Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCE)
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- Compromisso e confiança nas relações íntimas dos jovens adultos filhos de pais separadosPublication . Fonseca, Patrícia Joana Calixto; Afonso, Maria Helena dos Santos, 1957-A separação conjugal dos pais tem-se tornado uma experiência comum a muitos jovens adultos. Uma das tarefas de desenvolvimento mais importantes nos jovens adultos é a construção e manutenção de relações íntimas. De acordo com a literatura, o momento do desenvolvimento em que se dá a separação dos pais é fundamental à compreensão dos efeitos da separação conjugal dos pais nas relações íntimas do jovem adulto. O presente trabalho tem como objectivo geral explorar as expectativas que os jovens adultos, filhos de pais separados, apresentam relativamente às suas relações íntimas. Concretamente, pretende-se avaliar o nível de compromisso e de confiança que os jovens adultos manifestam nas suas relações íntimas de acordo com a sua idade na altura da separação dos pais. No estudo participariam indivíduos do sexo feminino e masculino cuja duração da relação íntima actual fosse igual ou superior a sete meses, cujas idades estivessem compreendidas entre os 18 e os 25 anos e, que fossem filhos de pais separados. De modo a recolher a informação pretendida foram traduzidas duas escalas, uma de compromisso com a relação e outra de confiança no parceiro. Deste estudo espera-se retirar algumas implicações para a prática clínica, ao nível da avaliação do risco, promoção educacional e prevenção de futuras separações nas relações íntimas dos jovens adultos.
- Estilo de vinculação e satisfação na relação de namoro à distânciaPublication . Colaço, Leonor Isabel Felizardo dos Santos; Afonso, Maria Helena dos Santos, 1957-Os jovens adultos têm como principais tarefas desenvolvimentistas o estabelecimento de relações íntimas com um parceiro romântico e a consolidação da sua identidade, equilibrando as necessidades de intimidade e as de autonomia. A crescente mobilidade na sociedade actual, aliada à necessidade de autonomia por parte dos jovens adultos, permite o desenvolvimento de relações românticas nas quais existe distância física entre os parceiros. O presente estudo tem como objectivo principal explorar aspectos das relações de namoro à distância, e o modo como estas se relacionam com o estilo de vinculação dos indivíduos e o seu grau de satisfação. Conduziu-se este estudo sobre uma amostra de 26 jovens adultos portugueses que mantinham uma relação de namoro à distância de natureza heterossexual, e foram avaliadas as percepções de apenas um dos membros do casal. O presente estudo revelou relações significativas entre alguns aspectos do namoro à distância e o estilo de vinculação dos indivíduos e o seu grau de satisfação na relação. Apresentam-se algumas implicações a nível da intervenção com jovens adultos envolvidos em relações de namoro à distância e sugestões de investigação futura.
- O estilo de vinculação em mulheres vítimas de violência conjugalPublication . Carvalho, Ana Filipa Dias de; Afonso, Maria Helena dos Santos, 1957-A violência conjugal é uma temática bastante actual e que tem vindo a adquirir cada vez mais interesse e importância na nossa sociedade, nomeadamente com o seu recente estatuto de crime público. Para a compreensão da sua etiologia, a vinculação apresenta um papel com extrema relevância, podendo ser explorada tanto pela perspectiva do agressor como da vítima, a qual tendem significativamente para o sexo feminino. No presente estudo, os objectivos consistem na avaliação dos estilos de vinculação das mulheres vítimas de violência conjugal, no contexto da relação romântica, e na análise da relação entre o estilo de vinculação e algumas variáveis sócio-demográficas das mulheres estudadas, nomeadamente idade, estado civil, número de filhos, duração da relação conjugal e período de vitimação. O estudo seria conduzido junto de uma amostra de mulheres que vivessem maritalmente com o seu parceiro (o agressor) e que teriam sofrido quer de violência física, psicológica ou sexual no último ano, e apresentado queixa na Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV). Os instrumentos a aplicar seriam um questionário de auto-relato e uma entrevista semi-estruturada, ambos no domínio das relações românticas. Com a elaboração deste estudo são esperadas determinadas implicações para a prática clínica, no que diz respeito às técnicas de intervenção psicológica e à implementação de programas preventivos.
