GI Política e Admin. Educ. e Formação de Adultos (FPCE-UOE-PAEFA)
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Política e administração educacional; Sociologia da educação; Formação de adultos.
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Browsing GI Política e Admin. Educ. e Formação de Adultos (FPCE-UOE-PAEFA) by Author "Barroso, José João"
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- ApresentaçãoPublication . Barroso, José JoãoO artigo apresenta o dossiê temático 'Conhecimento e Política'. O autor contextualiza a leitura dos artigos que integram o dossiê, apresentando alguns elementos essenciais para caracterização do projecto de investigação europeu KNOWandPOL, no âmbito do qual os estudos foram conduzidos. Para além de clarificar os objectivos do projecto, o autor põe em evidência três das suas orientações teóricas fundamentais: a política como acção pública; a regulação como multiregulação; o conhecimento como processo social.
- As assembleias de escola em discurso directoPublication . Barroso, José João; Almeida, Ana Patrícia; Homem, Luísa FernandesO presente relatório foi elaborado no âmbito da primeira fase do Programa de Avaliação Externa do “Processo de aplicação do Regime de Autonomia, Administração e Gestão das escolas e agrupamentos de escolas, definido pelo Decreto-Lei nº 115/A-98, de 4 de Maio”, previsto no Protocolo acordado entre o Ministério da Educação e a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, assinado em 28 de Abril de 1999. O conteúdo do Relatório reporta-se às actividades descritas na ficha B2, do “plano de actividades” e dá conta dos resultados obtidos com a realização de um conjunto de painéis de opinião reunindo todas as categorias de representantes presentes nas assembleias de escola (excepto dos interesses económicos e culturais). Nestes painéis foram realizadas entrevistas colectivas, utilizando a técnica do “focus group”, a grupos de dimensão reduzida (até 8 elementos) agregando cada um a mesma população alvo (professores, pessoal não docente, alunos, pais e representantes das autarquias), membros das assembleias de escolas ou de agrupamentos de um mesmo concelho. As entrevistas, realizadas com cada um dos grupos, tinham como principal finalidade recolher informações, opiniões e juízos, baseadas quer em reacções individuais, quer no debate em grupo, de tópicos precisos e limitados, relacionados com o funcionamento da assembleia e o desempenho das funções de representante pelos participantes. Foram identificados 5 concelhos (Caldas da Rainha, Cascais, Estremoz, Ilhavo, Loulé), como base geográfica para seleccionar as escolas e os participantes de cada painel, estando previsto, numa segunda fase prolongar este estudo para concelhos da zona norte e interior centro do país. De acordo com os objectivos e metodologia do estudo, não se pretendeu construir uma amostra representativa (nem de concelhos, nem de estabelecimento de ensino, nem de representantes), mas sim assegurar uma larga diversidade de situações e pontos de vista, dentro dos critérios estabelecidos. Realizou-se um total de 25 sessões (com uma duração variável entre 90m e 120m, excepto com os alunos que durou, em média, 60m), abrangendo 136 participantes, de todas as categorias presentes nas assembleias de escola (excepto representantes dos interesses económicos e culturais), pertencentes a 33 escolas ou agrupamentos de diferentes graus de ensino. O trabalho efectuado permitiu elaborar diferentes sínteses para cada categoria de actores e retirar conclusões gerais sobre o funcionamento das assembleias e modos de desempenho da função, tendo em conta as experiências relatadas e as opiniões manifestadas pelos membros dos painéis. É importante registar, finalmente, que as declarações e opiniões dos intervenientes em cada painel valem pela sua singularidade e não por qualquer tentativa de representatividade estatística. A diversidade de pontos de vista, a especificidade das situações relatadas, bem como a eventual consonância existente entre elas, são expressivas da “voz” e da “opinião” de um número significativo de actores envolvidos no processo de aplicação do decreto-lei 115-A/98.
