Browsing by Issue Date, starting with "2001-04"
Now showing 1 - 10 of 10
Results Per Page
Sort Options
- Minimização do número de más viragens na recolha de resíduos sólidos urbanosPublication . Cunha, Carla Maria Santana Duarte Correia da; Mourão, Maria Cândida Vergueiro Monteiro CidadeO problema da determinação de percursos a efectuar por veículos afectos à remoção de resíduos sólidos urbanos pode ser visto como um problema de optimização de rotas, com procura nos arcos e restrições adicionais. Usualmente os algoritmos para determinar soluções admissíveis para este tipo de problemas não têm em conta o tipo de viragem que os veículos são obrigados a fazer. Dadas as características dos veículos envolvidos na recolha de resíduos, entende-se por má viragem uma inversão de marcha ou uma viragem à esquerda. Na prática é, em geral, exigida a minimização do número de más viragens, devendo mesmo algumas ser impossibilitadas, quer por se tornarem perigosas, quer por questões de regras de trânsito. Neste trabalho o problema da minimização do número de más viragens é definido e modelizado como um problema de redes. São desenvolvidos métodos para a determinação de soluções admissíveis. Os métodos implementados são testados num conjunto de problemas teste gerados aleatoriamente. Como se mostra, os resultados podem ser considerados bastante bons, dado permitirem obter soluções com um baixo número de más viragens sendo evitadas a quase totalidade das inversões de marcha proibidas. Muito embora a heurística se baseie na expansão da rede nos nodos onde as inversões de marcha não são permitidas, os resultados permitiram concluir que nem todos os nodos têm que ser expandidos para que as respectivas inversões de marcha sejam impossibilitadas.
- Fundos de Pensões de contribuição definida: incorporando um princípio de benefício definidoPublication . Reis, Daniel Fonseca dos; Silva, Carlos Pereira daA provisão de benefícios de reforma tem sido tradicionalmente providenciada através de esquemas de benefício definido. Porém, tem-se verificado uma mudança, nalguns países tais como os Estados Unidos da América e Reino Unido, no sentido da provisão dos benefícios de reforma através de Fundos de Pensões de contribuição definida. Analisamos um fundo de contribuição definida com uma escala de benefício definido variável. Comparamos a abordagem de benefício definido variável com um Fundo de contribuição definida puro no que se refere a dois tipos de choques de investimento: uma queda instantânea do valor do Fundo e uma redução permanente da força de capitalização. Analisamos igualmente um modelo de benefício definido variável, em tempo discreto, no qual se propõe formas de ajustar a taxa de acréscimo de benefício de forma a eliminar défices de financiamento. Ao contrário do fundo de contribuição definida puro, o fundo de benefício definido variável não consegue suportar, para além de um certo limite, choques de investimento negativos. Deste modo, um considerável número de estratégias de gestão activo-passivo podem ser usadas no sentido de melhorar a estabilidade do Fundo de Pensões.
- O impacte do desenvolvimento científico e tecnológico na globalização do sector das telecomunicações.Publication . Jesus, Luís Pedro Agostinho Pina de; Gonçalves, FernandoO objectivo subjacente à dissertação é a análise da globalização da economia mundial a partir da revolução das tecnologias da informação e telecomunicações (TIT), que tem proporcionado o aparecimento de um conjunto serviços, em particular, os derivados da Internet. A Internet apresenta-se assim, como uma verdadeira rede global, que utiliza a tecnologia do telefone para fazer circular dados, imagem, som e texto, com potencialidades ao nível da interactividade, podendo levar às empresas e aos lares os mais diversos serviços, conduzindo a um novo tipo de globalização, que pode ser denominada de; globalização cibereconómica. Na realidade, a evolução científica-tecnológica experimentada pelo sector das telecomunicações a nível mundial, tem sido a matriz central do protagonismo que o sector vem assumindo em termos de inovação, quer de natureza autónoma, quer a que induz ao tecido económico em geral, com efeitos evidentes, tanto no plano social com a nível cultural. Neste contexto, este trabalho vem estudar as incidências do desenvolvimento científico e tecnológico na globalização do sector das telecomunicações, tendo em conta um conjunto de realidades em que se destacam, a evolução das TIT, cujo impacte altera profundamente a forma de comunicação da sociedade, ao permitir novas e melhores formas de lidar com a informação e o conhecimento, bem como, os investimentos em I&D que a este nível, assumem uma primordial importância, atendendo ao seu contributo não só para a promoção da qualidade de vida e para o aumento da competitividade das economias, como também para a formação de recursos humanos, constituindo assim verdadeiros investimentos no futuro. Das mudanças observadas decorrem importantes desafios para as empresas, em especial para as do sector das telecomunicações, confrontadas com uma acentuada complexidade de factores de competitividade na exploração de mercados cada vez mais exigentes e nos quais a inovação é absorvida de forma extraordinariamente rápida originando ciclos de vida de produtos continuadamente encurtados e com exigências de rigor de gestão.