- Intervenção psicológica no ensino superior:efeito da psicoterapia no rendimento académicoPublication . Ferreira, Carolina de Abreu e Magalhães; Afonso, Maria Helena dos Santos, 1957-Disponível no documento
- "A mãe e o pai vão separar-se" : falar com os filhos sobre a separação conjugalPublication . Rego, Cátia Filipa Vieira; Afonso, Maria Helena dos Santos, 1957-A separação conjugal dos pais tem-se tornado uma experiência comum a muitas crianças e adolescentes. Uma das fases do processo pela qual os filhos de casais separados têm que passar diz respeito ao momento em que são informados sobre a decisão dos seus pais. De acordo com a literatura a informação que os filhos recebem e o modo como essa informação é transmitida tem o potencial de afectar o seu ajustamento à separação conjugal. O presente trabalho tem como objectivos gerais: (1) compreender a natureza do processo de revelação aos filhos acerca da decisão de separação conjugal dos pais e (2) explorar o papel de variáveis demográficas e variáveis relativas a aspectos da separação (conflito interparental, responsabilidade pela ruptura conjugal e pela decisão de separação) na revelação da informação. No estudo participariam indivíduos do sexo feminino e masculino cuja duração da separação conjugal fosse igual ou inferior a dois anos e cujos filhos tivessem, no momento da separação, entre 0 e 18 anos de idade. De modo a recolher a informação pretendida elaborou-se uma entrevista semi-estruturada composta por questões de resposta aberta e fechada e rating-scales. Deste estudo espera-se retirar algumas implicações para a prática clínica, tanto ao nível da prevenção como da intervenção.
- As necessidades psicológicas e a auto-estima do paciente no processo psicoterapêuticoPublication . Piedade, Diana Filipa Marques; Afonso, Maria Helena dos Santos, 1957-O presente trabalho insere-se no campo de estudos da regulação das necessidades básicas psicológicas e da auto-estima, enquanto instâncias do self, no contexto do processo psicoterapêutico. Este estudo pretende contribuir para a compreensão da regulação das necessidades psicológicas enquanto factor importante para cada modelo de acção terapêutica. Para reflectir sobre o conceito de necessidades psicológicas recorreu-se à Metateoria da Auto-Determinação que se foca na motivação do comportamento, considerando que na sua origem estão as necessidades fundamentais de autonomia, competência e pertença. Para se compreender o processo de regulação dessas necessidades básicas psicológicas no processo psicoterapêutico, utilizou-se o metamodelo integrativo de Complementaridade Paradigmática com marcadores específicos de decisão clínica referentes à regulação das necessidades. Também se releva o papel da aliança terapêutica na regulação das necessidades, como componente essencial para o sucesso da psicoterapia. Deste modo, o presente estudo confirmatório, de tipo quantitativo e de carácter longitudinal tem o propósito geral de determinar o grau de regulação das necessidades básicas psicológicas nos diferentes momentos do processo psicoterapêutico. Discute-se sobre o significado dos resultados possíveis para as hipóteses formuladas e as suas implicações para a intervenção clínica.
