Browsing by Issue Date, starting with "2002-04"
Now showing 1 - 10 of 12
Results Per Page
Sort Options
- Processo de decisão em organizações com capitais públicos e privados. O caso do sector petrolífero - A Petrogal.Publication . Nunes, Manuel Ribeiro; Ferreira, José Maria Carvalho0 objective deste trabalho e averiguar o processo da tomada de decisao estrategica numa grande organização com capitais públicos e privados do sector petrolífero nacional. Considerando o enquadramento teórico facultado pela análise estratégica, considerou-se · indispensável garantir a existência de urn processo na tomada de decisão estratégica, no qual e pertinente destrinçar entre variáveis identificativas - intermitência e extensões - e variáveis explicativas desse mesmo processo. Com alguma inovação, examinaram-se os efeitos tanto de algumas complexidades especificas nas e em redor das organizações, como da moda na gestão e dos mecanismos de poder dos directores, consultores internacionais e lobbies, que têm, como variáveis, urn impacto mensurável e estatisticamente significativo na decisão estratégica. E ainda, no âmbito da decisão estratégica, visibilizou-se a importância que têm as relações profissionais entre os accionistas-principais e os decisores-agentes nas respectivas carreiras destes, ensaiando-se finalmente alguns predictores sobre o exito da decisao estratégica. 0 principal contributo deste estudo foi a determinação das variáveis de decisão estratégica numa das maiores organizações do nosso país e, a constatação de que são também as mesmas que suportam alguns estudos de Bradford, verificando-se, portanto, urn maior e mais útil entendimento de como se processa a tomada de decisão estratégica nas organizações.
- A economia social e o fomento da empregabilidade no contexto das redes regionais para o empregoPublication . Fernandes, Ana Paula Martinho; Kovács, IlonaPromover a coesão social e económica e uma cultura de participação cívica são atribuições normalmente reconhecidas à Economia Social. Estas organizações, pela sua proximidade física e relacional, característica estrutural do modo como interagem com a envolvente, poderão ter um papel preponderante na eliminação das diferentes formas de exclusão social, estimulando a criação de emprego e melhorando as condições de empregabilidade. As actuais exigências do mercado de trabalho, nomeadamente a flexibilidade associada a um nível elevado e diversificado de competências exigem uma nova capacidade de adaptação dos indivíduos e das organizações. Para os indivíduos essa capacidade traduz-se na manutenção e enriquecimento contínuo da actividade e mudar de emprego, isto é, ser empregável. A constituição das Redes Regionais para o Emprego que visam promover a intervenção concertada no sentido de resolver problemas de emprego e qualificação, com base numa melhor articulação dos recursos disponíveis ao nível local, vem conferir novas oportunidades às organizações da Economia Social. Observar se de facto estas organizações têm tido uma actuação decisiva na promoção da empregabilidade, no contexto da Redes Regionais para o Emprego é o principal objectivo do presente trabalho. Para o efeito, utilizaram-se os resultados do Inquérito às Iniciativas em Parceria de Desenvolvimento Territorial bem como informação qualitativa obtida através de interlocutores privilegiados. Os resultados apurados permitem concluir que o método preconizado, ainda não está devidamente consolidado. Por outro lado, as organizações da Economia Social continuam a apresentar debilidades estruturais que inviabilizam a concretização de algumas das suas atribuições.
- Tarifação a posteriori em acidentes de trabalho : a contribuição das perdas primárias e em excedente de sinistro para a credibilidadePublication . Pedroso, Augusto Tomé Pires Fernandes; Silva, João Andrade eÉ amplamente reconhecido que existem diferenças entre os riscos que, apesar da sua difícil detecção a priori, fazem com que se observem taxas puras a posteriori diferentes para os vários riscos de uma mesma classe tarifária ( mesmo sector de actividade em acidentes de trabalho). No contexto de um mercado concorrencial, assiste-se a uma tarifação cada vez menos mutualista e cada vez mais individualista. Em Portugal, a tarifação quase deixou de ponderar o prémio do colectivo e baseia-se cada vez mais nas indemnizações de cada segurado. No entanto, os prémios aplicados resultam essencialmente do conhecimento empírico dos subscritores e não possuem uma base teórica que permita garantir, a prazo, o equilíbrio entre o valor esperado das indemnizações agregadas e os prémios cobrados. Este trabalho começa por analisar as principais características do seguro de acidentes de trabalho em Portugal, dando especial atenção às alterações no cálculo das prestações entre a Lei n.o 2127/65 e a Lei n.o 100/97. Após esta descrição, como introdução à problemática do tratamento das várias indemnizações individuais para o " experience rating" descreve-se um modelo com a separação entre a frequência e a gravidade — modelo de Gerber. De seguida, apresenta-se o modelo com separação entre a credibilidade das perdas primárias e em excedente de sinistro, baseado nos desenvolvimentos de Gillam. Este modelo constitui a essência do plano de "experience rating" promulgado pelo NCCI dos EUA e será o modelo objecto de estimação no presente trabalho. Por fim, procede-se à estimação dos parâmetros do modelo com separação da credibilidade das perdas primárias e em excedente de sinistro e ao cálculo das medidas de teste da qualidade do modelo.
