BFMH - Teses de Doutoramento / Ph.D.Thesis
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Browsing BFMH - Teses de Doutoramento / Ph.D.Thesis by Author "Almeida, Ana Lúcia Menezes"
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- Avaliação da eficácia de avisos de segurança em diferentes níveis de carga cognitiva num simulador em realidade virtualPublication . Almeida, Ana Lúcia Menezes; Rebelo, Francisco dos Santos; Noriega, PauloEste trabalho teve como objetivo principal a avaliação da consonância comportamental com avisos de segurança em diferentes níveis de carga cognitiva. Muitos estudos têm demonstrado, com o paradigma da dupla tarefa, que o incremento da carga cognitiva em uma das tarefas interfere no desempenho de tarefas concorrentes e compromete a capacidade das pessoas em processar informações. O paradigma da dupla tarefa tem sido explorado, sobretudo, em situações dinâmicas de condução de automóveis e de controlo de tráfego aéreo. São ainda poucos os estudos que avaliem a relação da carga cognitiva decorrente de tarefas de trabalho menos dinâmicas com a consonância comportamental com avisos de segurança. Estudar a consonância comportamental com avisos de segurança em situação real é uma questão difícil. A Realidade Virtual (RV) pode ser assumida como a metodologia mais adequada para usar neste contexto, pois supera as limitações metodológicas, financeiras e éticas. Assim, um segundo objetivo deste trabalho foi desenvolver um simulador em RV para avaliar a consonância com avisos de segurança (estáticos e dinâmicos) em diferentes níveis de carga cognitiva (elevada, baixa e neutra), numa situação de trabalho em armazéns. Os resultados obtidos indicam que os avisos estáticos não estimulam o comportamento de consonância, independente do nível da carga cognitiva. Os avisos dinâmicos, por sua vez, provocam a consonância quando o nível de carga cognitiva é baixo ou neutro, mas não conseguem influenciar o comportamento do indivíduo em carga cognitiva elevada. Relativamente ao simulador, a RV mostrou ser eficaz para avaliar a consonância comportamental com avisos de segurança, apresentando resultados idênticos a estudos efetuados em condições laboratoriais. Como conclusão, espera-se que este trabalho venha a contribuir para o design de avisos que levem em consideração o contexto de trabalho, nomeadamente as situações de dupla tarefa que podem aumentar a carga cognitiva.