IE - Dissertações de Mestrado
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Browsing IE - Dissertações de Mestrado by advisor "Amado, Nélia Maria Pontes"
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- Modelação e utilização das tecnologias no estudo da função afim : um estudo de casoPublication . Canário, Maria de Fátima Maduro, 1960-; Amado, Nélia Maria Pontes; Carreira, Susana, 1962-Esta investigação visa conhecer os processos e estratégias de alunos do 8.º ano em situações problemáticas realistas, recorrendo ao software GeoGebra no estudo da função afim, tendo por base uma sequência de tarefas implementada na aula de Matemática. O quadro teórico aborda três temas essenciais para o desenvolvimento do estudo: a educação matemática realista (RME) e toda uma didáctica específica inerente a esta perspectiva teórica, o desenvolvimento da investigação relativa ao ensino e à aprendizagem da álgebra, destacando a sua importância quer na Matemática quer na sociedade actual, e a utilização das tecnologias, tendo em conta as suas potencialidades pedagógicas no trabalho dos alunos em sala de aula. A abordagem metodológica adoptada é qualitativa, de cariz interpretativo, tendo como modalidade de investigação o estudo de caso e utilizando como instrumentos de recolha de dados a observação participante, com registo em áudio e vídeo na sala de aula, a entrevista semi-estruturada, o diário de bordo e a recolha documental (em papel e em ficheiros informáticos). A experiência de ensino que constitui o contexto do presente estudo desenvolveu-se numa turma de 8.º ano de escolaridade com o novo programa de matemática do ensino básico. A sequência de sete tarefas apresentada aos alunos privilegia a utilização da Matemática, e em particular dos conceitos de variação linear e de função afim, para a compreensão de problemas reais, com recurso a modelos computacionais. No estudo de situações concretas de variação linear, o GeoGebra teve como principal efeito suscitar uma análise de índole geométrica do modelo matemático, que se sobrepôs a procedimentos de natureza algébrica, como seja a concretização de valores de uma variável numa equação para determinar a outra variável. Em segundo lugar, destaca-se a eficácia dos alunos na utilização das ferramentas oferecidas pelo software para atingirem os seus objectivos de análise e exploração dos modelos. Um dos pares de alunos observados usou o software como um ambiente intelectual em que foram aproveitadas as possibilidades gráficas e, sobretudo, a combinação entre diversas formas de representação matemática. Uma das principais vantagens do GeoGebra parece ser a ênfase no mecanismo de passagem entre diferentes tipos de representação: gráfica, geométrica, algébrica, etc., contribuindo assim para a compreensão dos conceitos matemáticos envolvidos (variáveis independentes e dependentes, taxa de variação, função afim, declive da recta, ordenada na origem e influência de parâmetros no comportamento da função). Os resultados revelam ainda que os alunos se apropriaram da noção de modelo matemático e das suas possíveis formas de descrição e formulação, desenvolvendo conceitos matemáticos fundamentais em tarefas que evoluíram desde a análise de modelos associados a problemas concretos até à construção de um modelo matemático geral e abstracto da função afim.