- O papel do apoio social na percepção de auto-eficácia parental de mães separadasPublication . Correia, Cláudia Sofia Lopes; Afonso, Maria Helena dos Santos, 1957-A separação conjugal tem aumentado em Portugal, havendo actualmente cada vez mais mulheres com filhos a passarem por este processo. As alterações ao nível pessoal, social e familiar exigem destas mães uma reorganização que poderá ter efeitos ao nível das percepções de auto-eficácia parental. O apoio social poderá funcionar como um factor protector, ou por outro lado poderá ter efeitos negativos para as percepções de eficácia parental das mães. O presente estudo exploratório tem, assim como objectivos gerais avaliar os níveis de auto-eficácia parental e explorar o papel do apoio social nas percepções de auto-eficácia parental de mães portuguesas separadas. A amostra deste estudo seria constituída por indivíduos do sexo feminino separados do parceiro no máximo há um ano e com pelo menos um filho com idade compreendida entre os 0 e os 6 anos. A informação necessária seria recolhida utilizando-se duas escalas, uma de auto-eficácia parental e uma de apoio social, adaptadas de escalas já existentes. Espera-se com os resultados obtidos retirar implicações para a prática clínica em mães em processo de separação conjugal, assim como ajudar no aperfeiçoamento e elaboração de programas de educação parental.
- Processos atribucionais na relação extra-namoro em jovens adultosPublication . Oliveira, Maria Elisa Melo Bandeira Máximo de; Afonso, Maria Helena dos Santos, 1957-A relação extra-díade, vulgarmente denominada de infidelidade ou affair, tem-se tornado uma experiência cada vez mais comum a muitos casais, não só em relações conjugais mas também em relações de namoro. O desenvolvimento deste tipo de relação pode ter efeitos deletérios significativos, quer para os indivíduos envolvidos, quer para a relação, revelando-se como uma das situações mais difíceis de lidar em contexto psicoterapêutico. De acordo com a literatura, os processos atribucionais face à ocorrência desta situação desempenham um papel relevante nos processos de perdão e de decisão quanto ao futuro da relação primária. O presente trabalho tem como objectivos, na perspectiva da pessoa cujo parceiro/a se envolveu com outra pessoa durante o namoro, explorar componentes da situação da relação extra-namoro e o modo como estes se relacionam com as atribuições causais e de responsabilidade-culpa, e explorar a relação entre estas atribuições e o estilo de vinculação na relação romântica. O estudo foi conduzido numa amostra de 32 jovens adultos, de ambos os sexos, que experimentaram uma situação de relação extra-namoro iniciada pelos seus parceiros/as. Os resultados revelaram relações estatisticamente significativas entre alguns componentes da relação extra-namoro e as atribuições causais e de responsabilidadeculpa, e entre estas atribuições e o estilo de vinculação dos indivíduos. Apresentam-se algumas implicações para a prática clínica e sugestões de investigação futura.
- O regresso à casa dos pais : relações entre pais e filhos adultos separadosPublication . Silva, Laura Raquel Rodrigues da; Afonso, Maria Helena dos Santos, 1957-Muito poucos estudos têm examinado como a separação conjugal ou divórcio dos filhos tem afectado a relação entre estes e os seus pais, particularmente quando voltam a viver na casa dos pais em consequência da separação conjugal ou divórcio. O presente trabalho tem como objectivos gerais descrever a percepção de um dos progenitores sobre a sua relação com os filhos adultos quando estes regressam a casa dos progenitores depois de uma separação conjugal ou divórcio. Concretamente, pretende-se avaliar a natureza da relação em cinco dimensões (Associação, Afecto, Função, Consenso e Conflito), as áreas de vida mais afectadas com a separação conjugal dos filhos e o papel das variáveis sócio-demográficas nas variáveis relativas à relação e áreas de vida do progenitor. No estudo participariam progenitores do sexo feminino e masculino cujos filhos estivessem separados e que vissem em coabitação no máximo há 4 anos, não tendo ainda desenvolvido uma relação íntima com outro parceiro. O instrumento de recolha de dados elaborado para o presente estudo foi uma entrevista semi-estruturada composta por questões de resposta aberta, fechada e em escalas de avaliação de 7 pontos. A partir do presente estudo espera-se poder retirar algumas implicações para a prática clínica, ao nível da prevenção e da intervenção familiar, mais focalizada para as populações de idade mais avançada.