- De la régulation par l’offre scolaire à la régulation par la demande : le cas de LisbonnePublication . Barroso, José João; Viseu, SofiaCet article présente les résultats principaux d’une étude empirique réalisée dans le cadre d’un projet de recherche plus vaste sur l’émergence de nouveaux modes de régulation des politiques éducatives. Nous avons analysé les trajectoires des élèves dans la transition entre la fin de la scolarité obligatoire et le début de l’enseignement secondaire, dans un ensemble de neuf établissements appartenant à un territoire urbain précis, dans une municipalité limitrophe de Lisbonne. Les résultats obtenus montrent que (contrairement aux critères uniformes de la carte scolaire) les écoles d’un même territoire occupent des positions distinctes quant à l’attraction qu’elles exercent sur les élèves. L’étude montre aussi que le jeu entre l’offre et la demande scolaire, les logiques d’action des chefs d’établissement et les stratégies familiales pour le « choix de l’école » créent un espace d’interdépendance entre les établissements qui favorise l’émergence d’un nouveau mode de régulation intermédiaire de la politique et de l’action éducatives.
- A emergência de um mercado educativo no planeamento da rede escolar: de uma regulação pela oferta a uma regulação pela procuraPublication . Barroso, José João; Viseu, SofiaO presente artigo visa a reflectir sobre a emergência de lógicas de mercado na regulação da oferta educativa, nomeadamente a partir de processos formais e informais de "escolha da escola" pelos alunos e suas famílias. Com base numa investigação em curso no Centro de Estudos da Escola da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, da Universidade de Lisboa, foi possível identificar "desvios" às normas da "carta escolar" (que estabelece, em Portugal, a obrigatoriedade da frequência de uma determinada escola em função da residência dos alunos). Esses desvios configuram uma evolução, no planeamento da rede escolar, de "uma regulação pela oferta" para "uma regulação pela procura" e põem em evidência o aparecimento de novos espaços de interdependência/concorrência entre as escolas, com visível efeito sobre o modo como é (ou não) garantida a igualdade de oportunidades.
- Imagens em Confronto - A opinião de representantes das direcções regionais de educação, de associações sindicais, de pais e encarregados de educação e de alunosPublication . Barroso, José João; Almeida, Ana PatríciaO presente relatório foi elaborado no âmbito da primeira fase do Programa de Avaliação Externa do “Processo de aplicação do Regime de Autonomia, Administração e Gestão das escolas e agrupamentos de escolas, definido pelo Decreto-Lei nº 115/A-98, de 4 de Maio”, previsto no Protocolo acordado entre o Ministério da Educação e a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, assinado em 28 de Abril de 1999. O conteúdo do Relatório reporta-se às actividades descritas nas fichas A1 e A2, do “plano de actividades” e dá conta dos resultados obtidos com as análises de conteúdo efectuadas a um conjunto de 9 entrevistas que foram realizadas em Dezembro de 1999 e Janeiro de 2000 aos responsáveis das 5 Direcções Regionais e membros da direcção das seguintes associações: Confederação da Associação de Pais (CONFAP); Federação Nacional dos Sindicatos de Professores (FENPROF); Federação Nacional das Associações de Estudantes do Ensino Secundário (FNAES); Federação Nacional dos Sindicatos de Educação (FNE). As análises de conteúdo efectuadas incidiram sobre três grandes domínios: “factos e situações” ilustrativos do modo como se desenrolou o processo de aplicação do Decreto-Lei 115-A/98; “opiniões e juízos” que os entrevistados emitiram sobre diferentes aspectos desse mesmo processo; confronto das “imagens” transmitidas pelos entrevistados sobre o modo como globalmente decorreu o processo de aplicação do Decreto-Lei 115-A/98, as modalidades de pilotagem e regulação e os momentos críticos. Conforme decorre dos objectivos e metodologia utilizada, o estudo não pretendia utilizar as entrevistas para descrever a realidade, mas sim, o ponto de vista que “macro-actores” (directores regionais e dirigentes de associações de pais, professores e alunos, de âmbito nacional) exprimem sobre essa mesma realidade. Neste sentido, não se pretendeu, fazer qualquer compatibilização ou arbitragem entre pontos de vista diferentes, tentando extrair uma espécie de mínimo denominador comum que transmita uma impressão “objectiva” do que se passou. Na verdade cada entrevistado enquanto actor no processo (com diferentes posições e níveis de responsabilidade, mas falando sempre enquanto representante de um determinado organismo ou associação) é um autor legítimo de um discurso pessoal e institucional sobre esse mesmo processo. Com o trabalho efectuado foi possível não só formular um balanço “contrastante” da situação existente, suas virtualidades, constrangimentos e perspectivas de desenvolvimento, mas também identificar pistas de trabalho para as etapas seguintes do programa de avaliação externa.