- Cláusulas de escape para a política monetária num regime de inflation targetingPublication . Moreira, José Miguel Marques; St. Aubyn, Miguel Pedro BritoDe entre os arranjos monetários que foram surgindo na literatura económica como soluções para o problema do enviesamento inflacionista associado à inconsistência temporal da política monetária, o regime de Inflation Targeting corresponde seguramente ao que mais adeptos tem reunido nos últimos anos. Embora com um desenho adequado um Inflation Targeting possa ser dotado de um razoável grau de flexibilidade, o facto dessa opção envolver quase sempre um trade-off entre a credibilidade e a flexibilidade da política monetária, e o facto do regime atribuir, por natureza, bastante relevância à estabilidade dos preços (e, portanto, à necessidade de manter uma imagem anti-inflacionista), levam a que a ocorrência de choques da oferta particularmente significativos possa causar grandes dificuldades ao regime para lidar com os aspectos da economia real. Isto levanta a questão acerca da utilidade da existência de cláusulas de excepção no âmbito destes arranjos de política monetária. Após mostrar que existem regimes de Inflation Targeting que têm estatutariamente previsto (embora de forma pouco explícita) a possibilidade de alterar a forma como a política monetária é normalmente conduzida sempre que ocorram determinadas circunstâncias, este trabalho, tendo como base um modelo macroeconómico convencional para uma economia fechada, desenvolve um modelo de política monetária para um Inflation Targeting com a incorporação de uma cláusula de escape explicitamente definida. Esta cláusula permite a condução da política monetária de uma forma mais flexível sempre que ocorram choques da oferta mais significativos. Adicionalmente, mantém-se o nível de credibilidade da política através de uma definição concreta e do anúncio a priori das circunstâncias que deverão dar lugar ao accionamento da cláusula.
- Indicadores coincidentes de actividade e ciclos económicos : teoria e evidência para portugalPublication . Oliveira, Pedro Miguel Guerreiro de; St'Aubyn, Miguel Pedro BritoOs indicadores compósitos de actividade económica são hoje uma forma simples e rapidamente implementável de obter uma indicação sobre a evolução de curto prazo das economias. No entanto, as metodologias de construção deste tipo de indicadores têm algumas fraquezas que nem sempre são convenientemente apresentadas e discutidas. O grande contributo que este trabalho pretende dar consiste na comparação das metodologias e das variáveis contidas nos indicadores coincidentes habitualmente cons¬truídos por algumas entidades em Portugal (bem como com outras metodologias não aplicadas ao caso português até hoje), tentando avançar explicações para as diferenças observadas. Dada a grande visibilidade e rápida disponibilização destes indicadores de ciclo, são muitas vezes confundidos com outras medidas de actividade económica, gerando-se alguma controvérsia perante resultados distintos, normalmente desprovida de sen¬tido. Este trabalho tem como objectivo adicional a clarificação desta situação, sendo avançadas sólidas fundamentações sobre as diferenças conceptuais entre as diversas medidas de actividade económica e sobre a inadequação de determinadas comparações habitualmente efectuadas. Para este propósito, são analisadas as mais importantes metodologias de extracção das componentes cíclicas das séries económicas e é efectu¬ada uma análise comparativa entre o Produto Interno Bruto, a sua componente cíclica e os indicadores coincidentes de actividade económica
- O acordo cambial entre portugal e Cabo Verde : impactos sobre uma pequena economia abertaPublication . Esteves, Carlos Alberto Andrade; Mendonça, António Augusto da AscençãoA política portuguesa de cooperação caracteriza-se pela generosidade, pautada pelo rigor e no interesse dos países em desenvolvimento. O empenho de Portugal em termos de cooperação pretende mostrar que não existem limites, como estratégia de desenvolvimento sustentável de uma economia. Este documento, em primeiro lugar tem o propósito de analisar as transformações ocorridas na última década do século XX, na economia cabo-verdiana, como economia em transição, quer em termos económicos ou sociais, analisando os condicionalismos a que está sujeita, evidenciando a importância da estabilidade macroeconómica e as reformas económicas operadas. E feita uma analise da evolução económica com o intuito de verificar os impactos económicos ocorridos na economia cabo-verdiana desde a celebração do Acordo de Cooperação Cambial luso cabo-verdiano. É analisado o Acordo de Cooperação Cambial entre Portugal e Cabo Verde à luz da Teoria das Zonas Monetárias Óptimas, recorrendo aos critérios inerentes para a criação de uma Zona Monetária Óptima e dessa forma se poder enquadrar Portugal e Cabo Verde como uma Zona Monetária Natural Incompleta. São analisados os custos e benefícios de todo o processo, a importância da perda do instrumento cambial e a perda de autonomia da política monetária, evidenciando a estabilidade cambial como factor credível para uma economia e os aspectos associados à manutenção de um regime de câmbios fixos. É também feita uma abordagem à Zona Franco de idêntica natureza. Finalmente, é realizada uma analise sobre as potencialidades de Cabo Verde de se poder afirmar e projectar em termos internacionais, bem como de uma eventual ancoragem ao espaço europeu, como forma de obtenção de sinergias que potenciem essa projecção evidenciando o contexto africano e o fenómeno da globalização.