- A viabilidade da reciclagem da sucata automóvelPublication . Gonçalves, Helena Maria de Sousa; Martins, VictorAs crescentes preocupações ambientais, como a gestão de resíduos, a preservação das águas, do ar e dos solos, estão a influenciar o desenvolvimento económico e social. As empresas estão a incluir o factor "ambiente" na sua estratégia, utilizando os vários instrumentos de gestão ambiental, sob "o custo" de perderem competitividade. Esta eco-gestão consiste não só no desenvolvimento de processos produtivos menos poluentes e no desenvolvimento de produtos "verdes", como também na responsabilização das empresas pelos resíduos gerados e na prática de acções que visem defender o meio ambiente. A solução para uma gestão eficaz dos resíduos assenta na filosofia dos três : reduzir, reutilizar e reciclar. Os resíduos que não podem ser valorizados através desta filosofia, poderão ser utilizados para valorização energética ou, em último caso, dispostos em solos devidamente controlados, os aterros. A reciclagem minimiza os problemas ambientais porque diminui a exploração de recursos naturais e de energia, através da recuperação de resíduos. Os construtores automóveis, no âmbito do princípio da responsabilidade do produtor pelos seus resíduos, são responsáveis pelos seus veículos no final da sua vida útil, mas como não possuem conhecimento e competências para serem "actores" num negócio que desconhecem e que exige elevados investimentos tecnológicos, recorrem à subcontratação dessa actividade. Neste enquadramento, este trabalho demonstra a viabilidade de empresas autónomas de reciclagem de veículos automóveis, apresentando-as como unidades industriais competitivas e geradoras de um negócio rentável em Portugal, onde, apesar das lacunas legislativas ainda existentes, podem contribuir para a resolução dos problemas ambientais.
- Direito comunitárioPublication . Soares, António Goucha
- A protecção dos direitos fundamentais no ordenamento comunitário. A carta dos direitos fundamentais da União Europeia.Publication . Soares, António Goucha
- Modelação e estimação de séries financeiras através de equações diferenciais estocásticasPublication . Nicolau, João; Barata, Nuno José Cassola e; Braumann, Carlos Alberto dos Santos
- O transporte no Atlântico: as frotas do açucar (1580-1663)Publication . Costa, Leonor Freire; Magalhães, Joaquim Antero Romero
- A importância da marca na estratégia de marketing.Publication . Rinaldi, Carla; Gonçalves, Fernando BorgesNum contexto caracterizado por uma oferta de produtos e serviços cada vez mais abundante e por uma multitude de mensagens muitas vezes semelhantes, a marca aparece como instrumento valioso para as empresas poderem-se distinguir e impor a sua presença no mercado. Signo distintivo, síntese de experiências passadas, sensações e associações, se bem sucedida, a marca torna-se uma referência forte para o consumidor, orientando e facilitando o seu processo de compra. Uma marca forte, de facto, consegue estabelecer uma relação de confiança com o consumidor, baseada numa proposta de valor que a torna diferente e única aos seus olhos. Para poder-se tomar factor importante de competitividade, a marca deve ser gerida no longo prazo. A sua utilização condiciona, deste modo, a estratégia e os programas operacionais da empresa. Neste contexto, o presente trabalho promove uma reflexão sobre a forma de incrementar a competitividade das empresas através do uso da marca e identifica os factores críticos para o seu sucesso. O grande desafio que se coloca ao nível da gestão da marca está na capacidade de a empresa diferenciar-se continuamente através da oferta de produtos/serviços sempre melhores e adequados às expectativas dos seus clientes, mantendo ao mesmo tempo coerência e consistência ao longo do tempo. No sentido de dar expressão à teoria, inclui-se no trabalho o estudo de um caso prático relativo a uma marca de sucesso de origem portuguesa.
- Organization: TRIO Team LORIA LaboratoryPublication . Marques, Ricardo M. S.
