Browsing by Author "Duarte, Nicole"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- O contributo do estudo de aula na preparação e condução da discussão coletiva: Perspetivas e dificuldades de duas futuras professoras dos anos iniciaisPublication . Duarte, Nicole; Ponte, João Pedro da; Pinto, HéliaEste artigo foi desenvolvido no âmbito de um estudo de aula realizado com duas futuras professoras dos anos iniciais com especialização em Matemática e Ciências Naturais. Pretende-se compreender as perspetivas e dificuldades das futuras professoras durante a sua participação no estudo de aula, relativamente à preparação e condução de discussões coletivas em aulas de natureza exploratória. A investigação segue uma metodologia qualitativa de caráter interpretativo, sendo os dados recolhidos por observação e transcrição das várias sessões do estudo de aula e das entrevistas iniciais e finais com as futuras professoras e ainda, por recolha documental das reflexões por elas escritas após o estudo de aula. Os resultados mostram que, durante as sessões do estudo de aula, as futuras professoras aprofundaram as perspetivas que já traziam sobre a preparação e condução de discussões coletivas. As aprendizagens mais significativas foram relativas à preparação da discussão coletiva, nomeadamente na adaptação de tarefas matemáticas e na antecipação do trabalho dos alunos. As futuras professoras também valorizaram o contributo das discussões para a aprendizagem dos alunos, em especial as situações de desacordo. Relativamente a dificuldades das futuras professoras, estas destacam a antecipação das estratégias de resolução dos alunos, o estabelecimento de conexões entre as respostas dos alunos e a gestão do tempo de aula.
- Estudo de aula na formação inicial de professores de matemática: Aspetos-chave que promovem o desenvolvimento do conhecimento didático dos futuros professoresPublication . Martins, Micaela; Duarte, Nicole; Ponte, João Pedro daA partir da análise de três estudos de aula, realizados em diferentes contextos de formação inicial de professores de Matemática, procuramos identificar aspetos-chave do estudo de aula que promoveram o desenvolvimento do conhecimento didático das futuras professoras participantes. Seguimos uma abordagem qualitativa e os dados foram recolhidos através de observação participante, gravação das sessões e recolha documental. Os resultados mostram que a preparação detalhada da aula, tendo por base a antecipação do trabalho dos alunos, em paralelo com a discussão de artigos relativos ao trabalho realizado, promoveu o desenvolvimento do conhecimento das futuras professoras sobre a Matemática para o ensino, sobre os alunos e sobre a prática letiva. Realizar várias experiências de sala de aula, particularmente conduzir mais do que uma aula, levou-as a definirem estratégias para melhorar a prática, tendo por base a reflexão sobre a aprendizagem dos alunos, desenvolvendo o seu conhecimento sobre os alunos e os seus processos de aprendizagem e sobre a prática letiva. As intervenções das supervisoras e o ambiente de colaboração, em todas as fases dos estudos de aula, também se revelaram essenciais para a promoção do conhecimento didático das futuras professoras nos diferentes domínios.
- O estudo de aula no desenvolvimento do conhecimento didático de futuros professores sobre discussão coletiva em matemáticaPublication . Duarte, Nicole; Ponte, João Pedro Mendes da; Pinto, Hélia GonçalvesEste estudo decorre da realização de dois estudos de aula na formação inicial de professores de uma Escola Superior de Educação em Portugal. Tem o objetivo de compreender como o estudo de aula promove o desenvolvimento do conhecimento didático de futuros professores do 2.º ciclo, no que diz respeito à discussão matemática coletiva em contexto de ensino exploratório. O enquadramento teórico discute os principais aspetos da formação inicial de professores de Matemática, do estudo de aula, da adaptação do estudo de aula à formação inicial de professores e, por fim, da discussão matemática coletiva em contexto de ensino exploratório. Trata-se de uma investigação que segue a abordagem qualitativa e se insere no paradigma interpretativo, segundo uma investigação baseada em design na modalidade de experiência de formação inicial, constituída por dois ciclos de design. Cada um destes ciclos corresponde a um estudo de aula e seguiu as etapas fundamentais de preparação, intervenção e análise retrospetiva. Participaram no estudo quatro futuras professoras que frequentavam o mestrado em Ensino do 1.º ciclo e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º ciclo, a professora supervisora, a professora cooperante e eu enquanto investigadora. Os dados foram recolhidos por observação com a elaboração de um diário de bordo, gravação áudio e vídeo das sessões, das entrevistas e das aulas de investigação (sendo feitas as respetivas transcrições) e recolha documental de planificações, resoluções de tarefas e reflexões escritas individualmente pelas futuras professoras. Foi realizada uma análise de conteúdo em diferentes momentos, decorrendo ao longo de diferentes fases de cada um dos dois ciclos de design. Os resultados mostram que o estudo de aula proporcionou oportunidades diversas para as futuras professoras desenvolverem o seu conhecimento. As aprendizagens mais evidentes registaram-se na preparação da discussão coletiva, relativamente ao design da aula exploratória e das tarefas, à antecipação do trabalho dos alunos, à preparação do questionamento e na fase de monitorização. A condução de discussões coletivas promoveu aprendizagens no que respeita à inclusão de respostas erradas dos alunos na discussão, à exploração de situações de desacordo e ao estabelecimento de conexões. E, nas sessões de reflexão pós-aula, refletiram sobre a sua própria prática no sentido de a melhorar. Destaca-se, nestes momentos, o desenvolvimento substancial do conhecimento das futuras professoras sobre a prática letiva, seguindo-se o conhecimento sobre os alunos.
