FL_CET_Artigos em Revistas Internacionais
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FL_CET_Artigos em Revistas Internacionais by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 57
Results Per Page
Sort Options
- La présence du théâtre français sur la scène portugaise : de la traduction à la représentationPublication . Santos, Ana ClaraLes mutations politiques du début du siècle romantique sont, au Portugal, synonyme de l’avènement d’une nouvelle sensibilité dramatique. Les modèles français empruntés par les nombreuses troupes théâtrales étrangères et les exilés politiques, assurent une effervescence toute nouvelle au sein des Lettres portugaises. De fait, le contact établi avec la culture littéraire et culturelle française par les estrangeirados et les artistes portugais, et la représentation de modèles français présentés dans les spectacles donnés sur le territoire national, ouvriront inexorablement un nouveau chapitre des relations franco-péninsulaires. Jusqu’à la fin du siècle, au théâtre, on parlera et on pensera en français, insensibles aux nouvelles tendances européennes sur le plan dramaturgique.
- Un teatro de palabra contra el absurdo de los hombres y los diosesPublication . Fadda, SebastianaO artigo apresenta alguns tópicos presentes nas peças O borrão (1961), de Augusto Sobral, O piquenique (1963), de Miguel Barbosa e Teatro (2001) de Jaime Salazar Sampaio. As ligações iniciais com a estética absurdista terão representado, até à Revolução dos Cravos, uma via possível para escapar à censura, através do uso de metáforas. Posteriormente, em alguns casos, a interiorização da presença daquele órgão de controlo e repressão terá continuado a condicionar o aspecto técnico e formal da escrita. O título original do artigo, Um teatro da palavra contra a surdez dos homens e dos deuses, foi traduzidos com o título posteriormente impresso.
- Delbono, Ionesco, Boadella, MolièrePublication . Fadda, SebastianaAnálise dos espectáculos: Esodo, de Pippo Delbono; Rhinocéros, de Eugène Ionesco, enc. Emmanuel Demarcy-Mota; En un lugar en Manhattan, por Els Joglars, enc. Albert Boadella; D. Juan, de Molière, enc. Ricardo Pais. Festival Internacional de Teatro de Almada 2007, XXIII edição.
- Gil Vicente, drammaturgo di frontieraPublication . Fadda, SebastianaAnálise do espectáculo Tragicomédia de Don Duardos, de Gil Vicente, numa encenação de Ana Zamora pela Compañia de Teatro Clásico de Madrid, apresentato no Teatro Nacional D. Maria II no âmbito da MITE 2006.
- L’irresistibile seduzione dei classiciPublication . Fadda, SebastianaAnálise do espectáculo Odissea, inspirado no poema épico de Homero, numa adaptação e interpretação de Gianluigi Tosto, acompanhado por música ao vivo. A performance integrava uma trilogia clássica - juntamente com Iliade, a partir do mesmo autor, e a Eneide, com base em Virgílio - apresentada no âmbito do MITE 2006, no Teatro Nacional D. Maria II. Produção italiana.
- Almada: Un D. Juan minimalistaPublication . Fadda, SebastianaAnálise do espectáculo D. Juan, de Molière, com encenação de Joaquim Benite, numa produção da Companhia de Teatro de Almada.
- Reflexos de teatro: visitação de caminhos cruzadosPublication . Fadda, SebastianaO texto resulta da participação no I Encontro Ibérico de Revistas de Teatro, que decorreu em Cangas do Morrazo nos dias 6 e 7 de julho de 2008, organizado pela Revista Galega de Teatro. A revista Sinais de cena foi apresentada aos outros intervenientes e representantes de publicações periódicas especializadas em teatro vindos de Coimbra e de várias cidades espanholas.
- Sacchi e Goldoni (un caso portoghese)Publication . Almeida, Maria JoãoNella stagione 1754-55, il Teatro do Bairro Alto, una sala di spettacoli pubblica di Lisbona, previde nella propria programmazione tre commedie di Goldoni, una novità sui palcoscenici portoghesi. L’iniziativa determinante per il debutto del commediografo veneziano nel Portogallo del Settecento non scaturì da una figura del milieu teatrale lisboeta, ma dal capo di una compagnia dell' Arte al servizio del re José I.
- Niedokladna mapa teatralna portugalliiPublication . Coelho, Rui PinaThis text is divided in two parts. Firstly, I deal with the evolution on Portuguese theatre from the post-second world war period until present day. I’m focusing on the experimentalism of the forties, characterized by an urge for renewal and modernization; the constitution of a highly politicized independent theatre movement, in the seventies; and the plurality of contemporary Portuguese theatre. Secondly, I deal with the alleged inability of Portuguese writers for playwriting, signalling the most significant names of the post Carnation Revolution, on the 25th of April 1974, to present days.