- Effect of a new pyrimidine derivative, 2-(4´-aminobenzenamine)-pyrimidine, isolated from the bulbs of Autonoë madeirensis, in the rat vas deferens contractility.Publication . Dias, Catarina; Paulo, M. A.; Gonçalves, M. L.Autonoë madeirensis (Menezes) Speta is a Hyacinthaceae endemic from the Madeira Archipelago (Portugal). From its bulbs we isolated a new compound: 2-(4-aminobenzenamine)-pyrimidine [1]. As pyrimidines have important effects in smooth muscle contraction we investigated the effect of the ethanolic extract and the effect of compound [1] in the rat vas deferens contractility. Compound [1] was obtained from fresh bulbs extracted with ethanol. The ethanolic residue was subjected to fractionation yielding the pure compound [1] identified by spectral data. Using isolated rat vas deferens, dose-response curves were obtained with phenylephrine (Phe) (1.0–32.0 µM) in the absence and in the presence of the ethanolic extract and in the presence of compound [1]. Both ethanolic extract and compound [1] in concentrations devoid of effect shifted to the right the concentration-response curve of Phe, without changing the maximal effect. EC50 values for Phe increased in the presence of compound [1] (5 µM, 50 µM and 100 µM) and were respectively 3 ± 0.8 µM, 4.6 ± 0.7 µM and 3.9 ± 0.6 µM. These values are statistically different from EC50 values obtained in the same vas in control conditions which were respectively 2.2 ±0.8 µM, 1.7 ± 0.2 µM and 1.5 ± 0.1 µM. In the presence of the extract (0.3 and 1.2 mg/ml) the EC50 values for Phe increased significantly and were respectively 4.1 ± 0.8 µM versus 2.2 ± 0.3 µM in control and 4.6 ± 0.9 µM versus 1.7 ± 0.2 µM in control. These results suggest that compound [1] antagonises the α-adrenergic effects of Phe in the rat vas deferens.
- SISTEMAS ERP EM AMBIENTE MÓVELPublication . GRAVE, ANA CRISTINA DA CONCEIÇÃO; Silva, Mário Jorge Costa Gaspar daEsta dissertação procura soluções para a ampliação de sistemas ERP para além da sua natureza cliente-servidor tradicional, dotando-os com a capacidade de processamento em ambiente móvel com operação desconectada. Apresenta dois modelos, um para a geração automática de aplicações para execução de transacções em ERPs em operação desconectada, e outro que caracteriza as aplicações geradas e a interacção com estas. Os modelos foram validados através da construção de um protótipo de um gerador de aplicações para a plataforma Palm OS para acesso ao ERP SAP R/3. As aplicações geradas para invocação das transacções são criadas directamente a partir da especificação das interfaces BAPI correspondentes. Estendem o suporte aos processos existentes permitindo a sua invocação em modo desconectado, com posterior sincronização para integração consistente dos dados nos clientes móveis com os do sistema ERP. O protótipo foi avaliado por um grupo de utilizadores que executaram dois cenários de aplicação. Os resultados obtidos são indiciadores de que os modelos propostos podem servir de base à construção de soluções de usabilidade satisfatória para suporte do ambiente de acesso móvel a sistemas ERP.
- A Lexically Scoped Distributed $\pi$-CalculusPublication . Ravara, António; Matos, Ana; Vasconcelos, Vasco T.; Lopes, LuísWe define the syntax, the operational semantics, and a type system for lsd-pi, an asynchronous and distributed $\pi$-calculus with local communication and process migration. The calculus follows a simple model of distribution for mobile calculi, with a lexical scoping mechanism that provides both for remote communication and for process migration, making explicit migration primitives superfluous
- Princípios de análise metodológica de ensaios terapêuticos : parte I : validade dos resultadosPublication . Soares, Isabel; Carneiro, António VazOne of the most compelling questions a cardiologist (and, for that matter, any clinician) has to face involves choosing the optimal management strategy for their patients. One of the best sources of information about therapy is the randomized controlled trial, which, despite several significant shortcomings, is considered to be the gold standard in studies about therapeutics and prevention. The methodological quality of therapeutic trials is highly variable and--as already discussed in previous articles--in order to be useful they have to be critically appraised in terms of the validity of their results, their importance, and their applicability to the individual patient. In this article, we will introduce guidelines for the critical appraisal of evidence in therapy, discussing the issue of validity. In future articles we will present a critical appraisal of the importance and applicability of randomized clinical trial results.
