Browsing by Issue Date, starting with "1998-07"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- Gastos orçamentais do Estado português em matéria de droga. Abordagem às despesas da Administração Pública.Publication . Dinis, Carlos Manuel Ribeiro; Ormazabal, René Luis TapiaA temática das drogas tem vindo a assumir um peso cada vez maior nas sociedades contemporâneas, quer do ponto de vista social, económico ou jurídico. Dada a sua complexidade, muitas poderiam ser as abordagens a este fenómeno, porém aquela que é adoptada neste trabalho, prende-se com o conhecimento dos gastos orçamentais que o Estado português tem em matéria de droga, nas suas mais diversas dimensões e em face das competências que foi atribuindo aos seus diversos organismos. A aplicação de tais fundos passa, exactamente, pelo conhecimento aprofundado deste problema, pois só assim se conseguirá uma intervenção eficiente e com o mínimo possível de desperdício dos recursos, sempre escassos, do Estado. Desta forma, analisam-se todas as instituições estatais que mais têm a ver com os diversos aspectos da toxicodependência, quer do ponto de vista das suas atribuições, quer do ponto de vista dos montantes despendidos, para os anos de 1995 e 1996, de forma a obter-se uma visão geral da situação portuguesa, neste âmbito.
- As alianças estratégicas na indústria de transporte aéreo: o caso português - TAP Air PortugalPublication . Lopes, Maria Alexandra Sarroeira; Simões, Vítor CoradoDurante décadas, a Indústria de Transporte Aéreo pautou-se pela existência de um sistema monolítico de companhias nacionais, com fortes ligações e dependência aos respectivos Governos; a ausência de concorrência tanto ao nível da rede de operação, como dos preços e serviços foi outra das características dominantes. Acresce referir que, salvo raras excepções, a rentabilidade dos capitais investidos foi negativa. A situação tende contudo a alterar-se. A desregulamentação permitiu a entrada de novos concorrentes em mercados anteriormente protegidos, aumentando a competição, quer em termos de preços, quer de serviços. Por outro lado, assiste-se a um movimento generalizado de privatizações, acompanhado de fortes medidas restritivas à atribuição de Ajudas de Estado. Na Comunidade Europeia, desde 1997, qualquer companhia dos Estados membros é livre de operar entre quaisquer dois pontos do espaço comunitário. Em consequência das alterações referidas, as companhias aéreas estão a desenvolver processos de reestruturação, identificando as áreas em que detêm vantagens competitivas. Ou seja, assiste-se a um movimento generalizado tendente à formação de verdadeiros sistemas de alianças globais, sendo definido à partida o papel a desempenhar por cada uma das transportadoras que o integra. Com este trabalho visa-se, em primeiro lugar, apresentar uma abordagem teórica sobre o processo de globalização e desenvolvimento de alianças estratégicas. Posteriormente, é feita uma aplicação à Indústria do Transporte Aéreo, com particular enfoque no caso português com a análise do posicionamento da TAP Air Portugal, face às tendências do sector da aviação comercial.
- Planeamento e utopia : a cidade como utopia estética : novas tipologias de composição urbanísticaPublication . Ferreira, Cararina Luisa Teles; Fernandes, José Manuel da CruzEsta tese situa a utopia no planeamento, propondo novas tipologias de composição urbanística como forma de localizar a utopia em fragmentos. A tese está dividida em três partes. Na primeira parte é feito o debate geral do tema, através dos conceitos implicados de utopia e tipologia, enquadrados na ficção literária e nas produções da sociedade industrial. Na segunda parte são discutidas novas tendências de transformação do espaço: a era informacional, a globalização e a utopia da sustentabilidade. Finalmente, é apresentado um caso prático (a Quinta da Bela-Flôr, em Lisboa) propondo alternativas tipológicas para a concretização da utopia num terreno situado.
