Browsing by Author "Morais, Ana Bela"
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- Censura ao erotismo e violência no cinema em Portugal (1968-1974)Publication . Morais, Ana BelaEste artigo apresenta algumas das principais conclusões de um projecto de pós-doutoramento que se centrou no estudo da censura ao cinema, no que respeita ao erotismo e violência, em Portugal, durante o período de governo de Marcello Caetano (1968-1974). Qual a pulsão mais censurada: o erotismo ou a violência? Será que a censura ao cinema ficou mais branda durante o marcelismo? Estas são algumas das questões a que o presente artigo pretende dar resposta. A pesquisa baseou-se nos processos de censura e actas da Comissão de Censura dos filmes, nacionais e estrangeiros, que estão depositados no Arquivo Nacional da Torre do Tombo (ANTT), em Lisboa.
- A censura aos filmes de Ingmar Bergman durante o marcelismoPublication . Morais, Ana BelaAtravés do estudo dos processos de censura aos filmes do realizador sueco Ingmar Bergman, em Portugal, durante os anos de governação de Marcello Caetano (finais de 1968-1974), pretende-se investigar os critérios da Comissão de Censura em relação ao modo como eram censurados esses filmes. A investigação apoia-se no estudo dos arquivos do Secretariado Nacional da Informação e Turismo. Esta informação está concentrada no espólio que se encontra no Arquivo Nacional da Torre do Tombo (ANTT). O estudo aos processos dos filmes do realizador sueco, durante o marcelismo, é inédito e pode ajudar a perceber não só como era estruturada a censura portuguesa, a própria mentalidade da época, mas também qual era a relação de Portugal com a produção cinematográfica deste realizador que, ao apostar em melodramas familiares intensos questiona valores considerados inquestionáveis pelo regime de então.
- A censura aos filmes espanhóis na governação de Marcello CaetanoPublication . Morais, Ana BelaAtravés do estudo dos processos de censura ao filmes espanhóis em Portugal durante os anos de governação de Marcello Caetano (finais de 1968-1974), pretende-se investigar os critérios da Comissão de Censura em relação ao modo como eram censurados os filmes espanhóis. O presente trabalho apoia-se no estudo dos arquivos do Secretariado Nacional da Informação e Turismo. A informação produzida pela Comissão de Exame e Classificação de Espectáculos, durante o Estado Novo, está concentrada neste espólio que se encontra no Arquivo Nacional da Torre do Tombo (ANTT), em Lisboa. O fundo documental apresenta informação sobre os modos de atuação dos censores, os pareceres em relação aos filmes e acerca dos recursos apresentados, bem como os relatórios dos processos de censura. Este estudo é inédito e pode ajudar a perceber não só como era estruturada a censura portuguesa, mas também qual era a relação de Portugal com a produção cinematográfica espanhola na fase tardia das duas ditaduras ibéricas. Era a cinematografia espanhola mais censurada que a dos outros países? Quais os aspectos mais censurados nos filmes espanhóis? Estas perguntas podem ajudar a perceber o contexto cultural e político da época em ambos os países ibéricos.
- A censura aos filmes ibero-americanos na governação de Marcello CaetanoPublication . Morais, Ana BelaAtravés do estudo dos processos de censura ao filmes hispano-americanos em Portugal durante os anos de governação de Marcello Caetano (finais de 1968-1974), pretendo investigar os critérios da Comissão de Censura em relação ao modo como eram censurados esses filmes. O presente trabalho apoia-se no estudo dos arquivos do Secretariado Nacional da Informação e Turismo. A informação produzida pela Comissão de Exame e Classificação de Espectáculos, durante o Estado Novo, está concentrada neste espólio que se encontra no Arquivo Nacional da Torre do Tombo (ANTT).
- Imagens Interditas: censura e criação artística no espaço ibérico contemporâneoPublication . Morais, Ana Bela; Marques, Bruno; Branco, Isabel AraújoDossier referente à censura e criação artística no espaço ibérico contemporâneo
- Imagens interditas: exílio, repressão e censura na criação artística no espaço ibérico - séculos XX e XXIPublication . Morais, Ana Bela; Toledano, Cristina Suárez; Branco, Isabel Araújo; Molina, Cristina Somolinos; Marques, Bruno; Larraz, FernandoSurge do esforço colectivo no sentido de reflectir e articular novas perspectivas sobre os processos culturais do século XX em Espanha e Portugal. O volume reúne um conjunto de contributos sobre as questões e dificuldades que os criadores culturais enfrentaram no quadro das ditaduras franquista e salazarista-marcelista, ambas caracterizadas pela repressão e perseguição das ideias e da divulgação artística e cultural. O percurso que apresentamos no livro aborda o trabalho de autores reconhecidos e canónicos, bem como a necessidade de recuperar outras autorias invisibilizadas, olhares de conjunto, estudos de caso e reflexões sobre a representações da repressão e da violência no passado recente.
- Interdito e entre dito: reflexões em torno da autocensura na cinematografia portuguesa.”Publication . Morais, Ana BelaO tema principal deste texto é reflectir sobre o problema da autocensura na cinematografia portuguesa. O seu principal objectivo é problematizar a ideia de que a autocensura sempre existiu no cinema português, ainda que de maneira mais óbvia durante a vigência do Estado Novo (1932-1974). Assim, através da referência a alguns exemplos de filmes, tentarei demonstrar quais os mecanismos subjacentes à autocensura e como se relacionam, entre outros aspectos, com os padrões culturais da sociedade portuguesa, em permanente relação com os do mundo ocidental, e até com o próprio inconsciente.
- João Bénard da CostaPublication . Morais, Ana BelaJoão Bénard da Costa, como é vulgarmente conhecido, é considerado e hoje recordado como uma das mais notáveis personalidades da cultura portuguesa dos últimos anos. Referir que foi professor, escritor e, sobretudo, cinéfilo, é muito pouco face à sua invulgar cultura aliada a uma imensa criatividade despoletada por um modo sensível e apaixonado de exprimir o que quase não se consegue verbalizar: o universo dos sentimentos humanos revelados na (e através da) arte.
- João Bénard da CostaPublication . Morais, Ana BelaJoão Bénard da Costa, como é vulgarmente conhecido, é considerado e hoje recordado como uma das mais notáveis personalidades da cultura portuguesa dos últimos anos. Referir que foi professor, escritor e, sobretudo, cinéfilo, é muito pouco face à sua invulgar cultura aliada a uma imensa criatividade despoletada por um modo sensível e apaixonado de exprimir o que quase não se consegue verbalizar: o universo dos sentimentos humanos revelados na (e através da) arte.
- La censura cinematográfica en España y en Portugal: una primera aproximaciónPublication . Morais, Ana BelaNuestro enfoque es un abordaje comparativo sobre la censura al cine en Portugal y España. La cuestión que planteamos es: ¿Cuáles son las diferencias y las similitudes entre los regímenes censorios? Esta es la principal cuestión a que intentaremos conocer y explicar. Ante todo y para allá de estudiar los procedimientos de la censura durante el Estado Novo y el Franquismo, nos proponemos estudiar y analizar la jerarquía de las prohibiciones: cuáles eran las temáticas más censuradas y qué criterios aplicaban las comisiones de censura en ambos países.
