FPCE - Teses de Doutoramento
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Browsing FPCE - Teses de Doutoramento by Author "Amiguinho, Abílio, 1955-"
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- A escola e o futuro do mundo ruralPublication . Amiguinho, Abílio, 1955-; Canário, Rui, 1948-A presente tese toma como objecto educativo, social e político as escolas do 1° Ciclo do Ensino Básico e, em particular, as de menor dimensão. Incide sobre uma intervenção sócioeducativa de mais de 12 anos e ainda em desenvolvimento, na Região do Nordeste de Alentejano, no Sul de Portugal, que colocou aquelas estruturas escolares no seu centro, assim como os contextos em que se inserem. Trata-se de uma intervenção na qual o autor da tese esteve profundamente envolvido, desde o seu início, como elemento da equipa de coordenação e de apoio. Esta circunstância fez com que a construção do objecto de estudo correspondesse grandemente à potencialização de um modo de "estar por dentro". Assim, esta construção resultou de um triângulo cujos vértices foram a biografia, a teoria e o método, tendo a conta que a intervenção referida se insere no percurso pessoal, social e profissional do autor, onde o mundo rural constitui um elemento unificador da sua formação pessoal e profissional, tanto como "interventor" como investigador. A etnografia surge, neste contexto, como um desfecho lógico das opções e procedimentos metodológicos mais específicos. O problema central da tese definiu-se e estruturou-se em tomo do modo como pode escola, através de uma lógica de projecto e do seu desenvolvimento, que tem a intervenção comunitária como principal referente, contrariar o modelo que lhe permitiu afirmar-se e consolidar-se, isto é, o "modelo escolar". Tomaram-se como domínios de questionamento, para abordar o problema principal: i) a pedagogia e a organização das pequenas escolas; ii) os contributos da escola para a animação e o desenvolvimento local; iii) a socialização e a experiência escolar das crianças nestas circunstâncias; iv) o impacto sobre profissionalismo e a profissionalidade dos professores. Num processo de pesquisa assim orientado para a descoberta das dimensões mais promissoras da "desescolarização " da escola, nomeadamente pela sua localização", ou participação na (re) construção de um "local" rural, se conclui pela emergência de soluções, numa situação - a das mais pequenas escolas rurais - onde, supostamente, só haveria problemas.