- Sistema de suporte à atribuição de recursos em ambientes de rede heterogéneosPublication . dos Santos, António Manuel Gomes; Moreira, Vitor; Veiga, Pedro Manuel Barbosa
- Para uma problemática do teletrabalho - a difícil arte de mudarPublication . Araújo, Emília Rodrigues; Kovács, IlonaNa problemática das novas formas de organização do trabalho e do emprego, o teletrabalho constitui, actualmente, um dos temas mais referenciados. Até ao momento, a investigação nesta área tem-se debruçado, essencialmente, sobre as implicações deste método de flexibilização do trabalho, ao nível organizacional, familiar e pessoal. No entanto, esta investigação é, por vezes, bastante descritiva e quantitativa, o que reduz as lúpóteses de compreensão das potencialidades e dos limites do teletrabalho à luz de outros factores, como as atitudes culturais. Consideramos que o teletrabalho põe novas questões à Sociologia, essencialmente no que se refere ao reposicionamento de temas como a acção colectiva, a participação e a solidariedade. Nesse âmbito, a presente dissertação baseia-se na análise de literatura sobre o assunto e nos dados recollúdos através de um inquérito realizado a uma amostra de 52 pessoas a desempenhar funções potencialmente "teletrabalháveis". O estudo pretende abarcar três níveis de análise : o discursivo, o prático e o representacional.
- O papel das organizações não governamentais (ONG's) no desenvolvimento de Moçambique: estudo em províncias seleccionadas.Publication . Dionízio, Sandra Pinto; Oppenheimer, Jochen0 objecto desta dissertação e o estudo das Organizações Não Govemarnentais (ONGs) de desenvolvimento, num contexto de profundas rnudanças na organização da economia intemacional e das relações económicas. intemacionais, e num quadro ern que se questiona o papel das instituições politicas e sociais tradicionais e se reequaciona o desenvolvimento sócio-económico segundo urn novo paradigma. 0 universo das ONGs e extremamente complexo e diversificado, pelo que houve que proceder a uma delimitação do campo de análise. Assim, concentramo-nos no estudo das ONGs de desenvolvimento rural ern Moçambique, e descendo rnais em nivel de detalhe, analisamos a actuação dessas ONGs em duas provincias rnoçambicanas, com o objective de testar, na realidade, os principais conceitos teóricos previamente equacionados. 0 trabalho esta estruturado de acordo com os vários níveis de análise que enquadram o estudo das ONGs, ou seja, descendo sucessivamente do ârnbito intemacional, para o âmbito nacional e finalmente para o local. Neste sentido, reflecte-se acerca do desenvolvimento participativo e sustentado, através do qual as populações reforçam a sua capacidade de decisão, procurando atingir o poder social e politico, isto e, o empowerment, na terrninologia anglo-saxónica. Analisa-se depois a evolução e a natureza das actividades desenvolvidas pelas ONGs, as suas relações com os govemos beneficiarios, corn as instituições multilaterais, com as populações e as organizações locais, bern como entre as ONGs do Norte e do Sul. Finalmente, estudam-se as suas estratégias, características, fontes de financiamento e os problemas de avaliação dos projectos participados pelas ONGs. Em seguida, caracterizam-se as ONGs, moçambicanas e estrangeiras, que desenvolvem actividades em Moçambique, ao nivel das estrategias desenvolvidas, dos sectores de actividade em que actuam, das fontes de financiamento e da distribuição geográfica . Por fim, analisarn-se as relações existentes entre as ONGs e outras organizações e instituições, principalmente, os problemas de coordenação com o Estado, e o reflexo destas relações na sua actuação. Finalmente, estuda-se uma situação concreta: a actuação das ONGs em duas provincias, Maputo e Gaza, na área do desenvolvimento rural. Esta análise, baseada num inquérito por questionário, debruça-se· sobre os domínios de intervenção e de especialização dos projectos promovidos pelas ONGs, bem como sobre as áreas geográficas de intervenção, sobre o ârnbito daqueles projectos, em termos de população coberta e orçamento, na interacção entre as diversas instituições e os beneficiários durante o desenvolvirnento dos projectos, assirn como nas condições para a sua sustentabilidade.
