante do fenómeno, de 1985 a 2000, fazendo uma análise que relaciona sectores de actividade e países promotores do desinvestimento. Por último, no intuito de comprovar empiricamente hipóteses sobre o fenómeno que decorrem da análise teórica, recorremos a uma base de dados do Ministério do Trabalho e Solidariedade sobre empresas e promovemos um inquérito realizado junto de empresas que realizaram desinvestimento directo do estrangeiro em Portugal.
- Análise do sistema de supervisão em matéria de suspensões e interrupções de nogociação no mercado de capitais portuguêsPublication . Fazenda, Ana Rita da Silva Ribeiro Nobre; Duque, JoãoEsta dissertação tem como objecto de estudo a análise das suspensões de negociação de acções do mercado de capitais português com o objectivo de averiguar da bondade das suspensões impostas pelas autoridades supervisoras do mercado, ou seja, avaliar o timing da sua intervenção quanto ao momento da interrupção e do seu "levantamento". E utilizada uma amostra de 54 acções cuja negociação foi suspensa, durante algumas horas ou mesmo dias, no período compreendido entre 1992 e 1999. Para comparar as diferenças existentes entre o pré e pós-suspensão da negociação, utilizam-se variáveis como a rendibilidade (e o excesso de rendibilidade) e a volatilidade. Numa primeira fase, considera-se a amostra global na análise do excesso de rendibilidade, procedendo-se em seguida à sub-divisão das suspensões em "good news" e "bad news". No que respeita à volatilidade, aplica-se uma outra ferramenta para complementar a análise, mais concretamente, um modelo GARCH (1,1) com duas variáveis dummy aditivas no termo autónomo das equações da média e da variância. O presente estudo conclui que a justificação para suspender a negociação das acções aumenta com o número de dias que compõem a event window, sugerindo uma maior capacidade das autoridades de supervisão em detectar alterações de longo prazo (principalmente nos últimos anos do período analisado). De facto, quando se considera um período amostrai curto, torna-se mais complicado encontrar justificações para suspender os activos. Conclui-se ainda que o modelo GARCH (1,1) constitui um instrumento de análise bastante sensível na justificação das suspensões de negociação, servindo de complemento à análise das diferenças na volatilidade. Observa-se que a capacidade das autoridades de supervisão do mercado de capitais português, em termos da oportunidade das suspensões da negociação, tem melhorado, embora o timing não seja o mais adequado. Quando se consideram unicamente as "good news", embora a sua intervenção tenda a ser tardia, o momento do recomeço da negociação parece ser atempado.
- Hedonic prices indexes for new passenger cars in Portugal (1997-2001)Publication . Reis, Hugo J.; Silva, J. M. C. SantosIn this paper we study the e¤ects of quality change on the price index for new passenger cars in Portugal for the years 1997-2001. Hedonic regression models are studied, giving particular emphasis to the relation between the form of the price index and the speci¤cation of the hedonic equation and estimation method used. The results indicate that the CPI component corresponding to this item may have been overestimated by as much as 2:2 percentage points per year. This corresponds to an overestimation of the overall CPI by about 0:15 percentage points per year. As a by-product of this analysis it is also possible to conclude that the quality of new cars sold in Portugal increased on average 4:8 percent per year during this period.
- Internet banking em Portugal: principais estratégias adoptadasPublication . Coelho, Maria Dulce da Costa Matos e; Gonçalves, Vitor Fernando da Conceição0 presente trabalho tem como objectivo aferir o estádio de desenvolvimento do Internet banking em Portugal e conhecer as principais estratégias adoptadas nesta área. Abordamos, deste modo, o actual panorama do comércio electrónico e as principais alterações decorrentes do mesmo, e mais especificamente o comércio electrónico no sector bancário. Seguidamente, fizemos um estudo empírico sobre o Internet banking em Portugal, através da análise da informação obtida por observação directa dos sites e da aplicação de um inquérito por questionário dirigido aos bancos a operar em Portugal, com exclusão dos bancos de investimento. Através deste estudo pretendeu-se, por um lado, aferir o nível de interactividade e o tipo de sites existentes e, por outro lado, caracterizar as principais práticas e estratégias da banca nesta área.
- O conceito do "Clássico". A propósito da Fortleben da GermâniaPublication . Tarrío, Ana María S.
- Configuração do Suporte de Comunicação em Ambientes Multi-Utilizador Orientados aos ObjectosPublication . Teixeira, Sandra; Vicente, Pedro; Pinto, Alexandre; Miranda, Hugo; Rodrigues, Luís; Martins, Jorge; Silva, RitoOs sistemas distribuídos interactivos multi-utilizador são aplicações que colocam um complexo conjunto de requisitos sobre o suporte de comunicação subjacente. Um modo de satisfazer cabalmente estes requisitos consiste em utilizar arquitecturas de comunicação configuráveis que suportam a reutilização e composição de componentes. O projecto MOOSCo, "Multi-user Object-Oriented environments with Separation of Concerns" aborda o problema da configuração em sistemas interactivos multi-utilizador. Para suportar a comunicação entre as entidades distribuídas, o projecto recorre ao Appia, uma plataforma de composição de protocolos configurável, que fornece a comunicação em grupo. Este artigo discute o papel do Appia na arquitectura MOOSCo e pretende mostrar como é possível, de uma forma simples e elegante, obter a composição de protocolos mais adequada dependendo dos objectos partilhados pelo ambiente multi-utilizador