- PISA: un instrument de régulation pour relier des mondePublication . Barroso, José João; Carvalho, Luís Miguel
- As políticas educativas como objecto de estudo e de formação em Administração EducacionalPublication . Barroso, José João; Carvalho, Luís Miguel; Fontoura, Madalena; Afonso, NatércioEste artigo, que abre o dossiê temático “Conhecimento, decisão política e acção pública em educação”, resulta de uma reflexão conjunta dos seus autores realizada no cruzamento de um programa de formação (o primeiro curso de doutoramento em Educação, na área de Política e Administração Educacional realizado na FPCE-UL) e de um projecto de investigação (KNOWandPOL). O artigo aborda três tópicas: a inscrição do estudo sobre as políticas educativas no percurso do ensino e da investigação em política e administração educacional na FPCE-UL; a caracterização do projecto de investigação KNOWandPOL (tema, objectivos, quadro teórico, problemática central e estudos previstos); alguns resultados preliminares resultantes da análise efectuada sobre o mapa social e cognitivo dos organismos estudados pela equipa portuguesa (nos serviços centrais do Ministério da Educação e nos sindicatos).
- Relatório Global da Primeira Fase do Programa de Avaliação Externa da Aplicação do Regime de Autonomia, Administração e Gestão das Escolas e Agrupamentos de Escolas definido pelo Decreto- Lei nº. 115-A/98, de 4 de Maio (Protocolo ME/FPCE de 28 /4/1999)Publication . Barroso, José JoãoO presente Relatório Global corresponde à primeira fase do Programa de Avaliação Externa do “Processo de aplicação do Regime de Autonomia, Administração e Gestão das escolas e agrupamentos de escolas, definido pelo Decreto-Lei n.º 115-A/98, de 4 de Maio” elaborado com base no Protocolo acordado entre o Ministério da Educação e a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, assinado em 28/4/1999, através do Senhor Ministro da Educação Prof. Doutor Eduardo Marçal Grilo e o Presidente do Conselho Directivo da Faculdade, Prof. Doutor Albano Estrela. A coordenação e orientação dos estudos necessários à realização do programa de avaliação externa foram atribuídas, nos termos da cláusula segunda do referido Protocolo, ao Prof. Doutor João Barroso, da mesma Faculdade.
- A utilização do conhecimento em política: o caso da gestão escolar em PortugalPublication . Barroso, José JoãoO presente artigo baseia-se num estudo efectuado no âmbito do projecto de investigação Knowandpol sobre as políticas de autonomia e gestão escolar em Portugal, no período entre 1986 e 2009. O objectivo central da pesquisa incidiu na articulação entre conhecimento e acção pública e desenvolveu-se através das seguintes dimensões analíticas: os actores (mapa social e cognitivo); as ideias e sua evolução; a estruturação do campo político pelo conhecimento. O presente artigo apresenta alguns dos pressupostos teóricos que orientaram a pesquisa realizada, as características principais da política em estudo, a metodologia utilizada na sua análise e, finalmente, as principais conclusões obtidas a partir dos dados recolhidos.