- Os desafios da moderna reengenharia aplicados à gestão empresarialPublication . Caetano, Alda Maria Henriques; Jordão, Jorge VieiraAo longo de muitos anos, desde a década de sessenta, os métodos e instumentos de gestão deram provas de fiabilidade produzindo os resultados que eram esperados. Nos anos setenta surgiram os primeiros sinais precursores da mudança, as primeiras quebras do crescimento económico devido às crises do petróleo, o desregramento das finanças internacionais com a consequente perturbação das trocas comerciais. Surgem então novos competidores na disputa dos mercados, tais como os "jovens tigres asiáticos". Em meados da década de oitenta, a liderança dos mercados tinha objectivamente mudado de mãos. Perante o desafio, as melhores organizações apuraram métodos, desenvolveram técnicas e instrumentos, criaram regras adequadas às novas circunstâncias. Nesta perspectiva surge, recente e inovadora, a reengenharia com o seu contributo decisivo para a análise e redesenho de processos, A sua dinâmica é uma nova abordagem idealizada para controlar mudanças que, para além da ênfase na qualidade, visem a redução significativa da dimensão dos ciclos de operações nas empresas (ciclo de fabricação, ciclo de lançamento de novos produtos, ele.). Trata-se de uma óptica não gradualista, mas sim, verdadeiramente revolucionária na medida em que leva a repensar globalmente as organizações dotando-as de uma nova estrutura assente em processos de negócio e não nas clássicas áreas funcionais.
- Bairro de Alvalade : considerações sobre o urbanismo habitacionalPublication . Costa, João Pedro Teixeira de Abreu; Lamas, José Manuel Ressano GarciaA urbanização do Bairro de Alvalade constituiu uma reflexão consistente sobre o urbanismo habitacional, em que, tomando por base a disciplina urbanística, foi realizada investigação no seu desenho e se procedeu à sua experimentação. As suas soluções formais, expressas no Plano de Urbanização da Zona a Sul da Avenida Alferes Malheiro e nos diferentes estudos de conjunto, verificaram uma diversidade de ideias de desenho. Define-se assim, em Alvalade, um campo de investigação sobre o desenho urbano habitacional, o qual se procura identificar e analisar ao longo da dissertação. A área de intervenção cinge-se às suas propostas urbanísticas, incluindo a escala geral do plano de urbanização e a escala local dos estudos de pormenor, estendendo-se à arquitectura realizada apenas enquanto factor determinante do seu desenho urbano. Nesta abordagem, o Bairro de Alvalade é encarado enquanto experiência de urbanização habitacional, pressupondo-se que, com o melhor conhecimento do seu processo de urbanização e da sua morfologia, são identificados diversos temas de desenho urbano ainda actuais, passíveis de re-interpretação na contemporaneidade. Considerações sobre o Urbanismo Habitacional, tratam-se assim de considerações sobre as propostas urbanísticas de uma experiência em aberto (o Bairro de Alvalade), possibilitando eventualmente um percurso de continuidade no desenho urbano contemporâneo. São apresentados, em anexo, o plano de urbanização que o gerou, com os seus antecedentes e acções subsequentes dos serviços municipais, as diferentes unidades morfológicas do Bairro de Alvalade (conjuntos arquitectónicos de identidade própria ou de autoria comum, na sua maioria, os denominados estudos de pormenor), e a principal legislação da época que enquadrou a sua realização. QUARTER OF ALVALADE - CONSIDERATIONS ON THE HABITATIONAL URBAN PLANNING
- O impacto da evolução tecnológica na produção, aplicação e comercialização de lubrificantes. O caso portuguêsPublication . Bravo, João Manuel Enes
